Ir para conteúdo

Hélices Quest Z19 200hp 4t


Posts Recomendados

Boa tarde, queria ver se alguém me dava uma luz do que fazer, vamos as especificações:

 

Barco : Quest Z19 

Motor: Yamaha 200hp 4t

Jack 10"

 

1º Teste:  Hélice Original Yamaha 21 com motor bem baixo :   62 mph  - Rotação estourando os 6200 rpm

 

2° Teste: Hélice Trophy 24 - Subi o motor (não sei a altura q está) :  68mph - 5600rpm , mas o barco parece já estar no limite de altura da frente próxima a água, parece que se subir mais não descolará pois ---

 

3º Teste: Hélice Tempest 25 - Motor mesma altura da Trophy :  Barco não descola da água, resultando em 55mph  e 5400 rpm se não me engano...

 

 

Minha dúvida é se baixar o motor e usar a 25 conseguirei descolar o barco ou se isso já demonstra que a 24 está mais perto do ajuste e devo continuar trabalhando nos ajustes em cima dela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Renato, blz?!?! Vamos lá.

 

Apesar de não ter experiência com este barco, vou tentar te ajudar baseado no q aprendi, ok?!?!

 

Algumas coisas vc precisar entender antes de começar a fazer qualquer teste. Vamos partir da hipótese q vc quer dar o máximo de velocidade nele (se pesado o assunto muda):

- Tire todo o peso do barco. Toda a carga extra (alto-falantes, fogareiro, e etc.). Nem mesmo bebida/gelo o barco deve ter.

- Tente equilibra-lo ao máximo (lateralmente). Com apenas vc pilotando o barco irá deitar um pouco pro seu lado. Isso irá atrapalhar a velocidade final. Coloque outro amigo na hora do teste (o q irá diminuir o desempenho), ou deixe as baterias mais do lado esquerdo, ou q tiver de peso no barco coloque deste lado.

- Abasteça com 20 ou 30 litros de combustível.

 

Agora vc começa o teste...

Ah, outra coisa. O barco só anda todo fora da água e com o motor levantado ao máximo se ele estiver leve. Caso contrário vc pode colocar um 500Hp q ele não irá ficar todo fora da água (casco e motor).

Quando vc vê estes bassboats com a frente levantada, mas 3 amigos dentro, toda a traia de pesca e tals...saiba q ele não está com o jack todo levantado. Com o jack baixo e trim alto, vc consegue fazer o barco descolar e andar com a frente levantada. A maioria dos barcos andam assim.

 

Seu jack é hidráulico, né?!?!

Vc está usando um 200 Yamaha SHO ou F??

 

Na Trophy 24, com o barco leve e trim alto, quanto vc anda?!?!

Vc já tinha experiência em pilotar bassboat???

 

Outro amigo pilotando, ele consegue a mesma velocidade??? 

 

Bem, vamos nos falando... ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Fabrício, obrigado pela resposta. É bem próximo do que eu imaginava mesmo.

 

O motor é o F200, 4 cilindros e o jack é mecânico.

 

Com a trophy ele bateu 68mph com o barco leve e trim alto, a pressão d água dele ainda não alterou nessa configuração mas o casco já parece estar no limite de "não descolar" .

 

Minha ideia é chegar no máximo do barco apenas para saber que eu estou navegando na configuração ótima, não para ficar andando no limite não, então quero buscar uma configuração que navegue ao máximo com uma carga média, sem cair drasticamente se estiver mais carregado por não descolar.

 

 

O que mais me confundiu foi o fato de na mesma altura ele mudar tanto da trophy pra tempest, mas a carga mudou razoavelmente de um teste pro outro, o que atrapalhou com certeza.  (uma pessoa mais tralhas e uns  30 a 40l de combustivel a mais).

 

 

Tinha experiência no quest 160 com 90hp, o salto é grande... mas já peguei um tanto o jeito com esse também.

 

Ninguém pilotou ainda até o limite para eu comparar, mas não sobrou trim nem manete pra eu passar dos 5600 e 68mph na minha tocada então não sei se nessa configuração passa muito disso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Blz Renato...

 

Regular é sempre complicado mesmo.

Com o Jack mecânico vc precisará queimar bastante combustível pra descobrir o melhor desempenho.

Quem tinha um Z19 era o Renan Nakamura. Se vc mandar uma mensagem pra ele no Face ele pode te dar dicas valiosas. Pelo menos saber a melhor altura do jack já será top.

Vc terá q ir subindo o jack até a pressão da água cair e o motor começar a esquentar. Achou esse ponto, desça um pouquinho e pronto.

O resto agora é saber onde vai o trim.

 

Mas seguinte...demorei mais de 10h de pilotagem para conseguir andar com meu jack todo alto, sozinho e com o barco totalmente descolado (minha rabeta é sportmaster). Então, queime um pouco de combustível pra conseguir "sentir" o barco fora da água.

 

Outra coisa...68mph num Z19 com um 200 não é uma marca ruim. 

 

Mas vá postando os testes aqui q daqui a pouco pinta alguém mais experiente q nós e dos dar mais dicas..   ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...