Ir para conteúdo

CONHECENDO A CORTIÇA (SOBREIRO) Compartilhando!


Posts Recomendados

 

O CORTE O FRUTO (BOLOTAS) FLORES E A CASCA

O SOBREIRO

Quercus suber (sobreiro) é uma árvore mediterrânea com origem na Era Terciária (entre o período Oligoceno e Mioceno) e, segundo alguns autores, existe desde a formação da bacia do Mediterrâneo há mais de 60 milhões de anos. Pertence à Família Fagaceae. É endêmico do sudoeste da Europa – Portugal, sul de Espanha, sul de França, Itália e noroeste da antiga Jugoslávia – e norte de África – Marrocos, Argélia e Tunísia.

A árvore do sobreiro começa o seu desenvolvimento alimentando-se das reservas nutritivas da semente (bolota), que fornecem energia suficiente para iniciar a formação da raiz e das primeiras folhas e, consequentemente, esta raiz extrai água e minerais do solo para o seu crescimento.

O sobreiro cresce simultaneamente em dois sentidos: vertical e horizontal, resultando uma árvore adulta muito robusta, que pode atingir entre 10 e 20m de altura. Apesar das folhas persistentes, o sobreiro não cresce durante todo o ano de modo uniforme. No inverno, devido ao frio, a árvore entra num período de latência, durante o qual não produz lenha e cortiça, reduzindo ao mínimo toda a atividade vegetativa. Na primavera, retoma a atividade em pleno, que se prolonga até ao verão. No outono a atividade do sobreiro mantém-se mais baixa, devido à diminuição da temperatura, até chegar novamente o inverno.

Resumo
Nome vernáculo
Sobreiro, Chaparro, Chaparreiro, Sôbro, Sobreira, Sovro, Sovereiro, Sobro, Sôvero.

Em outras línguas: chêne-liège (francês) , alcornoques (espanhol) , korkeichen (alemão), cork-oak (inglês) , sughera (italiano)…

Espécie
Quercus suber

Família
Fagaceae – fazem parte da mesma família: a azinheira (Quercus ilex), o carrasco (Quercus coccifera), o carvalho negral (Quercus pyrenaica), o cerquinho ou carvalho portuquês (Quercus faginea).

Características
O sobreiro é uma árvore que pode atingir até 25 m de altura. O tronco é tortuoso e é ramificado em grossas pernadas e revestido por uma casca acinzentada, espessa e fendida (a cortiça).É uma espécie perenifólia (atributo da folhagem das plantas que mantêm as suas folhas durante todo o ano). Floresce geralmente entre abril e junho. Os frutos são bolotas, como em todas as espécies de carvalhos, que amadurecem e caem entre setembro e fevereiro.

Distribuição
O sobreiro se distribui pela região mediterrânea ocidental, ocorrendo de forma espontânea em grande parte de Portugal que é ainda o país do mundo que possui a maior área desta espécie. Ocorre também em Espanha, e junto ao Mediterrâneo em Marrocos, Argélia, Tunísia, França e Itália.

Ocupa extensos povoamentos, na parte Oeste do Alentejo, bacia do Tejo e Terra-Quente de Trás-os-Montes. Está frequentemente associada à azinheira e ao carvalho cerquinho (carvalho português), mas também existe em matas estremes (onde só habita uma espécie) – montados de sobro. Os “montados de sobro”, como “os montados de azinho” encontram-se geralmente em associação com uma outra cultura ou pastagem. Existe também em povoamentos mistos com azinheiras.

Utilização
O sobreiro é conhecido e apreciado desde tempos antigos devido às características da sua casca, a cortiça, que figura entre as substâncias com maior poder isolador, sendo utilizada num grande número de aplicações e de importante valor comercial. Oferece uma boa proteção dos solos e é aliado na luta contra os incêndios devido à sua fraca cobertura subarbustiva . As suas bolotas (frutos), mais corretamente glande são um bom alimento para o gado e para outros animais.

Curiosidades
— O sobreiro e o fogo: devido à sua espessa casca, que é um excelente isolador térmico e retardante da combustão, o sobreiro é bastante resistente ao fogo, sendo a única espécie na bacia do Mediterrâneo que consegue regenerar a partir da copa quando afetada por um incêndio severo. Esta característica permite ao sobreiro recuperar muito mais depressa do que as outras espécies; porém se as árvores tiverem sido descortiçadas recentemente, as probabilidades de recuperação da copa são reduzidas.

— Nos países produtores, o sobreiro está protegido por muitas leis que garantem o seu bem estar e a sua produção.

 

 

59185575e910a_CORTIA.jpeg.327f06e5d8a34fddacfb25e0223f7d8c.jpeg

 

5918555ca979b_CORTIA2.jpg.7f0906a3ea7b646ac898ca49c18bcee6.jpg

 

5918556ec31e9_CORTIA3.jpg.2c841eb92f5adf531f94f600a467cf53.jpg

 

 

5918557006724_CORTIA4.jpg.7fffc5ca8a5d97ad8a0c4e523fb23e30.jpg

 

 

59185570c8146_CORTIA5.jpg.ee2d028473c8db41dc4401bf58a4bd2d.jpg

 

 

 

Reportagem completa

 

 

https://michelechristine.wordpress.com/curiosidades/conhecendo-a-cortica/

 

 

Espero que gostem 

 

 

Marcão

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...