Ir para conteúdo

Pescaria no Velho Chico.


Posts Recomendados

Quero acompanhar esse tópico também. Todo ano fazemos uma pescaria de 7 a 10 dias num afluente do Xico, o rio Grande, e isso já tem 25 anos que fazemos  praticamente todo ano, essa mesma pescaria. Mas é um acampamento rudimentar, onde temos que levar de tudo. Colocamos tudo no barco e descemos 1 hora (a partir de Jupaguá) e geralmente ficamos sempre num mesmo local.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quero acompanhar esse tópico também. Todo ano fazemos uma pescaria de 7 a 10 dias num afluente do Xico, o rio Grande, e isso já tem 25 anos que fazemos  praticamente todo ano, essa mesma pescaria. Mas é um acampamento rudimentar, onde temos que levar de tudo. Colocamos tudo no barco e descemos 1 hora (a partir de Jupaguá) e geralmente ficamos sempre num mesmo local.

E tem tido sucesso nas capturas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha... nos primeiro anos que fomos, era bem melhor, hoje raramente sai algum peixe de bom tamanho (dourados no máximo de 3 kg, suribim muito, muito raramente, piranhas de 2 kg e agora, alguns tambacus que caíram no rio que estão crescendo). Tem-se notícias de tucunarés nas vazantes do rio. Fato é que hoje, os ribeirinhos fazem muita pesca com tarrafa, rede de 50 metros, e isso acaba com tudo... Mas por diversão e pra consumo no período em que ficamos, nos divertimos muito com piau, pacus e algumas matrinchãs. É um local muito isolado, e raramente encontramos algum pescador amador. Vale pelo descanso... ::tudo::  ::tudo:: ::tudo::  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Moro relativamente próximo... E conheco o local. Atualmente o rio se encontra muito sujo e com as águas subindo ( não está bom para pesca).

A pousada Aladim tem uma excelente infraestrutura, porém como foi citado acima os ribeirinhos "coam" o rio com suas redes enormes. Peixe por lá, só se for num ceveiro muito bem feito, caso contrário é perda de tempo.

Tucunaré, acho muito difícil ( impossível) encontrar no rio, encontra-se nas lagoas que ainda tem água as margens do mesmo( lagoas particulares)

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nao sabia que era assim la, mas tenho vontade de conhecer o lugar, eh uma pena pensar que os proprios locais nao preservam o rio.

Eu vi as fotos, infelizmente a lei nao se aplica a certos locais, espero ser uma boa escolha e me divertir, e quem sabe nao podemos marcar de pescar quando eu for!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fui recentemente pescar no São Francisco próximo à Pirapora, inclusive o Gera que me ajudou passando como estava a situação do rio para a pesca.

 

Ele havia me avisado que estava sujo, mas a grande maioria do grupo resolveu encarar.

 

Naaaaaaaada de peixe, rio sujo, subindo e descendo dia sim dia não.

 

Em relação à pesca predatória... uma lástima, apoitado na beira do barranco, quase fui "pescado" várias vezes pelos arrastões que os "profissionais" lançavam aos montes a qualquer hora do dia,

 

sem contar as redes, tarrafas, anzóis de galho e por ai vai. O rio subiu certa manhã e os "caras" apareceram, tive que pedir licença pra passar em determinado local do rio, de tanta tarrafa que

 

era arremessada. E olha que te encaram hein... não gostam da presença do turista pescador.

 

Um dia, beirando uma ilha, um ribeirinho se aproximou e ficamos conversando... ele mesmo disse que se não fechar a pesca por uns 5 anos não terão mais o que pescar. Disse ainda que

 

fazem 2 anos que os peixes não desovam pelo fato de não se completar o ciclo das águas (rio cheio na época da desova) e que os peixes que ele consegue pegar, estão todos com "ova" na

 

barriga.

 

Não sei onde isso vai parar... pescava sempre na região de Castilho, os peixes sumiram, no São Francisco, acabei de falar. Não restaram muitos lugares a meu ver se as coisas assim

 

continuarem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nao sabia que era assim la, mas tenho vontade de conhecer o lugar, eh uma pena pensar que os proprios locais nao preservam o rio.

Eu vi as fotos, infelizmente a lei nao se aplica a certos locais, espero ser uma boa escolha e me divertir, e quem sabe nao podemos marcar de pescar quando eu for!

Podemos marcar sim amigo. Mas se me permitir a gente marca numa lagoa as margens do rio mesmo... Sai bons tucunas nelas!

No rio quase nunca pesco, não compensa.

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia Galera.

Gêra, sou de Itacarambí-MG, margem esquerda do Rio São Francisco, 220 km abaixo de Montes Claros... Realmente é uma pena ver o rio nessa situação. Me criei nesse rio e hoje vê-lo assim é de chorar... Sempre no mês de julho vou de férias pra minha cidade natal e dou uma pescada, mas é isso que vocês falaram, nada de peixes. As redes e tarrafas limpam tudo. Teria que proibir a pesca por uns 4 anos e fazer o repovoamento dos peixes no rio...

Tenho um irmão que mora em Montes Claros, é advogado.É bom conhecer os pescadores daí da região, quem sabe um dia desses não marcamos uma pescaria por aí...

Hoje moro no Maranhão e sempre vamos pescar no Rio Xingú no Pará. Dia 14 de junho vamos novamente.

Grande abraço.

Claudio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...