Ir para conteúdo

Piloteiro em Rifaina


Osório

Posts Recomendados

olha estou doido pra ir pra la, mas ate onde colhi informacoes, Rifaina é um lago para diversao, nao eh grande, é um lugar para ir se divertir, comer, passear, relaxar, levar familia (ou nao ehehhe), andar de barco, ir pra la e pra ca, ver os ranchos (e as rancheiras), os carros, os restaurantes, etc...

 

Pesca mesmo acho que nao deve ser muito produtiva, sei la, pelo menos ate hj só escutei a respeito do lazer de lá.

 

Sobre Rifaina especificamente é um reduto do prazer. A ponte que corta o lago é muito baixa, quase encosta na lamina d'agua (que nao abaixa nem sobe pois serve de reguladora para o resto das hidrelétricas), e por isso tb mesmo os mais ricos sempre usam lanchas baixas.

 

É muito comum e agitada a noite e os fins de tarde, onde há verdadeiros desfiles de embarcações e embarcadas. Muitas festas, champagne e outros.

 

Ha poucos restaurantes na cidade e menos ainda no lago, mas os poucos, espere boa comida e bom astral. Afinal é feito pra isso. Falando da cidade, é quase uma vila, nao tem nada pra fazer, trabalhar, etc. Basicamente a vida existe de feriados e finais de semanas.

 

O que espere encontrar? Ilusão! Essa é a melhor palavra! Vc vai encontrar centenas ou milhares de ranchos, condominios de ranchos, a grande maioria de altíssimo padrão, onde apenas a terra nua é cotado apenas em milhões. As casas são maravilhosas e de sonhos, quase todos tem um pier (o que pode ser constatado por fotos do google maps).

 

Mas obviamente tem para meros mortais, sempre tem né?! Achar algo lá tem que ser com boa margem de seguranca, pq esgota facil. 

 

Nao conheco nada, afinal só pesquisei.

 

Mas recomendo levar: maquina fotográfica, carteira cheia , cartão de crédito e comida... PRa garantir neh?

 

Vale a pena ligar, pesquisar, ver fotos e matérias. Tem poucas matérias de lá (acho que se nao me engano postei uns tempos atrás uma matéria de lá aqui no forum), mas vale a pena procura-las.

 

Eu to morrendo de vontade de conhecer lá. Iria sem medo! Mas obviamente iria procurar algo de frente pro lago, pq na cidade mesmo é chupar dedo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se não me engano o Fabin aqui do fórum pesca muito por lá, inclusive acho que tem conjunto montado próprio pra pescar com turistas.    Mas pensando bem como vc mora em Uberaba porque não tenta as Represas de Miguelópolis e Volta Grande que são bem perto daí e possui muita estrutura de pesca além de ser mais garantido se a pesca for de Tucunaré.   

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Guto... conversei com o Fábin ele não está mais guiando naquela região. Pesco bastante tucunaré em volta grande mas queria variar pegando uns dourados. Já fui em planura mas achei muito fraco de peixe. Ouvi falar nesse estreito em rifaina e fiquei curioso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Colombia e Planura já foi top pra Dourado, fiz umas pescarias memoráveis entre 99 e 2005 lá, coisa de fisgar mais de 10 Dourados bons por dia principalmente na desembocadura do Pardo,  o problema que acabaram com tudo  principalmente os Pseudo guias  que nas horas vagas trabalham como profissionais enchendo o Rio de espinhéis e redes, e a seca o ano passado foi brava demais, o rio quase secou. Se o intuito for Dourado veja se Região de Orindiúva tem saído,  o Ricardo Amaral do Pesca e Cia trabalha como guia lá e tem bons vídeos recentes de pescarias de sucesso naquela região.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Osório, se você estiver afim de pescar mesmo aqui na região, vai pra Tupaciguara ou anda um pouquinho mais e vai pra São Simão, são dois lugares que tem boa estrutura na beira dos lagos.

 

Agora, tem também Serra do Facão, ai já tem pouca estrutura disponível.

 

Como o pessoal ai já disse, Rifaina é um lugar mais para fazer uns passeios.

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Osório, vou tentar te ajudar, mudei para Franca há 2 anos, distante 60km de rifaina.

 

Seguinte, os colegas já falaram bem, não se iluda achando que essas represas serão uma mina de ouro de bons tucunarés apenas porque você nunca viu relatos por aqui ou qualquer outra coisa do gênero, quer tentar tucunaré e ter uma chance real, vá para represa de Volta Grande (municipio de Miguelópolis) ou para Porto Colombia (referencia Planura), ainda assim todos nós sabemos que tem muito predador, muito desgaste destes pontos...

 

Já me aventurei em pescar ali perto de Rifaina, portanto, sugiro que tente alguma coisa à montante da Represa de Igarapava, no lugar conhecido em rifaina como Boqueirão, tem um condominio que dá acesso a esse trecho do rio grande, há um porto onde alugam-se barcos chamado Pousada das Piaparas (16)9796-5500 ou (16)9225-3381, lá só tem barco para alugar bem rustico mesmo, nada de motor, restaurantes e etc.Vá preparado, leve tudo bateria comida, motor de popa, eletrico... tente esses telefones que te passei e peça orientações para chegar até lá.

Vai encontrar um trecho muito bonito do Rio Grande, próximo a cidade de Sacramento, ali já vi relatos de boas pescarias de piapara e caranhas. Descendo um pouco pode encontrar alguns tucunarés e traíras, a represa é pequena e facil de navegar, nesse trecho não há banhistas e fanfarrões, porém há muitos mergulhadores e eles são os responsaveis pela fraca produtividade do local. Você vai ver, são pontos maravilhosos mas as vezes passa-se o dia todo sem ver NENHUM tucunaré... obviamente que é pescaria e já acertei alguma coisa por lá, nada expressivo o maior exemplar foi um azul de 1,5kg... pesquei varias vezes por lá e desanimei...

 

Na represa de Rifaina (que é a UHE Jaguara) eu nunca pesquei, mas a definição do Astra foi perfeita (aliás, Astra você poderia pleitear um emprego na 4 rodas depois dessa avaliação fantastica e REAL da cidade de Rifaina rsrsrs), sei que o Kyoshi do programa Rancho do pescador fez um programa lá em 2012 com um guia chamado Fabinho, e eles pincharam em uns "secret point" na represa e o japa desenterrou um azulão de mais de 50cm naquele lugar... kkkkk

o vídeo está no Youtube (

) para você ver que é verdade, mas nunca mais ouvimos falar do tal fabinho infelizmente.

 

Em relação a represa de estreito que você citou trata-se da UHE Luis Carlos de Carvalho, referencia nos municipios de IBIRACI e Pedregulho, não há pousadas e nenhuma estrutura que possibilite você chegar lá e deliberadamente querer pescar, infelizmente.

Eu consegui pescar nessa represa uma unica vez, o acesso foi através de um condominio chamado Aquaminas, a convite de um primo da minha esposa de Franca ficamos em um rancho na beira da represa. Não aconselho tentar se aventurar por ali sem ter alguém conhecido, as estradas que levam até a represa são ingremes e de dificil acesso, mesmo para aqueles que são proprietarios de ranchos dentro desses condominios.

Sobre a pescaria, levei meu barquinho e dei umas pinchadas, em estreito há lugares e points promissores totalmente diferente de outras represas do Rio Grande, há muitas cachoeiras e morros, a represa também é pequena, pinchei um periodo todo ali e não vi NENHUM TUCUNARÉ tambem kkkkkk! Felizmante também não vi mergulhadores.

 

Por fim, a ultima represa dessa região do sul de Minas, que talvez vc queira conhecer é a de Peixoto (UHE Mascarenhas de Moraes) e talvez seja um point promissor pois trata-se de uma represa enorme encravada no inicio da Serra da Canastra. A referência ali são as cidades de Cassia e Delfinopolis, ali há uma rampa perto da Balsa que liga as duas cidades onde vc pode descer sua embarcação com segurança.

Já Pesquei duas vezes por convite de uns amigos da pequena e adoravel cidade de Capetinga, e há grande quantidade de tucunares amarelinhos que garantem alguma diversão, mas já acertei exemplares de até 2kg, sempre amarelos e aí é um show de verdade, porém ainda preciso conhecer novos pontos nessa represa.

 

Sobre Volta Grande e Porto Colombia não vou entrar em detalhes que você pode digitar no google que há muita estrutura e relatos de pesca esportiva.

 

Mas enfim é isso, se algum dia quiser conhecer mais podemos marcar uma pescada, desde que você seja um bom esportista rsrsrsrs

 

Espero ter ajudado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

neroo: ehehhe quem sabe eles nao me contratam neh??

 

mas diz ai, o que acha da pesca pra quem nao ta nem ai pros tucunares???? tipo pescaria de espera nesses lugares ai? 

 

Astra, na represa de Igarapava, perto desse porto das piaparas que eu falei tem um trecho de rio muito bonito que faz lembrar a região de Orindiuva sabe... Certamente há peixes nativos ali, Piapara e piaus certeza, caranha, quem sabe algum dourado... nunca tentei essas pescarias, também não conheço nenhum piloteiro guia que faça isso por lá, mas já vi muito pescadores poitados cevando... Não tenho a sabedoria do linguiceiro de sair com ceva e canhão e sair poitando e descobrir as piaparas kkkkk.... 

 

Na represa de estreito, esse condominio Aquaminas fica perto da montante da usina, então também é um trecho de agua corrente muito bonito que logo abaixo vira represa. Ali há muitos criadores de Tilapias em tanque rede e uma concentração enorme de mandis que ficam perto dos tanques para comer o resto de ração, mas é muito mandi mesmo, a agua chega a ficar "preta", de todos os tamanhos, mas não é uma pescaria tão apreciavel do meu ponto de vista. Porém, perguntei se ali saia "peixe maior" e me disseram que já pegaram bonitos dourados naquele trecho, certamente eles devem estar ali por conta desses mandis que servem de presa a eles....

 

Cara, quem conhece muito bem essa região são os figurões Alessio Freire e, principalmente, o Lester Scalon. Já mandei email pedindo dicas para otimizar minhas pescarias mas não obtive respostas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Astra, Luiz, Guto, Nerooo, vocês me surpreenderam com a quantidade de informações ricas daquela região de Rifaina.

Apesar de eu morar próximo (Uberaba) não tinha tanto conhecimento de lá. Grande abraço a todos  ::tudo::  ::tudo::  ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 meses depois...

Aí galera......boa noite/tarde/dia......por motivos de imbecilidade do próprio "BICHO HOMEM" não piloto  profissionalmente na represa desde janeiro de 2014, porém, aos que interessarem em uma pescaria esportiva casual de tucunarés na represa ou aluguel de ranchos, podem contar comigo.....entrem em contato na boa, são quase 20 anos de experiência nessa represa e não tenho (hoje) o mínimo interesse financeiro, é só pra curtir e fazer amizades novas.

(16) 99226 5860

E sobre o tucuna do vídeo.......são 63 cm....hehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aí galera......boa noite/tarde/dia......por motivos de imbecilidade do próprio "BICHO HOMEM" não piloto profissionalmente na represa desde janeiro de 2014, porém, aos que interessarem em uma pescaria esportiva casual de tucunarés na represa ou aluguel de ranchos, podem contar comigo.....entrem em contato na boa, são quase 20 anos de experiência nessa represa e não tenho (hoje) o mínimo interesse financeiro, é só pra curtir e fazer amizades novas.

(16) 99226 5860

E sobre o tucuna do vídeo.......são 63 cm....hehe

Fabin, boa noite obrigado pelo feedback!

Vamos marcar qualquer dia uma pescaria em rifaina, quero conhecer a represa para pescar mesmo. Ainda não fui lá pescar porque vi a marinha rodando lá, na verdade foi a primeira vez que vi a marinha fiscalizando uma represa do rio grande, e meu arrais está vencido... Por isso desencanei, mas se for comigo e estiver com a documentação em dia podemos marcar o que acha?

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...