Ir para conteúdo

Carretilha direita/esquerda - Gostaria de opiniões


Posts Recomendados

 

Bom dia! Galerinha, queria opiniões, sou novato com carretilhas;

Sempre pesquei com isca de fundo e meia agua, recentemente to tentando entrar nas de superficies, e um amigo meu que é óitmo pescador de superficie aconselhou eu trocar de lado; para segurar o caniço com a mão direita. e percebi pelos molinetes (que uso manivela esquerda) que sou mais coordenado com a mão direita controlando o caniço.

Agora vem o problema; tenho 3 carretilhas antigas que gosto muito (direitas) e duas novas que me desfaria sem problema (orion titanium 12000 e black widow, modelo anterior a esse novo). Mas as antigas direita; a alphas 103 (roxinha); a scorpion 1000 xt e uma shimano procaster made in japan (lenta, mas excelente para cranks e iscas articuladas). 

Opiniões, vale a pena trocar de lado na carretilha?

E caso troque... q fazer? não tenho dinheiro para repor as antigas, e vcs acham q seria possivel trocar por modelos iguais com manivelas opostas?

Estou bem perdido... E a opinião dos mais experientes será muito bem vinda

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom vou lhe falar o meu exemplo, eu sou ambidestro consigo trabalhar as carretilhas com as duas mãos.

 

Para trabalhar com iscas artificiais, eu prefiro a manivela do lado direito, pois com a mão esquerda tenho mais coordenação para trabalhar  a vara e fazer com que a isca artificial tenha uma melhor performance. 

 

Eu tenho 4 carretilhas 2 manivelas esquerdas e 2 direitas. Consigo trabalhar iscas com todas, so aquelas que necessitam de uma melhor performance uso as carretilhas de manivela direita,

 

Acredito que caso você não tenha problemas com isso não é necessário agora que troque as carretilhas.

 

Depende muito de você se te atrapalhar ou não consegue trabalhar bem então troque

 

::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente se você é destro.. para iscas tipo zara, a manivela esquerda vai ser mais fácil de trabalhar.. mas muita gente por ai consegue com a manivela direita mesmo sendo destro.. 

 

Com carretilhas com manivela esquerda, você aprenderá muito mais rápido..

 

para não desfazer de suas carretas, venda as que vc não quer mais, e compre 1 esquerda.. com ela vc usa iscas tipo zara ou outras que este lado de manivela deixe o trabalho mais fácil...

 

as Direitas, deixa pras iscas que vc ta acostumado a usar.. não precisa trocar tudo... isca de superfície cansa.. e caso vc chegue a cansar zarando, a carretilha com manivela invertida, com outras iscas, irá te ajudar muito neste descanso...

 

conheço varias pessoas que usam 1 carretilha esquerda pra zara, e para o resto das iscas carretilha direita... dizem que é bom pra descansar a "munheca"!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente se você é destro.. para iscas tipo zara, a manivela esquerda vai ser mais fácil de trabalhar.. mas muita gente por ai consegue com a manivela direita mesmo sendo destro..

Com carretilhas com manivela esquerda, você aprenderá muito mais rápido..

para não desfazer de suas carretas, venda as que vc não quer mais, e compre 1 esquerda.. com ela vc usa iscas tipo zara ou outras que este lado de manivela deixe o trabalho mais fácil...

as Direitas, deixa pras iscas que vc ta acostumado a usar.. não precisa trocar tudo... isca de superfície cansa.. e caso vc chegue a cansar zarando, a carretilha com manivela invertida, com outras iscas, irá te ajudar muito neste descanso...

conheço varias pessoas que usam 1 carretilha esquerda pra zara, e para o resto das iscas carretilha direita... dizem que é bom pra descansar a "munheca"!!

2x, venda as direita que não quer mais e compre uma boa esquerda.

Eu sou ambidestro e tenho carretilhas tanto esquerda quanto direita, deixo sempre uma esquerda para trabalhar aquelas artificiais "matadeiras".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom vou lhe falar o meu exemplo, eu sou ambidestro consigo trabalhar as carretilhas com as duas mãos.

 

Para trabalhar com iscas artificiais, eu prefiro a manivela do lado direito, pois com a mão esquerda tenho mais coordenação para trabalhar  a vara e fazer com que a isca artificial tenha uma melhor performance. 

 

Eu tenho 4 carretilhas 2 manivelas esquerdas e 2 direitas. Consigo trabalhar iscas com todas, so aquelas que necessitam de uma melhor performance uso as carretilhas de manivela direita,

 

Acredito que caso você não tenha problemas com isso não é necessário agora que troque as carretilhas.

 

Depende muito de você se te atrapalhar ou não consegue trabalhar bem então troque

 

::tudo::

O problema é na de superfície, só que eu não sei se é um problema pq ela é naturalmente mais dificil ou por causa do lado do caniço;

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente se você é destro.. para iscas tipo zara, a manivela esquerda vai ser mais fácil de trabalhar.. mas muita gente por ai consegue com a manivela direita mesmo sendo destro.. 

 

Com carretilhas com manivela esquerda, você aprenderá muito mais rápido..

 

para não desfazer de suas carretas, venda as que vc não quer mais, e compre 1 esquerda.. com ela vc usa iscas tipo zara ou outras que este lado de manivela deixe o trabalho mais fácil...

 

as Direitas, deixa pras iscas que vc ta acostumado a usar.. não precisa trocar tudo... isca de superfície cansa.. e caso vc chegue a cansar zarando, a carretilha com manivela invertida, com outras iscas, irá te ajudar muito neste descanso...

 

conheço varias pessoas que usam 1 carretilha esquerda pra zara, e para o resto das iscas carretilha direita... dizem que é bom pra descansar a "munheca"!!

Boa idéia; vender as duas que não são dificeis de repor; vlw!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já me perdi todo lendo tudo... surtei::

 

Sou canhoto, porém arremesso e trabalho a vara com a mão direita, e uso carretas com  manivela esquerda. 

 

Não concordo com ficar trocando vara de mão após o arremesso (minha opinião)

 

Tenho um amigo que utiliza desta forma e pesca muito bem. 

Carretilha esquerda, faz o arremesso com a mão esquerda, passa vara para mão direita e só então trabalha a isca.  seila::

 

Bom mesmo deve ser ambidestro como os amigos  danca::

 

:amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha experiêmcia é a seguinte, ressaltando que sou destro:

  • Isca Zara e Stick: Manivela esquerda
  • Isca Popper e Hélice: Manivela Direita
  • Iscas de sub-superfície e fundo: indiferente.

Tenho carretilhas dos dois modelos por conta disso.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Geralmente os iniciantes com carretilha preferem a manivela direita, mas quando começam a trabalhar iscas de superfície, principalmente zaras e stick, percebem que é melhor é usar a carretilha esquerda, pois os movimentos sincronizados da mão p/ trabalhar estes tipos de iscas é feito melhor com a mão direita, a mão esquerda só gira a manivela...Logicamente isso não se aplica se o cara for canhoto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Geralmente os iniciantes com carretilha preferem a manivela direita, mas quando começam a trabalhar iscas de superfície, principalmente zaras e stick, percebem que é melhor é usar a carretilha esquerda, pois os movimentos sincronizados da mão p/ trabalhar estes tipos de iscas é feito melhor com a mão direita, a mão esquerda só gira a manivela...Logicamente isso não se aplica se o cara for canhoto.

Isso é verdade, e não sei como cai nessa, pois já usava à anos molinete esquerdo rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha experiêmcia é a seguinte, ressaltando que sou destro:

  • Isca Zara e Stick: Manivela esquerda
  • Isca Popper e Hélice: Manivela Direita
  • Iscas de sub-superfície e fundo: indiferente.

Tenho carretilhas dos dois modelos por conta disso.

 

Abraços.

Verdade...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Geralmente os iniciantes com carretilha preferem a manivela direita, mas quando começam a trabalhar iscas de superfície, principalmente zaras e stick, percebem que é melhor é usar a carretilha esquerda, pois os movimentos sincronizados da mão p/ trabalhar estes tipos de iscas é feito melhor com a mão direita, a mão esquerda só gira a manivela...Logicamente isso não se aplica se o cara for canhoto.

Depende do caso Renato   doeu::

 

Eu sou canhoto e sempre utilizei manivela esquerda.   seila::

 

Deve ser pq sou da época do guaraná com rolha..... quando comecei a pescar acredito que não tinha (pelo menos pra mim) molinete Paoli com manivela direita.  :gorfei:

 

Depois de alguns anos pescando (tentando aprender) é que tive meu primeiro daiwa que podia trocar o lado da manivela... ::tudo::

 

:amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depende do caso Renato   doeu::

 

Eu sou canhoto e sempre utilizei manivela esquerda.   seila::

 

Deve ser pq sou da época do guaraná com rolha..... quando comecei a pescar acredito que não tinha (pelo menos pra mim) molinete Paoli com manivela direita.  :gorfei:

 

Depois de alguns anos pescando (tentando aprender) é que tive meu primeiro daiwa que podia trocar o lado da manivela... ::tudo::

 

:amigo:

Não me diga que seu primeiro molinete daiwa foi um bg?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Andre tenho carretilhas direita e esquerda, as direitas uso para iscas de meia-água, fundo e jigs e também em pesque e pagues que gosto de brincar de vez em quando, já as esquerdas uso iscas de superfície tipo zaras, sticks e hélices e também consigo usar nos pesque e pagues.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é questão de forma ou como deve ser, na verdade a única verdade nesse sentido é que o pescador quando inicia seu aprendizado na pesca se adaptará ao lado que sentir melhor!! Conheço pescadores que trabalham de forma diferentes ao padrão ou com manivelas diferente do padrão!! Vai de pescador a pescador!! O importante é se sentir bem e isso só vai acontecer se pescar muito!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando eu comecei a pescar com carretilha logo de cara ganhei uma com manivela direita, ai para trabalhar iscas como Zara era aquela beleza.. Kkkkkkk

pensei muitas vezes em desfaz dela e comprar uma manivela direita, mais como era presente não fiz isso continuei com ela e resolvi treinar.... Ia em um lago aqui da cidade e arremessava o dia todo, apanhei bastante mais consegui, nada que um bom tempo de treino não ajude.. Kkkkkkk

Mais experimenta uma manivela esquerda, empreste de algum amigo e veja como se sai...

Mais o negócio é treinar bastante.

Valeu !!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando eu comecei a pescar com carretilha logo de cara ganhei uma com manivela direita, ai para trabalhar iscas como Zara era aquela beleza.. Kkkkkkk

pensei muitas vezes em desfaz dela e comprar uma manivela direita, mais como era presente não fiz isso continuei com ela e resolvi treinar.... Ia em um lago aqui da cidade e arremessava o dia todo, apanhei bastante mais consegui, nada que um bom tempo de treino não ajude.. Kkkkkkk

Mais experimenta uma manivela esquerda, empreste de algum amigo e veja como se sai...

Mais o negócio é treinar bastante.

Valeu !!!!

Concordo que se treinar bastante, mas e o tempo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tira essa ideia da cabeça Andre.

Treine um pouco mais.

No final vc consegue executar os trabalhos de modo satisfatório.

O N. Nakamura sabe trabalhar isca? 

A pergunta não é boba, mas talvez vc não saiba que ele é destro e usa carretilhas de manivela direita.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Romes:

Minha experiêmcia é a seguinte, ressaltando que sou destro:

  • Isca Zara e Stick: Manivela esquerda
  • Isca Popper e Hélice: Manivela Direita
  • Iscas de sub-superfície e fundo: indiferente.

Tenho carretilhas dos dois modelos por conta disso.

 

Abraços.

 

 

2 X

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tira essa ideia da cabeça Andre.

Treine um pouco mais.

No final vc consegue executar os trabalhos de modo satisfatório.

O N. Nakamura sabe trabalhar isca? 

A pergunta não é boba, mas talvez vc não saiba que ele é destro e usa carretilhas de manivela direita.

Concordo com vc... Mas é o N. Nakamura, e eu sou um coitado rs. Mas concordo com vc ser possível, quando jogava basquete treinei até ser ambidestro, arremessar com as duas mãos;  Estou considerando todas as opiniões antes de tomar uma decisão;

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha experiencia...

 

QUando comecei com molinex, sempre trocava o lado da manivela pra direita. Me sentia mais confortavel.

 

Depois ao comecar a usar carretilhas, tambem comecei com direita. Ate porque nao usava artificial. Era pesca de espera mesmo.

 

Depois comecei com iscas de meia agua, eram mais tracicionais. Nem saber de toque de ponta de vara eu sabia. So recolhia mesmo..

 

Ai, de uns anos pra ca, que aprendi a trabalhar com toque de ponta, saber o tempo entre toque e recolhimento, paradinhas, etc... Ainda permaneci na direita kkkkkkkkkk

 

 

SO QUE, quando descobri a zara, meu irmao, ai lascou tudo! Nao conseguia de jeito nenhum zarar com manivela direita. Ai eu virava de cabeca pra baixo a carreta e a zara saia perfeita.

 

Resultado = troquei minhas carretas por esquerda. E hoje sou feliz kkkkkkkkkkkkkkkkk 

 

Negocio é voce ver se acostuma a trabalhar superficie, em especial zara, com a manivela direita. Se nao, jeito eh trocar por esquerda mesmo.

 

Abraco!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...