Ir para conteúdo

Pescaria no Lago do Paranã em Flores de Goiás - Tutorial para iniciantes


Posts Recomendados

Bom dia aos amigos pescadores. Venho mais uma vez solicitar vosso apoio para um pescador entediado, querendo um lugar tranquilo para pescar.

 

Estou buscando neste tópico reunir informações sobre a pescaria esportiva no Lago do Paranã, em Flores de Goiás.

Pesquisei no fórum e vi que existem algumas informações, mas são muito antigas e não encontrei respostas para todas as minhas dúvidas.

 

Moro em Alvorada do Norte-GO, que fica a +- 140 km do Lago, mas ainda não fui até lá pescar por falta de informações.

Sei que aqui tem uma turma que frequenta ou já frequentou o local, então peço apoio para montarmos esse informativo.

 

 

Minhas dúvidas são as seguintes:

 

 

1 - Qual o melhor caminho até o lago para quem vem de Brasília? Já ouvi dizer que a entrada fica a +- 10km antes do município de Vila Boa-GO, em um pequeno trevo onde existe uma grande engrenagem amarela. Me parece que seria a entrada de uma usina de etanol (CBB). Outros dizem que é preciso chegar pelo asfalto até o município de Flores de Goiás, e de lá então pegar uma estrada de chão que vai até o lago (este seria o caminho mais curto para mim).

Uma terceira informação dá conta de que devemos entrar pelo trevo de Santa Rosa, que fica logo após o Povoado JK, e de Santa Rosa seguir até o lago.

Qual destes seria o caminho correto? Qual é o melhor atualmente? Dessas entradas da BR-020 até o lago são quantos KM? Existe alguma dificuldade em se chegar no lago ou é um caminho fácil? Existe algum tipo de sinalização indicando o caminho? Alguém teria um mapa?

 

 

2 - Qual a infraestrutura existente na região? Já ouvi dizer que existem pousadas, restaurantes, guias de pesca e barcos de aluguel. A que mais ouvi falar é a do tal de "Carlão". Pergunto: Alguém tem contatos telefônicos desse pessoal? Qual seria a pousada mais recomendada? Existe área de camping por lá? Compensa dormir em alguma das cidades perto e ir pescar durante o dia no lago (Flores, Santa Rosa ou Vila Boa)?

 

 

3 - Há boatos sobre uma quadrilha que age na região roubando barcos, motores e equipamentos de pesca. Isso procede? Eles praticam roubos com ameaça ou somente furtos? Estando em alguma das pousadas, existe risco de levarem o barco/motor/caminhonete ou são pequenos furtos que ocorrem somente nos ranchos de temporada quando estão fechados?

 

 

4 - Quais os tipos de peixes encontrados na região? É um lago bom de peixe ou o que vale mesmo é o passeio? Somente Tucunarés e Trairões ou aparecem peixes de couro também? Existe algum lugar para adquirir iscas vivas por ali ou predomina a pesca com iscas artificiais?

 

 

5 - Existe local (rampa) para embarque/desembarque público e de fácil acesso? O lago é de fácil navegação como SM ou é cheio de tocos, paus, estruturas, etc..? Seria um lago indicado para piloteiros iniciantes, sem muita experiência na função?

 

 

6 - É possível seguir navegando rio acima a partir do lago?

 

 

7 - Pensando na possibilidade de adquirir um terreno e construir um rancho por lá, alguém recomendaria ou é melhor ir só nas pousadas mesmo? Os furtos nos ranchos são frequentes ou é tranquilo (com base em SM que acho bem tranquilo, pelo menos onde costumo ir)? Os terrenos são caros ou tem preço bom? Alguém teria o contato de um corretor ou "entendido" dessas vendas por lá?

 

 

8 - Encontrei no OLX o anuncio de um pacote de pesca no local, o contato é o Sr. Carvalho (61-8136-0101). Conversei com ele pelo whatsapp. Oferecem translado saindo de Brasília, hospedagem em pousada a 50 metros do lago com ar condicionado e demais itens de conforto, barco com piloteiro, iscas, refeições, bebidas, etc. Fica por volta de 550 por pessoa, de sexta a domingo. Alguém conhece ou já contratou?

 

 

9 - Existe fiscalização de Arrais e registro da embarcação por ali?

 

 

10 - Quais seriam as outras opções de pesca na região, excetuando-se os lagos de SM e Corumbá? Existe algum lago de fácil acesso na região de Formosa-GO? Alguém já pescou no lago das usinas PCH's que existem aqui na região de Buritinópolis e Mambaí?

 

 

No mais agradeço de coração a quem puder responder. São muitas dúvidas, mas acredito que será um tópico de grande valia para muitos pescadores esportivos da região, que como eu querem um bom passeio, apreciar as boas fisgadas e preservar a natureza acima de tudo. Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia Gustavo  !!!!  já pesquei nesse lago e fui por Santa rosa , fui na fazenda de um amigo mas passei em frente a pousada do Carlão e la tem toda uma estrutura para atendimento : Barcos com motores ,restaurante , área de camping e chales . Já tinha ouvido essa historia de roubo a embarcações tbm , mas isso já foi a muito tempo acho que não existe  mais isso por la . Neste lago tem um boa diversidade de peixes : Tucunarés , Trairás , piaus , piranhas , bicudas   . Como vc já fez um outro contato verifique qual vai ser  a melhor opção , espero ter ajudado . ::tudo::  ::tudo::  ::tudo::  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já pesquei nesse lago, chegando por Santa Rosa, um amigo meu comprou um lote e construiu um rancho em uma curva do lago, lugar espetacular tanto para passar um fim de semana quanto para pescar, devido a beleza do local e variedade de peixes, muito tucunaré, bagres, traíras, Piranhas, piaus, sardinhas (branquinhas), bicudas, nunca vi tanta piaba e lambaris na minha vida e etc...

Todos os dias nos deparamos com a polícia ambiental e na estrada de volta também, ainda bem que só praticamos a pesca esportiva ;)

Isso foi a 7 anos atrás, meu amigo vendeu o rancho por não achar caseiro para cuidar do local.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Gustavo, muito bom dia!

 

Tenho um lote as margens do Rio Paranã, cerca de dez minutos de barco descendo o rio, pesquei lá várias vezes, o lugar é fantástico e muito bom para pescar, principalmente o Tucunaré. Você pode fazer excelentes pescarias de peixes de couro lá também, basta ir na época de rio cheio e água suja, pode pegar lindas cacharas! Caso tenha interesse estou vendendo meu lote na região, pois tive que retornar para minha terra natal, e a distância inviabiliza minha ida na região. Para pescar lá você deve levar as iscas, pois não conheço ninguém que venda iscas vivas por lá. Lambari, você pode pegar na própria represa, pois tem muito! Com relação a assaltos, não tive problemas nas vezes que fui, mas sempre é bom manter seu equipamento devidamente trancado.  O melhor caminho para quem vem de Brasília, e por Santa Rosa, não sei como esta a estrada hoje, não era ruim, mas como não vou ao local já faz uns dois anos, ai não sei informar! Caso interesse no lote, podemos combinar para eu ir com você lá, pois para ter acesso ao condomínio, terei que estar junto com você!

 

Tópico no fórum: http://www.turmadobigua.com.br/forum/topic/36433-lote-de-1020m%C2%B2-%C3%A0s-margens-do-rio-paran%C3%A3-pr%C3%B3ximo-da-represa-de-santa-rosa-cerca-de-10-minutos-de-barco-descendo-o-rio/

 

Espero ter ajudado!

 

Grande abraço e boas pescarias!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite a todos. O tópico está ficando muito bom, será uma referência para todos os pescadores aqui da região.

 

Encontrei um vídeo bem legal mostrando o lago.

 

 

Vamos ver se aparecem mais informações atualizadas sobre os telefones das pousadas e dos guias, estado de conservação das estradas da Santa Rosa e da Usina CBB, distâncias das estradas de chão, existência de fiscalização de ARRAIS e registro da embarcação (ainda não tenho.. rsrsrs), condições de navegação do lago, locais para embarque/desembarque dos barcos, etc..

 

Aguardo mais respostas, estou ansioso para ir até lá. Dependo só das informações, e então vou conhecer o lugar neste final de semana ou no próximo.

 

Abraços, fiquem com Deus.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite a todos. O tópico está ficando muito bom, será uma referência para todos os pescadores aqui da região.

 

Encontrei um vídeo bem legal mostrando o lago.

 

 

Vamos ver se aparecem mais informações atualizadas sobre os telefones das pousadas e dos guias, estado de conservação das estradas da Santa Rosa e da Usina CBB, distâncias das estradas de chão, existência de fiscalização de ARRAIS e registro da embarcação (ainda não tenho.. rsrsrs), condições de navegação do lago, locais para embarque/desembarque dos barcos, etc..

 

Aguardo mais respostas, estou ansioso para ir até lá. Dependo só das informações, e então vou conhecer o lugar neste final de semana ou no próximo.

 

Abraços, fiquem com Deus.

 

aplauso::  aplauso::  aplauso::

 

Fantástico vídeo, já estive pescando nesse lago, a saudade bateu kkkkkk

 

Parabéns.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Up. Mais alguma informação?

Eu vou amanhã cedo para o lago, devo sair de Formosa as 4 ou 5 da Manhã, eu estou procurando informações da pista, geralmente pela Uzina é melhor, primeira entrada para quem vem de Alvorada. Existe infraestrutura para o pescador, a pousada Tucunaré do Carlão (61) 9699 0480, infelizmente o lago não é muito fiscalizado, deveria ser mais. existe venda de lotes, no grupo mercadolivre Formosa do face estavam oferecendo lotes na semana passada por 11 mil. se animar em conhecer o lago amanhã podemos no encontrar no Carlão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu vou amanhã cedo para o lago, devo sair de Formosa as 4 ou 5 da Manhã, eu estou procurando informações da pista, geralmente pela Uzina é melhor, primeira entrada para quem vem de Alvorada. Existe infraestrutura para o pescador, a pousada Tucunaré do Carlão (61) 9699 0480, infelizmente o lago não é muito fiscalizado, deveria ser mais. existe venda de lotes, no grupo mercadolivre Formosa do face estavam oferecendo lotes na semana passada por 11 mil. se animar em conhecer o lago amanhã podemos no encontrar no Carlão.

Tudo Blz Fabiano?

 

Passa mais informações do trajeto e hospedagem. É que todo final de ano fico as férias na casa do meu sogro aí em Formosa e até hoje só conheci o Crixás kkk e o Urucuia em Minas.

 

Meu sogro é pescador de pesca de espera e quero mesmo é conhecer locais pra tucuna e tbm pretendo conhecer o lago, Praim, Paranã... 

 

joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde amigos da familia BIguá, não desprezando os cometários da represa do Paranã, ja tive casa próximo a Pousada da Carlão e do Galego e posso afirmar com todas as letras o tucunaré de lá acabou, não tem mais peixe isso é triste pq há pelo menos 5 anos atras essa represa tinha muito peixe infelizmente o próprio dono da pousada acabou com o peixe, deixando seus clientes levar isopores lotados de peixe pena que o que fala mais alto é o dinheiro sempre conversava com ele pedindo para acabar com essa matança pois isso iria espantar o pescador que pratica a pesca esportiva, aquele que preserva é um pena mais não indico para aqueles que praticam nosso esporte REPRESA DO PARANÃ HOJE É UMA GRANDE PISCINA DE ARRAIS INFELIZMENTE..

 

ABRAÇO.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Moçada, o que nosso amigo João Neto falou é verdade mesmo, pude comprovar isso em uma vez que estive na Pousada do Carlão, realmente estavam devastando o lago, o que é muito triste. Mas podemos reverter a situação com compromisso dos que querem preservar o local, denunciar crimes como os que ocorrem por lá é fundamental para preservarmos o lago, que com certeza pode dar muitas alegrias para os pescadores. Assim como em diversos rios e lagos do Brasil, se não acabar com a matança teremos sérios problemas já no presente. É de cada um mas acredito que esse tipo de predador não deveria nem beirar água. Quem for lá me fala como esta a estrada. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...