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QUAL GASOLINA USAR NOS MOTORES MERCURY OPTIMAX?


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teoricamente a aditivada e a podium tem propriedades detergentes que ao longo do tempo de uso ajudam a manter os sistemas de combustiveis e tanques limpos.

 

isso faz com que o povo pense o seguinte:

 

aditivada e podium vao separar o oleo da gasolina imediatamente e vc vai funcionar o motor "a seco".

 

na pratica acontece o seguinte:

 

a adicao de aditivo detergente é mínima, do contrário afetaria o rendimento do motor, pois seria menos gasolina e mais aditivo. A longo prazo, pode acontecer sim de realizar alguma limpeza sempre muito superficial, nao serão jogadas borras de 1 metro dentro do carburador e sim sujidades microscópicas ou algo perto disso.

 

Qdo misturado na gasolina com oleo, nao sera de imediato a separacao dos componentes, com o simples chacoalhar do tanque da casa ate o rio ja se mistura bem, mesmo depois de alguns dias parado. com a navegacao é impossivel nao se misturarem a ponto de ficarem homogeneas, a menos que naveguem dentro de aquario.

 

ademais, a pressao gerada dentro da bomba e do carburador vai unir mais ainda os componentes e faze-los ficarem homogeneos.

 

Na pratica, tanto faz a gasolina que vc vai usar: vai ser sempre a gasolina horrivel vendida a preco de ouro das joias de Odin.

 

Se vc mantem o combustivel muitos dias dentro do tanque, basta misturar e pronto. Da umas batidas chacoalhadas e o que precisar e seja feliz.

 

A gasolina podium dura mais que a comum, porem em estado puro , misturado nao confio tb. Porem essa tem uma maior octanagem  o que pode melhorar em motores de alto desempenho (que normalmente sao mais taxados) alem claro de atualmente o governo nao impos os 27.5% de alcool nela, ou seja, ainda ta com 25%. Por isso pode ser interessante o seu uso em motores mais sensíveis.

 

Qto a usar sempre comum, bom eu recomendo pq normalmente é mais barata e sai mais rapido que a aditivada, portanto, teria ai alguns dias a mais de vida util, outro ponto determinante é que muita gente deixa a gasolina no tanque por meses ou anos esquecida... E isso pode sim criar borras em todos os cantos, ao usar uma gasolina aditivada vc pode retirar um pouco dessa borra (embora nao seja muita como mencionei acima) que ira pro motor.

 

Mas pra isso ocorrer, precisa de um bom tempo da aditivada no tanque pra soltar alguma coisa.

 

Por seguranca, recomenda-se entao o seguinte: nao sabe como era usado antes? fica muito tempo no tanque? entao usa a comum q pelo menos o risco de entupimento é menor.

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Mercury 175 optimax , sempre gasolina comum porem de procedencia de postos de confiança , ja usei aditivada algumas vezes mesmo pessoas me  dizendo pra nao usar mas tambem sem explicar porque.... quanto a mistura nao ha com que se preocupar pois optimax nao funciona com mistura a injeçao de oleo eh direta, e podium nao uso ha muito tempo por causa do preço......abraxxxx

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A não recomendação de gasolina aditivada pelos "especialistas" é só "achômetro", lembrando q a partir de julho (se não for prorrogado) não existirá mais a gasolina comum no Brasil, vai ser obrigatório a aditivação da gasolina, na pratica não mais existirá gasolina comum.

 

Onde o bicho pega é a tal da adição do anidro hoje em 27%, é muito álcool misturado, que na prática nada mais é do que uma adulteração obrigatória na gasolina imposta pelo estado, tem muita gente que acha que a gasolina PODIUM não tem o anidro que é falso a PODIUM tb tem anidro. Por isso que falo o governo ajuda muito apenas não atrapalhando, mas aqui no Brasil atrapalha e muito. surtei:: surtei::

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Edson:

A não recomendação de gasolina aditivada pelos "especialistas" é só "achômetro", lembrando q a partir de julho (se não for prorrogado) não existirá mais a gasolina comum no Brasil, vai ser obrigatório a aditivação da gasolina, na pratica não mais existirá gasolina comum.

 

Onde o bicho pega é a tal da adição do anidro hoje em 27%, é muito álcool misturado, que na prática nada mais é do que uma adulteração obrigatória na gasolina imposta pelo estado, tem muita gente que acha que a gasolina PODIUM não tem o anidro que é falso a PODIUM tb tem anidro. Por isso que falo o governo ajuda muito apenas não atrapalhando, mas aqui no Brasil atrapalha e muito.  surtei::  surtei::

 

 

Este é o problema Edson, falam para não usar mas nos Estados unidos não tem gasolina comum.

E agora nós também não teremos gasolina comum.

O que fazer?

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o que nao tem remedio, remediado esta... se vc sempre usa aditivada, nao tera problemas como eu mencionei, sobre a separacao do oleo e gasolina, como eu mencionei acima tb, nao ha problema algum, basta misturar se houver decantacao e td certo...

 

nao entendo ql a duvida...

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Astra nos motores Optimax a gasolina não é misturada diretamente no óleo.

O motor injeta só o óleo(Optimax DFI) necessário nos pontos de lubrificação.

Eu só queria saber porque não pode usar gasolina aditivada?

Qual a fundamentação desta afirmação?

 

:amigo:

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melhor ainda helson, pode usar SIM.

 

vc pode usar SIM qualquer gasolina (nao uma gasolina qualquer ..).

 

La em cima eu coloquei que tanto faz a gasolina que vai usar. Ser aditivada ou nao nao afeta a lubrificacao dos motores (como muitos acham e apregoam).

 

O unico senao de usar uma aditivada, seria se vc nao conhece o passado do motor, ou seja, se o dono anterior sempre usou X ou Y, se ficava muitos meses parado combustivel no tanque, se o cara era porcao, etc. Nesse caso, vale a PRECAUÇÃO de nao usar a aditivada.

 

Se vc limpar o tanque, ou ele nao tiver borras, assim como a linha de combustivel, se td esta ok, nao ha pq temer, simplesmente pq nao tem o que temer.

 

Se vc vai pegar um motor que vive parado, nao esgotam gasolina, se o tanque tem borras, etc. CONVEM (nao que seja proibido, pq o aditivo nao limpa instantaneamente e sim ao longo do tempo, entao nao vai soltar nenhuma borra de imediato a ponto de destruir o motor), repito CONVEM , nao usar a aditivada. 

 

Se vc eh um dono zeloso ou o motor esta sempre funcionando, mesmo que use gasolina comum, pode mudar tranquilamente para a aditivada sem problema algum. Pelo simples fato de que isso nao causa borra (nem usar a vida inteira a gasolina comum, se nao ficou parado, nao teve sujeira, nao apodreceu la dentro, dificilmente tera borras).

 

Muitos falam de ir trocando aos poucos a gasolina, besteira.. Pode ir direto, sem problemas.

 

Pra fins de esclarecimento:

 

Gasolina comum e aditivada: 

Gasolina tipo C (Sem chumbo):

  • Comum e Aditivada - 87 IAD (95 RON) - 27.5% de etanol 
  • Premium - 93 IAD (98 RON) (vendida nos postos Shell) - 27.5% de etanol
  • Podium (BR Distribuidora) - 95 IAD (102 RON) - 25% de etanol

 

 

Pq pagar mais caro na gasolina podium?

 

Nao sao todos os motores que podem se beneficiar da maior OCTANAGEM da gasolina podium, apenas os que tem maiores taxas de compressão. Normalmente, motores importados não tropicalizados ou motores de alta performance (que constantemente estao acima das 7-8 mil rpm). Nesses motores há uma sensível melhora de performance e consumo. Nos motores nacionais, a melhora é mais notável no consumo que fica melhor e mais liso o motor. 

Como o desempenho varia de motor pra motor, concepção, tecnologia, compressão etc, mesmo entre nacionais versus importados varia muito, mas em linha geral o carro melhora entre 5% a 12% em consumo e desempenho.

 

Então devo usar gasolina podium?

Se teu bolso aguenta usar, vai fundo... Se teu bolso tem tecido fino, vai na comum ou aditivada (grid).

 

Ha alguma vantagem em usar os tipos de gasolina:

Comum : vc ajuda a Dilma a pagar mais corrupção e usa gasolina batizada pelo governo. Vence em 30 dias (a contar da data de fabricacao, nao do posto)

Aditivada: vc ajuda ainda mais a Dilma a pagar mais corrupção e usa gasolina batizada pelo governo. Com uma esperança de melhora no sistema de limpeza interna. Vence em 30 dias igual a comum.

Premium/Podium: vc ajuda muito mais a Dilma a pagar mais corrupção e usa gasolina batizada pelo governo. tem maior rendimento e desempenho pela alta octanagem, vence em 90 dias a contar da data de fabricacao. Portanto, para quem usa de vez em qdo , pode ser mais interessante sob essa ótica.

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Astra:

melhor ainda helson, pode usar SIM.

 

vc pode usar SIM qualquer gasolina (nao uma gasolina qualquer ..).

 

La em cima eu coloquei que tanto faz a gasolina que vai usar. Ser aditivada ou nao nao afeta a lubrificacao dos motores (como muitos acham e apregoam).

 

O unico senao de usar uma aditivada, seria se vc nao conhece o passado do motor, ou seja, se o dono anterior sempre usou X ou Y, se ficava muitos meses parado combustivel no tanque, se o cara era porcao, etc. Nesse caso, vale a PRECAUÇÃO de nao usar a aditivada.

 

Se vc limpar o tanque, ou ele nao tiver borras, assim como a linha de combustivel, se td esta ok, nao ha pq temer, simplesmente pq nao tem o que temer.

 

Se vc vai pegar um motor que vive parado, nao esgotam gasolina, se o tanque tem borras, etc. CONVEM (nao que seja proibido, pq o aditivo nao limpa instantaneamente e sim ao longo do tempo, entao nao vai soltar nenhuma borra de imediato a ponto de destruir o motor), repito CONVEM , nao usar a aditivada. 

 

Se vc eh um dono zeloso ou o motor esta sempre funcionando, mesmo que use gasolina comum, pode mudar tranquilamente para a aditivada sem problema algum. Pelo simples fato de que isso nao causa borra (nem usar a vida inteira a gasolina comum, se nao ficou parado, nao teve sujeira, nao apodreceu la dentro, dificilmente tera borras).

 

Muitos falam de ir trocando aos poucos a gasolina, besteira.. Pode ir direto, sem problemas.

 

Pra fins de esclarecimento:

 

Gasolina comum e aditivada: 

Gasolina tipo C (Sem chumbo):

  • Comum e Aditivada - 87 IAD (95 RON) - 27.5% de etanol 
  • Premium - 93 IAD (98 RON) (vendida nos postos Shell) - 27.5% de etanol
  • Podium (BR Distribuidora) - 95 IAD (102 RON) - 25% de etanol

 

 

Pq pagar mais caro na gasolina podium?

 

Nao sao todos os motores que podem se beneficiar da maior OCTANAGEM da gasolina podium, apenas os que tem maiores taxas de compressão. Normalmente, motores importados não tropicalizados ou motores de alta performance (que constantemente estao acima das 7-8 mil rpm). Nesses motores há uma sensível melhora de performance e consumo. Nos motores nacionais, a melhora é mais notável no consumo que fica melhor e mais liso o motor. 

Como o desempenho varia de motor pra motor, concepção, tecnologia, compressão etc, mesmo entre nacionais versus importados varia muito, mas em linha geral o carro melhora entre 5% a 12% em consumo e desempenho.

 

Então devo usar gasolina podium?

Se teu bolso aguenta usar, vai fundo... Se teu bolso tem tecido fino, vai na comum ou aditivada (grid).

 

Ha alguma vantagem em usar os tipos de gasolina:

Comum : vc ajuda a Dilma a pagar mais corrupção e usa gasolina batizada pelo governo. Vence em 30 dias (a contar da data de fabricacao, nao do posto)

Aditivada: vc ajuda ainda mais a Dilma a pagar mais corrupção e usa gasolina batizada pelo governo. Com uma esperança de melhora no sistema de limpeza interna. Vence em 30 dias igual a comum.

Premium/Podium: vc ajuda muito mais a Dilma a pagar mais corrupção e usa gasolina batizada pelo governo. tem maior rendimento e desempenho pela alta octanagem, vence em 90 dias a contar da data de fabricacao. Portanto, para quem usa de vez em qdo , pode ser mais interessante sob essa ótica.

 

 

::tudo::  ::tudo::  ::tudo::

 

Falou pouco mas falou bonito!

 

abraxxxx

 

Vou levar a gasolina Grid.

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Luis Inácio:

Olá. Tenho um Optimax 115, 3 cil.

Eu sempre e só tenho usado a gasolina "azul" da Argentina, que é o local onde eu pesco.

É a melhor opção?? ou deveria levar gasolina brasileira no tanque?

Abraços e  boas pescarias.

 

Que sorte a sua Luis ter acesso a uma boa gasolina,

se vc pode usar a "azul" nem pense na nossa.

 

Abraxxx

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melhor ainda helson, pode usar SIM.

 

vc pode usar SIM qualquer gasolina (nao uma gasolina qualquer ..).

 

La em cima eu coloquei que tanto faz a gasolina que vai usar. Ser aditivada ou nao nao afeta a lubrificacao dos motores (como muitos acham e apregoam).

 

O unico senao de usar uma aditivada, seria se vc nao conhece o passado do motor, ou seja, se o dono anterior sempre usou X ou Y, se ficava muitos meses parado combustivel no tanque, se o cara era porcao, etc. Nesse caso, vale a PRECAUÇÃO de nao usar a aditivada.

 

Se vc limpar o tanque, ou ele nao tiver borras, assim como a linha de combustivel, se td esta ok, nao ha pq temer, simplesmente pq nao tem o que temer.

 

Se vc vai pegar um motor que vive parado, nao esgotam gasolina, se o tanque tem borras, etc. CONVEM (nao que seja proibido, pq o aditivo nao limpa instantaneamente e sim ao longo do tempo, entao nao vai soltar nenhuma borra de imediato a ponto de destruir o motor), repito CONVEM , nao usar a aditivada. 

 

Se vc eh um dono zeloso ou o motor esta sempre funcionando, mesmo que use gasolina comum, pode mudar tranquilamente para a aditivada sem problema algum. Pelo simples fato de que isso nao causa borra (nem usar a vida inteira a gasolina comum, se nao ficou parado, nao teve sujeira, nao apodreceu la dentro, dificilmente tera borras).

 

Muitos falam de ir trocando aos poucos a gasolina, besteira.. Pode ir direto, sem problemas.

 

Pra fins de esclarecimento:

 

Gasolina comum e aditivada: 

Gasolina tipo C (Sem chumbo):

  • Comum e Aditivada - 87 IAD (95 RON) - 27.5% de etanol 
  • Premium - 93 IAD (98 RON) (vendida nos postos Shell) - 27.5% de etanol
  • Podium (BR Distribuidora) - 95 IAD (102 RON) - 25% de etanol

 

 

Pq pagar mais caro na gasolina podium?

 

Nao sao todos os motores que podem se beneficiar da maior OCTANAGEM da gasolina podium, apenas os que tem maiores taxas de compressão. Normalmente, motores importados não tropicalizados ou motores de alta performance (que constantemente estao acima das 7-8 mil rpm). Nesses motores há uma sensível melhora de performance e consumo. Nos motores nacionais, a melhora é mais notável no consumo que fica melhor e mais liso o motor. 

Como o desempenho varia de motor pra motor, concepção, tecnologia, compressão etc, mesmo entre nacionais versus importados varia muito, mas em linha geral o carro melhora entre 5% a 12% em consumo e desempenho.

 

Então devo usar gasolina podium?

Se teu bolso aguenta usar, vai fundo... Se teu bolso tem tecido fino, vai na comum ou aditivada (grid).

 

Ha alguma vantagem em usar os tipos de gasolina:

Comum : vc ajuda a Dilma a pagar mais corrupção e usa gasolina batizada pelo governo. Vence em 30 dias (a contar da data de fabricacao, nao do posto)

Aditivada: vc ajuda ainda mais a Dilma a pagar mais corrupção e usa gasolina batizada pelo governo. Com uma esperança de melhora no sistema de limpeza interna. Vence em 30 dias igual a comum.

Premium/Podium: vc ajuda muito mais a Dilma a pagar mais corrupção e usa gasolina batizada pelo governo. tem maior rendimento e desempenho pela alta octanagem, vence em 90 dias a contar da data de fabricacao. Portanto, para quem usa de vez em qdo , pode ser mais interessante sob essa ótica.

 

 Top a sua explicação ASTRA, só irei fazer duas observação.

 

1 - Gasolina Aditivada de nome GRID é a gasolina aditivada da bandeira BR, possui uma aditivação a mais em relação a GA tradicional, as distribuidoras estão "colocando nome" em suas GA justamente para a diferenciação qd for obrigatória a aditivação da gasolina, na pratica vai ter a gasolina aditivada e a gasolina GRID (com o dito redutor de atrito) isso nos postos BR, em posto SHELL será GA e a Gasolina V-power por exemplo.

 

2 - A adição do Etanol na Gasolina é o Etanol Anidro diferente do Etanol Hidratado vendido nas Bombas esse como o próprio nome diz é misturado com água teor alcoólico em torno de 93% o Anidro é quase 100%. E na pratica a porcentagem tem um limite inferior e superior, a gasolina está em conformidade se tiver de 26% a 28% de anidro.

 

::tudo:: ::tudo::

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Edson:

1 - Gasolina Aditivada de nome GRID é a gasolina aditivada da bandeira BR, possui uma aditivação a mais em relação a GA tradicional, as distribuidoras estão "colocando nome" em suas GA justamente para a diferenciação qd for obrigatória a aditivação da gasolina, na pratica vai ter a gasolina aditivada e a gasolina GRID (com o dito redutor de atrito) isso nos postos BR, em posto SHELL será GA e a Gasolina V-power por exemplo.

 

2 - A adição do Etanol na Gasolina é o Etanol Anidro diferente do Etanol Hidratado vendido nas Bombas esse como o próprio nome diz é misturado com água teor alcoólico em torno de 93% o Anidro é quase 100%. E na pratica a porcentagem tem um limite inferior e superior, a gasolina está em conformidade se tiver de 26% a 28% de anidro.

 

::tudo::  ::tudo::

 

Valeu Edson pelos esclarecimentos.

 

::tudo::  ::tudo::  ::tudo::

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Achei importante o que o astra mencionou sobre podium ,,,,, pois se vc tem um motor que esta acertado no seu limite usando a podium voce ganha melhor desempenho porem seu motor vai trabalhar acima do giro recomendado.... Eu particularmente dou muitaimportancia a isso .....abraxxxx

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Aristides,

 

Talvez nao fui claro, nao vai aumentar o rpm do motor usando a podium, as octanas nao farao isso por vc, elas irao RENDER mais.

 

Vamos dizer que vc tenha passadas constantes de 10 passos por 100 metros, conforme vc passa o tempo fica mais forte e portanto, vai ter mais força, agilidade, potencia,etc. Mas as passadas nao irao mudar entendeu? Vc pode atingir esses 10 passos mais rapido, com menos esforcos. 

 

Assim como a pratica de exercicio soh vai te melhorar, a podium tb soh vai te ajudar.

 

Mas aumentar as rpm/passadas, nao vai.

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