Ir para conteúdo

Multifilamento - Barcelos (II)


Carlos Vettorazzi

Posts Recomendados

Tenho o costume de usar líder de fluorcabono nas pescarias de tucunaré com linhas de multifilamento.

 

Este ano pretendo experimentar a PP 80 lb sem líder.

 

Qual o nó mais confiável para atar a linha de multi diretamente ao snap ou isca.

 

Li qualquer coisa sobre "dobrar" um pedaço da ponta da própria multi para reforçar o nó com o snap. Como seria esse procedimento?

 

Abraços e obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Carlos, Acho que for usar sem leader, a 65lb esteja de bom tamanho, é uma linha com 0,50mm de diâmetro (no paquímetro e não 0,41mm como declarado na embalagem). Na minha opinião 80lb é um exagero, a linha é uma corda, alguns pescadores usam essa nos peixes de couro com sucesso. Mas gosto é gosto, cada pescador tem o seu, ao meu ver a 65lb é resistente demais e se trabalhar bem o peixe, não terá grandes problemas! Sobre atar a linha multi direto no snap, costumo usar o ''palomar'', aprendi com os guias de lá, é muito resistente e fácil de fazer.

 

Um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Li qualquer coisa sobre "dobrar" um pedaço da ponta da própria multi para reforçar o nó com o snap. 

o Palomar é um nó "dobrado" ... acho o mais prático ...

 

eu uso o AG Chain knot ( com 2 voltas  no snap ) ... mais demorado , mas mais resistente e não fica "caroçudo" ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Carlos, Acho que for usar sem leader, a 65lb esteja de bom tamanho, é uma linha com 0,50mm de diâmetro (no paquímetro e não 0,41mm como declarado na embalagem). Na minha opinião 80lb é um exagero, a linha é uma corda, alguns pescadores usam essa nos peixes de couro com sucesso. Mas gosto é gosto, cada pescador tem o seu, ao meu ver a 65lb é resistente demais e se trabalhar bem o peixe, não terá grandes problemas! Sobre atar a linha multi direto no snap, costumo usar o ''palomar'', aprendi com os guias de lá, é muito resistente e fácil de fazer.

 

Um abraço

palmas::  palmas:: concordo. 65 lbs não precisa de leader.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

so uso 65 libs sem lider...  acho a de 80 libras um exagero tambem, muito grossa, desnecessario, uma linda boa de 65 libras, dificilmente vai romper... e sempre dara conta do recado...

todos os guias que pesquei na AMazonia ate hoje, sempre falam que lider e uma furada, todos eles, sem excessao... eles dizem assim, RAPAZ ESSE NEGOCIO DE DAR NO NA LINHA, A LINHA ROMPERA NO NÓ DO LIDEAR...

esse negocio de dar no na linha. nunca foi comigo, espero que nunca precise pescar num lugar que tenha que usar lider., pois nem sei dar o no de lider. e nunca pretendo usar isso...  ainda mais que o nó do lidear fica pegando no passado da vara... 

 

 boas pescarias

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 RAPAZ ESSE NEGOCIO DE DAR NO NA LINHA, A LINHA ROMPERA NO NÓ DO LIDEAR...

rsrrsrs ... eu acho isso "papo furado" ( opinião do guia ) ... o nó está lá , só que em um caso está no lider, e no outro está no snap ...

 

"se" tiver que romper , logicamente vai ser no ponto mais fraco ( que é o nó , independentemente da onde esteja ) ...

 

já fiz vários testes , e te garanto que um nó de lider "bem confeccionado" ( esse é o problema ) não altera em nada a resistência da linha ...

 

* mas no AM , realmente não vejo necessidade de lider ...

 

abrass

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

rsrrsrs ... eu acho isso "papo furado" ( opinião do guia ) ... o nó está lá , só que em um caso está no lider, e no outro está no snap ...

"se" tiver que romper , logicamente vai ser no ponto mais fraco ( que é o nó , independentemente da onde esteja ) ...

já fiz vários testes , e te garanto que um nó de lider "bem confeccionado" ( esse é o problema ) não altera em nada a resistência da linha ...

* mas no AM , realmente não vejo necessidade de lider ...

abrass

2 X ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

rsrrsrs ... eu acho isso "papo furado" ( opinião do guia ) ... o nó está lá , só que em um caso está no lider, e no outro está no snap ...

 

"se" tiver que romper , logicamente vai ser no ponto mais fraco ( que é o nó , independentemente da onde esteja ) ...

 

já fiz vários testes , e te garanto que um nó de lider "bem confeccionado" ( esse é o problema ) não altera em nada a resistência da linha ...

 

* mas no AM , realmente não vejo necessidade de lider ...

 

abrass

em Barcelos professor Ito , o guia me falou a mesma coisa , que não usam leader por lá , acabei abolindo o leader depois do 3º dia , e de fato não mudou nada......( sei fazer bem feito hsuahushaushau ) 

 

no caso , como pode entrar muito peixe grande por lá ( que infelizmente não foi meu caso  Frio::  Frio::  Frio::  ) um segundo nó , no caso o leader , seria um elo mais fraco , assim como o snap.......( nas hélices também não usava , era linha direto no pitão ) 

 

quanto menos ponto fraco , melhor..........porém , no sal , a coisa muda ( ao menos para mim ) 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aproveitando o tópico, eu vou pela primeira vez e já penso em não usar lider nem snap, qual nó ficaria resistente na multifilamento direto no pitão? ?

no snap é fácil fazer um palomar mas fazer direto na isca iria gastar muita linha e dar um trabalhinho!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu acho que um bimini fica legal .... e prático ... 

 

mas eu uso solid ring + split ring ...com AG Knot ... "acho" que fica mais resistente ( só pincho popperzão assim ) ... 

 

mas é só uma opinião , ok

 

* pode fazer o AG Knot direto no pitão ... desconheço nó mais resistente que esse ... ( só dá trabalho ... rsrrs ) ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

...  "na prática" vce tá fazendo nó com uma linha mais grossa ... ( por isso é mais resistente ) ...

 

e se puir , perde 1 m de multi ... ( tremendo desperdício ) ...

 

sinceramente , acho o palomar ( rápido - fácil - resistente ) o melhor .... só não acho mais resistente que o AG ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aproveitando o tópico, eu vou pela primeira vez e já penso em não usar lider nem snap, qual nó ficaria resistente na multifilamento direto no pitão? ?

no snap é fácil fazer um palomar mas fazer direto na isca iria gastar muita linha e dar um trabalhinho!!!

 

P/ usar direto no pitão da isca, ou tbem p/ amarrar a linha no carretel da carretilha, eu uso o Nó único...confiável e bem fácil de fazer.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...