Ir para conteúdo

Desafio, soltar o maior peixe da sua vida.


Posts Recomendados

Já soltei milhares de peixes antes, quem já pescou comigo aqui do fórum é testemunha de que raramente levo um peixe para casa. Mas acho certo matar peixe para comer, principalmente por que é só assim que sabemos a procedência do peixe que estamos comendo. Além disso como sou contra pesca com redes, prefiro não dar dinheiro para a indústria pesqueira que usa redes para captura. Evito até pescar com camarão pois é fruto da prática que mais depreda o ambiente, que é a rede de arrasto. Pra piorar não gosto do sabor dos peixes criados em tanques, com ração, desconfio que nestas rações possam existir anabolizantes esteroides para o crescimento mais rápido.

 

Sabendo que sou a favor do consumo de peixe, pescado por pescadores amadores e pescadores esportivos. Fica parecendo antagônico o desafio que venho propor. Mas não é e eu te explico. Todos nós de uma certa maneira soltamos peixes quando estamos pescando, por vários motivos, como peixes muito pequenos, fora de medida, peixes que não são bons para cozinhar, etc..., até para não ter que limpar o peixe em casa e evitar bronca da patroa. 

 

Agora soltar o maior peixe que você já capturou é totalmente diferente. E por isto esta soltura é muito significativa. Na verdade um desafio para uma pessoa que como eu, que comecei a pescar numa época que não soltava nem um lambari. 

 

Ai segue o vídeo da soltura do maior tucunaré Azul que já fisguei. E o melhor dentro do estado de São Paulo.

 

Aproveito também para agradecer as mensagens pelo meu 51o aniversário, estava viajando e só voltei na quinta. Mais de um més viajando com a patroa, agora estou louco para pescar.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns duplo Amestieri   aplauso:: pela captura e soltura do amigo tucuna!!!  ::tudo::

 

Tema este que nunca irá ter fim. Eu tbm comecei a pescar quando criança e na época a "cultura" era de que bom pescador trazia muito peixe.

 

Infelizmente não tenho tantas fotos para relembrar o maravilhoso rio de água corrente que tinhamos aqui no quintal. buaa::

 

Com o auxílio de câmeras/celulares a história mudou muuuuito e sem hipocrisia, hoje nossa turma preza mais a boa pescaria e ter as lembranças no PC do que matar aquele que nos proporciona momentos inesquecíveis

 

AO TODO SOMOS 6 APAIXONADOS POR PESCARIAS E TODOS SOLTAM 100% DAS CAPTURAS

 

E TODOS TROFÉUS, COM SOLTURAS DEVIDAMENTE FILMADA

 

:amigo:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pesco desde criança por incentivo do meu avô. Quando criança não soltava nem um lambari, mas isso mudou muito.

Desde aquela época temos fotos com grandes surubins, pintados que capturávamos no rio em nossa fazenda aqui em Goiás

Aquela época nosso freezer ficava sempre cheio com enormes exemplares.

 

Hoje em dia todos praticamos a pesca esportiva, ensino minha esposa meus irmãos mais novos a praticarem também a pesca esportiva.

E ja pudemos perceber o crescimento de exemplares que há pouco haviam começado a desaparecer no rio.

 

Acredito que o futuro da pesca, dos meus filhos (que ainda estão por vir) e dos meus netos seja hoje, pescando e soltando teremos grandes exemplares para fazer a alegria de todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já matei muito peixe e já levei muito peixe para casa, mas já alguns anos só abato o peixe para comer lá na pescaria, como muito peixe em casa mas apenas peixes de criatórios, não tenho esse preconceito com peixes de criação, a psicultura é a melhor maneira de acabar com a pesca predatória, nossa alimentação se baseia na agricultura e na pecuária e porque não na psicultura tb??? Se for preocupar o que tem na ração do peixe e não sei o que, te falo que comer um tomate ou um morango é bem mais prejudicial e mais perigoso do que um peixinho criado na base da ração.

 

Mas sem mais delongas a única filmagem mais ou menos decente que tenho de uma soltura, preciso filmar mais  blink::  blink::

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Show de bola Augusto , bela matriz que voltou para deixar para nós pescarmos seus herdeiros , parabéns pela atitude hj em dia principalmente aqui no Sudeste temos os nossos rios muito predados , parabéns novamente pela iniciativa e  por colocar aqui para todos nós tomarmos esse mesmo tipo de atitude.

É assim que vamos repovoar nossos rios e lagos para dar continuidade a nossa pesca.

ABRAÇOS !!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera do meu Goiás ta presente firme aqui hein. 

 

Bem, no meu caso fui criado em uma família de poucos pescadores, mais os poucos que tem, tinham aquele velho lema de abater todos os peixes. Aos poucos vou implantando a mentalidade do pesque e solte, e estou tendo alguns resultados, principalmente utilizando a explicação que peixe não brota do fundo do rio/lago, que eles precisam de certo tempo pra gerar prole etc. Enfim, tenho um video aqui que estava pescando alguns tucuninhas em uma represa particular de um tio meu no estado do Tocantins. Ele me autorizou a levar quantos eu quisesse, mais como eu sabia que estavam em epoca de desova nao levei nenhum e expliquei i porque. Nesse video o Tucunaré estava bem fraco pra se recuperar, mais com um pouco de paciencia foi pra vida devidamente. Em anexo:

 

https://www.youtube.com/watch?v=1U32MHnQiQM

 

Abraço e boas pescarias !! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Infelizmente ainda impera uma inversão de valores.

 

Soltar o maior peixe ou vários peixes de bom tamanho é um momento ímpar. AFIRMO

É a celebração. 

É o Veni, Vidi, Vici.

 

Como matar quem , com vc, combateu um bom combate?

 

O desafio, a técnica posta à prova e que se finda com o embarque de um belo exemplar , independente da dimensão; não pode acabar em MORTE.

 

Mais , ressalta-se a INTELIGÊNCIA, já mencionada pelos colegas, que é soltar aquele que está no ápice genético de sua população. Que além das batalhas proporcionadas ainda irá lhe deixar filhos semelhantes, perpetuando assim a disputa parelha.

 

Matar o troféu é assumir a mediocridade.

Assumir ao seu íntimo que  jamais conseguirá pegar novamente um peixe TÃO MAGNÍFICO.

É assumir que o troféu é fruto do acaso, da sorte e do improvável.

E não de sua percepção, apostas ou escolhas.

É dizer aos quatro ventos, "nunca mais".

 

Por isso matar, e esquecer no freezer.

E lá jaz,  junto a ele, a sua competitividade.

A emoção transformada em pedaço gélido de carne.

 

Não mentirei em dizer que jamais matei um peixe grande.

E que jamais assumi a minha mediocridade.

Mas sem dúvida, depois que compreendi , não mais o fiz.

Fiquei um pouco mais inteligente, acho.

 

 

ABS. :amigo:

 

* em dias de tanta discussão sobre quem diz, ou quem faz ou quem fala, por favor compreenda o sentido de minhas palavras e digo que elas não manifestam acusações a ninguém, apenas ideias de um pescador arrependido por não ter soltado mais peixes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Belas palavras Rodrigo!

 

Apenas a titulo de curiosidade.

 

Os valores se invertem de uma tal forma que na última pescaria parecíamos um bando de sensíveis dentro do barco kkkkk  :gorfei:

 

Um pegou um peixe e infelizmente isca encharutada. Pediu ajuda ao outro e de repente fiquei ouvindo:  seila::

 

-TADINHO....FIQUE TRANQUILO NÃO MACHUCOU...ELE VAI FICAR BEM?...SIM....

 

:gorfei:  :gorfei:   :gorfei:

 

INVERSÃO COMPLETA DE VALORES  danca::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Belas palavras Rodrigo!

 

Apenas a titulo de curiosidade.

 

Os valores se invertem de uma tal forma que na última pescaria parecíamos um bando de sensíveis dentro do barco kkkkk  :gorfei:

 

Um pegou um peixe e infelizmente isca encharutada. Pediu ajuda ao outro e de repente fiquei ouvindo:  seila::

 

-TADINHO....FIQUE TRANQUILO NÃO MACHUCOU...ELE VAI FICAR BEM?...SIM....

 

:gorfei:  :gorfei:   :gorfei:

 

INVERSÃO COMPLETA DE VALORES  danca::

Vc é IMPAGÁVEL Marcelo.

:gorfei:  :gorfei:  :gorfei:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

parabéns a todos que praticam a pesca esportiva, suo apaixonado por pesca de tucunarés mas na minha região infelizmente não tenho este peixe maravilhoso por perto, e só vou pescar de 6 em 6 meses, ha 2 ou 3 anos atras quando estava me preparando para viajar vi 2 peixes no me freezer, então percebi a grande %$#¨%#% que estava fazendo deste momento em diante trago 1 peixe para minha esposa e filhas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

   Dizer que começou direto na pesca esportiva seria praticamente impossível... mas a gente acaba encontrando a razão, e compreende que peixe na água, é a melhor forma de pescar que existe.. sempre existirá peixe se todos compreendessem o GRANDE gesto de soltar peixes.. 

 

 

  Comer um peixe é muito bom.... mas os pequenos devem ficar na água para crescerem... os grandões..ah os grandões.. como é bom pegar um peixe grande... eu, particularmente, vou mais atrás de tucunaré azul.. e posso dizer que o maior que consegui pegar na vida, eu soltei... quando quero comer.. basta 1 ou 2 entre 1,5kg a 2kg que basta.. mais que isso gera desperdício e uma maldade com nossos peixes...

 

  Segue soltura do meu troféu.. 4,6kg de pura força!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

   Dizer que começou direto na pesca esportiva seria praticamente impossível... mas a gente acaba encontrando a razão, e compreende que peixe na água, é a melhor forma de pescar que existe.. sempre existirá peixe se todos compreendessem o GRANDE gesto de soltar peixes.. 

 

 

  Comer um peixe é muito bom.... mas os pequenos devem ficar na água para crescerem... os grandões..ah os grandões.. como é bom pegar um peixe grande... eu, particularmente, vou mais atrás de tucunaré azul.. e posso dizer que o maior que consegui pegar na vida, eu soltei... quando quero comer.. basta 1 ou 2 entre 1,5kg a 2kg que basta.. mais que isso gera desperdício e uma maldade com nossos peixes...

 

  Segue soltura do meu troféu.. 4,6kg de pura força!

 

1000 X  ::tudo::  ::tudo::  ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...