Ir para conteúdo

COMPARTILHANDO...ajuda aí


Marcelo Terra

Posts Recomendados

Bom dia amigos!  joia:::

 

Realizamos pescarias aqui no sudeste e devido a seca fomos obrigados a mudar totalmente nosso método de pesca "deslocamento".

 

Quando os reservatórios tinham nível normal, a navegação era mais fácil, então percorríamos os "melhores" pontos com o motor de popa e só então explorávamos o local escolhido no elétrico.

 

Estes "melhores" pontos, foram decididos ao longo de muitos anos de pescarias por ter apresentado bons resultados. Com a seca, dificultou o desembarque do barco com motor de popa então para não ficar sem pescar  ::medo::  fomos obrigados a pescar "próximo" ao local de desembarque apenas com motor elétrico no barco. 

 

As primeiras pescarias não foram tão animadoras por que percorríamos um pequeno trecho. A cada nova pescaria íamos mais longe  oloko:: e as coisas começaram a animar  smile:: . Hoje temos duas baterias de 115ah e percorremos por volta de 30km num dia de pesca (15 de ída e 15 de volta). Nossas últimas dez pescarias foram muuuito mais produtivas de quando utilizávamos motor de popa.

 

Deve ser por este motivo que pescar com guia da região é vantajoso. Hoje "conhecemos" neste trajeto  inúmeros pontos bons de peixes que antigamente passávamos sem explorar.

 

Maior probabilidade  ::please::

 

Vamos contribuir galera?  ::tudo::

 

:amigo:

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Blz amigo Astra joia:::

 

Pescamos no Tietê em um braço conhecido como Jacaré. Por aquelas bandas não existe pousada, temos acesso por uma fazenda de um amigo onde pescamos há uns 20 anos o tucunaré. (local bem preservado). 

 

Quando o rio baixou, as margens ficaram uma lama só e nosso barco que ficava a 5m da água, hoje está a 700m  chorei:: . Inviabilizou o motor de popa tbm pq é quase impossível navegar com velocidade.

 

32ab9d5c-fa62-40a4-b1ca-83409101cf5d_zps

Da uma espiada o quanto a água ficou longe do ponto de onde o barco ficava.

 

244358b2-f3ba-4b1d-911c-6f114bd11904_zps

Onde temos que passar para continuar navegando.

 

Para percorrer este trajeto Astra navegamos praticamente "sem parar". Apenas nos melhores locais ou quando temos ação nas iscas e continuamos a navegar no elétrico sem exercer pressão de pesca nos locais.

 

legal::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal esse tópico Marcelo.

Sem dúvida nós pescadores passamos batido por muitos pontos sem nem imaginar que podem ser bons.

 

Aqui no Rio grande também, há muita variação na cota da água, bem  mais que aí no Tiete, que sempre foi historicamente mais estável.

 

Em anos normais, a nossa represa varia em média 10 a 15 metros, todo ano. Com a seca ela ficou mais tempo baixa, mas agora subiu muito.

Oque eu constatei é que pontos de pesca são influenciados radicalmente. Conheço pontos que só se pega na água alta, outros só na média, e agora tivemos que descobrir os de água baixa. Cada mudança de nível impõem um novo estudo e busca por pontos. 

Assim quando chego pra desembarcar, vejo a altura que água está na rampa, já começo a tentar lembrar dos pontos para aquela situação.

 

Sobre a vantagem de ter guias eu acho que é natural, pois eles vivem lá e guardam esse know-how da região. Sabem quais pontos terão peixes. Mas em determinadas situações são dispensáveis. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande parte dos pescadores(eu me incluo um pouco também...kkkk) tem a mania de achar que o peixe esta sempre longe.

 

As vezes navega por vários minutos para chegar a um ponto, mas talvez o peixe estava 10min de onde desembarcou, acontece.

 

Agora, 30km no motor elétrico é coisa hein? :choquei:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então Luiz, nas primeiras pescarias só de elétrico não percorríamos nem a metade deste trajeto. Daí vamos descendo um pouquinho mais e mais  :choquei: ...

 

Além de passar lentamente por todo trajeto, conhecendo bem as estruturas, também estipulamos um trajeto que nos proporciona pescar sempre sem olhar para o sol (vamos por uma margem e voltamos pela oposta).

 

Ajudou bastante na canseira do final de pescaria (chegamos menos arrebentados).

 

joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

rapaz.... 30km num motor 15 hp, acelerando no talo, é praticamente 1 hora +- dependendo do motor até um pouco mais...em linha reta, barco leve, em no maximo 2 pessoas com tralha leve, sem vento, nem marola ....

 

nao duvidando, mas eh km pra caramba...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

rapaz.... 30km num motor 15 hp, acelerando no talo, é praticamente 1 hora +- dependendo do motor até um pouco mais...em linha reta, barco leve, em no maximo 2 pessoas com tralha leve, sem vento, nem marola ....

 

nao duvidando, mas eh km pra caramba...

Astra começamos a navegar por volta das 6 da manha e retornamos as 6 da tarde (12horas). 

A maior parte do trajeto entre a velocidade 01 e 02 e quando estamos em pontos ruins que utilizamos no 5.

 

Esses 30Km naturalmente é um aproximado do total onde fizemos várias medições no Google Maps.

Que sejam 25km, sei lá  seila::

 

Não consegui copiar o local de nossa pescaria no Maps. Tem alguma forma de fazer isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como parceiro de pescaria do Marcelo há mais de 10 anos afirmo, são de 25 km pra cima com certeza, e garanto que essa pescaria, além de mais produtiva é nada monótona, estamos sempre "andando" inclusive na hora do almoço onde navega-se e arremessa entre uma garfada e outra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcelão, blz?

 

Eu pesco muito no jacaré e nos  demais braços por lá....

 

uma opção que faço quando vou no jacaré, é descer em aracangua...alugo um barco lá e levo meu motor..

 

em 2 pessooas no 25, demoramos meia hora para chegar nos pontos do jacaré....

 

o jacaré é um lugar ainda muito bom porque não tem nenhum rancho por lá e é longe, mas as pousadas de sud mennuci tem muita gente que anda uma hora para pescar por lá e matam muito peixe, infelizmente...

 

enquanto a mentalidade da maioria não mudar, infelizmente a tendência é pescar cade vez mais longe para poder encontrar os peixes..

 

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcelão, blz?

 

Eu pesco muito no jacaré e nos  demais braços por lá....

 

uma opção que faço quando vou no jacaré, é descer em aracangua...alugo um barco lá e levo meu motor..

 

Realmente Rodrigo uma das opções próximas. No "braço" aracangua já peguei peixe bom por lá mas é mais batido que o jacaré, bem menor tbm.

 

:amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se descer na Pousada Estância Primavera em Sud Mennucci da ora navegar até o Jacaré em mais ou menos 30 a 40 minutos de motor 25hp. Se for onde estou pensando.

Enviado de meu D6633 usando Tapatalk

Grande Neto!

 

A questão na verdade não é onde descer, mesmo pq não troco nosso "paraíso" kkkk mas sim a diferença de pescarias entre pontos distantes e sair explorando "tudo" pelo caminho  joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como parceiro de pescaria do Marcelo há mais de 10 anos afirmo, são de 25 km pra cima com certeza, e garanto que essa pescaria, além de mais produtiva é nada monótona, estamos sempre "andando" inclusive na hora do almoço onde navega-se e arremessa entre uma garfada e outra.

Vai chover  :gorfei:  :gorfei:  :gorfei:

 

Que bom te ver por aqui. Fique a vontade  lingua2::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Conforme solicitação do nosso amigo Astra...

 

7ee8f3eb-2094-43e2-bab1-92be20b874fc_zps

Realmente fiz uma medição com o Maps bem ampliado pelos locais por onde nosso barco passa, o resultado foi 25,56Km.

 

Não levando em conta aquelas "voltadas"  :gorfei:  pq os teimosos arremessaram no meio da pauleira e só voltando para não perder a isca  mau::

:gorfei:

 

:amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...