Ir para conteúdo

ESPORTIVIDADE NO USO DE MONOFILAMENTO X MULTIFILAMENTO


Luciano Soares

Posts Recomendados

Gostaria de saber  a opinião dos pescadores a respeito ?

 

Eu sempre fiz uso de mono especificamente os da Aplaudd, e de dois anos pra cá passei a utilizar o multi sempre o Samurai Daiwa 40lbs.

Visto que sempre pesco aqui no Sudeste, onde os peixes não atingem tamanhos fenomenais como na Amazônia.

Analisando bem eu não acho esportivo o uso do multi, pois usar uma linha com resistência de 18,15kg para pescar um tucunaré de 2kg em média, onde fica a esportividade nessa situação, visto que as varas usadas são em média 15lbs.

Numa situação desta o peixe não tem nenhuma chance diante de uma resistência da linha, não é meio de desleal chamar isso de esportivo.

Para pesca de açus na Amazônia onde a resistência x bitola são importantes eu até concordo, pois senão teríamos que ter um carretel gigante imagino, mas aqui no sudeste para pequenos peixes acho que não cabe.

 

O multifilamento, quando muito fino eu acho que acaba por encavalar encima dos fios e provoca aqueles nós chatos, quando mais grosso acaba ficando na bitola de um monofilamento, então qual a utilidade do multi.

Eu já perdi iscas sinking por causa destes nós que se formam no decorrer da pescaria, e percebi que com o passar do dia ele começa a encharcar por melhor que seja o multi, elas começam a absorver água, e acabam por afetar os arremessos.

O monofilamento não encharca, eu acho que as cabeleiras são mais fáceis de desfazer .....

Então eu acredito que o custo beneficio do monofilamento é bem melhor, pois um carretel de 300m de uma boa linha custa 60,00, com resistência de 16lbs, se encabelar e não tiver jeito você mete o canivete e já era.

Enquanto 300m de multifilamento custam próximos dos 250,00, é 3x maior o custo do multi.

Com o custo de um carretel de 300ml de multi, conseguimos comprar 5 carretéis de mono e fazer 10 pescarias trocando 150m de linha nova a cada pescaria.

 

Esportividade, eu não acredito ... pois quem pesca por lazer não se importa em perder um ou outro peixe.

e ainda vem o líder de flúor, que são uns guindastes também com uma resistência ao peso fenomenal, sem chances para o peixe.

 

Alguém pode opinar a respeito das vantagens do uso do multi, mais especificamente para os peixes aqui do Sudeste, visto que lá pra cima as situações e espécies são um pouco mais brutas, kkkkk

 

grande abraço,

 

 

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

isso é muito relativo Luciano ... eu vejo a vara como muito mais importante ( no quesito esportividade ) ...

veja bem , se eu necessito de 150mts de uma linha 20lbs ( isso daria 0,35/037 ) tenho que pensar em algo como carreta tamanho 100/200 ( e para equilibrar, teria que ser uma vara em torno das 17 lbs ) ...

se eu utilizar multi em torno de 0,20mm ( em torno de 20 lbs ) posso tranquilamente utilizar carreta tamanho 50 ( eu acho muito mais esportivo ) e para equilibrar , uma vara 12 a 14 lbs ...

 

tudo é "relativo" ...

 

em se tratando de durabilidade , tenho Power pro a mais de 10 anos e perfeita ... antes utilizava Trilene e tinha que trocar em 3 a 4 meses ...  ( para mim o custo/beneficio é muito melhor ) 

 

esportividade, voce obtém muito mais, "equilibrando" seu equipamento do que propriamente deixando ele mais "frágil" ( com melhores chances para o peixe ) ...

 

quanto `"encavalar" e "nós" ... bom isso eu te digo com certeza ( de usuário a mais de 15 anos ) que é "uso correto" , não só da multi , mas do equipamento como um "todo" ...

 

bom ... é o que eu penso .... rsrsrs

 

abrasss

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esportividade não depende de linha, depende da vara, do anzol e também da maneira como o pescador trabalha o freio da carretilha ou molinete, mesmo com um linha 0.80mm, deixando o freio mais solto e usando uma vara de libragem menor, garante-se uma boa briga.

Quanto à resistência da linha, ela não se refere ao peso do peixe, pois esse quando briga para não ser capturado, imprime uma força muito maior que seu peso.

Falo essa besteiras acima apenas de opinião é claro, pois de conhecimento técnico não possuo nenhum e adoro utilizar multi ;)

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cabeleira de Monofilamento é mais fácil de desfazer?  rindo3::

A linha mono cria memória, aí todo o arremesso dá aquela enroscada.

 

Use uma linha mais fina Luciano. 40lbs aqui é um exagero.

 

O resto o Ito explicou com exatidão.

 

Também vai muito do local em que se pesca. 

Se vc fisgar um peixe em local limpo vai poder trabalhar com mais tranquilidade aliviando a fricção e deixando o peixe cansar.

Mas se o local tiver muita estrutura, cercas, paulera, aí a linha mais grossa é o deferencial pra conseguir embarcar o peixe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Armando, tudo bem ....

No meu caso, eu tenho um conjunto que uso para iscas vivas, de molinete que eu uso com um molinete tamanho 2000, uma vara 15lb e monofilamento owner broad 0,24/14lbs, e acho que fica bem esportivo, e já peguei tucunarés de 3,5kg com este conjunto, e a esportividade é fenomenal, pois ai você necessita de um pouco mais de habilidade para retirar o peixe, e a briga se torna justa e bem legal.

Agora se eu utilizasse um multi no molinete da mesma bitola da mono, isto dobraria a resistência da linha, tornando um guindaste o conjunto, não seria assim....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo, mais fácil de desfazer na da seguinte maneira .....

rolou aquela cabeleira, o ponto tá bom, você mete o cortador de unha corta, corta o excedente e manda ver, entende. :gorfei:

se o carretel ficar muito vazio , você enche de novo, com 30 conto tá cheinho, e manda ver,

com o multi é bem mais caro, a maioria dos pescadores não mete o canivete nem a pau, tipo aquela conversa " o que !!  cortar minha Gallis, nem f..." :gorfei:

e fica desebolando a cabeleira .....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo, mas até que eu acho a Samurai bem fina de 40lb,  se não me engano 0,28, eu nunca usei multi mais fina, por recomendação de guias de pesca ai da região,

pois me disseram que quanto mais fina a linha mais propensa a cabeleiras e menos resistência a trancos.

Segundo experiência deles....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora se eu utilizasse um multi no molinete da mesma bitola da mono, isto dobraria a resistência da linha, tornando um guindaste o conjunto, não seria assim....

mas aí , a relação não é essa ... não se pode "jogar" a mesma bitola quando de utiliza multi e mono ...

 

veja bem , "se" voce colocar mono em torno de 15 lbs em um molinete 2000 , seria algo de 0,32/0,35mm ... não vai caber 70 mts .. compreendeu a minha linha de raciocínio ? ...

para caber uns 150m de multi , teria que ser algo em torno de 0,20mm pra baixo ( eu utilizo 0,15mm em molina 2000 ) ...

 

e é aí onde eu chego no "equilibrio" ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 " o que !!  cortar minha Gallis, nem f..." :gorfei:

e fica desebolando a cabeleira .....

mas pescaria é um aprendizado de "paciência" ... uheuheuehu

 

pois me disseram que quanto mais fina a linha mais propensa a cabeleiras e menos resistência a trancos.

sim ... e não ... rsrrss ( deve tá me xingando né ? ... rsrrs ) ....

menos resistencia trancos , com certeza ( mas é mais que uma mono similar ) ... e o que dá cabeleira é embobinamento incorreto e/ou multi macia demais ( sem contar os passadores ) ...

existe uma "regra" ( no mercado japonês ) que diz: ... linha macia em molinete ... carreta se usa linha dura ...

 

* mas eu não levo isso muito em consideração ... hehehhehe

 

ah ... e outra coisa que pouca gente se atenta ... uma boa multi 4x é mais forte a "impacto e abrasão" do que uma multi 8x ... a multi 8x é mais forte em tração "contínua" .... ( tudo isso pela disposição e espessura dos fios que irão compor a trama )

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Armando, excelente esclarecimento a respeito do 4x e 8x, eu particularmente não sabia ...

e essa do mercado japonês, também não sabia ......

 

agora esse negócio de Paciência, é coisa do mercado japonês também, essa eu já sabia ..... :gorfei: :gorfei: :gorfei:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Armando, excelente esclarecimento a respeito do 4x e 8x, eu particularmente não sabia ...

e essa do mercado japonês, também não sabia ......

existem testes ( japoneses e europeus ) que comprovam o que disse ( só não me peça aonde , pq nem sei mais  ... rsrrs ) ...

e na "prática" é o que tenho notado ... 

lógico , existem várias qualidades de multi , então isso tbem é "relativo" ...

 

agora esse negócio de Paciência, é coisa do mercado japonês também, essa eu já sabia ..... :gorfei: :gorfei: :gorfei:

uheuhueheu .... quem já viu um "tilapeiro" japa , sabe bem o que é isso ... uehuehueh

 

abrasss

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Armando, Esse esclarecimento a respeito da formação das cabeleiras ..

Embobinamento incorreto, pode ser ... você pode até embobinar bem firme, mas ao longo da pescaria ela vai afrouxando um pouco, concorda.

Agora com a respeito a maciez da linha eu acho que tem bem a ver sim, não só com a maciez,  mas também com a maquina que esteja usando e tipo da vara.

Pois eu realizei há alguns anos atrás uma pescaria com uma Linha YGK Gallis Ultracastman, em uma daiwa zillion type-r, e uma quantum, e até hoje

achei a linha mais macia que usei.

 

Só que na Daiwa a cabeleira era quase impossível, e na Quantum as cabeleiras eram bem mais frequentes, e me lembro que a linha na Quantum não chegou até o final da pescaria de 4 dias, pois antes do final eu troquei a linha da Quantum.

Em outra pescaria em Miguelópolis eu levei uma Daiwa com Samurai ,uma Chronarch 51 com sufix e uma Curadinho 51, com Ygk e acabei por usar mais

a Chronarch, com Sufix, por apresentar uma performance melhor durante o dia, e sem essa de ficar regulando peso de isca cirurgicamente.

 

As varas sempre usei as varas comerciais, que não mudam muito em relação de uma para outra, no quesito passadores, a sua maioria é fuji alconite, e média para rápidas

 ..

quando tiver oportunidade vou fazer o teste com 4x e 8x nas mesmas condições para ver ....

 

Quanto aos tilapeiros japa,  dá até cansaço de ver a paciência deles, e fora do normal .... palmas::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só que na Daiwa a cabeleira era quase impossível, e na Quantum as cabeleiras eram bem mais frequentes,

a Zillion é uma das carretas mais equilibradas que eu conheço ( tirando a Alphas ) ... tanto é que tenho ela e a PE Special ...

Quantum nunca gostei ... e já tive Accurist , Catalyst , Exo e Smoke ...

 

Em outra pescaria em Miguelópolis eu levei uma Daiwa com Samurai ,uma Chronarch 51 com sufix e uma Curadinho 51, com Ygk e acabei por usar mais

a Chronarch, com Sufix, por apresentar uma performance melhor durante o dia, e sem essa de ficar regulando peso de isca cirurgicamente.

são basicamente a mesma carretilha , acho que isso é diferença de produção ... poderia ser ao contrário ...

 

* nunca gostei de Sufix ( 832 ) .... mente na bitola e esgarça muito ... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Embobinamento incorreto, pode ser ... você pode até embobinar bem firme, mas ao longo da pescaria ela vai afrouxando um pouco, concorda.

então, uso multi a pelo menos 15 anos ( por intermédio do Tuba , quando começou a introduzir as PP e posteriormente as Tuff Line ) ... uma coisa que eu faço "sempre" é de tempos em tempos , dou um pincho bem longo e recolho apertando ( entre os dedos ) novamente .... nunca tive problema de "nó de vento" ...

e tbem por enrolo "ignorantemente" apertada ... rsrrss ... e só utilizo uns 20 a 30 mts na prática ...

 

abrass

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Armando, o pescador Wilson, disse no tópico que a referência da linha não corresponde a resistência ao peso do peixe, então qual seria essa indicação em lbs das linhas ?

o que ele quis dizer ( resumidamente ) é que uma linha de ( supostas ) 10 lbs ( algo em torno de 5 kg ) ... voce tira um peixe de peso infinitamente maior ... ( o que já se é sabido ) ... 20 , 30 , 40 kg ...

 

conta aí , muito mais o trabalho da vara e da experiência do pescador ... ( e do local em sí ) ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Há muuuito tempo não utilizo mono, líder tbm não uso, devido há vários fatores:

 

Mult não tem memória.

Possibilidade de menor diâmetro > resistência perante mono.

Desfazer cabeleiras mais fácil e não ficam danificadas como as linhas mono.

Arremessos mais longos e precisos (no meu caso).

Blablabla........

 

Quanto ao quesito esportividade, (eu acredito) depender mais do pescador que do equipamento. 

(obviamente quando estamos com equipamentos mais "leves" a briga se torna maior).

 

AQUI NO SUDESTE (pesco somente aqui)  chorei::  POR ENQUANTO  paia::

 

Como vc Luciano utilizo mult samurai 40Lb que na verdade é 31mm. Já tentei utilizar as mais finas, más com todas tive problema de "nó de vento".

 

Em nossas pescarias, o dia é de muita ação de peixes pequenos (média 800g) más sempre entram dois, três,....que exigem do equipamento.

 

Somente travo ou seguro o peixe no freio em meio a estruturas caso contrário ajusto e aproveito a batalha.

 

Agora o que mais me atrai na pesca do tucunaré é a emoção do ataque SUPERFÍCIE  alegre::

 

Quer briga boa mesmo? Pial Açu, piapara, pacu, curimba, etc..... ("tucunaré cansa mais rápido")

 

:amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tambem uso multi nessas bitolas entre 0,28 e 0,31 acho que as mais finas são mais difíceis de trabalhar a isca. Usar linhas mult nessas bitolas não tiram a esportividade, já que o peixe vai ser solto mesmo é melhor ele ser embarcado e depois solto do que arrebentar a linha e ir embora com a isca artificial presa na boca.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bitola de linha num tem muito certo ou errado se o cara quer usar líder 0,60 pra pescar robalos no canal de Bertioga como já vi muitos pescadores usando e ele acha que ta certo vai falar que não? rs, Pra mim usar linha de 40lbs pra esses peixes esportivos do sudeste é um absurdo mas pro outro ta certo rs, minhas multi eram sempre de 20lbs agora to usando de 15lbs e acho que o conjunto ficou melhor.

Meu conjuntinho básico:

Vara: liger 12l 5,7

Carretilha: Daiwa alphas r-edition

Linha: multi Triumph 15lbs

Lider: flúor

Agora imagina tirar a linha 15 dessa montagem e colocar uma 40lbs rs não vai casar rs

E que conjunto hein Jorel!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jorel, eu vou ter que comprar uma varinha liger desta de 12lbs, estive numa loja esses dias e pensei em trazer uma rapala de 12lbs.

Essa vara liger tem ação tipo o que ? média , média rápida, rápida, pois a descrição nem sempre condiz com a prática.

 

 

::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

de acordo com as opiniões dos amigos, um discordam e outros concordam que a linha mais fina é mais propensa .... a causar o nó de vento.

eu também optei pela linha samurai 40lbs não pela resistência e mais pela bitola segundo a indicação dos pescadores.

porém como eu disse não acho esportivo arrastar um peixe de 1kg, com uma linha para 18kg. mas usando uma linha 15lb, fica uma linha muito fina, tipo 0,15 se não me engano triumph é dessa bitola. E de acordo com  a minha técnica apuradíssima, a incidência de nó de vento vai aumentar consideravelmente, em torno de 99%. :gorfei:

Mais uma linha nessa bitola 0,31 é mais confortável, sim .... porém as chances do peixe são nulas.

 

Nessa bitola 0,15 eu não consigo nem enxergar a linha, :gorfei: é uma cegueira só, dar um SF numa linha dessas meu Deus, tenho que carregar uma lupa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nessa bitola 0,15 eu não consigo nem enxergar a linha, :gorfei: é uma cegueira só, dar um SF numa linha dessas meu Deus, tenho que carregar uma lupa.

se der nó então ... esquece ... só tesoura .... rsrsrs

 

nunca comprei multi pela libragem ... sempre pela espessura , até pq a resistência ( em se tratando de multi ) é o que menos interessa ... eu olho outras coisas ...

mas acho 0,28 uma linha bem  "coringa" ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O amigo Tedesco já falou meu pensamento no quesito esportividade no uso de multifilamento, pelo contrário o execesso é 100% correto, garantido o preservação do pescado. Evitando o rompimento, evitamos a perda da isca no boca do pescado, garantindo assim sua segurança, uma "batalha" esportiva envolve muito mais a libragem da vara que possibilita que o peixe descarregue a linha consequentemente possibilitando uma possível fuga.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...