Ir para conteúdo

Abastecendo o carretel da Carretilha - Dúvidas


Posts Recomendados

::fisherman , tive uma dúvida sobre abastecimento de linha na carretilha e acredito que esta seja dúvida de outros.

 

Em se tratando de Arremessos, o carretel com menos linha gira mais que um carretel com mais linha?

 

Como devemos considerar as questões de bitola/peso da linha?

 

Qual seria uma cama correta para pesca com linha fina (+ou- 20lbs)?

 

Obrigado.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom sempre trabalho com minha carretilha no máximo, nunca coloquei menos linhas.

Em relação a linha e peso, depende muito da vara e do tipo de pescaria.

Eu utilizo em SM uma linha da way fishing 0,20 25lbs, ou seja uma linha fina que aguenta muita pancada.

Isso vai depender do seu conjunto e seu peixe desejado.

 

Bom é o que eu acredito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por favor, me corrijam se eu estiver errado:

 

Em se tratando de Arremessos, o carretel com menos linha gira mais que um carretel com mais linha?

 

Com o carretel cheio você extrai maior performance da carretilha. Com o carretel abastecido com uma menor quantidade de linha (abaixo do exigível) a taxa de recolhimento diminui e os arremessos tendem a ser mais curto.

 

Mas a questão é: e se a linha arrebentar? já pensou o trabalho e perda de tempo que vai ter para reabastecer o carretel?

 

Como devemos considerar as questões de bitola/peso da linha?

 

Bitola/peso = bitola/libragem? Se for isso, é de acordo com cada fabricante. Como gosto é pessoal, eu uso Sufix 832 porque me oferece uma libragem considerável alta x bitola de menor espessura que, aliada com um conjunto equilibrado, gera arremessos mais longo.

Bitola de linha mais fina tende a cortar a resistência do ar com maior facilidade e gera menos atrito nos passadores.

 

*Lembre-se, a indicação de bitola/Lbs apenas pode ser nominativa na embalagem do produto, há que se fazer testes para atestar a credibilidade da informação. Muitas marcas descriminam uma coisa no rótulo e em testes feitos por usuários do fórum atestam outra coisa.

 

Qual seria uma cama correta para pesca com linha fina (+ou- 20lbs)?

 

Aí depende da metragem da linha principal que você queira abastecer o carretel. O mais correto é utilizar uma linha secundária de mesma bitola para facilitar o cálculo da metragem.

Se for fazer uma cama de linha com linha secundária de maior ou menor bitola, vai ter que fazer um cálculo matemático trabalhoso.

 

A meu ver, a cama de linha trata-se de um recurso com fulcro a economizar a linha primária e caso não queira fazê-la, abasteça o carretel somente com a linha principal e com o passar do tempo de uso você só inverte a linha.

 

 

Tomara que eu tenha te passado a informação certa, mas se eu estiver errado os parceiros do fórum irão nos ajudar. Estamos aqui para aprender.

 

Grande abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em se tratando de Arremessos, o carretel com menos linha gira mais que um carretel com mais linha?

exato ... mas o pensamento é exatamente o contrário ... quantas voltas são necessárias para que a isca chegue ao seu destino de modo mais fácil ( isso é "precisão" ) ...

um carretel cheio ( em comparação a um "meia carga" ) necessita de menor "força inercial" ( arranque do carretel - centro de gravidade ) e menor quantidade de giros ( eficiência ) para a isca alcançar seu objetivo ... ( facilidade - eficiência - precisão ) ... já parou pra pensar , pq as carretas "finesse" tem o carretel raso ? ...

consequentemente , se imprimir a mesma velocidade de arranque em um carretel cheio ( em comparação à um meia carga ) logicamente que a distancia alcançada será maior  ( menor força inercial = mais giro = maior distancia ) ...

e com carretel cheio vc tem mais velocidade e maior taxa de recolhimento ( com a mesma quantidade de maniveladas ) ...

 

Como devemos considerar as questões de bitola/peso da linha?

isso depende do local e dos peixes em questão ... 

pela lógica , quanto mais fina , maior a facilidade de arremesso ( mas isso nem sempre é possível ) ...

 

Qual seria uma cama correta para pesca com linha fina (+ou- 20lbs)?

a cama tem que ser a mais "compacta" possível ... então eu aconselho sempre utilizar cama ( mono ) de bitola semelhante à utilizada ( ou mais próxima possível ) ... no seu caso , algo em torno de 0,15 a 0,20mm ( mono ) ...

o abastecimento final ( com multi ) sempre deve ser o mais completo possível ( respeitando o limite de 1,0 a 2,0mm da borda ...

o que eu faço é , abasteço com multi ... completo com a mono necessária ... depois inverto tudo ...

é trabalhoso , mas o mais correto ...

 

outra ... esqueça libragem ... se preocupe com a "bitola" ... libragem não significa nada em se tratando de multi ( de boa qualidade ) ...

 

abrass

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito que a cama de mono deve ser feita, somente visando economia mesmo ou como já ví alguns pescadores, colocar uma pequena quantidade de mono como cama para amarrar a multi ao carretel!!! Eu utilizo somente a multi e quando percebo desgaste faço a inversão da linha, o que também demora ocorrer, visto que para a pesca com iscas artificiais utilizo um líder de fluorocarbon!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

exato ... mas o pensamento é exatamente o contrário ... quantas voltas são necessárias para que a isca chegue ao seu destino de modo mais fácil ( isso é "precisão" ) ...

um carretel cheio ( em comparação a um "meia carga" ) necessita de menor "força inercial" ( arranque do carretel - centro de gravidade ) e menor quantidade de giros ( eficiência ) para a isca alcançar seu objetivo ... ( facilidade - eficiência - precisão ) ... já parou pra pensar , pq as carretas "finesse" tem o carretel raso ? ...

consequentemente , se imprimir a mesma velocidade de arranque em um carretel cheio ( em comparação à um meia carga ) logicamente que a distancia alcançada será maior  ( menor força inercial = mais giro = maior distancia ) ...

e com carretel cheio vc tem mais velocidade e maior taxa de recolhimento ( com a mesma quantidade de maniveladas ) ...

 

isso depende do local e dos peixes em questão ... 

pela lógica , quanto mais fina , maior a facilidade de arremesso ( mas isso nem sempre é possível ) ...

 

a cama tem que ser a mais "compacta" possível ... então eu aconselho sempre utilizar cama ( mono ) de bitola semelhante à utilizada ( ou mais próxima possível ) ... no seu caso , algo em torno de 0,15 a 0,20mm ( mono ) ...

o abastecimento final ( com multi ) sempre deve ser o mais completo possível ( respeitando o limite de 1,0 a 2,0mm da borda ...

o que eu faço é , abasteço com multi ... completo com a mono necessária ... depois inverto tudo ...

é trabalhoso , mas o mais correto ...

 

outra ... esqueça libragem ... se preocupe com a "bitola" ... libragem não significa nada em se tratando de multi ( de boa qualidade ) ...

 

abrass

 

Aqui ficou bem claro o que eu ainda não havia pensado.

 

Obrigado ITO.

 

 

 

Acredito que a cama de mono deve ser feita, somente visando economia mesmo ou como já ví alguns pescadores, colocar uma pequena quantidade de mono como cama para amarrar a multi ao carretel!!! Eu utilizo somente a multi e quando percebo desgaste faço a inversão da linha, o que também demora ocorrer, visto que para a pesca com iscas artificiais utilizo um líder de fluorocarbon!!!

Faço a cama com uma linha de multifilamento que eu tinha antes... foi enrolada bem apertada para que a linha nova (mais fina) não "encavale" na cama.   <--- kkkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 anos depois...

Como o site do Naclinho está em manutenção vai uma sujestão de cálculos.

 

Cálculo da capacidade de linha no carretel por Site:

CÁLCULO de CAPACIDADE de linha

 

Cálculo da capacidade de cama no carretel por Site:

 

CÁLCULO Capacidade de CAMA no Carretel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...