Ir para conteúdo

Troca de rolamentos


Posts Recomendados

Boa noite pessoal,

Venho pedir comentários dos amigos em relação a troca de rolamentos no desempenho nos arremessos de iscas leves e até 15gr. Conversei com o Eduardo que se prontificou a fazer o serviço.

Gostaria então de saber se alguém já fez as seguintes adaptações e qual foi o resultado.

Shimano metanium hg + hedgehog air bearings

Shimano aldebaran bfs xg + qual rolamento utilizar nesse caso?

Enfim, qualquer compartilhamento de experiência desse tipo de modificação agradeço.

Abraço!

Enviado de meu D6643 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já li muito sobre o assunto e quero colocar em minhas Steezs. A conclusão que cheguei é que para iscas leves (abaixo de 10g) o ganho em arremesso é notável. Para iscas acima de 10g o ganho é meio que imperceptível.

No seu caso eu colocaria hedgehog "Air" na Metanium e hedgehog "Air BFS" na Aldebaran.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já li muito sobre o assunto e quero colocar em minhas Steezs. A conclusão que cheguei é que para iscas leves (abaixo de 10g) o ganho em arremesso é notável. Para iscas acima de 10g o ganho é meio que imperceptível.

No seu caso eu colocaria hedgehog "Air" na Metanium e hedgehog "Air BFS" na Aldebaran.

Abraço.

2x...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei um par desses hedghogs para minha curado ou a cítica 200e e confesso que não me adaptei... A carreta fica " livre demais ", as cabeleiras aumentaram muito!

Tô treinando mais, porque sei que é braveza minha mesmo...é incrível o ganho na distância, quando se acerta....

Por isso, vale a pena sim...mais ta me dando trabalho....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, vou falar da minha curadinho 51e. Coloquei dois cerâmicos nela e vou te contar, arremessa isca leve com certa facilidade e estou falando de 3 a 4 gramas. Para isca acima de 10 gramas para ser sincero acho que atrapalha, pois tenho que ficar regulando toda troca de isca senão já viu.....cabeleira na certa kkkkk.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela ajuda pessoal

 

Comprei um par desses hedghogs para minha curado ou a cítica 200e e confesso que não me adaptei... A carreta fica " livre demais ", as cabeleiras aumentaram muito!
Tô treinando mais, porque sei que é braveza minha mesmo...é incrível o ganho na distância, quando se acerta....

Por isso, vale a pena sim...mais ta me dando trabalho....

Rafael, uma das minhas dúvidas era exatamente essa questão da cabeleira, vi uns vídeos de carretel rodando 1 min sem parar e fiquei assustado imaginando uma cabeleira kkkk

 

Em relação ao rolamento para a BFS, tinha visto justamente esse AIR BFS mesmo. Agora as iscas coloquei até 15 grs, mas o foco são iscas de 4 a 8grs

 

Agradeço a ajuda dos amigos.

 

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Thiago, eu sempre usei rolamentos cerâmicos, só que pra iscas nesse peso de 4, 5, 6, 7 gramas, precisa arremessar com uma vara de ação bem lenta, 

senão rolas umas perucas animais .......

 

quando vou pescar tucunas aqui em SP, eu uso muito a x-rap8 se não me engano 7g, com rolamentos cerâmicos, a máquina fica arisca demais ....

se a vara for meio rápida, a rapalinha vai no dedão do pé, kkkkkkkk

pois a isca não tem peso suficiente para carregar a vara, agora com uma isca de 4g, deve ser pior ainda ..... se rolar um ventinho então ...

prepara a escova, pra pentear a cabeleira ..kkkkkkk

 

abraço,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Thiago, eu ainda não troquei porque fiz o seguinte raciocínio: I - em minhas pescarias com a Steez eu não consigo arremessar com o freio totalmente desligado. Eu pesco normalmente com a regulagem em 50%. Menos de 50% começam as cabeleiras de tão livre que fica. Ou seja, não estou extraindo 100% da capacidade de arremesso da carretilha. Será que rolamentos cerâmicos seriam necessários? II - Com iscas leves eu costumo aumentar um pouco o freio ao invés de liberar. Quando libero o freio com iscas leves as cabeleiras aumentam. Logo, os rolamentos cerâmicos não teriam tanto efeito.

Então vc tem que analisar sua real necessidade, tendo em vista que você possui carretilhas tops que já vêm com excelentes rolamentos, ainda mais a Aldebaran que é finesse.

O que eu fiz: ao invés de comprar rolamentos cerâmicos eu comprei o óleo hedgehog. Ele é ultrafino e deixam os rolamentos originais muito livres.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Thiago, eu ainda não troquei porque fiz o seguinte raciocínio: I - em minhas pescarias com a Steez eu não consigo arremessar com o freio totalmente desligado. Eu pesco normalmente com a regulagem em 50%. Menos de 50% começam as cabeleiras de tão livre que fica. Ou seja, não estou extraindo 100% da capacidade de arremesso da carretilha. Será que rolamentos cerâmicos seriam necessários? II - Com iscas leves eu costumo aumentar um pouco o freio ao invés de liberar. Quando libero o freio com iscas leves as cabeleiras aumentam. Logo, os rolamentos cerâmicos não teriam tanto efeito.

Então vc tem que analisar sua real necessidade, tendo em vista que você possui carretilhas tops que já vêm com excelentes rolamentos, ainda mais a Aldebaran que é finesse.

O que eu fiz: ao invés de comprar rolamentos cerâmicos eu comprei o óleo hedgehog. Ele é ultrafino e deixam os rolamentos originais muito livres.

Abraços.

Seu raciocínio é bastante valido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Thiago, eu ainda não troquei porque fiz o seguinte raciocínio: I - em minhas pescarias com a Steez eu não consigo arremessar com o freio totalmente desligado. Eu pesco normalmente com a regulagem em 50%. Menos de 50% começam as cabeleiras de tão livre que fica. Ou seja, não estou extraindo 100% da capacidade de arremesso da carretilha. Será que rolamentos cerâmicos seriam necessários? II - Com iscas leves eu costumo aumentar um pouco o freio ao invés de liberar. Quando libero o freio com iscas leves as cabeleiras aumentam. Logo, os rolamentos cerâmicos não teriam tanto efeito.

Então vc tem que analisar sua real necessidade, tendo em vista que você possui carretilhas tops que já vêm com excelentes rolamentos, ainda mais a Aldebaran que é finesse.

O que eu fiz: ao invés de comprar rolamentos cerâmicos eu comprei o óleo hedgehog. Ele é ultrafino e deixam os rolamentos originais muito livres.

Abraços.

Excelente opinião  Henrique, eu não tinha reparado nas máquina do garoto ..... só máquina top e ainda quer colocar rolamentos Hedgehog ....

tem que dá uma peia, nesse pescador   :gorfei:  :gorfei:

Tira os rolamentos das máquinas, põe de molho no fluído de zippo, deixa eles limpinhos e depois pinga esse óleo da hedgehog, ai que o Henrique recomendou e muitos recomendam ..

que vai ficar top, precisa de cerâmicos não ...

 

cerâmicos a gente põe nas maquininhas de 100$, kkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Thiago, eu ainda não troquei porque fiz o seguinte raciocínio: I - em minhas pescarias com a Steez eu não consigo arremessar com o freio totalmente desligado. Eu pesco normalmente com a regulagem em 50%. Menos de 50% começam as cabeleiras de tão livre que fica. Ou seja, não estou extraindo 100% da capacidade de arremesso da carretilha. Será que rolamentos cerâmicos seriam necessários? II - Com iscas leves eu costumo aumentar um pouco o freio ao invés de liberar. Quando libero o freio com iscas leves as cabeleiras aumentam. Logo, os rolamentos cerâmicos não teriam tanto efeito.

Então vc tem que analisar sua real necessidade, tendo em vista que você possui carretilhas tops que já vêm com excelentes rolamentos, ainda mais a Aldebaran que é finesse.

O que eu fiz: ao invés de comprar rolamentos cerâmicos eu comprei o óleo hedgehog. Ele é ultrafino e deixam os rolamentos originais muito livres.

Abraços.

Abriu meus olhos. :choquei: :choquei: :choquei: ...

 

Perfeita a observação.

 

Abraçoss...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela ajuda rapaziada.

 

Já quebrei a cabeça também pensando nas possibilidades, meu objetivo resumindo é lançar iscas até 8grs onde consigo lançar minhas firestick, lá no caxaprego... Se você me perguntar se realmente precisa, eu sinceramente não sei, mas que é bom demais é... kkk As varas de 12lbs que utilizo hoje conseguem carregar razoavelmente com essas iscas mais leves e não parto para varas mais lentas porque eu particularmente gosto de trabalhar iscas de superfície com varas moderadas e não lentas.

 

Agora, imaginei a ação do rolamento atuando também na inércia do carretel nos casos onde o carregamento da vara foi feito corretamente e com isso ganhar alguns metros. Também tenho esse pensamento de que se eu ainda preciso usar o freio é sinal de que não teria sentido o carretel rodar mais livre. Mas isso tudo na teoria, por isso busquei relatos de quem já usou na prática. De forma superficial todo mundo diz que ficou maravilhoso e que não se pode comparar com carretilhas com rolamentos originais e etc... No mercado japonês esse tipo de modificação é rotineira e recentemente no nosso está crescendo, será que seria mais uma perfumaria para a maioria dos pescadores?! Não me surpreenderia nem com o sim tanto quanto com o não...

 

Enfim, obrigado pelas contribuições, acho que vou fazer primeiramente a modificação na Metanium e dependendo do resultado faço na outra.

 

Abs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...