Ir para conteúdo

Duvida com meu equipamento


sole sodre

Posts Recomendados

Olá galera do forum ESPERO QUE ME AJUDEM! sou iniciante.


 


Seguinte: Pretendo Pescar DOURADOS e PIRAPUTANGAS. ( ISCAS ARTIFICIAIS )


 


Tenho 2 equipamentos para tal pesca.


 


1ºEquipamento:


 


-Carretilha: Venator 


-Vara: Rapala Bronze 17lbs  5'6 ( ação media )


 


2ºEquipamento:


 


-Carretilha: MS Liger


-Vara: MS liger 15 lbs 5'7 (Média)


 


Ai vem as minhas duvidas  e espero que me ajudem!


 


Tenho uma linha multifilamento Sufix 0,26mm (25lbs)  e uma Mono da MS 0.37mm (21lbs). mas posso comprar outras se acharem nescessario.


 


Ai vem minhas duvidas: A carretilha liger tem capacidade para 100m de linha 0,28mm. e estava querendo colocar a linha multifilamento nela. porém  acham nescessario eu fazer uma cama com mono? no caso qual expessura da mono seria e quantos metros de mono e  multi?


 


Outra duvida: como pesco com ISCAS ARTIFICIAS. Ouvi dizer que o lider é muito importante. PORÉM os passadores da vara Liger são MUITO pequenos ( MICROPASSADORES )e creio que o nó de uniao ira enroscar nos passadores.


Já para a vara rapala bronze os passadores são largos e acredito que n ocorrerá problemas com o lider.


 


Então galera que linha acham que tenho q por em cada equipamento? preciso fazer cama? no caso da liger se n der certo o lider por causa dos passadores qual linha (LBS, mm ) e empate de aço usar? e os snaps?


 


 E a bitola do LIDER qual seria a recomendada para tal pesca?


 


OBRIGADO GALERA PELA ATENÇÃO! FICAREI MUITO GRATO SE OBTIVER RESPOSTAS.


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde Sole,

 

Carretilha não é a minha, mas com um pouco de "bom senso" posso tentar lhe ajudar até os mais experientes darem suas opiniões !

 

Se você vai pescar através de arremesso (pincho), acredito que a capacidade de sua carretilha será suficiente, pois não haverá necessidade de mais de 100 m de linha.

Nessa situação, colocaria sua linha SUFIX de 0,26 mm na Venator, que pega mais que isso (100 m) nessa espessura !

Não usaria líder, salvo algum pequeno empate de aço encapado como segurança, mas algo na linha de até 50 cm !

Como snap, tem diversos a escolher ! Sugiro os do Capela, mas tem outros bons também... 

 

A conversa segue por aí...

No outro conjunto, iria de linha ainda mais fina, até para manter o equilíbrio do conjunto !

Maior capacidade para eventualmente ter mais recursos no caso de uma captura maior que o padrão...

 

Mas vai ter gente lhe ajudando com maior eficiência, pode ter certeza disso !  ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Voce esta com um equipamento muito bom. Para os dourados, se forem maiores de 6 kg sugiro uma vara mais pesada (25 libras). Na minha venator eu uso linha mult 0,30 mm e pesco de tudo com ela (uso 80 metros de mult 0,30). Obs: Aqui na minha região eu pesco dourados com mais de 6kg chegando a 12 kg e não tive problemas com o equipamento (vara alteza III de 12 a 25 libras e venator), não uso lider, somente um empate de aço com snap. Espero ter sanado algumas de suas dúvidas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Voce esta com um equipamento muito bom. Para os dourados, se forem maiores de 6 kg sugiro uma vara mais pesada (25 libras). Na minha venator eu uso linha mult 0,30 mm e pesco de tudo com ela (uso 80 metros de mult 0,30). Obs: Aqui na minha região eu pesco dourados com mais de 6kg chegando a 12 kg e não tive problemas com o equipamento (vara alteza III de 12 a 25 libras e venator), não uso lider, somente um empate de aço com snap. Espero ter sanado algumas de suas dúvidas.

opa , ja me ajudou um pouco sim.. obrigado!

 

vc não fez cama para por  a multi? e no rio onde pesca.. n tem pedreiras ou troncos? pois meu medo é se amarrar a milti direto no empate de aço. tenho medo de se cortada por nao ter resistencia a abrasão.

 

qual empate vc usa e snap? se conseguisse uma foto ficarei muito grato.

 

OBRIGADO mais uma vez.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cama de mono jamais, isso é só para economizar linha multi que é mais cara ou para colocar uma mono fininha embaixo para caber mais linha, o que não é o caso do seu estilo de pesca, pois ganharia uns 10 a 15 metros de linha a mais, já pensou se o nó estoura bem na junção? rindo2::  A capacidade de linha como disse é suficiente e se você tem dinheiro para comprar um equipamento tão bom, para que economizar na linha?

 

Leader somente se no local houver muita estrutura ou pedra, caso contrário linha direto na isca e sem snap se possível, os snaps e empates de aço atrapalham o trabalho da isca, mas claro que no caso dos dourados que possuem dentes, um empate de aço bem flexível e o mais fino possível,já com as iscas mais baratas eu arriscara linha direto na isca  ::fisherman .

 

Bitola do leader deve ser sempre um pouco acima da linha principal, ex; linha 0.28, leader 0.33, no máximo 0.38.

 

O que eu entendo de pesca? Nada  :gorfei:  :gorfei:

 

Espere conselhos de mais experientes  ;)  abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

realmente  essa questão  de usar ou não  lider é bem pessoal .. eu  sempre uso !  por motivos  de estruturas   e para a garateia  nao ficar enroscando  na linha  isso as vezes  acontece  é um pé no ....  uso  linha 0.28 multi com lider  0.40 ...

 

a respeito do seu material  esta muito bem servido !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

você está bem servido com seu material... 

 

Vou apenas dar minha opinião:

 

1. Os microguides não atrapalham usar lider... só usar o nó SF.

2. Dependendo do tamanho dos peixes de sua região, eu não usaria empate flexível, usaria só um bom Fluorcarbono de lider.

3. Se você tiver uma vara rápida, coloca junto com a Venator, a vara rápida vai ajudar muito com as fisgadas nos dourados.

4. Nada de cama, é só pra economizar linha... coloca só multifilamento e use bem.. quando ver que está gasta, inverta a linha que vai usar linha nova novamente.

5. Voltando ao empate, como vai ser pesca de arremessar e recolher, se colocar empate, 10 a 15 cm já está de bom tamanho. 

 

No mais, libragem de linha, bitola, isso é com você, se busca esportividade, linhas com libragens menores, a briga vai ser boa, por outro lado, se não quer perder seu troféu, pode aumentar essa libragem ai que vai estourar... como o colega Tedesco disse, se tiver dourado grande, pode colocar vara de 25lbs e multi de uns 40lbs no mínimo... se você estiver com sulfix 832, se aumentar de 0,26 para 0,33, vai dar um pulo pra uma linha de 63lbs sem aumentar muito a bitola apesar de que 63lbs é bem exagerado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado galera..

 

estou pensando então em colocar essa minha linha multi 25lbs (0,26mm) na venator

 

e para a liger comprar uma outra multifilamento com uma bitola menor.

 

Quando ficar craque nos nós de união. começarei a utilizar os lideres de fluorcarbono. com uma boa libragem!

 

OBRIGADO NOVAMENTE GALERA.. MAS ACEITO MAIS SUGETÕES!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meus equipamentos para dourados no bait sao.

Linha multi 40 lbs.

Leader 0,50 mm

e snap.

Pesco peixes entre 2 a 10 kg

.

Bom a multi 40 lbs eu uso pois as vezes uso iscas grandes de 11cm a 14 cm e se der uma cabeleira pode estorar a linha, ponho leader pois  o leito do rio sepotuba e todo de pedra. fazendo no sf nao enrosca nos passadores, e so dar umas 3 voltas pra cada lado q esta bom.

abracos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meus equipamentos para dourados no bait sao.

Linha multi 40 lbs.

Leader 0,50 mm

e snap.

Pesco peixes entre 2 a 10 kg

.

Bom a multi 40 lbs eu uso pois as vezes uso iscas grandes de 11cm a 14 cm e se der uma cabeleira pode estorar a linha, ponho leader pois  o leito do rio sepotuba e todo de pedra. fazendo no sf nao enrosca nos passadores, e so dar umas 3 voltas pra cada lado q esta bom.

abracos

opa amigo ! obrigado pela dica

 

poderia me informar qual marca e bitola da sua linha multi e do lider? e qual snap utiliza?

 

vi que vc n usa empate de aço com snap né? o fluor carbono aguenta a "dentada" do dourado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...