Ir para conteúdo

Pesca em Represa


Posts Recomendados

Fala pessoal,

 

Sou bem novo na arte da pescaria e gostaria de saber dicas sobre como pescar em represa, sou de Nova Friburgo-Rj e costumo pescar na represa da Energisa que fica na cabeceira do valão do barro e vai até são sebastião do alto.

  *  Os peixes são Robalo e Dourado, acredtito que uns 3 kg.

   * Vou pescar de barco.

 

Minha dúvidas são:

 

Esses peixes ficam perto, mais afastados da margem ou no meio da represa?

A pesca em represa é melhor no currico ou arremesso?

Quais iscas artificiais devo usar para dourado? Serve também para robalo?

 

Quais outras dicas preciso saber para conseguir pegar esses peixes?

 

Obrigado

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu nao faco ideia de onde é esse lugar , como cada lugar tem suas caracteristicas fica dificil opinar. mas vamos la..

 

como eu disse, cada lugar tem suas particularidades, entao vc vai ter que descobrir qual é a do local.

 

Se a represa ainda concentra corrente (algumas hidreletricas estao sempre vertendo agua, ai cria uma leve corrente ou se esta em local mais alto, certamente vai ter corrente), a pesca de corrico é mais frutífera.

 

Procure por locais onde se encontra pedras, quedas, corredeiras ou algum ponto de estreitamento do rio, dourados adoram esses lugares, assim como cotovelos ou curvas de rio, problema é que nessas curvas tem muito enrosco e vc pode só passar raiva.

 

A pesca de arremesso é igualmente eficaz, como eu disse, depende do local, do dia, da tua manha... 

 

Perto de pontes etc, sempre tem muitos predadores, entao fique esperto com esses lugares. Predadores sao normalmente peixes que buscam a forca fisica e o bote pra conseguir se alimentar, portanto, crie esse incentivo, isca paradinha no meio do nada, solão a pino e nenhuma toca, dificilmente vai sair grandes peixes, por isso o corrico é muito usado, pq ele força o peixe a ir atrás, a ter o sentido de predador aguçado.

 

Dourado é um peixe que exige sensibilidade do pescador, ele aceita um monte de iscas, mas é usual que se busque a melhor delas pro momento, temperatura, cor da agua etc... Por isso sem conhecer o local fica dificil opinar.

 

Mas a boa e velha colher é unanime, uma colher pegadora faz milagres , as rapalas brancas com cabeca vermelha tb sao muito apreciadas.

 

Mas dourado tb come coisas vivas, peixes menores, minhocuçu e as vezes pedacos generosos de peixe.

 

Como eu disse vai ter que tentar.

 

Trocando um pouco sobre o tipo de peixe e falando sobre represas...

 

Ha muita agua pros peixes nas represas, td é relativamente parado para eles, poucas tocas e pedras, entao normalmente represas ou grandes represados , especialmente perto das barragens, podem se tornar improdutivas. Para isso conhecer os pontos mais interessantes ou fazer uma bela ceva dias antes é imprescindível. Do contrario é possivel que só fique tomando sol e molhando o anzol. Pense nessa hipotese antes de ir, peça para alguem fazer uma ceva e seja feliz.

 

No dia da pescaria, vale sempre os bons e velhos tipos de ceva, dourado nao tem ceva especifica, mas vc pode atrair outros peixes .. q vai atrair o dourado. Mas algo com sangue, tripas, dejetos, td isso atrai o dourado... mas ceva pra ele mesmo é dificil ...

 

Sobre o robalo, bem, robalo pra mim é peixe de mar... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu nao faco ideia de onde é esse lugar , como cada lugar tem suas caracteristicas fica dificil opinar. mas vamos la..

 

como eu disse, cada lugar tem suas particularidades, entao vc vai ter que descobrir qual é a do local.

 

Se a represa ainda concentra corrente (algumas hidreletricas estao sempre vertendo agua, ai cria uma leve corrente ou se esta em local mais alto, certamente vai ter corrente), a pesca de corrico é mais frutífera.

 

Procure por locais onde se encontra pedras, quedas, corredeiras ou algum ponto de estreitamento do rio, dourados adoram esses lugares, assim como cotovelos ou curvas de rio, problema é que nessas curvas tem muito enrosco e vc pode só passar raiva.

 

A pesca de arremesso é igualmente eficaz, como eu disse, depende do local, do dia, da tua manha... 

 

Perto de pontes etc, sempre tem muitos predadores, entao fique esperto com esses lugares. Predadores sao normalmente peixes que buscam a forca fisica e o bote pra conseguir se alimentar, portanto, crie esse incentivo, isca paradinha no meio do nada, solão a pino e nenhuma toca, dificilmente vai sair grandes peixes, por isso o corrico é muito usado, pq ele força o peixe a ir atrás, a ter o sentido de predador aguçado.

 

Dourado é um peixe que exige sensibilidade do pescador, ele aceita um monte de iscas, mas é usual que se busque a melhor delas pro momento, temperatura, cor da agua etc... Por isso sem conhecer o local fica dificil opinar.

 

Mas a boa e velha colher é unanime, uma colher pegadora faz milagres , as rapalas brancas com cabeca vermelha tb sao muito apreciadas.

 

Mas dourado tb come coisas vivas, peixes menores, minhocuçu e as vezes pedacos generosos de peixe.

 

Como eu disse vai ter que tentar.

 

Trocando um pouco sobre o tipo de peixe e falando sobre represas...

 

Ha muita agua pros peixes nas represas, td é relativamente parado para eles, poucas tocas e pedras, entao normalmente represas ou grandes represados , especialmente perto das barragens, podem se tornar improdutivas. Para isso conhecer os pontos mais interessantes ou fazer uma bela ceva dias antes é imprescindível. Do contrario é possivel que só fique tomando sol e molhando o anzol. Pense nessa hipotese antes de ir, peça para alguem fazer uma ceva e seja feliz.

 

No dia da pescaria, vale sempre os bons e velhos tipos de ceva, dourado nao tem ceva especifica, mas vc pode atrair outros peixes .. q vai atrair o dourado. Mas algo com sangue, tripas, dejetos, td isso atrai o dourado... mas ceva pra ele mesmo é dificil ...

 

Sobre o robalo, bem, robalo pra mim é peixe de mar... 

Show!! Me ajudou bastante, a represa lá é bem parada ela não funciona, por isso em relação a corredeiras, pelo menos até onde vou, nunca vi.

 

Tem muito lambari, já fui vária vezes só pra pegar esse tipo de peixe, quanto ao dourado sei que tem porque infelizmente um pessoal que mora por perto passa rede de vez enquanto e pega.

 

Acho que a melhor alternativa vai ser cevar antes mesmo, vou pegar um saco de batatas e colocar a ceva dentro e cevar por fora, achar um bom local onde não passaram a rede e no outro dia de manhã cedo fazer o teste.

 

Esse final de semana eu vou fazer umas fotos e coloco aqui.

 

Obrigado pela dica!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

lindo lugar hein?! ceva de um dia pro outro ajuda mas nao resolve, esteja ciente disso, na foto da pra ver um paredao de pedras nesse braco, eu tentaria fazer a ceva por ali, ou nesses afunilamentos naturais ou nesses encontros... eh onde provavelmente vai conseguir melhor opcao .. lembre-se de tentar varias vezes ao dia no mesmo ponto, pq dependendo do sol, temperatura os peixes migram de um lado pro outro e ai... bingo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Felipe.

 

Eu nunca tentei pescar dourado e robalo em um lugar como esse da foto.

 

Mas eu faria o seguinte.

 

São peixes predadores e que ficam a espreita para atacar.Procure por estruturas , galhadas,pedras ,beira de mato ,entrada de grotas , saída de córregos.

 

Lançando a isca do meio para a margem ou se no meio do lago se tiver galhadas submersas .

 

Quando for se deslocar de um ponto para outro você pode corricar com isca de barbela longa.

 

As iscas tem uma infinidade e você terá que testar todas rsrsrs, popper,hélice,zara,meia água e não descartaria o camarão com jig head e shads.

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Pessoal, boa tarde.

Tudo bem?

 

Sou novato na pesca, sempre gostei por que meus avós moram no sitio no Paraná, mas só pescava la com varinha de bambu, pegar lambari tilápia era difícil pq sumiram de lá, e tbm traíra.

 

Mas então, esse fds do feriado fui para Mairiporã, meu sogro comprou uma chácara na região e passamos do lado da represa, eu e meu cunhado nos aventuramos para pescar, levei 3 molinetes para 3-5 kg e 4-7 kg, segundo conversei como cara de uma loja de pesca ele disse que tem muitos tipo de peixe por la, Traíra, tilápia, lambari, tucunaré e outros que não me lembro, ele me indicou bichinho de laranja e uma ração de goiaba. NO fim não pegamos nada rs

Não sei se foi a localização, uns dizem que é bom pescar em frente aos condomínios que tem pela rodovia, e de barco fica mais fácil, poderiam dar dicas num geral, anzois, iscas (natural e artificial), varas.

 

Estamos pensado em comprar um barco para até 4 pessoas de fibra ou bote inflavel ambos com remo... o que acham?

 

 

Aqui tem muitas pedras na beirada

11987103_1491435687834797_10012160193014

 

 

11999023_1491435561168143_26929508114975

 

12002764_1491435627834803_12779904277480

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Felipe,

Como você não conhece a represa, aconselho a procurar um bom guia de pesca (piloteiro) da região. Com certeza ele te levará a bons pontos de pesca, pois conhece a represa, estruturas, ilhas afundadas etc, que quem vai eventualmente não conhece. Nas próximas pescarias você se aventura sozinho. Boa sorte!  ::bassboat::  ::fisherman

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, boa tarde.

Tudo bem?

 

Sou novato na pesca, sempre gostei por que meus avós moram no sitio no Paraná, mas só pescava la com varinha de bambu, pegar lambari tilápia era difícil pq sumiram de lá, e tbm traíra.

 

Mas então, esse fds do feriado fui para Mairiporã, meu sogro comprou uma chácara na região e passamos do lado da represa, eu e meu cunhado nos aventuramos para pescar, levei 3 molinetes para 3-5 kg e 4-7 kg, segundo conversei como cara de uma loja de pesca ele disse que tem muitos tipo de peixe por la, Traíra, tilápia, lambari, tucunaré e outros que não me lembro, ele me indicou bichinho de laranja e uma ração de goiaba. NO fim não pegamos nada rs

Não sei se foi a localização, uns dizem que é bom pescar em frente aos condomínios que tem pela rodovia, e de barco fica mais fácil, poderiam dar dicas num geral, anzois, iscas (natural e artificial), varas.

 

Estamos pensado em comprar um barco para até 4 pessoas de fibra ou bote inflavel ambos com remo... o que acham?

 

 

Aqui tem muitas pedras na beirada

11987103_1491435687834797_10012160193014

 

 

11999023_1491435561168143_26929508114975

 

12002764_1491435627834803_12779904277480

 

O bicho homem deixou seu rastro às margens da represa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O bicho homem deixou seu rastro às margens da represa.

Nem me fala na hora que cheguei lá fiquei reparando a mesma coisa, vários lixo na beira da represa.

 

Levamos nossas latinhas, mas já deixei um saco plastico no bolso e na volta tudo la dentro, uma coisa que me irrita muito é isso a pessoa não pensa no próximo, penso muito em sustentabilidade, separar lixos, não jogar em lugar nenhum eles exceto seus lugares próprios.

 

Já peguei informação com uns vizinhos lá que disseram que vão nos levar nos lugares bom.

Um adendo para quer for lá (mairiporã), onde fica a balança desativada teve relato de furto de um carro então bora deixar onde ficam os outros, que por sinal tem bastante no decorrer da via, cuidado pois pode ter multas heheheee 

 

obrigado pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nesse tipo de represa de grande porte o ideal é fazer ceva para chamar os peixes, já para os tucunares e traíras é ir batendo isca por toda sua extensão!

Enviado de meu SM-G355M usando Tapatalk

 

Obrigado pela ajuda, ref a isca para tucunaré, tem que ser artificial correto? Qual poderia estar comprando? Teria algum tipo de linha especifica devido ao tamanho desses peixes?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não necessariamente tem que ser artificial, pode ser isca natural também mas eu acho a artificial bem mais emocionante e acredito que 95% da turma aqui também, em relação a linha pode ser uma que você já usou e te agradou!

Enviado de meu SM-G355M usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não necessariamente tem que ser artificial, pode ser isca natural também mas eu acho a artificial bem mais emocionante e acredito que 95% da turma aqui também, em relação a linha pode ser uma que você já usou e te agradou!

Enviado de meu SM-G355M usando Tapatalk

 

Obrigado, cara faz tanto tempo que pesquei e estou sem a "tralha" de pesca estou com a do meu padrasto rs uma vara de 14,3 lbs de 6,3' e a linha não sei mas usamos para pegar tainha no Guarujá.

Vou usar a mesma e ver no que dá, por via das dúvidas vou ver se compro uma outra vara com molinete por lá e linha.

 

As iscas do Nelso Nakamura, estava pensando em usar a Curisco... alguém sabe dizer se é boa, se usou ou recomenda outra.

Estou indo para lá sábado de manhã.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Curisco é boa... mas é mais chatinha de trabalhar.. tem que ficar dando toques de ponta de vara..  se você não tem costume, melhor a Bora 10(branca da cabeça vermelha) 

 

 

Obrigado, ainda bem que não comprei... vou pegar essa. vlw

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Adriano, represa parada existem algum peixes nativos e outros que são introduzidos por passaros ou outros meios. Esses acabam criando o seu mundinho em uma area delimitada, por isso a ceva é indispensavel. Você chama os pequenos que vai atrair o maiores que pode chamar os grandes. Peixes como Dourados, corvina, carpas, tilapias tem que ser introduzidos, podem até procriar mas acabam ficando ariscos e espertos. Faça diferentes pontos assim você terá alternativas e não perde o dia. Ideal é começar uma ceva com pelo menos uma semana antes da pescaria. As fotos mostraram uma represa bonita e saudavel.

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Adriano, represa parada existem algum peixes nativos e outros que são introduzidos por passaros ou outros meios. Esses acabam criando o seu mundinho em uma area delimitada, por isso a ceva é indispensavel. Você chama os pequenos que vai atrair o maiores que pode chamar os grandes. Peixes como Dourados, corvina, carpas, tilapias tem que ser introduzidos, podem até procriar mas acabam ficando ariscos e espertos. Faça diferentes pontos assim você terá alternativas e não perde o dia. Ideal é começar uma ceva com pelo menos uma semana antes da pescaria. As fotos mostraram uma represa bonita e saudavel.

Boa sorte.

Obrigado J_Roberto.

 

Tivemos uns imprevisto e miou a pescaria, estamos ver de ir sábado agora na parte da tarde para noite e ver no que dá rs

Eu percebi que deixaram ceva de milho lá, mas pelo visto ja faz uns bons dias rs pois esta só o sabugo do milho. 

Dessa vez vamos com um vizinho que conhece por lá espero que de certo agora e postar as fotos aqui teoricamente do meu primeiro peixe, eu comprei uma maruri jet minnow 70 meia água...

 

jet_minnow_70_cor_3_1.jpg

 

Quero ver se consigo algo fui para la no sábado mas onde eu havia ido pescar estava lotado de gente se "refrescando" então já viu barulho e lugar errado para pesca rs, ai tem uma trilha pequena no meio de umas arvores que vc vai na parte que tem pedras na beira da represa ai foi lá que deixaram a ceva.

Logo mais deixo o relato aqui rs

 

 

Abraço a todos e obrigado pelas dicas e idéias...

Bora lá esticar as linhas pessoal!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz.. se na represa tiver tucunare, não dispense arremessar onde tem gente se refrescando.. o barulho os atrai e estarão ali perto do povo!!! Muitas vezes tucunare bateu na minha perna enquanto tomava um banhosinho... mas muitas mesmo

 

Opaaa ai sim, bom saber.

 

Vou tentar sem duvidas, vamos amanhã cedo para lá sair aqui de SP as 07:00 no max.

Mas esta marcando chuva por la vamos se da certo, senão vale a disversão pelo menos relaxa um pouco rs

 

Só to achando estranho que na semana que eu fui vi uns 2 peixes boiando por la, chata a cena mas infelizmente isso é mal trato dos homens.

 

Vou tirar mais fotos detalhadas de la e colocar aqui.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos, bom dia.

 

Tentativa de pesca rs fomos mas sem nada de peixe para nós, uns que estavam pescando lá, conseguiram pegar alguma coisa mas tudo pequeno lambari pelo que vi.

 

Não sei se estou certo ou errado, estava com o molinete lá e a isca artificial, não sei se é certo ou errado mas o arremesso não ia muito longe, creio que pelo peso da isca.

Arremessava e sempre ia perto, agora claro que a carretilha vc tem mais precisão, distancia para o arremesso.

 

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia Adriano! 

 

Há uns dez anos que não pesco com molinete, más com tudo equilibrado se consegue arremessos longos e precisão tbm  ::tudo::

 

Descreva melhor todo o equipamento que utilizou,  joia::: que poderemos melhorar esses arremessos  lingua::

 

Praticou a pescaria embarcado ou barranco?  ::fisherman

 

Arremessos perto? Quanto?  doeu::

 

:amigo:

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia Adriano! 

 

Há uns dez anos que não pesco com molinete, más com tudo equilibrado se consegue arremessos longos e precisão tbm  ::tudo::

 

Descreva melhor todo o equipamento que utilizou,  joia::: que poderemos melhorar esses arremessos  lingua::

 

Praticou a pescaria embarcado ou barranco?  ::fisherman

 

Arremessos perto? Quanto?  doeu::

 

:amigo:

 

Bom dia, desculpe a imensa demora, vou pegar essas informações na hora do almoço.

Fds nem fui pescar chovendo pacas lá e nem tirei as coisas do carro.

 

Logo mais posto isso.  ::tudo::  ::tudo::  ::tudo::  obg!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...