Ir para conteúdo

ISCA DE HÉLICE - DÚVIDA!!!!


Posts Recomendados

Amigos gostaria de saber dos aficionados pelo uso das iscas de hélice se voces tem alguma evidencia de que a cor ou o tamanho da isca influencia nas capturas em quantidade de ataques e no tamanho dos peixes capturados. Obrigado pois isto vai me ajudar a definir a quantidade de iscas a levar para Barcelos. Abraço a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ixi, esse tópico vai bombar ou não, de cara irão também ti direcionar a algum tópico parecido com essa sua dúvida!! Bem, vou ti dar minha opinião sincera, tem pescadores que já foram muitas vezes em Barcelos e tem muitas experiência distintas de tamanho, cor, marca de iscas( Yara/devassa),algumas hélices customizadas!! Minha experiência em Barcelos me ateve ao tamanho da isca como fator seletivo do tamanho do açú a ser capturado, sim, quanto maior, melhor, o ideal é a rip roller haloween 6.25!! Praticamente só usei uma, que voltou só na madeira!!! Usei a Caribe Lures também, mas não teve tanto sucesso quanto a rip 6.25 halowen!!! Então, compre duas rip 6.25 e leve duas da 5.5 , sendo que nessa adicione um pitão atrás a 4 cm do pitão da helice!!!Teste as duas, e veja qual irá gostar mais!! Com estas duas estará mais do que bem servido!! Ahhhh, troque o conjunto de hélices(pitão,pás, Charles CCM)! Essa foi como ficou na minha última empreitada Amazônica!!

image.jpg1_zps98yg2xwn.jpg

Essas eu mesmo customizei e irei testa-las em janeiro/2016!! Vamos ver o que rola!!

image.jpg4_zpsjpufhpy4.jpg

Grande abraço!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora que eu vi a sugestão de cor haloweem e firetiger, valeu! Interessante eu imaginava que o importante era principalmente o barulho e a movimentação de agua provocada pela hélice que influenciava nos ataques mas pelo geito parece que ALEM DISTO  tamanho e cor tambem influenciam. Como eu trabalho com pesquisas em ictiologia e piscicultura seria interessante bolar um experimento testando essas variaveis!!! Mas precisaria de muita repetição e inclusive com muitos pescadores para que pudessemos tirar realmente uma conclusão. Como por exemplo num lugar onde estivesse batendo muito peixe na dupla um pescaria com helice maior e outro com helice menor dde mesmo tipo (marca e cor) e depois com helices de mesmo tamanho e com cores diferentes! repetindo isto muitas vezes! e anotando o resultado! será que viajei? Mania de pesquisador!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dalcio,

 

Na contramão da maioria, meus resultados com Rip Roller foram péssimos. Também não vi ainda uma pegando bem pessoalmente, só em vídeo. Em dezembro de 2014, comecei com uma Tucunarex e meu parceiro com Rip. Lá pelo sexto ataque que tive na primeira meia hora de pescaria (peguei inclusive um 11 lb e um monstro muito maior que foi pro pau), ele desistiu e começou a cobrir meus arremessos com jig. Mas é a isca de hélice mais difundida entre os viciados em hélice atualmente.

 

Tive resultados excepcionais com Pavón Prop da Caribe Lures de 6'. Necessário colocar um pitão extra na barriga, daí retira a garatéia da hélice e passa para este novo pitão. O difícil é achar para comprar, todas as 19 que achei eu comprei para mim e meus amigos esse mês.

 

A Big Game WoodChopper Slim, da Luhr Jensen, é a melhor das iscas gigantes, na minha opinião. Gira bem pouco no trabalho, aguenta verdadeiras âncoras como garatéias, metais fortíssimos, não é pesada de puxar mesmo sendo grande. Só é pesada para arremessar, mas com uma boa vara Falcon Cará CC-7 vai lançar e puxar tranquilo. Recomendo tirar a garatéia da hélice, atrapalha mais do que ajuda.

 

Quanto à cor, acho que influencia um pouco em relação ao peixe, mas nós enxergamos melhor as iscas de cores claras e vibrantes (branca, por exemplo), isso pode ser mais legal na pescaria. Se o peixe não estiver batendo, pelo menos enxergará bem o trabalho da isca.

 

Enfim, acho que o melhor caminho é experimentar cada uma (peça emprestadas dos amigos), escolher a que mais gosta e praticar um pouco o trabalho, não deixe para aprender estando lá.

 

Abraço e sucesso na sua empreitada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dalcio, boa tarde

 

Sempre uso as Rip Roller 6,25  em todas as idas para amazônia, acho que as Halloween são as melhores cores disparadas.

.

Mas.......

 

Ao mesmo tempo, indo na contra mão de alguns, acho o seguinte : pintou o Açuzao, pode jogar hélice de qq cor, tamanho, credo e religião que ele vai atacar!!!!!! rsrsrsrsrsrs

 

abcs e sucesso na pescaria

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem querer entrar no mérito da questão das "marcas", minha percepção e observações em pescarias, mostra que a questão que valida a "preferência" para o ataque, é mesmo o tom do barulho da hélice usada ! Isso é que chama a vinda do Açuzão ! ::fish2

 

Com relação às cores, gostaria de saber se num mesmo local, estiverem trabalhando duas iscas absolutamente idênticas, diferentes apenas na cor, se essa preferência seria mesmo pela halloween ?

arrow:: Acho que não... O que acontece, é que a turma só usa a halloween, logo será sempre a que mais pega...  :gorfei:

Com o movimento e barulho/vibração na água, os brutos vem de qualquer forma, independente de cor...

arrow:: E isso, não me parece ser exclusivo das hélices, pois quando o peixe está pegando, basta a isca ir para a água...  ::fishing

arrow:: No entanto quando está mais para "manhoso e/ou velhaco", vale a apreciação da cor/tonalidade dos peixes forrageiros da região, que no caso de Barcelos e arredores, é muito puxado para o branco e/ou "osso", daí - talvez - a fama que essas cores de iscas possuem !   seila::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou na mesma linha do Kid ,Mestre,sabe tudo ,e outra só para corroborar,se o bicho estiver na disposição até com saco plástico ele vem.Eu usei a  Rip 5.5 da cor  Pearl Chartreuse (branca cabeca amarela)  em janeiro e produziu bem mas nada igual a Perversa branca com cabeça vermelha ,imbativel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com aquela água turva e escura eu acho que o peixe não vê muita coisa. Ainda em se tratando da superfície o barulho ALTO e a comoção que se faz na água parece ser o gatilho para o peixe, aquele  VRRAAAAPPPPP.  :gorfei: 

 

Para mim, a isca que deu alegrias foi a rip 5,5 na cor palhacinho.

E eu a usava mais porque sentia que estava mais "afiada" e na qual eu tinha mais confiança em trabalhar melhor.

Com ela os arremessos eram precisos, o barulho alto e o esforço de puxar menor.

E eu acho que isso é que acaba contando, ter uma isca que vc sabe que trabalha bem  e que pode confiar na hora H.

 

E também não é lá que se faz esse trabalho de descobrir quais as iscas que vc pode confiar. É bom deixar pra testar e melhorar em casa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito interessante ver opinioes de pessoas experientes mas dá pra perceber que há controvérsias (hehehe) Obrigado pelas sugestoes e considerações na realidade é um assunto que depende de cada um no tocante às suas preferencias . Parece que isca grande realmente atrai peixes maiores, quanto a cor realmente fico em duvida se tem alguma influência . O Barulho sem duvida parece ser o fator principal. Outra coisa que fico muito curioso é quantas iscas de helice voces levam pra amazonia? eu acho que na minha ainda pouca experiencia estou levando iscas demais ( em torno de 20 iscas só de hélice!) ainda mais sabendo que a gente não perde muita isca nestas pescarias! (ou já que comprou leva!!!!)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A rip roller  6.25 Halloween é com certeza obrigatório na caixa...seleciona os açuzões....mas uma isca que me surpreendeu na AM foi a Sumax Amazon King 14 (cor fire tiger)...custa bem menos que as Rip, é leve p/ puxar e tem boa produtividade (a isca é essa das fotos).

 

19600_10200759270931123_1404482151_n.jpg

285233_10200759272411160_39624207_n.jpg?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dalcio,

 

Dificilmente usaríamos iscas de hélice menores que 14 cm. O principal fator que leva a usar iscas grandes é poder colocar grandes garatéias - mas abusar no reforço das garatéias também não é a coisa mais inteligente. Equilíbrio é a palavra de ordem.

 

Iscas pequenas geralmente são leves. iscas de 10, 12, até mesmo 14 g provavelmente ficariam leves demais para arremessarmos com nossas parrudas varas de 25 lb ou mais. Lembre que essas iscas não têm sistema de transferência de peso como os plugs. Uma que você pode tentar é a Pavón Prop 4.25" (17g, salvo engano) da Caribe Lures. Eu comprei umas na Ermanay, mas não zerei o estoque de lá, talvez ainda consiga comprar, custa 70 Reais cada.

 

Mas claro que é para uma brincadeira. De fato, iscas grandes tendem a selecionar os maiores peixes quando a competição está grande, mas não é um fator definitivo. Basta lembrar da T20 e o estrago que ela faz.

 

Agora, 20 iscas de hélice para apenas uma semana é um exagero. Veja os tópicos do Fabrício (são muito velhos e estão empoeirados, mas ainda não li coisa melhor sobre o assunto). O terceiro é justamente sobre tralha.

http://www.turmadobigua.com.br/forum/topic/1383-tucunar%C3%A9-amaz%C3%B4nico-como-obter-sucesso-saiba-tudo-aqui/

 

Como eu faço: para cada semana de pesca, conto 10 zaras, 5 hélices, 2 meia-água e 5 jigs (recomendo dobrar o número de jigs). Obviamente, esta proporção é devido às minhas preferências. Cada um tem a sua.

 

Grande abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem as Rip Roller são muito boas principalmente a fire tiger.... Porém este ano vou testar umas iscas novas as Rech Roller.... isso mesmo fabricação artesanal do meu amigo Rech, se aprovadas quem sabe vcs terão acesso à algumas.... Porém a TD pencil da Daiwa a perverssa e a biruta são muito produtivas, com esta última tirei 2 açús 9 Kg UP........ 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quantas e quais iscas levar é uma das principais duvidas da pescaria. Hélices grandes rip eu levo 2 de 6,25 , 2 de 5,25. Pequenas eu levo 2 nitro e uma rip de 4. Como não sabemos onde o peixe tá pegando, geralmente levamos iscas para todas as possibilidades. Nunca levei menos de 100. Na próxima pescaria que irei fazer estabeleci o teto de 100 para levar. Não sei se irei conseguir!

Enviado de meu SM-N910C usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A verdade é uma só: se o açu estiver com fome e caçando, independentemente da isca que jogar lá, ele vai estourar em cima.

 

Agora se o pescador deu sorte de na hora estiver usando a isca X, Y ou Z, claro essa vai ser a isca favorita dele. Pois vai ser a isca q pegou seu trofeu.

 

Cada isca de hélice tem suas qualidades e defeitos. Então as iscas estão fisgando mais os pescadores, do que o próprio peixe.... rsrssrsr

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu pessoal, Marcel, excelentes observações, vou tentar refazer minha organização de iscas, tambem acho que não preciso levar tantas iscas pois nunca usei mais do que uns 20 por cento do que levo! Caramba o Antonio leva 100! ganhou de mim! na realidade eu sei que é dificil deixar de lado algumas iscas que parecem ser tão boas! Tambem pequei bons peixes com a perversa mas agora quero investir pesado nas helices e zaras e poppers, a batida na superficie não tem igual!!! por isto estou tão interessado em aprender sobre helices!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Dalcio,

Ninguém usa todas as iscas que leva. Como eu disse antes, temos que levar um conjunto de iscas que possam ser usadas em todas as possibilidades. Uso como regra geral levar 2 iscas do mesmo modelo. Se vc tem uma, nao tem nenhuma, rsrsr. As que gosto, levo 4 (subwalk 9, bonnie, rover, t20, biruta). O problema é a grande variedade que precisamos levar. Popper: levo 5 (2 pop quenn de 13 e uma de 10 e 2 chug bug). Jig de penacho 4, charterbait 4, shad 4. Essas ultimas quando piranha pega... Como achei a subwalk 15, tô levando 2 pra testar. E a lista vai aumentando...Tenho curiosidade em saber quantas iscas em média as pessoas levar para a Amazônia. Acho que só as pessoas que decidem que irão pescar com apenas um tipo de isca, por exemplo hélices, levam poucas iscas.

Enviado de meu SM-N910C usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dalcio,

 

 

             Não sou expert em helices. Nas minhas pescarias a utilização delas se resumem em, no máximo, uma hora por dia,  dependendo do local.

             Uso somente as  Rip 5.25 e as do CCM, que são ótimas.

             Já usei de diversas cores, e sinceramente, não vi a diferença. Por indicação de "entendidos", tenho na caixa halloween da Rip e deoutras cores do CCM.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

oi Ricardo e outros amigos estas considerações tem me feito repensar bastante minha caixa de iscas hoje até remanejei minhas iscas e consegui tirar da caixa já pronta para a pescaria de novembro junto com o Ricardo, 4 ISCAS DE HÉLICE!!! Mas ainda tem 18 só de helice! Tenho que retirar mais agumas! Ricardo pode preparar o braço que este ano eu vou te fazer usar mais iscas de hélice poppers e zaras! e vamos filmar os ataques! Estive revendo o topico do Fabricio que fala sobre  tralha para pescaria de tucunarés, como sugerido, muito bom! Ele até comenta sobre aeficiencia do popper para atrair peixe grande e na realidade eu acho o trabalho do popper muito parecido como da hélice, alguns até movimentam mais agua que as hélices!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...