Ir para conteúdo

Pesca de Fundo em Rio - qual linha usar ?


Kid M

Posts Recomendados

Pois então, já deixando de pescar peixes de couro nas nossas aventuras amazônicas (somente poucas tentativas... e por pouco tempo), chega a hora de aconselhamento a uma consulta para alguém que comprou um conjunto muito top composto por vara de 80 lb e molinete 6000 ! Qual a linha recomendada para uma pescaria de fundo no Araguaia / Cristalino ?

 

arrow:: No que pese a recomendação técnica dos grandes pescadores de peixes de couro de usar monofilamento, essa passa ser um opção ! Linha de 80 lb (nem sei direito o correspondente em mm - talvez 0,90 mm) mas de que marca ? Alguma coisa em especial a ser recomendado ?  blink::

 

arrow:: Particularmente, gosto de usar multifilamento (65 lb), com um grande líder (uns 5 m) de mono (0,80 mm) por conta dos eventuais enroscos ! O meu equipamento, que é composto por uma vara de 60 lb e um molinete 4500/5000, a linha Power Pro de 65 lb me atende com tranquilidade - pelo menos até então ! Com ele, já tirei uma pirarara de mais de 30 quilos e um filhote um pouco menor... Posso ter dado sorte por não ter enroscado... Alguém sugere algo melhor que Power Pro + líder de mono ?

 

Agradeço o auxílio !  :amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kid, não sou la um grande entendedor de pesca pesada não.. mas, só acho, que a emenda (multi com flúor) por melhor que seja, é um ponto negativo e frágil pra esse tipo de pescaria. Já usei a Max force (0,90) que o Thiago citou, e apesar de não ter tirado nenhum monstro do rio com ela, não houve boto algum do Araguaia que conseguisse arrebenta-la.. levava praticamente toda a linha mas no final "ele" (o f.d.p.) desistia e soltava a linha... achei uma linha macia e de pouca memória..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Kid.

A pesca dos grandes peixes de couro no Araguaia, se divide em pirarara e piraibas.

Vamos as indicações, saem entrar em detalhes em quantidades de linha.

Linha mono Max force 0,85 e 0,92. Melhor custo benefício não existe, e a mais usada, todos os guias aprovam.

Linha multi, 100 lbs. Marca de sua preferência, uso vexter, a power pro 4 fios é ótima também.

Vale lembrar, não se faz arremesso em pesca de fundo no Araguaia. E é muito importante a capacidade de linha, e isso depende muito do que irá pescar ( pirarara ou piraíba).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos pescadores ,fico até envergonhado de expor minha humilde opinião perante a uma questão colocada por membro tão honorável mas enfim,uso linha Power Pro multi de 100 libras  0.46 mm   sem leader , em Barcelos e em Apui , não tive prolemas não ,mas também não fisguei nenhum monstro!!

Para completar o conjunto uso um molinete shimano spheros 14000,boa capacidade de linha ,vai linha pra caramba !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha opinião multifilamento no Araguaia é problema, uns colegas usaram nas pescarias que fui pra lá, quando enrosca esses multi 80 a 100lbs é uma desaforo, e lá enrosca muito, muito mesmo, principalmente nos pontos de Pirarara, é toco demais,  pra tirar do enrosco só enrolando na beirada do barco e acelerando com o motor pra linha estourar, mas caso queira usar nem use leader, lá não tem pedra e toco não corta multi.  Pra Pirarara como o Pessoal disse mono 0,80 a 0.90m 100m dá  eu utilizei a Vexter 0.82mm linha excelente e vem em carretei de 300m, a Maxforce tb é ótima assim como a Super Raiglon , o pessoal adepto do Molinete usava os BG 60 e 90 da Daiwa. Agora pra Piraíba acho que tem que ser com carretilha mesmo e ter no mínimo uns 150m de linha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prezado pescador, acredito que pra gente que pesca no Araguaia é necessário que se utilize uma boa quantidade de linha, então opte por carretilhas maiores, Tyrnos 30 ou maiores, pois não arremessamos e sim soltamos a linha em um ponto promissor e apoitamos o barco, utilize a max force para carretilhas maiores( 450 metros de 0.92), caso opte por carretilhas menores (penn 345 ou tekota 800) exite uma boa opção, vc faz uma cama de mult de 100 libras ou mais e com um nó de emenda, vc consegue bons resultados e muita segurança. Esse nó de emenda e feito um 8 na mono e se amarra ao nó  a mult, os guias fazem isso e te ensinam. Boa pescaria!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode usar a linha camon line e a platinum que são muito boas, melhor que a max force, pode ser de 0,80 a 0,90 que lhe atendera muito bem. Se você resolver usar linha com fluor carbono pode ir de asso ds ou super raiglon numa bitola um pouco mais fina (0,70 a 0,80) que lhe atendera muito bem. Esqueça as multi filamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, aonde pesco no rio Xingu, por conta das pedras é fundamental usar uma boa mono. Uso super raiglon. Uso uma tal de special fluoro coating, comprei na juninhopesca e não troco por outra linha. Uso na minha corvallus 400 a 0,57/26.12kgs de acordo com o carretel e na tekota 800, uso uma 0,80mm só não lembro a libragem, mas nunca tive problemas de arrebentar linha na hora da briga.

Aqui num tem a tal piraiba, mas pirararas e jaus tem e nas cheias vira mexa entra os abotoados e as grandes arraias, peixes fortes que fazem muita força, e se a linha num for boa, adeus corina!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só esclarecendo, no Araguaia utilizamos a Max Foce, porque já comprovamos que após os embates e as abrasões nas galhadas ou pedras, a linha mesmo que arranhada e desgastada, se encontrando com sua bitola menor do que a medida original, ainda temos confiança para o embarque, além disso, tem um excelente custo e benefício! Sempre a utilizo e nunca tive problemas, porém sei que não é a melhor linha do mundo, apenas que para a pesca dos brutos do Araguaia é sem dúvida a mais indicada.

Entretanto nessa 2ª feira, dia 13 de julho, assisti um episódio do Momento da Pesca, em que o Johnny Hoffman utiliza o seguinte material: leader de supernylon 0,90 mm, da MarineSports e uma linha de multifilamento Vexter 80 libras! E pegou só os brutos, inclusive a lendária Piraíba.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estamos nos encaminhando mesmo para a Max Force !  aplauso::

arrow:: Pelo menos é isso que a maioria dos amigos que postaram está apontando !

Acho que uma equivalente à 80 lb, deverá funcionar mais que bem !  ::fisherman

Como são dois carretéis (molinete propicia isso), estou achando a sugestão da Super Raiglon algo a ser analisado...  tchau::

Grato a todos que se manifestaram !  ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fuja igual o diabo foge da cruz da Ottoni Platinum XT q nao aguenta nada!

Sent from my iPhone using Tapatalk

2x... já passei muita raiva com essa linha (a platinum da ottoni), as 0,40 se partia na mão, achei ate que o carretel tava contaminado por gasolina ou outro produto, mas checando um carretel "virgem", aconteceu o mesmo problema

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro amigo Kid! Uso Super Raiglon para peixes de couro no Mato Grosso e gosto muito. Ela dá memória, mas é extremamente forte e resistente a abrasão. Recomendo! Agora, uma linha que ouço falar muito bem é a Super A da Intergreen.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Max Force 0.92 para o Araguaia é imbativel na relação custo/benefício, 1.000 metros no Paraguay saem uns US$ 35. Você também pode usar multi entre 80-150lbs com um leader de mono 0.92/1.00mm de uns 20mts.

Sent from my iPhone using Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcello,

 

Estamos chegando num patamar mais "coerente" para minha cabeça.

Pessoalmente tenho usado Power Pro de 65 lb com líder de mono de 0,90 mm

 

No molinete, mesmo sendo 6000, não há aquele espaço existente nas grandes carretilhas de mar !

Por conta disso, é preciso ter um armazenamento de maior quantidade de metros...

Vou ver o esquema do custo x benefício de usar Power Pro de 80 lb no molinete desse meu amigo ! 

 

Grato pela sugestão  ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...