Ir para conteúdo

Suiá Miçu julho 2015


Posts Recomendados

Pessoal, na primeira semana de Julho de 2015 estive com uma turma de amigos na Pousada Suiá Miçu em Mato Grosso. Pescaria de 5 dias, a escolha da pousada foi de tanto ver fotos de peixe e incríveis relatos aqui.

 

 Bom vai aqui as minhas sinceras considerações sobre a pescaria e a pousada.

 

Época:

 

No inicio de julho o rio Suiá está quase dentro da caixa, para quem quer pescar com isca viva é uma época ideal, para quem quer pescar exclusivamente com artificiais ainda é cedo, pois 80% da pescaria de artificial é feita nos lagos e nessa época esses lagos ainda estão cheios com quilômetros de mata alagada em volta, refugio dos peixes menores e dos predadores que deixam o lago e entram na mata.  

  

O local:

 

Lindo, paisagens incríveis, rios tributários de águas transparentes que em nada fica a dever a região de Bonito (MT) fauna preservada, jacaré chegou a nos levar algumas iscas, antas atravessam o rio, (vimos varias)... capivaras, patos, e as pacas comiam o retro do nosso almoço que deixavam em baixo da mesa de propósito para checar os rastros no dia seguinte. Encontramos vários pescadores de cidades próximas pescando no rio, gente acampada, pescando de barco e barranco, gente que mata muito peixe todo fim de semana, mesmo assim o rio ainda é Riquíssimo e tem MUITO peixe.

 

A pousada

 

Ótima estrutura, muito conforto, comida deliciosa, atendimento de primeira... Pontos a melhorar: piloteiros, um piloto bem antigo, um tal de carioca nos destratou lá! No ultimo dia fizemos um sorteio para distribuir uns prêmios (óculos, camisas, bonés) para os pilotos e um óculo estava com uma perna sem parafuso, após o sorteio esse carioca veio no meio da turma trazendo um dos meninos que tinha ganhado o óculos e deu a entender que somos mesquinhos e mal agradecidos, (pescamos ate as 10 da noite com vocês e vocês vem nos dar óculos quebrado) isso porque colocamos o tal óculos danificado no sorteio. Mesmo tendo distribuído mais de 1000 reais de gorjeta para as cozinheiras e piloteiros ele Foi mal educado e atrevido... estávamos fazendo uma gentileza, uma brincadeira com o pessoal, por isso ficamos revoltados com a atitude do cara e o clima ficou péssimo.

 

O gerente Marcio chamou o cara para conversar, mas acho que não adiantou muito. Aquele cara é uma uva podre no cacho, e um péssimo profissional, ele não leva onde a gente quer ir, ele quer voltar cedo, não gosta de pescar a noite...ele come antes de todo mundo mesmo antes do almoço ficar pronto, ele reclama do salário e do trabalho, ele sem duvida vai contaminar a molecada que tá trabalhando lá. Por sorte isso aconteceu  no final da pescaria. Achei importante mencionar esse fato aqui, como alerta para quem for.

 

Ainda em relação aos piloteiros os caras são novos, alguns sem muita experiência mas são super esforçados, carregam barco, fazem picadas p entrar no mato, varam o dia e pescam ate 10 da noite se você quiser. Ocorreu um incidente em meu barco, um amigo iniciante quase sega o piloteiro com uma João pepino...a gartéia fincou 1 cm por cima do olho, nenhum deles usa óculos, alertei o gerente desse perigo e ele prometeu providenciar equipamento de proteção para os meninos. O locar era super sensível e levei 30 minutos para tirar aquela garatéia. O rapaz teve sorte!!!a noite reuni os piloteiros e expliquei que uma garatéia pode entrar em qualquer lugar do corpro deles que só vai causar um pouco de dor, mas se atingir um olho é permanente! você fica cego!!! acho que entenderam o recado.

 

Criticas construtivas: A pousada usa motores de 18, são lentos e se perde até 2 horas para chegar em alguns lagos, motores 25 ali seriam ideais...não existe placas da pousada no trecho querência/pousada... apesar de um bom mapa, chegamos a nos perder. Iscas e gasolinas estavam se acabando e ainda tínhamos 2 dias de pescaria. Ficamos sem energia por uma noite.. problemas no gerador. Nada disso atrapalhou de verdade a pescaria, mas queria deixar como criticas construtivas.

 

A pescaria: pegar trairão com isca artificial lá nessa época é dificílimo!!!! A gente bate isca um dia inteiro para ter 3...4 ataques e uma, quando MUITO  duas capturas. Juro que não imaginei que era tão difícil! Deve ser o nível da água dos lagos e a mata alagada... Insisti MUITO com tudo que tinha na tralha! Tucunaré acima de 4kg é a mesma coisa, pequenos se pega bastante, mas os maiores são raros! Quase torei o braço pescando de sol a sol e peguei apenas 3 trairões com artificial em 5 dias de pescaria. A isca trairão pelo barulho que faz foi a mais atacada, mas aquela porcaria não tem resistência, fura e afoga...eu também perdi o pitão trazeiro com garateia e tudo depois de uma linda explosão de um trairão. Uma isca boa para descansar o braço é o poper em puxadas lentas e compridas, nos lagos sem vento atrai mesmo belos tucunarés, a perversa da borboleta no rio pega muitooo tucunaré, vale a pena usar.

 

A pescaria com isca viva (tuvira e piau) chega a ser covardia...não gosto, mas tive que me render quase no fim da pescaria, para que tenham uma idéia, em um único trecho de um rio clamado águas claras, de 17:30 até 19:10 peguei 12 trairões de 3 a 9 kg. No rio entra fácil cachara pequeno 3 a 8 KG cachorras enormes e corvinas, piarararas pequenas também são comuns.

 

Bom, quero muito voltar lá, mas vai ser em agosto..tem um lago lá chamado lago do 60 (60 alqueires o tamanho dele) levei um dia carregando barco e tralhas nas costas para chegar nele e quando chegamos estava com a mata toda alagada, pescamos...mas não deu nada. Eu NUNCA vi na vida tanta pancada de peixe dentro do mato, quando aquilo voltar pra caixa.. meu deus do céu !!  

Vou postar ai algumas fotos sem legendas e sem ordem cronológica, espero que gostem!!

 

Forte abraço a todos.

 

Tino

 

IMG_7529.jpgIMG_7516.jpgIMG_7613.jpgIMG_7781.jpgIMG_7608.jpgIMG_7531.jpgIMG_7804.jpgIMG_7810.jpgIMG_7532.jpgIMG_7541.jpgIMG_7549.jpgIMG_7814.jpgIMG_7936.jpgIMG_7938.jpgIMG_7548.jpgIMG_7596.jpgIMG_7311.jpgIMG_7317.jpgIMG_7838.jpgIMG_7319.jpgIMG_7324.jpgIMG_7328.jpgIMG_7333.jpgIMG_7367.jpgIMG_7554.jpgIMG_7373.jpgIMG_7414.jpgIMG_7424.jpgIMG_7430.jpgIMG_7425.jpgIMG_7436.jpgIMG_7440.jpgIMG_7462.jpgIMG_7750.jpgIMG_7483.jpgIMG_7503.jpgIMG_7500.jpgIMG_7509.jpgIMG_7753.jpgIMG_7459.jpgIMG_7437.jpgIMG_7397.jpgIMG_7635.jpgIMG_7390.jpgIMG_7374.jpgIMG_7620.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Belo relato e fotos, Tino.

O atendimento da Pousada é muito bom.

Estive lá em Julho/2013, e os problemas com  piloteiros eram o  mesmos, todos novos, e alguns nem conheciam o rio .  O melhor que tinha por lá era o Jaó, e não sei se ainda esta por lá.

Local excelente de pescaria. Muitos trairões grande.

 

Abrx

 

Ricardo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou indo pra lá dia 29 de Agosto, fui ano passado 15 de agosto, foi top demais, mas não pescamos nos lagos, só saiu peixe no Rio.  

Não tivemos problemas nem com guias, nem na pousada.  

Mas algumas considerações  suas são pertinentes, quanto a placas na estrada indicando a pousada, 170km de terra é coisa demais sem ter nenhuma referencia( Será que eles tem medo de assalto? pois e ridiculo fazer umas 10 placas).  O motores tb poderiam ser maiores mesmo, os barcos tb, pelo menos mais largos e com plataforma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ótimas fotos e comentários bem interessantes !  mestre::  mestre:: 

A questão do treinamento aos piloteiros deve ser algo que o gerente (proprietário ?) faça sempre e com prioridade !

Se a busca é por melhor atendimento e profissionalização, seria importante o Gerente ouvir/atender as observações de seus clientes...

Estamos (ainda) no início de uma longa jornada, onde o conceito de "cliente de pesca esportiva" irá precisar de muita explicação e crença !

Mas a pescaria (apesar dos pesares) deixou a vontade de ir por lá... Parabéns !  ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Relato franco, equilibrado, muito bom. Obrigado por isso !

As críticas são pra lá de construtivas ! 

Pelo que li, alguns problemas persistem desde 2012, época em que passamos por experiência muito semelhantes a de vocês:  nos perdemos no trajeto Querência - Pousada; quase morremos para entrar no sessentão e não deu peixe; teve acidente com garatéia na mão ... 

Nosso piloteiro era o Agnaldo. Muito bom e dedicado. Pena não estar mais lá. Vocês teriam gostado do cara.

Também não somos adeptos do " Tuvirabait " e arrancar trairão na artificial por lá à época foi  difícil. Saíram poucos, mas na superfície. Não muito diferente da Amazônia onde Açu de bom tamanho no baitcast exige muito do pescador e costuma entrar poucos.

Que a próxima de vocês seja ainda melhor. Um forte abraço e linhas sempre esticadas !  joia:::

Sinceros parabéns pela qualidade do relato, pelo conteúdo e pelas imagens todas elas espetaculares, em especial estas aqui: 

 


IMG_7529.jpg

 

 

 

IMG_7516.jpg

 

 

IMG_7613.jpg

 

 

IMG_7317.jpg

 

 

IMG_7319.jpg

 

 

IMG_7414.jpg

 

 

IMG_7430.jpg

 

 

IMG_7425.jpg

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

grato pelos Elogios cumpanherada, a intenção do relato foi alertar quem ainda vai por lá esse ano...e também mostrar que nem sempre a coisa é 1000% como tão bem desenha a maioria dos relatos de lá! pelo qu ejá tinha lido achava que o trairão na artificial era mole! tem que ralar muito amigo, pra por um boga na boca de um trairão de bom tamanho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tino, parabens pelo relato.

 

Estes acontecimentos relatados são falhas graves e pontos de melhorias que deveriam ser observados pela gerência e proprietário urgentemente.

 

 

Será que não deveriam dar mais atenção a um pescador que está disposto a gastar tanta grana em uma semana?

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns ao grupo pela pescaria!

 

Uma pena a pousada ainda continuar com os mesmos erros no atendimento, principalmente em relação aos piloteiros. Estive lá em 2012 e em 2013 relatei ao gerente e ao Euler que é o proprietário sobre algumas coisas que deveriam dar mais atenção, uma delas foi em relação aos piloteiros totalmente despreparados para atender pescadores esportivos, já que o foco e publico alvo da pousada mudou quando acertou na decisão de praticar o pesque e solte.

 

Pelo jeito ainda não mudou muita coisa, a mão de obra e o gerenciamento continuam na mesma. Estou indo novamente com meu grupo em 2016, o negócio e torcer pra levar sorte, rsrsrs.

 

Abraço, e mais uma vez belo relato!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...