Ir para conteúdo

Como colocar linha na carretilha corretamente


Posts Recomendados

Bom tive alguns problemas com minha ultima pescaria. 

Todos sabemos que quando colocamos a linha de multifilamento na carretilha ela deve ser colocada com total pressão e força para que a mesma não encavale durante a pescaria e acabe dando cabeleiras ou até mesmo perdendo o peixe.

 

So que vem uma grande questão, qual procedimento tomar para que a linha entre com toda pressão necessária para que isso não aconteça?

 

Qual métodos vocês utilizam?

 

Estou perguntando isso pois no último final de semana tive que trocar a linha da carretilha e tive alguns problemas com a mesma. ( Joguei 1 carretel fora praticamente ) 

 

Aguardo a resposta da galera.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não tenho um jeito inovador não... geralmente faço isso com a carreta na vara (mais fácil), com umas das mão giro a manivela, com a outra seguro no blank um pouco pra cima de onde fica a carreta e aproveito e seguro a linha junto mantendo certa pressão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso é apenas informação que vem se propagando de forma errônea em alguns fóruns.

 

É importante não colocar a linha folgada na carretilha, mas não é necessário colocar tanta pressão assim quanto alguns vêem afirmando. Quer uma prova?

 

Você vai pescar com artificiais e utiliza o dia todo iscas de 7 a 10 gramas. Quando recolhe, qual a pressão/peso que uma isca de 7 gramas imprime sobre o carretel? Quase nenhuma né? Sendo assim, teria cabeleiras ou encavalamento a cada recolhimento que viria sem o peixe para impor peso no recolhimento. Estou errado? doeu::

 

Por isso basta ao colocar a linha na carretilha,que faça com ela montada na vara e alguém segure o carretel pressionando levemente as laterais do mesmo , caso não tenha ninguém para ajudar, adapte um mecanismo que mais lhe seja confortável, eu pego uma camisa velha, passo a linha por dentro dela e coloco um peso em cima, já vi dica de pescadores que passam a linha dentro de uma lista telefônica etc...

 

Acho que cabeleiras principalmente estão muito mais relacionas ao acerto dos sistemas de freio da carretilha mecânico/centrífugo/magnético e se ela também é própria para aquele peso de isca.

 

EX: Esse fim de semana pesquei com uma New BW e uma Revo mgx o dia todo, iscas de 6,5 a 12 gramas e não tive nenhuma cabeleira e também não peguei nenhum peixe rindo2::  rindo2:: , meu primo pegou a revo mgx, colocou 3 rações em um anzol e arremessou contra o vento, eu avisei ele antes que não daria certo, a isca não tinha peso suficiente, resultado? Ele passou 2 horas tentando desembaraçar a linha kkkkkkkkkkkkkk

 

Espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso é apenas informação que vem se propagando de forma errônea em alguns fóruns.

 

É importante não colocar a linha folgada na carretilha, mas não é necessário colocar tanta pressão assim quanto alguns vêem afirmando. Quer uma prova?

 

Você vai pescar com artificiais e utiliza o dia todo iscas de 7 a 10 gramas. Quando recolhe, qual a pressão/peso que uma isca de 7 gramas imprime sobre o carretel? Quase nenhuma né? Sendo assim, teria cabeleiras ou encavalamento a cada recolhimento que viria sem o peixe para impor peso no recolhimento. Estou errado? doeu::

 

Por isso basta ao colocar a linha na carretilha,que faça com ela montada na vara e alguém segure o carretel pressionando levemente as laterais do mesmo , caso não tenha ninguém para ajudar, adapte um mecanismo que mais lhe seja confortável, eu pego uma camisa velha, passo a linha por dentro dela e coloco um peso em cima, já vi dica de pescadores que passam a linha dentro de uma lista telefônica etc...

 

Acho que cabeleiras principalmente estão muito mais relacionas ao acerto dos sistemas de freio da carretilha mecânico/centrífugo/magnético e se ela também é própria para aquele peso de isca.

 

EX: Esse fim de semana pesquei com uma New BW e uma Revo mgx o dia todo, iscas de 6,5 a 12 gramas e não tive nenhuma cabeleira e também não peguei nenhum peixe rindo2::  rindo2:: , meu primo pegou a revo mgx, colocou 3 rações em um anzol e arremessou contra o vento, eu avisei ele antes que não daria certo, a isca não tinha peso suficiente, resultado? Ele passou 2 horas tentando desembaraçar a linha kkkkkkkkkkkkkk

 

Espero ter ajudado.

Que aula, acredito que seria isso mesmo que estava precisando, minha carreta esse final de semana passou na mão do meu primo que pegou para testar pois tinha comprado a mesma alguns dias antes, acredito que ele havia desregulado a mesma.

 

Vou fazer um outro teste também vamos ver o que vai acontecer. =]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho um molinete grande e antigo da MS (acho que é um xt6000).... enrolo a linha nele,  e depois, enrolo na carretilha ou molinete em questão.

 

Faço dessa maneira pq assim consigo regular a tensão da linha ajustando o freio do molinete....

 

Abçxxxx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso é apenas informação que vem se propagando de forma errônea em alguns fóruns.

 

É importante não colocar a linha folgada na carretilha, mas não é necessário colocar tanta pressão assim quanto alguns vêem afirmando. Quer uma prova?

 

Você vai pescar com artificiais e utiliza o dia todo iscas de 7 a 10 gramas. Quando recolhe, qual a pressão/peso que uma isca de 7 gramas imprime sobre o carretel? Quase nenhuma né? Sendo assim, teria cabeleiras ou encavalamento a cada recolhimento que viria sem o peixe para impor peso no recolhimento. Estou errado? doeu::

 

Por isso basta ao colocar a linha na carretilha,que faça com ela montada na vara e alguém segure o carretel pressionando levemente as laterais do mesmo , caso não tenha ninguém para ajudar, adapte um mecanismo que mais lhe seja confortável, eu pego uma camisa velha, passo a linha por dentro dela e coloco um peso em cima, já vi dica de pescadores que passam a linha dentro de uma lista telefônica etc...

 

Acho que cabeleiras principalmente estão muito mais relacionas ao acerto dos sistemas de freio da carretilha mecânico/centrífugo/magnético e se ela também é própria para aquele peso de isca.

 

EX: Esse fim de semana pesquei com uma New BW e uma Revo mgx o dia todo, iscas de 6,5 a 12 gramas e não tive nenhuma cabeleira e também não peguei nenhum peixe rindo2::  rindo2:: , meu primo pegou a revo mgx, colocou 3 rações em um anzol e arremessou contra o vento, eu avisei ele antes que não daria certo, a isca não tinha peso suficiente, resultado? Ele passou 2 horas tentando desembaraçar a linha kkkkkkkkkkkkkk

 

Espero ter ajudado.

Não quero comprar briga, mas já que estamos num fórum democrático onde o intuito é difundir experiência e conhecimento técnico, tenho que discordar de seu comentário Wilson.

A pressão colocada na linha para que haja uma compactação da mesma no carretel, tem a serventia da linha não encavalar no caso de se engatar um peixe grande. Explicando em miúdos, se a pressão imposta na linha quando carregamos o carretel for maior que a pressão imposta pelo peixe, nunca teremos problemas. Mas caso a linha esteja folgada no carretel e se engate um bruto, com certeza, a linha vai afundar no carretel quando o freio for fechado e o peixe der as corridas. Provavelmente irá tirar o peixe se souber trabalhá-lo... Mas os próximos arremessos serão prejudicados. Já que a linha encavalada tende a prender e causar as famosas cabeleiras ou na melhor das hipóteses reduzir a distância do arremesso.

Acho que não dá pra ser mais claro do que isso.

Quanto a técnica pra se carregar a linha, eu costumava usar uma barra de ferro atravessada no carretel de linha e segurar com o pé...arcaico, mas simples e funcional... Mas hoje tenho um dispositivo com mola que tensiona o carretel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quer uma prova?

Você vai pescar com artificiais e utiliza o dia todo iscas de 7 a 10 gramas. Quando recolhe, qual a pressão/peso que uma isca de 7 gramas imprime sobre o carretel? Quase nenhuma né? Sendo assim, teria cabeleiras ou encavalamento a cada recolhimento que viria sem o peixe para impor peso no recolhimento. Estou errado?

concordo com seu ponto de vista Wilson

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não quero comprar briga, mas já que estamos num fórum democrático onde o intuito é difundir experiência e conhecimento técnico, tenho que discordar de seu comentário Wilson.

A pressão colocada na linha para que haja uma compactação da mesma no carretel, tem a serventia da linha não encavalar no caso de se engatar um peixe grande. Explicando em miúdos, se a pressão imposta na linha quando carregamos o carretel for maior que a pressão imposta pelo peixe, nunca teremos problemas. Mas caso a linha esteja folgada no carretel e se engate um bruto, com certeza, a linha vai afundar no carretel quando o freio for fechado e o peixe der as corridas. Provavelmente irá tirar o peixe se souber trabalhá-lo... Mas os próximos arremessos serão prejudicados. Já que a linha encavalada tende a prender e causar as famosas cabeleiras ou na melhor das hipóteses reduzir a distância do arremesso.

Acho que não dá pra ser mais claro do que isso.

Quanto a técnica pra se carregar a linha, eu costumava usar uma barra de ferro atravessada no carretel de linha e segurar com o pé...arcaico, mas simples e funcional... Mas hoje tenho um dispositivo com mola que tensiona o carretel.

2X quanto ao ponto de vista em relação a comparação com o recolhimento de uma isca artificial, contraponho dizendo que o recolhimento "frouxo" se da apenas para distância do arremesso, ou seja, em um arremesso de X metros, apenas X metros são recolhidos sem tensão e não todo o carretel :)
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ajudando um pouco... eu enrolo sempre tensionando.. claro que depois de varios arremessos a linha folga e quando entra peixe vai encavalar mesmo.. mas só a parte que foi usada no arremesso... nada que 2 ou 3 arremessos curtos não se consiga resolver.. Solução?? Sempre que possível, deixe a primeira corrida para o peixe.. assim ele vai tirar linha do carretel encavalando menos.. depois de cansado, vc recolhe com tensão e sem encavalar...

Pra carregar o carretel, vou pro quintal (30 metros de quintal), tiro a linha do carretel, prendo o carretel no fundo do quintal e vou pro outro lado com carretilha e vara... aí é so ir recolhendo até atravessar o quintal com a tensão que eu quiser... e vou repetindo até encher... 3 ou 4 vezes dependendo da bitola!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não quero comprar briga, mas já que estamos num fórum democrático onde o intuito é difundir experiência e conhecimento técnico, tenho que discordar de seu comentário Wilson.

A pressão colocada na linha para que haja uma compactação da mesma no carretel, tem a serventia da linha não encavalar no caso de se engatar um peixe grande. Explicando em miúdos, se a pressão imposta na linha quando carregamos o carretel for maior que a pressão imposta pelo peixe, nunca teremos problemas. Mas caso a linha esteja folgada no carretel e se engate um bruto, com certeza, a linha vai afundar no carretel quando o freio for fechado e o peixe der as corridas. Provavelmente irá tirar o peixe se souber trabalhá-lo... Mas os próximos arremessos serão prejudicados. Já que a linha encavalada tende a prender e causar as famosas cabeleiras ou na melhor das hipóteses reduzir a distância do arremesso.

Acho que não dá pra ser mais claro do que isso.

Quanto a técnica pra se carregar a linha, eu costumava usar uma barra de ferro atravessada no carretel de linha e segurar com o pé...arcaico, mas simples e funcional... Mas hoje tenho um dispositivo com mola que tensiona o carretel.

Qual dispositivo é esse que tenciona o carretel estou querendo um destes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O ideal é realmente tentar colocar a linha tensionada, e a linha do arremesso que corresponde a 30% mais ou menos do carretel, fica um pouco frouxa mesmo, porém é normal!!! Caso contrário ao pegar um bruto, com certeza a linha vai encavalar!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cama de mono acredito que seja besteira, agora precisamos colocar a linha tencionada, mas qual a melhor forma de fazer isso? Sempre vou pedir para alguém me ajudar a fazer isso? Ou existe uma forma de fazer isso sozinho sem que sempre dependa de alguem

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cama de mono acredito que seja besteira, agora precisamos colocar a linha tencionada, mas qual a melhor forma de fazer isso? Sempre vou pedir para alguém me ajudar a fazer isso? Ou existe uma forma de fazer isso sozinho sem que sempre dependa de alguem

 

Marco, eu até tentei explicar como eu faço lá em cima... eu faço a mesma coisa que o nelson.. só que ao invés de pedir pra alguém segurar o carretel, eu prendo ele num canto do quintal, e vou até o outro com a vara e venho recolhendo e tensionando a linha...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...