Ir para conteúdo

Espécie de tucunaré do Rio Xingu


Guto Pinto

Posts Recomendados

Sei que complicado pois existem inumeras espécies  de Tucunaré, mas qual é a real espécie que habita o Xingu? Apenas o Melineae?  Minha duvida é devido ao fato de ja ter fisgado alguns desde do Suiá que é afluente até o Baixo  Xingu na Regão de Altamira e alguns tem uma tonalidade e tamanho bem diferentes. Dá uma olhada, será só diferença da cor devido ao tamanho ou região?

181876_259250774182728_1327759277_n.jpg?

 

10590537_649606288480506_858761378960977

 

10553616_650186191755849_364672951899389

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boas Gutão.

 

Estive no Suiá em outubro/14, percebi essa diferença também, mas na minha opinião entendo que essa diferença deve ser influência do tipo de água do local da captura. Os tucunarés capturados em águas mais claras (Paranaíba e alguns lagos) tem uma coloração diferente dos capturados no rio (próprio Suiá) ou em confluência de águas. Mas com certeza teremos uma informação mais precisa sobre a espécie.

 

Note a diferença entre exemplares capturados na mesma semana, diferenciando apenas tipos de água e estruturas.

 

DSC03624_zpsxykqlcrl.jpg

 

SAM_1721_zpse5jwctcm.jpg

 

SAM_1803_zpscpoyubl8.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gutão, acho que o Fabin tá certo, pode ser a mesma espécie com a coloração variando de acordo com a água, estrutura e, acrescento, até situação de acasalamento.

 

Mesmo o Tucunaré do Baixo Xingu (primeira foto sua) tem características bem padronizadas do Melineae: mesmo formato e cor das nadadeiras (azul e vermelha) e  mesmo formato do corpo mais arredondado (nos grandes).

 

As variações parecem ser nas listras, nas manchas do corpo e na cor geral do peixe.

 

Acredito que isso se explique sim pela água e pela estrutura, além da época de acasalamento.

 

Veja:

 

jK13Oo1.jpg

 

Este é um dos Tucunarés que o João está segurando a última foto sua.

 

Pegamos os dois arremessando para o meio de um lago marginal e provavelmente acasalando (foram fisgados um em seguida do outro em dublê).

 

São bem amarelados e com as listas desenhadas com pintas bem negras.

 

80PTU7n.jpg

 

Este aqui foi pego no rio, sozinho e na água corrente.

 

É bem mais claro, praticamente sem listras definidas com pintas quase cinzas.

 

Se parece mais com o Tucunaré que você pegou no Baixo Xingu (quase sem listras e com pintas mais claras). Lá vocês pescavam e água corrente, não é?

 

Só que aquele seu do Baixo Xingu tem colocação de fundo mais forte, pode ser que estava acasalando, só que no rio.

 

Ele deve ser uma uma mistura dos dois que eu mandei aqui - a coloração do que estava acasalando com as pintas do outro sozinho no rio.  doeu::

 

Será?  rindo3::

 

Fazendo uma comparação, a mudança de coloração da mesma espécie Melineae pode ser como no Tucunaré Cichla Temensis - Paca, Paca-Açú e Açú.

 

E que venha o Suiá 2015, Gutão!!!!  alegre::  alegre::

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...