Ir para conteúdo

Crítica a pesca de pintado na Argentina (isca artificial)


Tedesco

Posts Recomendados

Ontem assisti um vídeo no you tube onde um pescador famoso pesca nos rio Paraná na Argentina. Assisti ao vídeo porque eu queria vem como era essa pesca de pintado com isca artificial, pois o mesmo aqui na minha região (pantanal) não pega na isca artificial (os exemplares grandes) os menores de vez em quando se pega um ou dois quando eles estão em cardume atacando as iscas em lugares mais rasos. Pois bem, ao me deparar com o vídeo, eles estavam curricando com uma isca artificial de fundo, quando pegaram o pintado (mais ou menos 15kg) percebi que o pintado estava pego pelo rabo, ai eles pegaram mais dois pintados também pegos pelo rabo e pelo dorso, ou seja nenhum foi pego pela boca e ainda o cara de pau do piloteiro, para disfarçar, disse que os pintados batem o rabo na isca para atordoar o peixe (isso é uma piada, só pode). Resumindo, pegar pintado dessa forma, aqui na minha região é crime ambiental, se qualquer um de vocês aqui do forum quiser pegar um pintado com mais de 20 kg pode vir aqui em Cáceres que eu faço você pegar não só um, mais vários pintados grandes utilizando essa tecnica de currico que nada mais é do que pegar o pintado no "laço" (aqui chamamos de lambada ou ligeirinho), pois todos nós sabemos que o pintado quando esta no "poço" ele não esta ativo e mesmo com a pesca de rodada com tuviras, dificilmente um pintado de mais de 20 kg se interessa por uma tuvira. Confesso que fiquei decepcionado com essa prática de pescaria na Argentina, nada contra os que praticam, pois o peixe é libertado em seguida, só acho que o pescador não precisa ir tão longe para pegar um pintado grande nessa forma de pescaria. Infelizmente eu não consegui filmar os cardumes de pintado gigantes (mais de 20 kg) que residem na reserva ecológica do Taiamã (Cáceres, MT) é coisa de louco a quantidade de pintados grandes que saem da reserva atrás das corimbas, a noite parece um bombardeio aéreo em cima das coitadas das corimbas, só vendo para acreditar, então se o cidadão resolver pescar com isca artificial no corrico, vai ser uma judiação e um crime contra esses pintados, é claro que na Argentina eles soltam os pintados, mas aqui. kkkkkkkkkkkkkk. Minha gente, se você quiser pegar um pintado grande e vários dourados (de tamanho entre 4 e 10 kg) na isca artificial não precisa sair do país, basta procurar os lugares e a época correta de se fazer a pescaria que você será bem sucedido aqui mesmo no nosso país. Só para constar, eu não, possuo nenhum pesqueiro, pousada, hotel, etc, e muito menos sobrevivo da pesca.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pior q não é piada essa situação de o pintado dar uma atordoada na isca,e o jau tbm faz isso.....experimenta fisgar na primeira batida do pintado,vc pensa q esta abocanhando quando na verdade ele deixa a isca atordoada para comer depois.....aí vc me pergunta??? E quando pesco com minhocoçu ele junta e saí nadando de boa,só pesando a linha......isso mesmo,pois ele sabe que o q esta comendo e a minhoca.....louco né! !!! Mais é assim mesmo..........e na Argentina por se pescar muito assim,pega quase q todos na artificial desse jeito. .......e sabe o pq de lá eles baterem na artificial (sinuelo) por lá? É pq la vc consegue corricar com aquelas cranks gigantes nos fundos arenosos,e aí no Cuiabá é difícil um lugar com grande extensão sem paulera pra poder curricar......e tem outro fator. ...o peixe via de regra muda o metabolismo de lugar pra lugar. ..vlw

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não acredito tb nessa história de bater com o rabo para atordoar, o currico realmente fisga o peixe lá parado, tanto que a pesca do pintado lá ocorre no inverno qd os pintado ficam td quietos lá no fundo do canal, encardumados, é uma pescaria que não me agrada, mas pelo menos o pesque e solte lá é praticado e respeitado.

 

Melhor do que pegar os pintados na rodada e abater, como ocorre aqui no Brasil, já pesquei muito ai em Cáceres, no rio Jauru e o que vi lá me desanimou de ir para essa região, até que eles respeitam o tamanho mínimo, mas as matrizes que é mais importante preservar do que os pequenos,ninguém perdoa, mata td, por isso não pretendo voltar em Cáceres suici:: .

 

E olha que tds as pescarias que fiz lá no jauru, pegamos muitos peixes, mas presenciar td aquela matança não me agrada, até os piloteiros ficavam putos comigo qd eu falava que ia soltar um bom peixe. É uma pena pois o potencial de pesca em Cáceres é sensacional se houvesse preservação não precisaríamos ir para argentina, apesar que tb vai de $$$, pescar na argentina muitas das vezes sai bem mais barato do que pescar em muitos locais aqui no Brasil.

 

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguns fatos me levam a acreditar que a pesca com corrico na Argentina, não é somente arrastar a garatéia no fundo do rio e engatar um peixe: 1) Vários pintados são fisgados pela boca 2) Quando você pega "pelo rabo" a garatéia sempre está engatada na parte traseira do lombo, atrás da nadadeira dorsal 3) As vezes, trocando a cor da isca, você pega mais ou menos peixes no mesmo local e horário 4) Os pescadores paraguaios, que matam peixe pra sobreviver, usam várias cores de isca que vão trocando ao longo da pescaria até achar a que melhor funciona naquele dia. Posso estar errado, mas até que seja realizado um estudo científico provando A ou B, estas observações me fazem crer que o Surubi ataca sim as iscas.

Sent from my iPad using Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tedesco concordo com o Edson...imagina se no MT, MS e outros estados do Brasil tivéssemos cota zero...aí teríamos peixes com a qualidade que se encontra hoje na Argentina. Tenho certeza que todos nós optaríamos pela pescaria em nossas águas mas com esta matança e com o tamanho do descaso de nosso estado ( onde está o Ministério da pesca ? IBAMA, FEAM e outros criados para isso ?) fica difícil...

Hugo se pega na parte de cima do rabo talvez seja mais um indicativo de que é a isca que bate no peixe e não o contrário.

Abraço a todos !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tedesco concordo com o Edson...imagina se no MT, MS e outros estados do Brasil tivéssemos cota zero...aí teríamos peixes com a qualidade que se encontra hoje na Argentina. Tenho certeza que todos nós optaríamos pela pescaria em nossas águas mas com esta matança e com o tamanho do descaso de nosso estado ( onde está o Ministério da pesca ? IBAMA, FEAM e outros criados para isso ?) fica difícil...

Hugo se pega na parte de cima do rabo talvez seja mais um indicativo de que é a isca que bate no peixe e não o contrário.

Abraço a todos !

Amigo, pode observar no rabo dele.. q a parte de cima e mais dura.. acho q jah eh feito pra dar porrada.. kkkk

eu acredito em rabada sim. pois pescando com isca viva ja vi engatar no rabo, so que foi cachara.

abracos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pensando como um peixe, qual a vantagem para um predador dar uma rabada em uma presa antes de comer, geralmente peixe de couro fica na espreita e aproveita da sua gde boca para um maior raio de atuação no ataque, e como seria uma rabada capaz de atordoar um peixe na água??

 

Qd no currico se pega pela boca fica óbvio que ele foi realmente para alimentar, mas isso não exclui que ocorre tb o simples fisgar pelas costas ou rabo na garatéia "acidentalmente", ou mesmo ele foi para alimentar escapou da boca ou errou o ataque e a garatéia fisgou em outro local, ou até mais comum em tucunarés ele vai na agressividade na isca apenas para espantar o intruso que esta ali "enchendo o saco", qd isso ocorre geralmente a garatéia fisga em outro lugar.

 

Um não exclui o outro, só irei acreditar que um pintado "dá rabada para atordoar" se eu ver uma filmagem sub de um pintado fazendo isso, e tds as filmagens que já vi, o pintado fica na espreita abre a bocarra e suga a presa, simples assim. Tb não consigo imaginar uma rabada lá no fundo que atordoa uma presa  doeu::  doeu:: .  Único peixe que conheço q atordoa um peixe antes de comer é o poraque da base do choque.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pensando como um peixe, qual a vantagem para um predador dar uma rabada em uma presa antes de comer, geralmente peixe de couro fica na espreita e aproveita da sua gde boca para um maior raio de atuação no ataque, e como seria uma rabada capaz de atordoar um peixe na água??

 

Qd no currico se pega pela boca fica óbvio que ele foi realmente para alimentar, mas isso não exclui que ocorre tb o simples fisgar pelas costas ou rabo na garatéia "acidentalmente", ou mesmo ele foi para alimentar escapou da boca ou errou o ataque e a garatéia fisgou em outro local, ou até mais comum em tucunarés ele vai na agressividade na isca apenas para espantar o intruso que esta ali "enchendo o saco", qd isso ocorre geralmente a garatéia fisga em outro lugar.

 

Um não exclui o outro, só irei acreditar que um pintado "dá rabada para atordoar" se eu ver uma filmagem sub de um pintado fazendo isso, e tds as filmagens que já vi, o pintado fica na espreita abre a bocarra e suga a presa, simples assim. Tb não consigo imaginar uma rabada lá no fundo que atordoa uma presa  doeu::  doeu:: .  Único peixe que conheço q atordoa um peixe antes de comer é o poraque da base do choque.

Amigo entao porque nao se pega tanto jau como o pintando pelo rabo?quem fica a espreita e abre a boca sugando e o jau, pintando e mais ativo na caca.

abracos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tedesco, já vi vários relatos e fotos de pintados gigantes pegos na argentina pela boca também. Sobre o caso do rabo sempre ouvi e acreditei que era a rabada do peixe na isca mas a explicação que me deram (um biólogo) foi que no fundo do rio, com a água rápida e com pouca visualização, o peixe erra o ataque/bocada na maioria das vezes e quando vai nadar para voltar, se movimenta naturalmente com a cauda e acontece das garatéias da isca enroscarem, isso que ouvi falar. Não sei a verdade sobre esses casos. Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui tem uma pesca interessante que ocorre da seguinte forma: Coloca-se 5 ou mais anzóis barra 5 enfileirados na linha e amarrados com o dorso preso na linha e no final da linha se amarra uma chumbada pequena. Voce arremessa sempre a noite no meio dos cardumes que estão ativos na flor da áqua (regiões de poços) e vem recolhendo a linha como se fosse uma isca artificial, o que vai acontecer é que o anzol vai encostar no pintado e quando ele sente o anzol encostar no seu corpo ele se vira para abocanhar, as vezes pega pela boca, e em outras ocasiões pega-se geralmente pelo rabo e raramente em outras partes do corpo, ou seja, a linha precisa encostar no peixe para ele atacar, ou seja, não precisa ser uma isca artificial ou natural, basta encostar no peixe que ele ataca.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo entao porque nao se pega tanto jau como o pintando pelo rabo?quem fica a espreita e abre a boca sugando e o jau, pintando e mais ativo na caca.

abracos

 

No caso do jaú esse tem o couro muito espesso e raramente a garatéia se prende no seu couro, nem na "lambada" se pega jaú devido a esse motivo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tedesco eu fui para Paso de La Patria, com a intenção de pegar um Pintadão desses que tanto se fala, eles chamam de surubim , lá.

quando o cara disse que tinha que curricar com aquelas iscas enormes, e barbelas grandes eu não acreditei, achei uma grande babaquice.

mesmo assim ficamos lá por meio dia mais ou menos....ai como não gostamos voltamos nas artificiais para dourado

 

nós vimos um barco pegar um grande, mas daquele jeito, a isca enroscada no rabo do peixe

 

uma pescaria para mim sem graça alguma e totalmente enganadora, eu não volto nunca mais

 

abçrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu pesco pintado e cachara em pesque pague; a maioria vem pelo rabo; uns 60%. E o trabalho me pesque pague eh lento, não sei se da tempo de se enroscar... Uma coisa eu digo, como ele tem muito mais força quando fisgado pelo rabo... 

Um biólogo me disse que era improvável ele bater com o rabo, embora não existam estudos...

Eu fico com a hipotese do erro do bote e que ele se  vira e se enrosca, ou algo toca nele e ele se debate, se enroscando

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...