Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Paulo Macuco

Laudo de engenheiro naval

Posts Recomendados

Meu barco cabinado é da década de 80 e no documento dele consta um motor de  Evinrude 15hp da época.

Eu reformei o barco todo tem uns 3 anos e coloquei um motor Yamaha 90 4t, e ficou ótimo.

Entretanto me informaram que pra ficar certinho tenho que averbar este motor no barco junto à Capitania dos Portos, e que para isto é necessário um laudo de um engenheiro naval.

Alguem já passou por isso e tem informações a respeito?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Paulo, até onde eu sei, qualquer embarcação necessita de um laudo atestando sua capacidade de funcionabilidade, por um Engenheiro Naval. O que acontece é que no documento consta a motorização máxima permitida para a embarcação. Se no documento consta um motor de 15 e você coloca um motor de 90 alguma coisa não está batendo. Se no seu documento constar: motorização máxima permitida até 90 hp você está coberto pela regulamentação. Do contrário você vai precisar do laudo técnico. Espero ter ajudado.

Compartilhar este post

Link para o post

Como o documento dele é muito antigo, não consta motorização máxima.

Aí o pessoal lá da Capitania dos Portos me disse que quando não tem, eles consideram 35hp como máximo.

E o mais interessante é que me disseram que se o barco tivesse no máximo 5metros eu poderia alterar preenchendo apenas um Termo de Responsabilidade, mas como tem mais de 5m, precisa de laudo.

Agora,  acredito que engenheiro naval aqui em Minas Gerais num vai ser facil arrumar não. Naonao::

Aí vou ter que ficar com o barco irregular.???. seila::

Compartilhar este post

Link para o post

Amigos, outra dúvida me surgiu.

Me ofereceram esses dias um barco Canadian 6 metros borda alta, já está registrado na Capitania local, porém o atual proprietário me disse que precisa de um laudo de engenharia para regularizar a documentação, mas não me explicou o motivo.

Não fui na Capitania me informar sobre isso porque o atendimento lá é complicado, acontece três vezes por semana e com senha, e estou sem tempo atualmente. Outra questão é que desisti de negociar aquele barco, então não tenho mais interesse prático nisso, ficou apenas a curiosidade mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

canadian cb600 borda alta.. BARCASSO !!! tive um , barco pra vida inteira... mas se o barco estava registrado nao entendo pq o tal laudo... alguma coisa ta estranha ai

barcos usados sao complicados, muitos sao roubados, ou vieram numa propriedade.... ai pra regularizar eh um inferno

Compartilhar este post

Link para o post

Aleluiaaaaaaa....

Tinha ficado sabendo de um amigo que ouviu falar de outro amigo, e tal tal tal, que pela falta de engenheiro naval no mercado, o CREA autorizou ao engenheiro mecânico a confecção deste laudo.

Fiz uma consulta ao CREA-MG e eles me confirmaram que é verdade. Então facilitou muito.  Engenheiro mecânico pode sim fazer o laudo.

Engenheiro mecanico tem vários por aqui.

Felizmente não vou precisar ficar com documentação "meia boca".

Não sou muito chegado à nada "meia boca".

Vou providenciar o laudo.

Compartilhar este post

Link para o post

canadian cb600 borda alta.. BARCASSO !!! tive um , barco pra vida inteira... mas se o barco estava registrado nao entendo pq o tal laudo... alguma coisa ta estranha ai

barcos usados sao complicados, muitos sao roubados, ou vieram numa propriedade.... ai pra regularizar eh um inferno

Ouvi várias pessoas falarem bem desse barco, mas no meu caso não vai dar negócio por conta do preço pedido, já está descartado, só se aparecer outro.

Dorico, seu problema deve ser o mesmo meu. Como o barco tem mais de 5 metros, para registrar um motor maior que 35HP, tem que ter laudo.

Então, na verdade não sei o motivo e como descartei o negócio nem fui atrás de saber. Evito ir na Capitania, vou somente se necessário, pois como já disse, o atendimento acontece em poucos dias, com senha e número limitado de pessoas, e com aquela 'boa' vontade!

Prometi que só vou lá pra registrar o barco que vier a comprar e pra renovar meu arrais.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso