Ir para conteúdo

Rio Uatumã - AM - RDS


Posts Recomendados

Ano passado foi criada uma RDS (Reserva de Desenvolvimento Sustentável) no Rio Uatumã no Amazonas. Para quem gosta de pescar tucunaré este rio é uma ótima opção perto de Manaus.

Pois bem, neste mês uma ONG, agentes da Secretaria de Meio Ambiente do Amazonas, donos de pousadas, redigiram as regras para pescar nesta região. Estas regras incluem: Pagamento de taxas, contratação de mão de obra local obrigatória, horários de pesca, impedimentos para pesca noturna, impedimentos para pesca de peixes de couro entre inúmeras outras regras e condições. Apenas quatro pousadas estão "autorizadas" a operar nesta região. Para barcos são tantas exigências que funciona como uma proibição. Pelo que sei, nenhum pescador amador ou entidade de pesca amadora foi consultada. Minha impressão é que somente a ONG e os donos de pousadas redigiram este documento.

Bem, eu não gostei do que li. Eu só sou um pescador e nem sei avaliar se isto que estão fazendo lá é legal.

O que acham?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Antes de tudo:

O Brasil é um país engraçado onde comunista dá palestra para empresários (Até de dentro da cadeia da PF);

o traficante se vicia;

a prostituta se apaixona;

e ONG recebe verba do governo.

 

Superada essa fase, eu desconfio de tudo que tenha uma ONG envolvida.

 

Não acho que Uatumã seja essa mil maravilhas, mesmo com a criação dessa reserva.

Depois que conheci Barcelos, não gasto passagem aérea pra ir no Uatumã.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caramba... tem o link desse documento?

 

Estou indo pro Uatumã em outubro e essa noticia não é das mais agradáveis, apesar que na teoria, pra quem não vai la matar peixe e sim desfrutar do que a Amazônia oferece, em termos de pesca esportiva, acho que seria muito bem vindo um pouco de preservação.

 

Mas geralmente essas proibições são maleáveis conforme a propina... o que é muito mal visto por quem pretende andar de acordo com a lei...

 

Vou esperar a pronuncia dos mais entendidos no assunto...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ano passado eu li uma reportagem abordando o assunto das RDS, inclusive com a área de pesca demarcada e as pousadas autorizadas a operar na região, segue o link da matéria: 

 

http://www.amazonasemais.com.br/amazonas/temporada-de-pesca-esportiva-aos-gigantes-da-rds-uatuma-veja-precos-dos-pacotes/

 

 

Interesse sempre vai existir...agora se é legal ou não......

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caramba... tem o link desse documento?

 

Estou indo pro Uatumã em outubro e essa noticia não é das mais agradáveis, apesar que na teoria, pra quem não vai la matar peixe e sim desfrutar do que a Amazônia oferece, em termos de pesca esportiva, acho que seria muito bem vindo um pouco de preservação.

 

Mas geralmente essas proibições são maleáveis conforme a propina... o que é muito mal visto por quem pretende andar de acordo com a lei...

 

Vou esperar a pronuncia dos mais entendidos no assunto...

Thiago,

Eu tenho cópia do documento que me mandaram, mas não sei como colocar aqui. Desculpe a ignorância. Se me informar posso colocar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Antes de tudo:

O Brasil é um país engraçado onde comunista dá palestra para empresários (Até de dentro da cadeia da PF);

o traficante se vicia;

a prostituta se apaixona;

e ONG recebe verba do governo.

 

Superada essa fase, eu desconfio de tudo que tenha uma ONG envolvida.

 

Não acho que Uatumã seja essa mil maravilhas, mesmo com a criação dessa reserva.

Depois que conheci Barcelos, não gasto passagem aérea pra ir no Uatumã.

Rodrigo,

Conheço bem Barcelos e a região do médio Rio Negro. Sei que se consegue maiores exemplares por lá. Porém o Rio Uatumã está a menos de duas horas de carro de Manaus e com custos bem inferiores ao de Barcelos. Assim, torna-se uma opção mais barata para quem quer gastar menos ou não pode gastar mais. Além de permitir pescarias mais curtas de dois ou tres dias.

Quanto ao restante de suas observações, concordo 100%.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo,

Conheço bem Barcelos e a região do médio Rio Negro. Sei que se consegue maiores exemplares por lá. Porém o Rio Uatumã está a menos de duas horas de carro de Manaus e com custos bem inferiores ao de Barcelos. Assim, torna-se uma opção mais barata para quem quer gastar menos ou não pode gastar mais. Além de permitir pescarias mais curtas de dois ou tres dias.

Quanto ao restante de suas observações, concordo 100%.

Entendo Xará, não lhe tiro a razão.

 

Mas vejo que o custo maior de se pescar em Barcelos é compensado pelos inúmeros afluentes e opções dentro do próprio Negro.

Ademais descer aquela escadaria do porto de Barcelos já eleva os batimentos. A emoção gerada pela ansiedade do embarque, aquela primeira latinha no deck , o esticar das linhas, tudo é inesquecível. Não troco !

É tanta alegria que nem quero conhecer outros lugares. :gorfei:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

Antes de tudo:

O Brasil é um país engraçado onde comunista dá palestra para empresários (Até de dentro da cadeia da PF);

o traficante se vicia;

a prostituta se apaixona;

e ONG recebe verba do governo.

 

Superada essa fase, eu desconfio de tudo que tenha uma ONG envolvida.

 

Não acho que Uatumã seja essa mil maravilhas, mesmo com a criação dessa reserva.

Depois que conheci Barcelos, não gasto passagem aérea pra ir no Uatumã.

 CONCORDO, COMO E QUE UM PAIS DESSE VAI P FRENTE , COM ESSES PROBLEMAS REAIS QUE VC CITOU...

PARECE ATE BRINCADEIRA, MAIS NAO E   

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Acabo de voltar de lá!

 

um grande avanço para a pesca esportiva e recursos naturais do rio uatuma. 

 

rio de peixes médios e alguns bitelos durante a semana de pesca, dá uma olhada: http://www.turmadobigua.com.br/forum/topic/38707-tucunar%C3%A9s-explosivos-da-reserva-rds-rio-uatum%C3%A3-%E2%80%93-pescaria-5-estrelas/?p=444044

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prezado Rodrigo, :amigo:

arrow:: sem querer desvirtuar seu tópico... seila::

arrow:: mas cuidando dos aspectos de Moderação...  ::tudo::

 

 

Moderaoavatar.jpg

 

Você já deve ter visto nossa "campanha" em torno desse tema, não ?

 

Pois é, algo bastante simples de ser feito, e abaixo já tem um tutorial mostrando todos os passos (são poucos, acredite) para tornar isso possível !

 

arrow:: O link do tutorial abaixo é a forma mais fácil de aprendizado de como fazer...

::link2:: http://www.turmadobigua.com.br/forum/topic/32608-como-alterar-o-seu-avatar-novo-ftb-mar14/

 

arrow:: Se mesmo assim tiver "dúvidas", basta entrar em contato comigo (MP) ou com um outro Moderador !

arrow:: Se for preciso, já lhe informo meu e-mail (pessoal) para facilitar seu contato (se for o caso)    ::link2:: apedreira.kid@gmail.com

Nosso propósito é fazer com que nossos tópicos tenham uma melhor forma de reconhecimento de seus autores e colaboradores...

 

arrow:: Em outras palavras, vamos minimizar essa situação "virtual' de comunicação, criando uma imagem a quem possamos reconhecer... (nada além disso).

Podem experimentar, que garanto que "não dói", e mais que isso, lhe possibilitará posteriormente também a postar suas fotos nos relatos... bom né ?

 

Sinta-se a vontade para criar e preparar seu respectivo avatar, e mudá-lo de tempo em tempos.. 

arrow:: É igual a "andar de bicicleta", basta aprender uma vez...     aplauso:: 

 

arrow:: Se anteriormente já tiver recebido essa MP, é sinal de que ainda não postou seu avatar...

     (insistência, é uma das características de quem pesca... ou de quem é moderador !)    :gorfei: 

 

Apareça mais e poste sempre !   

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Pessoal, conheço o uatumã desde 2007. Nos últimos anos entro em contato com esta instituição (IDESAM) que alguns estão criticando. Não sei o quanto o IDESAM ganha com isso!!!??? Mas os contatos que tive com eles foi somente de boa intenção. O problema é grana e cultura tanto dos ribeirinhos qto dos pescadores. O Idesam faz as regras e não há fiscalização que deve ser feita pelo IPAAM. Mas certamentte eles são bem intencionados, pessoas do bem. Até nesta temporada me pediram para dar um feedback sobre o local. Ano de 2012 fiz um relato pra eles e deu a maior repercussão, 2 semanas depois o IPAAM desceu lá e fez o maior "regasso", os ribeirinhos e piloteiros me contaram ano seguinte, eles adoraram.

É isso, relatem fossa pescaria para o Idesam, a/c Sr Gabriel (camarada mesmo). O local é excelente de gigantes sim, tem que ter malicia lá pq tem muita estrutura e os grandões são bem ariscos. O meu recorde de tucuna foi lá, 88cm, este da foto. Espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...