Ir para conteúdo

Dúvida, cama de Nylon como fazer?


Posts Recomendados

Bom vejo aqui muitos tópicos falando sobre cama de nylon e também se vale a pena usar ou não.

 

Sempre usei a linha de multi direto na carretilha, colocando 100 120 metros dependendo do diâmetro da linha.

 

Agora uma pergunta, como ando pescando muito mais na SM não vejo necessidade de ter este tando te linha de MULTI sendo que não utilizamos mais de 50 60 metros dependendo do lugar.

 

Queria fazer o teste e ver como é pescar com uma carretilha abastecida com uma cama de NYLON e uns 50 60 metros de multi.

 

Mas primeiramente preciso saber a forma correta de colocar esta cama, então vamos para as perguntas que não querem calar.

 

1. O diâmetro da linha qual teria que ser para fazer a cama sendo que colocarei uma linha VEXTER X8( a colorida) de 0.29mm?

2. Quantos metros de cama deverá ser colocado?

3. A cama deverá ser também compactada no carretel?

4. Existe o perigo do mesmo quebrar por causa da pressão da cama ?

5. Qual o nó recomendado para que seja feita a união da CAMA DE NYLON com a MULTIFILAMENTO?

 

 

Espero que os mais experientes  aqui me ajudem.  buaa::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou falar baseado no meu caso, que uso cama de nylon também.

Quanto ao diâmetro da mono, uso sempre um pouco maior que a multi, por ex. multi de 0,28 mm uso 0,30 ou 0,35 de nylon.

Com relação à metragem, faço o seguinte: como gosto de trabalhar com o carretel bem cheio, abasteço primeiro com 50, 60 m de multi, faço o nó SF com a mono e termino de encher o carretel. Feito isso, retiro toda a linha passando pra outra carretilha ou carretel vazio (para poder inverter a linha), passo novamente pra outra carretilha ou carretel e só então encho a carretilha com que vou pescar. Já vi relatos aqui do pessoal que simplesmente tira toda a linha numa caixa de papelão grande (abrigado do vento) e repõem fazendo a inversão da linha (mono por baixo e multi no final). Compactação normal, fazendo a pressão adequada, sem exagerar. Quebrar o carretel nunca vi, mesmo pq a maioria são de alumínio e a pressão colocada não é la essas coisas, mesmo se for de grafite ou outro polímero.

Espero ter ajudado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou falar baseado no meu caso, que uso cama de nylon também.

Quanto ao diâmetro da mono, uso sempre um pouco maior que a multi, por ex. multi de 0,28 mm uso 0,30 ou 0,35 de nylon.

Com relação à metragem, faço o seguinte: como gosto de trabalhar com o carretel bem cheio, abasteço primeiro com 50, 60 m de multi, faço o nó SF com a mono e termino de encher o carretel. Feito isso, retiro toda a linha passando pra outra carretilha ou carretel vazio (para poder inverter a linha), passo novamente pra outra carretilha ou carretel e só então encho a carretilha com que vou pescar. Já vi relatos aqui do pessoal que simplesmente tira toda a linha numa caixa de papelão grande (abrigado do vento) e repõem fazendo a inversão da linha (mono por baixo e multi no final). Compactação normal, fazendo a pressão adequada, sem exagerar. Quebrar o carretel nunca vi, mesmo pq a maioria são de alumínio e a pressão colocada não é la essas coisas, mesmo se for de grafite ou outro polímero.

Espero ter ajudado

Poxa bem legal o que me falou, mas eu vi a seguinte forma estava dando uma pesquisada aqui.

 

Colocar a mono na carretilha, fazendo a pressão necessária colocando 40 50 metros de nylon, depois fazer o nó SF para colocar a MULTI e completar o carretel com a multi. Isso sempre no caso de pegar um carretel novo. Acho que assim resolve também o problema

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1. O diâmetro da linha qual teria que ser para fazer a cama sendo que colocarei uma linha VEXTER X8( a colorida) de 0.29mm?

"cama" serve de sustentação ( base ) ... então deve ser a mais compacta possível ( não pode ser "fofa" ) ... sendo assim , utilize mono fina ( eu uso 0,18/0,20 ) ...

2. Quantos metros de cama deverá ser colocado?

depende da quantidade de multi que deseja ou do tamanho do carretel ( carretilha/molinete ) ...

3. A cama deverá ser também compactada no carretel?

idem ai item 1 ...

4. Existe o perigo do mesmo quebrar por causa da pressão da cama ?

o carretel ? ... jamais ...

5. Qual o nó recomendado para que seja feita a união da CAMA DE NYLON com a MULTIFILAMENTO?

uni knot ...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já que esta no embalo tenho uma dúvida também!

Sempre usei multi no carretel todo e quando arrebentava ou perdia uns 30 metros de multi eu tirava toda a multi do carretel e completava os 30 metros perdidos com outra linha "velha" e assim a multi completava ficando com o carretel cheio.

 

E quem faz cama?caso coloque 50 metros de multi e perca 30 metros e só restando 20 metros?

Tira esses 20 metros e coloca outra nova linha de 50 metros?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso aí Makoto! Só que esta linha velha tem que ser a cama.

 

Eu uso 50m de linha. A cama faço de linha usada.

 

Nos açus inverto estes 50 m no meio da pescaria. Assim estou sempre de linha nova o que evita de arrebentar. 

 

Na hora da troca, troco 50 m de linha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso aí Makoto! Só que esta linha velha tem que ser a cama.

 

Eu uso 50m de linha. A cama faço de linha usada.

 

Nos açus inverto estes 50 m no meio da pescaria. Assim estou sempre de linha nova o que evita de arrebentar. 

 

Na hora da troca, troco 50 m de linha.

Ok!agora entendi o esquema da cama.

Valeu Eloy. ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu utilizo somente 02 modelos de linha multi

 

Varivas Casting PE 0.23 p/ robalos

G-Soul 8 fios 50 lbs. para tucunarés

 

Em ambos os casos , eu faço cama.

 

Como utilizo a Varivas numa Alphas 103 , com pouca capacidade de linha , eu faço assim:

 

Enrolo a Varivas no carretel até mais ou menos 30 metros.Não preciso mais do que isso no mangue. Faço a emenda numa mono BEM FINA , pois fica mais compacta , evitando que depois a multi encavale. Preencho o carretel.

 

Desenrolo o carretel e enrolo novamente com a cama bem compactada sob a multi. Quando percebo que a multi está querendo apresentar sinais de fadiga , faço a inversão da mesma.

 

Mesmo procedimento para a G-SOUL.

 

abç

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve senhores....

 

Vejo o pessoal falando que usa 50, 60 metros de linha e o resto de cama.....

 

Blz...

 

Mas como vcs fazer pra dividir certinho 50, 60m de linha, qdo os carreteis do mercado vem com 100, 120, 135, 150 metros de linha??? Vcs usam contador de linha pra separar esses 50, 60 metros???

 

Abçxxxxx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve senhores....

 

Vejo o pessoal falando que usa 50, 60 metros de linha e o resto de cama.....

 

Blz...

 

Mas como vcs fazer pra dividir certinho 50, 60m de linha, qdo os carreteis do mercado vem com 100, 120, 135, 150 metros de linha??? Vcs usam contador de linha pra separar esses 50, 60 metros???

 

Abçxxxxx

No meu caso Miguel eu tenho contador, mais como não acredito muito naquilo principalmente com multi onde a linha desliza muito no contador, eu estico a linha num terreno do lado de casa e messo com uma trena laser que tenho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um esse tópico tem me ajudado pra caramba, muitos falam em inverter a linha outros em colocar direto a cama primeiro. Fico meio em dúvida no que fazer.

Vamos discutir mais ae galera.

 

Acredito que na inversão da linha seria uma coisa mais complexa contando que estou tirando as linhas agora do carretel tanto a de mono que vou usar de cama quanto a multi.

Se fosse linhas já utilizadas poderíamos pensar na inversão?

 

A contagem dos metros exatos, feito por uma distância no quintal ou por contador?

Onde encontro estes contadores? =]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha.. colocar a cama primeiro seria bem mais simples.. mas tem que acertar a quantidade de mono, para caber certinho a quantidade de multi que vc quer...  eu prefiro colocar multi primeiro e depois mono pra não errar, depois inverto...

 

colocando cama a primeira vez, depois fica fácil a troca... se seus arremessos forem em torno de 20 a 25 metros.. vc pode inverter a multi sem problemas.. caso seja mais que isso, acho prudente trocar toda a multi.. tira a multi, corta o nó, refaz com a linha nova ou a mesma invertida e aí é só pescar e pescar...

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha.. colocar a cama primeiro seria bem mais simples.. mas tem que acertar a quantidade de mono, para caber certinho a quantidade de multi que vc quer...  eu prefiro colocar multi primeiro e depois mono pra não errar, depois inverto...

 

colocando cama a primeira vez, depois fica fácil a troca... se seus arremessos forem em torno de 20 a 25 metros.. vc pode inverter a multi sem problemas.. caso seja mais que isso, acho prudente trocar toda a multi.. tira a multi, corta o nó, refaz com a linha nova ou a mesma invertida e aí é só pescar e pescar...

A questão é colocar o tanto correto de multi isso que está me apertando

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No meu caso.. quintal.. meu quintal tem 30 metros. então esticava a linha e ia recolhendo... depois esticava mais 30 e recolhia de novo e pronto...

 

 

caso não tenha quintal, um espaço qualquer de 10 metros dentro de casa deve resolver...

 

eu tiro a linha do rolo e prendo o rolo de linha pra não soltar linha e vou recolhendo na carretilha até chegar no rolo e vou refazendo até entrar o tanto de linha que quero.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

To utilizando as multi velhas, depois de invertidas, como cama. Ao invés de jogá-las fora, to colocando como cama, pois por ser multi é uma linha bem fina e mais dura que as nylon, o que dificulta ainda mais o encavalamento das linhas.

Essa parte de medir é um pouco chata mesmo, pq quando vc tá abastecendo a primeira vez, direto com o carretel na carretilha, sem compactar, a linha fica mais frouxa e o carretel enche bem mais rápido do que quando compactado, e aí quando vc vai compactar depois, percebe que tá faltando bastante linha pro carretel ficar cheio.. Já apanhei algumas vezes fazendo isso.

O que tô fazendo agora é usar um contador de linha e fazer a regra 3 pra ver quantos metros de linha vou precisar usar.

Por exemplo, uma metanium cabe 100m de linha 0,31. Fazendo uma conta de regra 3 vejo que se eu quiser colocar uma linha 0,26 ela caberá 119m.

Como meu intúito é dividir o carretel de 150m em dois, eu vou utilizar 75m de multi e ficará sobrando 44m pra usar como cama de uma linha de igual diâmetro. Se eu quiser mudar o diâmetro da cama, é só fazer outra conta de regra 3.

Pra isso vc vai precisar dum contador de linha, mas fiz algumas vezes assim e ta dando certo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No meu caso Miguel eu tenho contador, mais como não acredito muito naquilo principalmente com multi onde a linha desliza muito no contador, eu estico a linha num terreno do lado de casa e messo com uma trena laser que tenho.

E essa trena a laser em...

Enviado de meu GT-I9192 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...