Ir para conteúdo

Posts Recomendados

Olá, 
Neste tópico pretendo ensinar o meu método de fazer iscar artificiais com madeira balsa. trata-se de um tutorial básico, que não mostra o melhor jeito, nem o jeito certo, é apenas o meu modo de confeccionar iscas em casa, com equipamentos acessíveis a todos. 

PROJETO DESTE TÓPICO: isca de madeira balsa modelo "Ratllin", sinking (que afunda ao cair na agua), em madeira balsa. 

MATERIAIS NECESSÁRIOS: 

• Madeira Balsa 
  • Estilete com lâmina nova 
  • Lixa para madeira ou semelhante (pode ser d'agua) grãos 100, 220 e 400
  • Arame galvanizado 0,83mm ou aço de solda 9mm ou semelhante.
  • Fio de cobre ou linha fina resistente
  • Cola super bonder ou semelhante
  • Chumbo (em bolinhas de 4,5mm ou do tamanho que desejar)
  • Maçarico, fogão ou semelhante para derreter chumbo (328ºC ou superior)
  • Broca de 8mm ou 10mm e furadeira

Sem mais delongas, vamos começar!

1) Projete sua isca com um desenho, não precisa de autocad nem algo muito profissional se vai fazer poucas iscas daquele modelo. Se quiser fixar o modelo como "seu modelo definitivo", daí um esquema mais preciso é recomendado. 

IMG_4095_zps9pub1nb9.jpg

2) Recorte a madeira usando seu estilete, é importante manter a lâmina perpendicular à madeira, evitar cortes muito fundos (pressa) e transgredir a linha do seu desenho na madeira.

IMG_4099_zps54ntcrvo.jpg

3) Com seu recorte feito, e após lixar a madeira com uma lixa grossa (recomendo grão 100 ou 120 para dar o formato inicial), cole as 2 metades da isca. neste caso eu estou usando 2 chapas de madeira balsa de 6,3mm cada. passe a cola apenas nas extremidades, uma pequena gota é o suficiente. 

IMG_4096_zpsu5ewdlmj.jpg

4) Com as metades coladas, termine de lixar as juntas da isca, com lixa 220. use as lixas para arredondar a isca também. é o processo principal. a isca tem que ficar SIMÉTRICA e LISA.

IMG_4100_zpsajqa8muy.jpg

​Na foto acima, eu usei formões pequenos para fazer o entalhe da concavidade característica deste modelo de isca. o mesmo pode ser feito com lixa, micro-retífica ou ferramentas semelhantes.

5) Após estas 5 etapas terá sua isca já com o formato pronto, ela deverá estar lisa, principalmente na junta entre as chapas de madeira e SIMÉTRICA. Com uma leve pressão nas chapas, ou com a ajuda do estilete, descole as chapas, e procure erros de simetria. 

IMG_4101_zpsqnii3yov.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

6) Agora podemos fazer a estrutura interna da nossa isca. Estou usando arame galvanizado 0,83mm. Recomendo arame de solda em aço inox com no máximo 9mm, assim terá um resultado muito mais profissional. Mas antes de fazer os pistões com o arame, é necessário desenhar antes na madeira um guia. 

IMG_4102_zpsednpcopz.jpg

7) Faça cortes em V com o estilete, para abrir uma trincheira onde será encaixado o arame. Este corte não precisa ser fundo, basta caber a metade da espessura do arame, pois faremos outro corte com a mesma profundidade no outro lado da isca. É importante que pelo menos o pião da frente fique exatamente no centro da isca quando as duas metades de fecharem. 

IMG_4103_zpsvaywtzc0.jpg

Na foto acima os pitões já estão feitos. Com o arame, basta utilizar uma broca ou um alicate cônico próprio para esta tarefa, medir a posição desejada dos pitões e ir trabalhando com o arame. Evite amassar ou machucar demais o arame. Evite deixar os pitões muito para dentro da isca, deixe pelo menos 1mm fora da isca para que a tinta e o acabamento não cubra o pitão. 

IMG_4104_zps6hg4hwnf.jpg

Usei um fio de cobre para fixar o arame no formato.

8) Cole o arame com os pitões na corte que fez para acomoda-lo. pressione bem contra uma superfície plana, recomendo vidro ou alumínio, de preferência com um papel manteiga protegendo, assim o arame ficará colado de forma plana na isca, ajudando no balanceamento. 

IMG_4105_zpsixbdpjtt.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

9) Hora de pensar no rattlin da isca e no peso. São assuntos que renderiam vários tópicos de explicação e métodos. Neste tópico citarei apenas o que usei nesta isca, para não ficar cansativo. 

Faça um corte na isca com o estilete ou com um formão pequeno, dá até para fazer com uma furadeira de bancada ou micro-retífica. 

Nota: importante não deixar o corte muito profundo! se o fizer, a lateral da isca ficará frágil demais. 
Nota2: Importante fazer o corte na mesma profundidade em ambos os lados da isca. Assim como o corte do pitão. 

IMG_4108_zpsrvzffewt.jpg

Acrescentei uma bolinha de chumbo de 4.5mm abaixo do rattlin, que servirá como uma fração do peso da isca que mostrarei em breve como será feito. 

notem que a outra metade já está com uma marcação de onde deverá ser feito o corte para encaixar o arame e a bolinha de peso. Esta etapa foi feita apenas pressionando a metade em branco contra a metade pronta. 

10) Faça exatamente os mesmos cortes com as mesmas profundidades na outra metade da madeira. 

IMG_4109_zpsogddiktg.jpg

11) coloque o rattlin, eu usei outra bolinha de chumbo com 4.5 mm, mas pode usar bola de rolamento de bicicleta ou semelhante. pode ainda, que eu fiz em todas as minhas outras iscas, colocar alumínio nas paredes do corte do rattlin, deixa o barulho mais estridente e evita possíveis deformações na parede de madeiraa devido às vibrações da isca. 

IMG_4110_zpsqy2qblkv.jpg

12) Hora de colocar os pesos. Fazer o balanceamento da isca, testar o nado, a flutuabilidade, enfim, o desempenho da isca. é a hora que dará ação à isca. 
O mesmo modelo de isca, com pesos igualmente distribuídos, vira uma zara. Uma isca com peso na frente, vira switch bati. Com peso atrás, vira stick (lembrando que TODO stick pode ser trabalhado como zara, mas nem toda zara consegue "stickar"). E assim por diante, dá para usar a criatividade para dar vida ao trabalho de sua isca com a posição dos chumbos nas próximas etapas. 

Peço desculpas por não ter fotografado os pesos desta isca rattlin, mas fotografei de outra isca, a qual usarei como exemplo para este tópico. 

Compartilhar este post

Link para o post

13) PESOS: 
Etapa importante. Neste método, faça furos nas posições que planejou para aquele modelo de isca. Nesta isca das imagens a seguir, eu fiz uma isca de barbela que afundasse vagarosamente com as garateias. Para a rattlin da construção deste tópico, usei mais pesos e fiz com que afundasse mais rápido, mas seguindo os mesmos processos: 

Fure com uma broca os buracos para chumbo. 

c82d403ffaccbd64c5727750402f3d59_zpsmx10

Derreta o chumbo e coloque nos buracos ainda líquido. não se preocupe, a isca não se deformará com o chumbo quente caso haja derramamento nas laterais da isca ( e quase sempre haverá...). Tape os buracos com o chumbo usando uma mistura de super bonder e pó da madeira balsa. 

18678dc9d9c954e6b7a13b55a5e5a1e0_zpspl2x

14) Antes de dar acabamento, embrulhe a isca com papel filme, de embalar alimentos, e coloque em um recipiente com agua, para testar a flutuabilidade e equilíbrio da isca. 

9ff5af0684b353f6f769f17702b46342_zpsmn92

15) Caso não te agrade, e dificilmente acerta-se de primeira quando o modelo da isca é novo, sempre é possível usar uma broca mais fina e tirar parte do chumbo. O que tive de fazer nesta isca do exemplo.

b1c1a7e04b80ff232b02444cf4a08289_zpsgusc

preencha o buraco com aquela mistura de super bonder e pó de madeira balsa! faça mais um teste... 

658bb06e6ce6fe8fe3416d3868d8ba86_zpstm0p

Satisfeito com o resultado do peso, teste com as barateias, se a isca for de barbela, teste com a barbela, verifique tudo em relação à flutuabilidade e equilíbrio. se a isca for suspendia ou sinking, veja se não está afundando inclinada, tudo isso. 

16) Retire do papel filme e dê acabamento. Esta etapa é importante, é necessário que deixe a isca o mais lisa possível. Caso existem poros do super bonder, coloque mais pó de madeira, sele com super bonder e lixe. é importante gastar um tempo nesta etapa para não prejudicar a pintura! 

10a723dd11ebc2510223ce3fcafa75ab_zpsnoo9

Sele a madeira com super bonder. É recomendado que se faça este processo, mas não essencial. O super bonder garante uma superfície um pouco mais impermeável quando a pescaria for de predadores agressivos como dourado, cachorra, traíra e por aí vai. 

Após selar, poderá também testar com precisão o nado da isca, colocando barateias, a barbela e testando num balde de agua... Caso agrade, poderá prosseguir para a pintura, caso contrário, qualquer erro de trabalho da isca pode ser consertado mexendo nos seus pesos, ou fazendo nosso furos na madeira para aumentar o peso ou furando o chumbo para preencher com madeira e deixar mais leve. 

17) pintura! Neste tópico não tratarei da pintura em detalhes aprofundados, na verdade apenas mostrarei o resultado como se a pintura surgisse como mágica, o que sabemos não ser verdade, é um processo que exige cuidado e um pouco de erro para achar a tinta certa, combinação de cores, acabamento etc. Pretendo fazer outro tópico falando a respeito em breve. 

IMG_4373_zpsrwvqenev.jpg

Para adiantar algumas informações, usei tinta verniz vitral, coloquei olhos 3d auto-colantes e dei acabamento com epoxy. 

A isca deste tópico junto com algumas outras. Nenhuma com as garateias certas, esqueci minha caixinha de garateias no sítio, mas dá para ter uma ideia do resultado. 

IMG_4377_zpsxkdmzeiq.jpg

Espero ter contribuído com o FTB, qualquer crítica, sugestão, estou disposto a lê-las, e lembrando que este é apenas um método possível, mas não é o ideal, nem o certo. Nem sei se existe um método mais certo que outro, é na tentativa que se gruda em um método. Hoje já não uso mais este tipo de construção aqui mostrado, como o rattlin que comentei, mas os aprimoramentos que arrisquei fazer deixariam o tópico extenso demais, portanto achei pertinente postar este modo mais simples e acessível. 

Abraço, 

Eduardo Bacha. 

Compartilhar este post

Link para o post

Grande Edu !

Parabéns pelo tópico !  aplauso::  aplauso::  aplauso:: 

Até para os "desajeitados" como eu, ficou a compreensão de que "pode ser feito sim..." !  ::tudo::

O único pré-requisito é paciência (que quase todo pescador precisa ter) e habilidade manual (pega para muitos, dentre os quais me incluo...)

Mas achei fantástico o tutorial postado ! Vai ter gente se aventurando nesse esquema ! Espero que postem seus resultados !  mestre::

Compartilhar este post

Link para o post

Muito obrigado a todos que comentaram, fico muito feliz em ler elogios!  mestre:: 

Marco Túlio, enviei MP! 

Em breve quero montar um tópico de pintura de isca, assunto que me deu bastante dor de cabeça no início.  doeu:: 

Abraço, 

Eduardo Bacha. 

Compartilhar este post

Link para o post

Muito obrigado a todos que comentaram, fico muito feliz em ler elogios!  mestre:: 

Marco Túlio, enviei MP! 

Em breve quero montar um tópico de pintura de isca, assunto que me deu bastante dor de cabeça no início.  doeu:: 

Abraço, 

Eduardo Bacha. 

ESTAMOS DE OLHO!

Construí algumas iscas no passado e peguei bastantes peixes com elas, más o que realmente me fez desistir da confecção foi o acabamento.

Uma dica bacana tbm é o uso de uma ferramenta como a da foto. 

Dremel-4000-6-50-Mega-Rotary-Tool-Kit.jp

:amigo:

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado a todos que comentaram!! 

O acabamento é o que dá trabalho mesmo, lixar, deixar tudo simétrico é demorado. E o acabamento com verniz ou resina depois de aplicar a pintura é outra etapa que deve ser muito bem feita. 

Alex, já testei algumas iscas lá no MT, elas aguentaram muito! Fiquei muito feliz com o resultado, depois de 58 capturas de cachorras e mais alguns dourados a isquinha ainda está nadando que é uma beleza. Sem contar que no meio da pescaria o guia sem querer pisou na isca e quebrou a barbela, eu colei e depois disso ela ainda fisgou mais 20 peixes sem perder o trabalho e sem expor a madeira, mesmo com as dentadas das cachorras. Tem foto no Relato da pescaria no Rio Cuiabá- Itaicy! 

O Neto vai testar uma Twitch  no Thaimaçu pra gente também  ::tudo:: 

Enquanto isso vou terminar de lixar e montar as iscas aqui que dá trabalho e consome um tempo danado... 

Abraço! 

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora