Ir para conteúdo

Pais e Filhos - Pescaria+Canoagem+Acampamento (Cristalino 2015)


Posts Recomendados

Caros parceiros,

É com grande alegria que venho partilhar com vocês uma aventura que ficará marcada para sempre na minha memória e certamente na memória do meu filho e de todos os outros participantes da expedição.

Foram 5 dias de intensas emoções com nossos filhos, acolhidos de forma profissional e ao mesmo tempo carinhosíssima pela equipe Avá Canoeiros e desfrutando das maravilhas daquela natureza exuberante do rio Cristalino.

E, como se já não bastasse, muuuuito tucunaré !!!

De coração, eu gostaria de aconselhar a todos os pescadores aqui do FTB que programem a sua próxima pescaria naquele paraíso e com essa super-equipe !

Os que tiverem filho para levar, ótimo, mas os que não tiverem, façam uma turma legal e embarquem nessa. Eu tenho certeza de que ninguém vai se arrepender (podem levar até as patroas ...)

E eu não estou ganhando comissão não, viu ? Kkkkk ... É mesmo só porque eu quero que outras pessoas passem pelas mesmas emoções que passamos !

Pois bem, em resumo, a programação foi a seguinte:

Éramos uma turma de 5 duplas (4 pais + 1 mãe + 5 filhos).

A mãe, no caso, era a minha irmã, uma baixinha casca-grossa arretada, e os pais eram 2 cunhados e um grande amigo, ou seja, a criançada era praticamente irmãos.

Desde antes da nossa partida, a equipe Avá Canoeiros, liderada pelos incríveis Alexandre e Humberto (depois viraram Neguinho e Betão), já mostrou muita eficiência na organização, criando um grupo de Whatsapp com todos os participantes para tirarmos as mil dúvidas que iam surgindo já que nenhum de nós tinha nenhuma experiência nesse tipo de aventura e também estávamos apreensivos por causa das crianças.

Mas enfim, chegou o dia tão esperado e partimos de Fortaleza para Brasilia onde pegamos um voo fretado rumo a São Miguel do Araguaia.

Lá chegando, por volta do meio-dia, a equipe já estava a nossa espera. Embarcamos a tralha e pegamos a estrada.

Fizemos uma parada técnica em Luis Alves, na pousada Pescador, de propriedade do pai do Neguinho.

Colocamos roupas mais apropriadas, eles completaram a carga e partimos rumo ao Cristalino.

Após atravessar o Araguaia de balsa, foram mais 2,5 horas de estrada de chão que passaram voando pois fomos tomando uma gelada e torpedeando o Neguinho com mil perguntas sobre a rotina do passeio e sobre a região. E não é que o cara é biólogo e conhece até os carrapatos que tem na região ? Foi uma verdadeira aula de biologia e ecossistema Araguaia !

Ao chegarmos no rio Cristalino, embarcamos, nós e toda a tralha, em duas voadeiras a motor que nos levou ao primeiro acampamento. Foi o nosso primeiro contato com o rio que seria a nossa casa nos próximos quatro dias.

Quando chegamos ao acampamento, fomos maravilhosamente recebidos pelo restante da equipe. Todos muito prestativos e acima de tudo muito carinhosos, não só com as crianças, mas com os marmanjos também. Só para registrar a equipe: Rogério (cozinheiro de mão cheia); Barnaba (violeiro profissional e "babá" das crianças); Samuel (contador de causos profissional); Maurinho, Claudão e Rogério Demolidor (os "Faz-Tudo"). Ainda tínhamos a agradável companhia da Dona Noêmia. 

Bom, como a criançada já estava louca para dar uma pescadinha, o Barnaba já levou todos eles para uma ceva e já pegaram uma dúzia de lambaris e piaus.

Enquanto isso, nós arrumamos as coisas na barraca e a tralha de pesca.

Ao cair da noite, recebemos um briefing completo sobre a expedição e aí foi que começou mesmo o "sonho": muita viola, piada, fogueira, comida boa e cerveja gelada até os papais (e mamãe) trupicarem e cairem nas barracas para uma noite muito tranquila (clima excelente).

Já acordamos ao toque da viola do Barnaba e um belíssimo café-da-manhã já estava preparado (frutas, cereal, tapioca, ovo frito, rosquinha, café no ponto, etc).

Finalmente montamos nas canoas e iniciamos nossos 60Km de remada rio abaixo.

Em cada canoa tínhamos um mapa plastificado com fotos de satélite ampliadas onde podíamos facilmente saber o ponto exato do percurso que estávamos e calcular a distância para a próxima parada que seria o local do almoço.

Eu particularmente fiquei espantado com os "60Km" da programação pois tinha receio de ter que remar sem parar e não poder pescar com tranquilidade já que sou viciado nos bocudos e o meu moleque de 12 anos mais do que eu. Mas isso não foi problema nenhum. O tempo era perfeito para entrar nos lagos e pescar com tranquilidade.

Pela primeira vez na minha vida, assumi totalmente a função de piloteiro. Posicionando barco, indicando pontos de arremesso, tirando "macaco" e embarcando peixe. Mesmo assim, sempre dava um jeito de dar uns arremessos. Confesso que achei meio estranho ter que arremessar e trabalhar isca sentado mas acabei me adaptando.

Fiquei pesaroso pois acabei descobrindo somente no último dia que os tucunarés estavam muito mais ativos no rio do que nos lagos. Esse último dia foi uma festa. Nunca vi peixe com tanta raiva de uma Jumpin Minnow. Não sossegavam enquanto não se acabavam nas garatéias. Meu filho finalmente entendeu o que eu sempre dizia para ele: pescaria na superfície é outro esporte completamente diferente !!! Vocês sabem bem do que estou falando, né ?

Bom, para finalizar, quero dizer que sempre procurávamos ficar as 5 canoas juntos mas o rio é tão tranquilo que cada um usou como quis o seu "tempo do rio" e sempre nos encontrávamos na parada do almoço e no final do dia.

E assim foi a nossa rotina nesses 4 maravilhosos e inesquecíveis dias.

A equipe Avá Canoeiros preparou um vídeo de 4min (segue link abaixo) da nossa expedição que traduz bem o que foi a nossa aventura mas quem não tiver paciência para assistir, pode só curtir as fotos abaixo.

Ah, já ia esquecendo: www.avacanoeiros.com é o passaporte para o paraíso !

Boa aventura a todos,

Fabio

 

 

O vídeo:

 

 

 

As fotos:

 

gallery_1217_101_67072.jpg

Pegando voadeira motor para chegar no acampamento
 
 
gallery_1217_101_67858.jpg
Nossas mansões à beira-rio com nossos veículos estacionados na porta
 
 
gallery_1217_101_63131.jpg
Garagem
 
 
gallery_1217_101_173520.jpg
Preparando a tralha
 
 
gallery_1217_101_55516.jpg
Tapioca e Lunga
 
 
gallery_1217_101_132439.jpg
JP e Trairão
 
 
gallery_1217_101_75238.jpg
Cabeleira e Delegado
 
 
gallery_1217_101_26779.jpg
Tapuru e Casca-Grossa
 
 
gallery_1217_101_36503.jpg
Bodó e Espirro
 
 
gallery_1217_101_40652.jpg
 
 
gallery_1217_101_92639.jpg
 
 
gallery_1217_101_41364.jpg
 
 
gallery_1217_101_18418.jpg
#PartiuCristalino
 
 
gallery_1217_101_138841.jpg
Molecada tem hora que "bebe água"
 
 
gallery_1217_101_214605.jpg
Grande figura Barnaba
 
 
gallery_1217_101_111607.jpg
O futuro da pesca-esportiva do Brasil
 
 
gallery_1217_101_186934.jpg
Não paravam de arremessar nem nos intervalos
 
 
gallery_1217_101_91154.jpg
Eu e minha amada irmãzinha
 
 
gallery_1217_101_5212.jpg
Mais de perto para todos verem a cara dessa guerreira
 
 
gallery_1217_101_33536.jpg
Pescando nos lagos
 
 
gallery_1217_101_221054.jpg
Será que tava gostando ?
 
 
gallery_1217_101_63581.jpg
Pose tradicional do bocudo
 
 
gallery_1217_101_34514.jpg
Isca do peixe-de-couro e almoço garantidos
 
 
gallery_1217_101_27127.jpg
Esse brigou, viu ?
 
 
gallery_1217_101_38432.jpg

Na superfície ...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Espirro,

 

Há muito não me emocionava tanto com um relato como o seu !  palmas:: 

Muito legal ver a criançada em plena atividade, curtindo um momento que será eterno !

Até mesmo as camisetas já fazem alusão à categoria "mirim"... Fantástico

Essa "grana investida" certamente terá o melhor benefício x custo que eles terão de "uma pescaria" !  ::fishing  aplauso:: 

Parabéns a vocês todos por lhes oferecer isso e por compartilhar conosco esses momentos !  ::tudo:: 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lindo relato, grande equipe Avá Canoeiros muito boa mesmo. Encontrei com eles na feira de pesca aqui de Goiânia, estou vendo a possibilidade de ir no meio do ano que vem com a minha esposa, estamos organizando para fazer duas pescarias no meio do ano que vem e uma aventura destas está sendo a melhor escolha. Estou muito animado mesmo. Sempre acompanho o instagram deles e fico sempre vendo e pensando, daqui uns dias sou eu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Show demais, Fábio...Lindo relato.

E o vídeo?!?! Puts, belíssimo. Com q máquina os caras estava filmando?!? Ficou demais. O cinegrafista manda muito, mas muito bem. Confesso q não tenho muita paciência pra ver vídeos na web, mas este de vcs, aff...ficou demais. 

 

Parabéns a todos do grupo. E q esta seja apenas a primeira de muitas q virão com esta garotada.  palmas::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cristalino o melhor local para pescaria de tucunaré azul que existe, na minha opinião!!!

 

Parabéns pela empreitada, topíssimo esse esquema. O rio estava bem alto ainda em, esse ano esta bem atípico para a região.

 

::tudo:: ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu grande amigo Fabio..

Além das belas imagens, fiquei muito feliz em ver você e toda sua família desfrutando desse lindo lugar.

Parabéns à todos participantes dessa incrível aventura.

Achei muito massa a pescaria nas canoas...

Parabéns mais uma vez irmão...

Abraço

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Espirro,

 

Há muito não me emocionava tanto com um relato como o seu !  palmas:: 

Muito legal ver a criançada em plena atividade, curtindo um momento que será eterno !

Até mesmo as camisetas já fazem alusão à categoria "mirim"... Fantástico

Essa "grana investida" certamente terá o melhor benefício x custo que eles terão de "uma pescaria" !  ::fishing  aplauso:: 

Parabéns a vocês todos por lhes oferecer isso e por compartilhar conosco esses momentos !  ::tudo:: 

 

Grande KID, obrigado pelo carinho !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eita estive nessa regiao ano passado, e esse ano tbm fui ao cristalino mas na regiao de cocalinho(fomos em junho).... lugar lindo demais.....parabens pela pescaria Familia unidade jamais sera vencida kkkkkkkkkk,!!!!!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ohhh que vontade 

 

ja armei com meu filho um punhado de vez 

 

mas quando chega perto a gente inventa outras coisas e nao vai 

 

e uma pena 

 

 

Opa Cassio, não deixe de levar seu filho nessa aventura.

Ele vai se amarrar e você também,

De preferência, convide um amigo dele com o pai pois assim eles se divertem ainda mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esses momentos ficam eternizados para sempre, pais filhos esposas, enfim a familia, momentos que nenhum dinheiro ou carro ou casa ou bass boat pague, esses momentos só acontecem devido ao ser mais soberano de todos, o ser que tudo que temos devemos a ELE, DEUS PAI, e dificilmente um Pai que leva seu filho para pescar, um dia vai busca-ló numa delegacia, Parabens parabens continuem 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...