Ir para conteúdo

Relatos e fotos de pescarias antigas, conte a sua !


Posts Recomendados

Boa tarde Colegas !  

 

Estava revisando minhas fotos de pescarias antigas, de antes das maquinas digitais, e encontrei coisas que nem lembrava mais e que me emocionaram.

 

Saíamos de Canoas- RS a tardinha em um, dois ou três carros, 3 pescadores por carro. Fazíamos cerca de 850 km pela madrugada, rebocando barcos com motores, tralhas, isopores (naquela época pouca gente já tinha se conscientizado de pescar e soltar), e até a comida e bebida.  Queríamos poupar uma noite de aluguel da cabana e estar lá de manhãzinha para pescar. Alguns da turma preferiam assim  por terem pouca grana e outros pela aventura de ficar meio acampado.  Alugávamos uma cabana bem precária em Ituzaingó, na barranca do rio, cujo único serviço era o trator para baixar o barco. (ás vezes era com nossos carros mesmo...). Conseguíamos passar 4 dias pescando, sem piloteiro, e gastando menos de U$ 200,00 por cabeça, com tudo. Outros tempos....

 

Cada dia um cozinhava, outro lavava o barco (já sentiu cheiro de muçum podre de 3 dias quando fica escondido embaixo de um banco?), outro limpava os peixes (lembrem, isto era a quase 20 anos- fazem muitos anos que não mato mais nenhum nas pescarias), outro ia buscar gasolina e reabastecer de cerveja, (não importava quanto se levasse, sempre faltava), etc..

 

Saíamos as 5:00, 6:00, 6:30, dependendo da época do ano e da hora do amanhecer. As natureza lá é linda e exuberante. Só o navegar naquela lindeza já enchia a alma de alegria!  Chegávamos nos pesqueiros e rebocávamos iscas até perto do meio dia. Se desse peixe, excelente. Se não desse, o convívio com os amigos, as piadas e o papo-furado já deixavam todos felizes. Então achávamos uma barranca e assávamos um dourado se tivesse algum, ou mesmo uma costela gorda, com vinho ou cerveja e pão como acompanhamento.  Muitas vezes se estava dando peixe era só um salsichão com pão e toca de volta pro rio.   Tinha um colega sortudo, que enquanto assava o churrasco deixava uma linha iscada com lambari ou tuvira num anzol de galho na correnteza e vira e mexe pegava um dourado. Uma vez pegou um de 12 KG assim !!!

 

A tarde mais uma rodada de rodadas, rsrsrs, cerveja e diversão, e quando estivesse perto do escurecer, de volta para a cabana. Limpar peixe, limpar barco, jantar de massa com guizado, pra ser rápido e ter 'sustança", ou arroz com linguiça, ou coisa do tipo, e depois carteado até o último não aguentar mais de sono....

Pela manhã mais um dia do mesmo jeito.  Muuuuuito bom !!!!

 

Na hora de vir embora, a tristeza de ter de voltar, mas uma grande alegria por ter estado lá. Mesmo nas vezes em que a pescaria foi com frio e chuva o tempo todo, ou que deu pouco peixe, sempre era muito bom passar estes dias por lá.  

Mais 850 km de estrada para voltar, muitas histórias e estórias para os amigos, e já iniciando o planejamento da próxima!

 

Depois cada um foi indo para um lado, um casou com mulher brava, outro mudou de cidade, e infelizmente dois dos parceiros das fotos abaixo já foram para a grande pescaria do céu e não podem mais voltar lá. A turma se desfez e já faz 10 anos da última pescaria desta turma junta.

 

Hoje acostumei com os confortos de pousada limpa, comida boa, piloteiro, foto digital para não me chamarem mais de papudo quanto ao tamanho dos peixes, etc. . Também não dá mais pra ir pescar 4 dias com U$ 200,00, mas não me queixo, o Homem lá de cima foi bom comigo e dá pra encarar os novos custos de vez em quando.

 

No ano passado tive o gosto de fazer a primeira pescaria por lá com meus filhos adultos, já no sistema mais confortável. Não tem dinheiro que pague a alegria de dividir uma pescaria com eles !

 

Seguem algumas fotos de pescarias da década de 90, quando ainda atravessávamos de balsa para a Argentina e a ponte de São Borja estava em obras.  Espero que os amigos gostem destas reminiscencias.

 

Abraço a todos e boas pescarias!

 

Alexandre

 

 

Turma%20na%20balsa%202_zpscxq97knn.jpg

 

Voltando%20final%20do%20dia_zps4kjjkynb.

Pausa%20para%20o%20cafeacute_zpsnzyozfpcParada%20compra%20iscas_zpsongb5kod.jpgDourado%20na%20medida_zpshrh0re0c.jpgChurrasco%20na%20barranca_zpsrdxlwowx.jpCervejando%20antes%20da%20balsa_zpsmtlirBaixio%20do%20rio_zpsbojalnpb.jpgAcordando_zpskocn6ud1.jpgMesa%20com%20Dourados_zpsfcm0fcx6.jpgDourado%20grande_zpsgbjnnqax.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é Alexandre !

 

O tempo termina passando muito depressa !

Também encontrei alguma coisa do passado, mas sintetizo com essa série de imagens, que foi da primeira pescaria do nosso Grupo Mocorongos, formado por mim e meus dois irmãos, e que ainda "resiste" até hoje... ! De lá pra cá, já levamos nossos filhos, primos, tios, e amigos-irmãos, num esquema sempre "inesquecível" !  ::tudo::

 

G1-3.png

 

arrow:: Difícil até lembrar que já fui assim... 

 

APF.png Grupo1-1.png

 

arrow:: O "APF" é a representação da primeira letra de nossos nomes (A) e depois o sobrenome (PF)

 

G1-5.png

 

arrow:: Os três irmãos, em plena praça de Alter do Chão, próximo à Santarém... (lugar mágico de bonito) !  :amigo:

 

G1-4.png

 

arrow:: Ainda na fase de fazendo um corrico com colheres... (só se usava isso "naquele tempo"...)  :gorfei:

 

G1-2.png

 

arrow:: Com o irmão mais novo "Mandi", companheiro permanente de nossas pescarias... com o rio Tapajós ao fundo !  

 

G1-1.png

 

arrow:: "Mandi" e "Animal" (este o irmão caçula) para registro do que persiste até hoje...  palmas::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...