Ir para conteúdo
Marcelo Terra

Perguntas para a turma do Caiaque

Posts Recomendados

Jamais irei abandonar pesca em barcos/lanchas, más a modalidade caiaque vem cada vez mais me cativando e tbm alguns integrantes de nossa turma. Porém restam muitas dúvidas...

Gostaria de toda informação possível dos amigos, mesmo que conflitante "como sempre na pesca" kkkkk

Para não ficarmos discutindo essa ou aquela marca, sugiro aos amigos considerar um caiaque TOP seja lá qual for o modelo e fabricante  joia:::

1º Vira de ponta cabeça facilmente?

2º É mais desconfortável que um barco "simples" de pesca?

3º Considerando não estar só, (mais de um caiaque na água) é uma modalidade que perde aquela proza/rizada/alegria? (bagunça mesmo)  :gorfei:

4º Quanto tempo ou pescarias leva para "alguém" considerar experiente?

5º Em represas (sem correnteza) entre remadas e arremessos, quanto um experiente "normal"  consegue navegar por dia? 12h de pesca (6 às 18:00hs) (QUANTO EM DISTÂNCIA?)

6º É interessante utilizar um motor elétrico ou "perde" o propósito "remadas"?

7º Quais os itens de segurança que não devem faltar?

8º Vou me tornar um "bunda molhada"  ou nem todo caiaque molha o forévis?  :gorfei:

9º Vocês já perderam ou perdem traia de pesca devido estar no caiaque? (desastrados irão sofrer?)  lingua2::

doeu::  doeu::  doeu::  doeu::  chega de ser chato...  surtei::

vergonha::

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom Marcelo, tive um caiaque Barracuda e acabei vendendo por falta de amigos remadores aqui na região, mas acabei comprando outro um ano depois, hoje um Hunter Fish. Então posso falar dos dois caiaques e minha experiência com eles.

R-  Não, eu com 110 kg fico de lado com os pés dentro da agua, sem menor risco de virar. Uma coisa que o barracuda não fazia e o Hunter faz, é quando passo em correntezas fortes, ou rodamoinhos ele da uma dançada boa, no começo ate tomei uns sustos, mas hoje já acostumei.

R- sim, pois você fica mais baixo, embora com encosto para ajudar as costas ajuda bem. Mas eu não fico mais que uma hora sem dar uma encostadinha na margem, ou pedra no meio do rio, para dar uma esticada nas pernas. Mas aproveito para dar uns arremessos nestes locais também.

3º Considerando não estar só, (mais de um caiaque na água) é uma modalidade que perde aquela proza/rizada/alegria? (bagunça mesmo)  :gorfei:

R- Muito bom quando tem mais de um caiaque, sozinho acho ruim, e em certos locais até perigoso. Mas com caiaque a diversão é garantida.

R- Posso te dizer que você pega o jeito muito rápido!!

5º Em represas (sem correnteza) entre remadas e arremessos, quanto um experiente "normal"  consegue navegar por dia? 12h de pesca (6 às 18:00hs)

Eu pesco por 40 min...a uma hora...encosto, dou uma esticada nas pernas...dou uns arremessos, volto pro caiaque pesco mais um tempo...e assim vai.

rsrsrs...faço isso no barco também....paro...tomo uma coca cola..como algo...rsrsr..

R- nunca usei elétrico, pois uso o caiaque mais para pescar perto, nunca me aventurei a remar muito longe.

R- Numero um é o colete, levo um cantil de agua, tipo camel bak, amarro as coisas pra não perder, inclusive varas, uso uma pochete para colocar alicate e outros itens.

8º Vou me tornar um "bunda molhada"  ou nem todo caiaque molha o forévis?  :gorfei:

Bom, eu fiz uns tampões com EVA, colei três pedaços de EVA e cortei com serra copo, depois com lixadeira deixei cônico,  ficou show, não molho mais a b...... No verão é até legal, mas no inverno...se molhar é terrível.

9º Vocês já perderam ou perdem traia de pesca devido estar no caiaque? (desastrados irão sofrer?)  lingua2::

Nunca perdi, pois sempre levo tudo preso. Mas já perdi no barco, perdi alicate, lanterna, vara com carretilha...kkkkkkk

Tenho o caiaque como mais uma opção, pois sempre vejo aquela represa pequena, cheia de estrutura, aguapé, junco, e de caiaque fica show fazer uma pescaria de traíra.  Aqui no rio, tem alguns pontos onde tenho acesso por terra, e tem alguns pontos de laje de pedra no meio do rio, então coloco o caiaque, para chegar até estas pedras, encosto o caiaque e pesco de cima das pedras, levo até ceva...kkkk e passo o tempo pegando uns piaus três pintas, umas piaparas e até mandis.

A melhor pescaria que já fiz de caiaque foi no lago de um grande amigo, peguei umas pirapitingas de 6 a 7 kg na vara de bambu...imagina o que o peixe arrastou o caiaque. Peguei ate uma Cachapira  de 8 kg de caiaque.

Bom, espero ter lhe ajudado e lhe motivado!!! rsrss

Abraço!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Jamais irei abandonar pesca em barcos/lanchas, más a modalidade caiaque vem cada vez mais me cativando e tbm alguns integrantes de nossa turma. Porém restam muitas dúvidas...

Gostaria de toda informação possível dos amigos, mesmo que conflitante "como sempre na pesca" kkkkk

Para não ficarmos discutindo essa ou aquela marca, sugiro aos amigos consideração um caiaque TOP seja lá qual for o modelo e fabricante  joia:::

Todo caiaque vira, não facilmente, mas vira... e desvira fácil também! Só pegar à prática, e treinar o retorno que não tem erro. Até grandes barcos viram, se fizer lambança kkkkkkk

Depende, já andei em cada barco velho enferrujado, que prefiro meu caiaque 1000 vezes...

Em minhas pescarias, costumo remar o dia todo, com intervalos a cada 2 horas, encostando pra dar uma esticada, tomar uma gelada, mijar, etc...

Pelo contrário, remando em grupo, é diversão garantida! A única diferença do caiaque em relação à estar no barco com mais pessoas, é que vc tem autonomia e liberdade para remar, pescar, e parar onde quiser, sem depender de agradar outrem.

Tem caiaqueiro que já domina a modalidade na primeira pescaria, e outros "kabaços" que pescam há anos e só sai lambança kkkkkkkkkkk... isso é muito relativo!

5º Em represas (sem correnteza) entre remadas e arremessos, quanto um experiente "normal"  consegue navegar por dia? 12h de pesca (6 às 18:00hs) (QUANTO EM DISTÂNCIA?)

Dá pra remar/pescar uns 15km / dia de boa. Mas isso também é relativo, pois poucos pontos, se bem explorados, podem render mais do que remar e bater vários pontos o dia todo...

Há quem use, mas pela autonomia que dá, acho que não compensa, pois na hora que a bateria arreia, vira um peso extra em cima do caiaque. Eu particularmente acho que caiaque foi feito pra remar... se não gosta de remar, compra um barco que é melhor!

Colete salva vidas, água, máquina fotográfica ou filmadora ( go pro/ xtrax é top p/ modalidade ) faca, lanterna, celular c/ saco estanque, isqueiro, grelha, sal grosso, protetor solar, óculos polarizado, roupas adequadas ( preferencialmente calças e camiseta manga longa, e usar um meia/meião de jogar bola para proteger os pés é legal também ) e uma boa caixa térmica com bebidas da preferência de cada um.

8º Vou me tornar um "bunda molhada"  ou nem todo caiaque molha o forévis? 

Via de regra, sempre molha o fiofó kkkkkkkk, até porque, mesmo que vc tampe os drenos, os respingos do remo sempre caem no cock pit do caiaque! Mas faz parte da modalidade, afinal você está na beira d' água, e molhar-se faz parte.  :gorfei:

Se virar e estiver desamarrado, vai pro fundo. Eu costumo levar pouca tralha, e só deixo solto no cock pit o que não afunda, como cx de isca artificial (plugs), garrafa d'água... já alicates, sempre presos, e a varinha sempre presa quando não estiver pescando.

Lembrando que caiaque vira fácil se vc gira/muda o corpo, tirando o centro de gravidade ( ex.: virar o corpo pra pegar coisas no bagageiro traseiro, ficar em pé ( com o tempo pega o jeito), etc...

Com um pouco de treino e jeito, vai ver que é raro as vezes em que vira... mas acontece, faz parte da modalidade!

Sugiro uma lida no fórum http://www.caiaquebrasil.net/   pois tem muita informação e dicas importantes.

No mais, é uma modalidade de pesca/passeio muito legal, e vai te proporcionar muitas alegrias!

Abraço!

doeu::  doeu::  doeu::  doeu::  chega de ser chato...  surtei::

vergonha::

obs: aí na sua região já tem bastante caiaqueiro! Tente fazer contato com a galera, e fazer um test-drive antes de comprar, pra definir qual modelo lhe atenderá melhor. ::tudo::  ::tudo::  ::tudo::  ::tudo::  ::tudo::

Compartilhar este post

Link para o post

Marcelo... esse post veio a calhar... também to com vontade de comprar um e esses questionamentos tiraram muitas da minhas dúvidas... só não sei qual modelo... para pescar aqui no Rio Tietê.

Não querendo mudar o rumo do negócio, mas já tem algum modelo em vista ?

Compartilhar este post

Link para o post

Sugiro pesquisarem também os modelos da Caiaque Lontras, em especial o modelo "Barracuda profish". A navegabilidade dos caiaques da Lontras e o custo benefício são demais!! ::tudo::  ::tudo::

http://caiaquelontras.com.br/pesca/

Obs: não ganho "jabá" nenhum deles  Naonao::  Naonao::  :gorfei:  :gorfei:  :gorfei: , sou só um usuário fã da marca, que aprovou e indica! ::tudo::  ::tudo::

Abraço parceiros!!

Compartilhar este post

Link para o post

Agradeço muuuito todos os amigos que dispuseram de um tempinho para contribuir  ::tudo::

Respondendo ao Thiago  seila::

Até o momento, devido a tudo que li, estou entre o Barracuda e Safari Fishing  doeu::

Espero que não seja tão difícil quanto escolher um barco  :gorfei:

Aguardo mais amigos  lingua2::

:amigo:

Compartilhar este post

Link para o post

Marcelo... to no Safari Fishing (ta saindo o Evolution) e no Caiman 100 (ta saindo o 125....)...

Aquela cadeirinha que fica mais alta do Caiman tá pesando pro lado dele viu.... duro é o preço... é de doer o coração !

Compartilhar este post

Link para o post

Fabricio opiniões  em um forum não significa jabá. Você tem um e deu a sua opinião. Porem  se adinantou dizendo que não é jabá.KKKKKK.   :gorfei:  :gorfei:  :gorfei:

Isso mesmo Marco, sou somente um usuário da marca, e que já remou outros modelos e marcas também, e cheguei a conclusão que o caiaque que melhor me atende é o Barracuda - Lontras.

Valeu!

Compartilhar este post

Link para o post

Agradeço muuuito todos os amigos que dispuseram de um tempinho para contribuir  ::tudo::

Respondendo ao Thiago  seila::

Até o momento, devido a tudo que li, estou entre o Barracuda e Safari Fishing  doeu::

Espero que não seja tão difícil quanto escolher um barco  :gorfei:

Aguardo mais amigos  lingua2::

São duas opções interessantes, sendo somente o Safari mais pesado, e mais caro também.

Compartilhar este post

Link para o post

Marcelo... to no Safari Fishing (ta saindo o Evolution) e no Caiman 100 (ta saindo o 125....)...

Aquela cadeirinha que fica mais alta do Caiman tá pesando pro lado dele viu.... duro é o preço... é de doer o coração !

O Caiman 125 acho que já saiu... pelo menos já vi um revendedor publicando umas fotos do primeiro test drive que ele fez ( talvez seja só um piloto, sei lá ) doeu::  doeu:: , mas pareceu ser um ótimo caiaque, e sem dúvida, a cadeirinha elevada é um diferencial sim.

Já o novo Safari não posso opinar, pois não vi nem li nada a respeito ainda. ::tudo::

Uma coisa que devem levar em consideração é o peso também, pois em uma pescaria que estiverem só, e na hora de colocar o caiaque no rack, alguns kgs a mais no final do dia parecerão toneladas  :gorfei:  :gorfei: , e também o preço ( eu particularmente não vejo vantagem em se pagar mais de 3 mil em um caiaque solo para pesca, pois com um pouco mais já se compra um barquinho de alumínio, apesar de serem modalidades distintas ).

Ah, e sobre caiaques gringos... com o preço que anda o dólar, acho que não compensa mesmo importar um Naonao::  Naonao:: , pois os nacionais já estão quase no mesmo nível. ::tudo::

Compartilhar este post

Link para o post

Thiago até o momento só estou acumulando a teoria kkkk, más de tudo que li dois fatores acho que temos que por na balança: questão direcional, apontar o caiaque em determinada direção e o mesmo continuar assim e a segunda referente a estabilidade lateral.

direcional - boas informações do Barracuda e do Safari

estabilidade lateral - Safari tem a maior medida 91cm  danca::

Compartilhar este post

Link para o post

Acompanhando o tópico também, porque to bem propenso a comprar um. To da dúvida entre o caiman 100 (preço bem salgado mas o caiaque é top, todo voltado para a pesca) ou o pinguim fishing (preço bem razoável). Meu medo é só um, comprar e não usar... hehehe

Compartilhar este post

Link para o post

Andrey... penso nisso também... comprar e não usar ou se usar, usar pouco. O preço é considerável sim, veja o Safari, quase R$ 3 mil. É como o Fabricio disse... mais um tiquim e você comprar um barco de 6 metros.

Claro, o uso é diferente e o barco ainda demanda motor e carreta. O carro nem entra na conta porque vai precisar pra levar o caiaque ou puxar o barco.

O que pesa a favor do caiaque é a praticidade, muito mais rápido armar uma pescaria com caiaque do que com barco. Igual eu que dependo dos amigos para pescar de barco, complica.

Tenho o motor já, me falta a carreta e o barco, lá se vão seus R$ 8 mil e no caiaque vejo a possibilidade de pescar mais com menos, pelo menos por enquanto.

Tem um outro lado... o gasto é parcialmente recuperável... senão usar, pode vender aqui... gente pra comprar não vai faltar com certeza.

Marcelo: o que mais to ponderando é a largura do brinquedo... Caiman 84 cm e Safari 91 cm... faz muita diferença na hora do vamo ver ?

A cadeirinha do Cainam é interessante.... tenho muita cãibra e essa cadeirinha iria me ajudar muito nisso pois poderia abaixar e levantar trocando de posição de tempo em tempo.

Bem... vamos analisando. Qualquer coisa a gente um monta um pacotão ai pede um desconto generoso para a loja... kkkk

Compartilhar este post

Link para o post

Andrey... penso nisso também... comprar e não usar ou se usar, usar pouco. O preço é considerável sim, veja o Safari, quase R$ 3 mil. É como o Fabricio disse... mais um tiquim e você comprar um barco de 6 metros.

Claro, o uso é diferente e o barco ainda demanda motor e carreta. O carro nem entra na conta porque vai precisar pra levar o caiaque ou puxar o barco.

O que pesa a favor do caiaque é a praticidade, muito mais rápido armar uma pescaria com caiaque do que com barco. Igual eu que dependo dos amigos para pescar de barco, complica.

Tenho o motor já, me falta a carreta e o barco, lá se vão seus R$ 8 mil e no caiaque vejo a possibilidade de pescar mais com menos, pelo menos por enquanto.

Tem um outro lado... o gasto é parcialmente recuperável... senão usar, pode vender aqui... gente pra comprar não vai faltar com certeza.

Bem por ai mesmo Thiago, apesar de sempre perder um pouco, dá pra vender caso não tenha utilidade (ou ser pouco utilizado). E minha ideia é, mesmo indo de barco e motor, jogar o caiaque em cima (do barco ou do carro) e pescar de caiaque onde, por exemplo o barco não entra, o que é o caso de algumas lagoas e vazantes que conheço. E tem sempre a turma da cachaça, que atola o pé na jaca e fica sem condição pra sair pra pescar. Ai, pra não sair sozinho de barco, pega o caiaque e ta resolvido o problema. Bora.. quem sabe a gente não barganha no preço em comprando no atacado.. hehehehe.. abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Posso te falar que tive um hunter, e com 130kilos não posso falar nada que desagregue o mesmo, em todos os quisitos, e dos caiaques pra 1 pessoa ele é melhor pra manobra por ser pequeno mas pra remar ele perde um pouco a reta,  

Compartilhar este post

Link para o post

Valew Ricardo!  joia:::

Apesar de nunca ter utilizado caiaque para pescar, perder um pouco a reta acho que já descarta o modelo.

Tenho a possibilidade de testar o Safari e estou louco para testar tbm o Caimam 100 / 125.  danca::

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora