Ir para conteúdo

Dúvida sobre multi. com líder 0,90 de monofil.


Elio Cioni

Posts Recomendados

Prezados pescadores;

 

Pescando em Luíz Alves, os piloteiros me ensinaram que, no meu caso tenho uma Tekota 800, que poderia colocar 250 mts de multifilamento de 150 lbs, e 100 mts de 0,90 mts. de monofilamento de líder.

 

Isto procede; e o melhor nó para atar os duas linhas seria o SF.

 

pescadores de Piraíbas, isto é usado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em tese, emendas sempre significam um elo mais frágil na briga com o peixe !

Suponho que parte dessa situação se deve ao desejo de maior armazenamento no seu carretel (seja ele carretilha ou molinete).

arrow:: Acredito que com um bom nó (e o SF é uma opção), você estaria bem atendido !  palmas::

Contudo, vejo sempre que quando se pesca com bons profissionais de guia, não há necessidade de tanta linha assim, pois rapidamente eles colocam o bote em cima do peixe...

Mas por garantia, é uma possibilidade ! Não se esqueça de que as resistências (e até diâmetros) das linhas de multi e mono não podem (ou devem) ser muito diferentes, até para que o nó fique bem dado !

Boa sorte e aguarde alguém com maior experiência nesse assunto se posicionar ! Eu ainda estou no aprendizado !  ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prezados pescadores;

 

Pescando em Luíz Alves, os piloteiros me ensinaram que, no meu caso tenho uma Tekota 800, que poderia colocar 250 mts de multifilamento de 150 lbs, e 100 mts de 0,90 mts. de monofilamento de líder.

 

Isto procede; e o melhor nó para atar os duas linhas seria o SF.

 

pescadores de Piraíbas, isto é usado?

 

 

Fala Elio realmente concordo com o Kid , achei muita linha mono , fazer um leader ok , mas 90 mts achei demasiado , no seu caso eu usaria a multi , está muito bem servido , e colocaria um leader de 10 mts , a não ser que o pensamento seja de pescar com os 90 mts de linha mono e a multi entrar em ação só em casos de peixes extremos , abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Elio bom dia, exatamente isso, para a pesca dos gigantes do Araguaia, quando se opta por carretilhas um pouco menores, essa estratégia de colocar uma cama de multifilamento, em torno de 200 metros e o restante de mono, é muito usada e com total sucesso, porém o nó usado não é o SF, é uma espécie de nó de 8, dado a linha mono e passando a multifilamento por dentro desse nó. Os guias podem fazer pra você, e diga se de passagem é um nó de extrema resistência!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só pra complementar, usamos muita linha nesse tipo de pescaria, porque batemos de dois a três pontos por vez, o que nos dá a necessidade de utilizar uma grande quantidade de linha nos carretéis. 

 

André o motivo de ser ter tipo 300 mts de linha na carretilha, é pelo ato de soltar a isca e subir o rio por 150 a 200 mts. pra não atrapalhar a pescaria no que diz respeito a fazer barulho e espantar a piraíba, segundo os piloteiros ela é muito arisca.

 

Voce como pescador de piraíba confirma isso.

 

Elio Cioni.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Elio realmente concordo com o Kid , achei muita linha mono , fazer um leader ok , mas 90 mts achei demasiado , no seu caso eu usaria a multi , está muito bem servido , e colocaria um leader de 10 mts , a não ser que o pensamento seja de pescar com os 90 mts de linha mono e a multi entrar em ação só em casos de peixes extremos , abraços

 

Eduardo somente os 10 mts não resolve em nada, a piraiba joga limpo sempre nada no meio do rio e subindo a correnteza na maioria das vezes, mas acontece que com uma certa frequência entra pirarara ai a briga já é bem suja rsrsrsrsrs, elas vão pra galhada mesmo e tomam muita linha também e pouca linha mono faz com que a linha de mult chegue mais rápido a estrutura e consequentemente mesmo sendo grossa é mais fácil de quebrar que a mono.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eduardo somente os 10 mts não resolve em nada, a piraiba joga limpo sempre nada no meio do rio e subindo a correnteza na maioria das vezes, mas acontece que com uma certa frequência entra pirarara ai a briga já é bem suja rsrsrsrsrs, elas vão pra galhada mesmo e tomam muita linha também e pouca linha mono faz com que a linha de mult chegue mais rápido a estrutura e consequentemente mesmo sendo grossa é mais fácil de quebrar que a mono.

 

Tiwillian, concordo com voce, estive no rio araguaia na região do rio cristalino tentando por dois dias pegar as piraíbas, só que entrou foram as pirararas, uma de 45 kgs, e outra de 35 kgs, no início a corrida até parece de piraíba, passa 2 ou 3 minutos o piloteiro ti avisa que é pirarara, tudo bem, é festa, mas pra quem não pegou nem uma até hoje entra a frustração, enfim vamos continuar tentanto, ano que vou lá novamente.

 

Elio Cioni.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

André o motivo de ser ter tipo 300 mts de linha na carretilha, é pelo ato de soltar a isca e subir o rio por 150 a 200 mts. pra não atrapalhar a pescaria no que diz respeito a fazer barulho e espantar a piraíba, segundo os piloteiros ela é muito arisca.

 

Voce como pescador de piraíba confirma isso.

 

Elio Cioni

Concordo, porém faço uma ressalva, já aconteceu comigo da piráiba brigar sujo também e perdermos a briga!!! Outra coisa que ocorre é porque pescamos (no meu caso) com carretilhas que não possuem guia linha, e na hora da briga trabalhar com os dedos diretamente na mult, pra organizar a linha no carretel é osso!!! Grande abraço e se precisar dos contatos dos guias tops do Araguaia e bons lugares pra ficar, conte comigo!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo, porém faço uma ressalva, já aconteceu comigo da piráiba brigar sujo também e perdermos a briga!!! Outra coisa que ocorre é porque pescamos (no meu caso) com carretilhas que não possuem guia linha, e na hora da briga trabalhar com os dedos diretamente na mult, pra organizar a linha no carretel é osso!!! Grande abraço e se precisar dos contatos dos guias tops do Araguaia e bons lugares pra ficar, conte comigo!!!

 

André, o ano que vem devo de ir pescar no teles pires, estou sabendo que talvez seja o ultimo de operação daquelas pousadas, devido ao enchimento da barragem da represa.

Quem sabe pego uma grande piraíba.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...