Ir para conteúdo

Mercury 25Hp. Como soltar a rabeta?


Posts Recomendados

Boa tarde amigos.

Tenho um motor de popa citado acima, um Mercury 25 hp, que a muito não coloco na água e, por conta disto, muitas coisas aconteceram e uma delas foi a deterioração do rotor da bomba d´água. Acredito, pois, quando liguei o mesmo a água não circulou.

Bom, retirei os parafusos da rabeta e quando fui sacar o eixo para ter acesso a bomba d´água o mesmo não saiu, procurei em todos os locais e não encontrei como sacar esse cara.

 

Pergunta:

Alguém poderia me informar se existe alguma """"" grampoleta da parafuzeta""" que não estou achando?

Muito obrigado desde já.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Luis vc tem que soltar o varão do motor ( peça que liga o cambio a rabeta)  , se teu motor for o Seapro vc tem que desconectar na rabeta, tem dois pinos que unem as duas partes, se for o Americano tem que soltar a chaveta dentro do motor pois é uma peça só, fica logo abaixo do carburador, mas aconselho levar no mecanico pra fazer isso.

Foto do Seapro :

11825100_876278279136631_601949668232546

 

Foto do americano:

11828744_876278605803265_708634331137092

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guto, onde acho esse rotor do Sea Pro pra comprar na Net ? Conhece alguma loja ?

O meu eu não troquei , é original só foi verificado na revisão, o do 18hp americano meu mecânico pediu vou ver se falo com ele onde  compra.  Nunca compre o paralelo é ruim e esfarela rapido, por 2 x estragaram comigo, e não precisa trocar tem que abrir e ver se não está ressecado, ou avariado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

caramba nem sei se o meu johnson ja trocou isso alguma vez... quebra facil isso mesmo?

Ele resseca Astra e com isso as pás quebram, no Evinrude do meu tio tive que trocar.  E o maior problema é se elas moerem em pedaços pequenos eles podem entrar no sistema de arrefecimento entupindo.  A do Meu mariner o original durou uns 15 anos depois troquei por um paralelo e em um ano  tive que trocar denovo, comprei o original é já faz 5 anos sem problema.     O mais interessante que o meu mecanico tem um Mariner 28hp da década de 80 e o rotor é de bronze, dificilmente vai dar problema. 

E se motor tá "mijando" normalmente não quer dizer que o rotor tá ótimo, pode ser que as pás estejam quebradas mas girando, é questão de tempo elas se soltarem

Um rotor novo e um com as pás quebradas.

20120311_203829.jpg

 

 

E outro que as pás se soltaram

IMG_3568.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 O Guto disse tudo!! ::tudo::

  Apenas para completar...ao tirar o rotor, se o mesmo tiver quebrado, conte os pedacinhos e tente montar no rotor quebrado, como se fosse um quebra cabeça, para ter certeza que não falta nenhum pedaço, pois como o Guto falou, estes pedacinhos podem entupir a galeria que circula agua na refrigeração, e mesmo com rotor novo, se a galeria estiver entupida pode não jogar agua.

 

 Abraço!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá LUIZ VALE

 

Antes de  abrir o motor, verifique se o orifício por onde entra a água não está entupido. Se a água não puder entrar, obviamente não vai sair.

Se o motor ficou parado muito tempo, é possível que formigas tenham feito ninho ou mesmo aquela vespinha que faz uma casinha de barro. Não custa verificar. Retire a grade plástica e dê uma olhada na de entrada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pessoal eu adiquiri um yamaha 15 hp ano passado 94 e o cara q me vendeu me jurro q tinha trocado o rotor !

 funcionei o motor mais nao mijava saia uma agua tao fraca q me decho na duvida sera q foi trocado mesmo ? levei a um mecanico ele so coloco o ar na saida aonde sai agua e com motor funcionando ele mando ar para dentro heheeh pronto ele começo a mija bem forte . o mecanico me falo q o pessoal troca e nao passa ar e sempre tem detritos do rotor antigo na galeria ai fico show so nao fico com tanta preçao pois nao tinha a valvula termostatica no motor !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pessoal eu adiquiri um yamaha 15 hp ano passado 94 e o cara q me vendeu me jurro q tinha trocado o rotor !

 funcionei o motor mais nao mijava saia uma agua tao fraca q me decho na duvida sera q foi trocado mesmo ? levei a um mecanico ele so coloco o ar na saida aonde sai agua e com motor funcionando ele mando ar para dentro heheeh pronto ele começo a mija bem forte . o mecanico me falo q o pessoal troca e nao passa ar e sempre tem detritos do rotor antigo na galeria ai fico show so nao fico com tanta preçao pois nao tinha a valvula termostatica no motor !

É bom colocar essa valvula termostatica de volta para o motor trabalhar na temperatura correta .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é anderson eu fiquei com o motor apenas 6 meses pois tinha pego em negocio ai quando achei a valvula para comprar logo vendi ele e como havia pedido pela net chego so depois q o motor tinha sido vendido ai fico aqui hehehe 

o mecanico aqui chego a fica meio bravo comigo pq eu alegava pra ele q o motor friu pegava q dava gosto e era vc anda com ele 15 minutos e ele ao invez de esquentar ele ficava agua bem fria pelo mijador kkkk ele pegava ratiando nao dava uma partida legal pq ele esfriava pq tava sem a valvula e ele alegava q tirava te todos motores mais velhos pq se travace ia da dor de cabeça !

eu ja tinha ate medido a comprençao dele pelo fato dele ratia pra pegar depois de anda um tempo pq ate aonde eu sei motor fraco de comprencao da esse tipo de defeito tambem ! 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é anderson eu fiquei com o motor apenas 6 meses pois tinha pego em negocio ai quando achei a valvula para comprar logo vendi ele e como havia pedido pela net chego so depois q o motor tinha sido vendido ai fico aqui hehehe 

o mecanico aqui chego a fica meio bravo comigo pq eu alegava pra ele q o motor friu pegava q dava gosto e era vc anda com ele 15 minutos e ele ao invez de esquentar ele ficava agua bem fria pelo mijador kkkk ele pegava ratiando nao dava uma partida legal pq ele esfriava pq tava sem a valvula e ele alegava q tirava te todos motores mais velhos pq se travace ia da dor de cabeça !

 

 

Então  tem que parar de investir em estudo de engenharia por parte das grandes fabricantes de motores de popa , dispensar os engenheiros progetistas e contratar esse  ``mecanico´´ que entende tudo de motor  kkk ...

É cada uma viu doeu::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...