Ir para conteúdo

Posts Recomendados

Na realidade este meu relato me lembra o início das minhas pescarias e sendo uma das que eu mais gosto, e eu pratico até hoje; tudo que aprendi em termos de eficiência e produtividade é fruto de observação, erros e acertos.

Pode até ser estranho valorizar pescarias de traíras com varas de bambu, mas é a legitima pescaria caipira em toda  sua essência e praticada a muito anos, mesmo antes de surgir a linha de naylon e toda essa gama de anzois e varas de carbono que temos hoje.

Eu quando vou pescar traíras em lagoas levo sempre 5 varas de bambu com linha 0,80 mm e anzol tipo 4/0, sempre uso lambari ou rãs como isca, normalmente uso lambari pois acomoda melhor no anzol e a fisgada é mais garantida.

Quando não tenho de pescar os lambari para isca, já início a pescaria rodeando toda a lagoa observando os melhores postos de armar as varas, principalmente memorizando os pontos que farei a pescaria de batida a noite.

Feito o primeiro reconhecimento, e chegando a boca da noite, já armo as 4 varas relativamente próximas uma das outras no que considero o melhor ponto e fico com uma vara que percorro toda a lagoa fazendo a pescaria de batida que consiste ficar bater o lambari na água por 3 ou 4 vezes e esperar o ataque da traíra.

Quem gosta desta pescaria sabe como é emocionante quando a traíra chega no lambari, da uma mamada, fica com ela na boca por 3 segundas e depois corre, aí entra a fisgada e voce joga ela no pasto, se ficar bem fisgada, ótimo, se solta do anzol e cai no pasto voce tem aguçar o ouvido e ouvir o barulho dela se arrastando no mato, tudo isso a noite com lua escura, eu acho extasiante.

Fico rodeando a lagoa por varias vezes e o trecho da lagoa que esta batendo melhor eu tranfiro as 4 varas que ficam fixas, o que já pude observar é quando voce erra a fisgada, eu volto daí meia hora no mesmo lugar onde perdi e pego a traíra, contatei que ela faz tipo uma cama no fundo similar ao tucunaré e não muda de lugar mesmo depois de tomar uma fisgada.

Em média consigo pegar de 6 a 15 traíras por noite; Pode até parecer fora de propósito trazer a voces essa minha maneira de pescar traíras, em meio de tantos tucunarés de 10 kgs e relatos sofisticados de pescarias devido a simplicidade desta pescaria, mas aqui em nossa região é bastante praticada alem de ser uma pescaria de custo muito baixo e farta.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Também prefiro pescar as dentuças com IAs mas não existe pescaria ruim... E a hora do bote, seja no lambari ou no plug, sempre faz o coração bater mais forte...

Claro... não quis dizer que a pescaria no lambari seria ruim... mas to viciado na IA

Compartilhar este post

Link para o post

Pesquei muita traíra na minha infancia, tanto a noite como de dia. Hoje prefiro pescar com isca artificial, mas, se não esta pegando apelo para a boa e velha vara de bambu com iscas naturais. kkkk

Compartilhar este post

Link para o post

Reanato;

Os carrapatos fazem parte da essência da pescaria por min relatada, sem eles não tem graça.

Eles são mais frequentes e abudantes em clima quente e nos mêses de maio a agôsto, o recurso que quando vou pescar traíras é o uso do BOFO, borrifo do joelho pra baixo com isso minimiza bastante o problema.

Compartilhar este post

Link para o post

A pesca de traíra no estilo "caipira" é show de bola e garante muita adrenalina e emoção. E pra jogar no mato um trem de 2 ou 3 kg? Cabo de guerra total. Se ela escapar do anzol tem que tomar um baita cuidado com as cobras. Já pratiquei muito essa pescaria. Abraço e parabéns pelo relato.

Compartilhar este post

Link para o post

Quando menino fiz muita pescaria assim com "toco de bambú" kkkk

Hoje em dia gosto mesmo é quando elas erram o ataque em minhas zaras e saem fora d´água...  alegre::

igual o tubarão branco caçando as focas  :gorfei:

:amigo:

Compartilhar este post

Link para o post

Eduardo, já usei essas boias pescando com vara e carretilha a noite e lagoas grandes, faço aremesso longo e realmente é divertido e pura adrenalina ver a boia ciscando água afora.

Compartilhar este post

Link para o post

Fabricio, quando pesco traíras em cima de braquiaras e taboas eu vou fazendo uma cama com galhos e pedaços de tábua que encontro, daí consigo chegar no parte aberta da logoa onde as coisas acontece.

Compartilhar este post

Link para o post

kkkkk

faço demais esse tipo de pescaria,cresci fazendo isso e faço até hoje

na minha fazenda passa dois rios e tem varias lagoas cheios de trairas

a pesca se da de maio a outubro,no periodo de estiagem

e aonde tem braquiarão do brejo é o melhor lugar...

so é tenso o medo de sucuri e de onça, mas isso da uma adrenalina boa kk

agora,carrapato é mato rsrs

como traira frita toda semana...

Valeu!!!!

Compartilhar este post

Link para o post

kkkkk

faço demais esse tipo de pescaria,cresci fazendo isso e faço até hoje

na minha fazenda passa dois rios e tem varias lagoas cheios de trairas

a pesca se da de maio a outubro,no periodo de estiagem

e aonde tem braquiarão do brejo é o melhor lugar...

so é tenso o medo de sucuri e de onça, mas isso da uma adrenalina boa kk

agora,carrapato é mato rsrs

como traira frita toda semana...

Valeu!!!!

Valeu Miron, eu gostaria de fazer a sua pescaria, estou vendo voce com uma piraíba, já tem 2 anos que estou indo ao Rio Araguaia em Luiz Alves tentar fisgar a minha, e até agora sem conseguir, o problema que aqui em Governador Valadares os meus companheiros não gostam de pescar de fundo e nem tem paciência de ficar esperando o dia inteiro parado,mas um dia eu chego lá e pego a minha.

Compartilhar este post

Link para o post

Fabricio, quando pesco traíras em cima de braquiaras e taboas eu vou fazendo uma cama com galhos e pedaços de tábua que encontro, daí consigo chegar no parte aberta da logoa onde as coisas acontece.

Essa é boa ein Elio. Não tinha visto ainda meu caro. Vou testar com certeza. Vlw pela dica

Compartilhar este post

Link para o post

Quando era mais novo ia para entrada de brejos (meio de aguapés) com o barco e procurava pequenos "buracos" entre as folhas para descer o lambari, a cada 5 buracos, um era uma traíra pega.. kkkkkkkkkkk... era bom demais... hoje a cada 200 eu devo achar uma! vergonha::

Compartilhar este post

Link para o post

Fiz muito isso, aff...hehee...Era tudo de bom.

Meu pai era um tarado neste tipo de pescaria. 

Basicamente eu andava farolando a margem do lago atrás das dentuças...Iscava um pedaço de minhoca ou isca branca, e com a lanterna acessa mesmo, eu descia a isca na cara da dentuça...Ela ataca sem o menor problema.

Cheguei a fazer isso de dia no Rio dos Macacos (aqui no GO),  fizemos algumas vezes no interior de Minas, e até na Serra da Mesa, meados de 1999, quando o lago ainda tinha muita vida nas margens.

....Show demais... ::tudo::

Compartilhar este post

Link para o post

Fiz muito isso, aff...hehee...Era tudo de bom.

Meu pai era um tarado neste tipo de pescaria. 

Basicamente eu andava farolando a margem do lago atrás das dentuças...Iscava um pedaço de minhoca ou isca branca, e com a lanterna acessa mesmo, eu descia a isca na cara da dentuça...Ela ataca sem o menor problema.

Cheguei a fazer isso de dia no Rio dos Macacos (aqui no GO),  fizemos algumas vezes no interior de Minas, e até na Serra da Mesa, meados de 1999, quando o lago ainda tinha muita vida nas margens.

....Show demais... ::tudo::

eu tambem

assim mesmo como vc ta falando... rsrsrrs

so que antigamente eu matava tudo e levava p fritar, tempo bons, que nao volta mais, isso quando eu tinha de 8 a 14 anos

tambem enchia a lagoa de boia, iscada com isca branca, e ainda dava uma olhada a noite e iscava tudo para no outro dia, recolher as detuncas... 

melhor fase da minha infancia, toda fim de semana, era a mesma coisa, e ja pescava os tucunas, com uma colher, nessa epoca, nem tinha ISCAS ARTIFICIAIS, pelo menos eu nao conhecia, isso a 25 anos atras

OBRIGADO MEU PAI, POR TER ME ENSINADO A PESCAR, A MELHOR COISA QUE APRENDI NA VIDA...

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora