Ir para conteúdo

REVIEW DA CARRETA CURADO HG 201 POR EDUARDO CHEDID/ LDS TUNING


Posts Recomendados

Salve Galera do fórum vamos nós para mais um review técnico feito por mim ,mas deixando claro que além das pinturas faço custom tb com carbontex , rolamentos cerâmicos boca modelo novo troca de peças internas ,troca de manivelas .

Muitos já sabem disso alguns outros não , trabalho quase que 100 % pela internet e correios aonde as pessoas mandam de qualquer lugar do País para mim  as carretas faço o serviço e mando de volta completamente modificada e melhorada a carreta .

QUEREM MEU CONTATO ?

AQUI ESTÁ :

WHATS APP (11) 967808633 (OI)  EDUARDO CHEDID

 

Por aqui no fórum inbox : EDUARDO CHEDID

Pelo facebook : EDUARDO CHEDID / LOJINHA DE SALIM / LDS TUNING

 

E agora com pagina no facebook tb : 

 

https://www.facebook...908102209227865

 

Dáu ma curtida e uma olhada nos projetos lá tb.

 

Mas como fiz algumas carretas , kkkkk , me perco sempre , portanto podem haver algumas repetições haja visto que as fotos e reviews estão hospedados em nuvem portanto vou deixar aqui antes de tudo os links dos outros tópicos para vcs e depois sim algumas custom:

 

http://www.turmadobi...sonalizações/

 

 

http://www.turmadobi...sonalizações/

 

 

http://www.turmadobi...sonalizações/

 

 

http://www.turmadobi...eduardo-chedid/

 

 

Fora essas custom acima possuo os reviews técnicos tb que vão aparecendo por aqui , seguem :

 

 

http://www.turmadobigua.com.br/forum/topic/36251-review-da-chronarch-mg-51-pela-lds-personaliza%C3%87%C3%95es/

 

 

http://www.turmadobigua.com.br/forum/topic/37567-review-definitivo-da-carretilha-venator-por-eduardo-chedid-lds-tuning/

 

 

http://www.turmadobigua.com.br/forum/topic/37204-review-da-carretilha-jm-arraster-630-by-lds-personaliza%C3%87%C3%95es-eduardo-chedid/

 

 

http://www.turmadobigua.com.br/forum/topic/35679-review-da-sumax-orion-colection-aluminio-est%C3%A1-a%C3%AD-porque-gosto-tanto-dela/

 

 

E aqui abaixo o review da chronarch ci4 que sempre afirmei ser um projeto falho da shimano :

 

 

http://www.turmadobigua.com.br/forum/topic/35575-review-da-nov%C3%ADssima-chronarch-ci4-somente-para-os-fortes-de-cora%C3%A7%C3%A3o/

 

 

Mas hoje finalmente vou fazer um review da CURADO HG  sim o modelo novo da shimano , bonita , muito bonita , mas será que ela vale o que custa?

Vale a pena investir nela ?

É um bom lançamento ?

A shimano conseguiu convencer com ela como fez na série E e depois se perdeu na série G?

 

Vamos então a ela :

 

CURADO HG

 

IMG_20150824_192757_zpspqyae5t7.jpgIMG_20150824_192811_zpsl3a7fcgu.jpgIMG_20150824_192818_zpstmk0tjgq.jpg

 

Especificações: 
Modelo: Curado 200 I HG 
Rolamentos: 6
Material do Corpo: Alumínio
Velocidade de Recolhimento: 7.2:1
Força de ficção (Drag): 15lb (7 quilos) 
Capacidade de Linha: 0,30mm / 100m
Peso: 210g

 

 

Vamos a desmontagem dela:

tampa lateral em grafite 

Rolamento antireverso de boa qualidade com microroletes 

 

IMG_20150822_105439_zpsmxhfucmn.jpg

 

 

Finalmente a shimano viu o que fez na série G e voltou com a estrela em alumínio na série HG , essa mesma estrela é usada nas metanium , ponto positivo .

Oferece ponto a ponto na estrela como todas , mas no caps continua sem o ponto a ponto , já poderia ter colocado. ponto negativo.

Sistema de apoio do caps por mola o que deixa ele sempre tensionado evitando perdas durante a pescaria e minimizando o atrito com o carretel.

 

 

IMG_20150822_105510_zpsd66funwr.jpg

 

 

Manivela com pouca curvatura , mas está lá ,  com 9 cm .Bem melhor que as antigas retas .

Apoio dos knobs por 2 rolamentos e 2 buchas , ( ESSE CASO ESPECÍFICO POIS FOI ACRESCENTADO PELO DONO) ELAS POSSUEM BUCHAS NOS KNOBS .

Os 6 rolamentos estão no interior dela sendo que 2 estão na manivela ( 1 comum + antireverso) e os outros 4 estão no eixo do carretel ( 2 dedicados ao pinhão e 2 dedicados ao carretel em si) 

O necessário ?

Talvez sim , talvez não , mas ela é bem macia devido ao sistema de microdentes do conjunto motriz ( coroa / pinhão).

O sistema de apoio de pinhão atual é feito sobre 2 rolamentos dedicados e imprime baixas tolerâncias e desgaste do pinhão.

Resultado , recolhimento bem macio, movimento constante e sobrevida no conjunto motriz ponto positivo ( talvez o melhor da carretilha).

 

IMG_20150822_105530_zps9dln9hye.jpg

 

 

 

O carretel conta com sistema moderno de freio centrífugo com 4 sapatas e regulagem externa ( não precisa abrir a carretilha para regular)

As 4 sapatas possuem posição ON  e OFF  portanto podem ser ativadas de 1 a 4 sapatas independentes e mais 6 tipos de regulagens externas feitas por um botão deslizante na parte de baixo da carretilha.

Totalizando 24 tipos diferentes de regulagem.

Agora um detalhe estranho , reparem na foto acima , no lado do eixo que o carretel está usinado , aparecendo a parte sem anodização nele , provavelmente alguma modificação de última hora que causou  essa alteração  ( ponto negativo) .

Temos na chronarch nova carretéis com corrosões irreparáveis devido a esse tipo de exposição , não aconselho seu uso na água salgada.

Outro fato importante verifiquei apenas 1 rolamento realmente marinizado nela .

 

IMG_20150822_105607_zpscvsunkyv.jpg

 

Dos 210 gramas da carretilha 16,4 gramas são do carretel ,que achei que pelo tamanho é leve e facilita aliado ao excelente sistema de freio centrífugo os lançamentos com muita precisão e minimizando o esforço.

Essa carretilha como a maioria das carretilhas da shimano possui 2 rolamentos de apoio ao carretel e realmente ela fica muito solta.

 

IMG_20150822_105633_zpsru23mdgm.jpg

 

Acima começaram os problemas da nossa amiga o conjunto motriz apresenta uma corrosão acentuada e teve que ser recuperado.

O sistema de destrave (estrela interna ,e tampa da fricção ) , são em chapa , e não apresentavam desgaste devido a estarem entupidos de graxa.

Abro outra ressalva aqui tb :

Os fabricantes tem abusado da graxa nas montagens das carretilhas .

Eu interpreto isso como armadilha , para se livrarem da garantia .

IMG_20150822_105652_zpsuoafn883.jpg

 

Discos de fricção em carbontex , e entupidos de graxa tb.

O disco maior possui pouca área de contato com o disco , proposital para diminuir o drag da carretilha.

Essa curado não possui mais o segundo sistema antireverso das antigas , que entrava em ação quando o rolamento antireverso falhava.

Por conta disso diminuiram o drag , falam em 7 kg , mas nem de perto é isso não passa da casa dos 4,5 kg , mais que suficiente para os pescadores.

 

IMG_20150822_105705_zpssjoabdke.jpg

 

As entranhas dela , agora elas (todas) contam com o destrave no gatilho , finalmente !!!!!!

Torre da manivela em alumínio calçada por rolamento.

 

IMG_20150822_105720_zps2l0usb2g.jpg

 

 

 

Agora vamos ao desmonte do sistema devaneador de linha.

 

IMG_20150822_110120_zpsedc38p4f.jpg

 

Sistema simples todo em plástico.

Nesse caso existe a possibilidade de substituição de 1 bucha por rolamento , provavelmente na scorpion deve ser assim.

Tampa em plástico .

Eixo do devaneador em aluminio.

 

IMG_20150822_110421_zps5dmqtvlr.jpg

 

O sistema de destrave da carretilha , a shimano usa exatamente esse sistema para todos ( modelo) as medidas variam .

O único rolamento marinizado de fato é o da foto acima . Ele fica bem exposto mesmo e para água salgada um comum não duraria 10 pescarias.

 

IMG_20150822_110600_zpskwq03jc8.jpg

 

Olhem agora quem voltou !!!!!

Sim o sistema charmoso da tampa com giro.

Falo isso pois no review da chronarch ( nela não existe tal sistema) fiquei bastante chateado com isso.

 

IMG_20150822_105540_zpssp2hucgf.jpg

 

OlhA  a tampa com o eixo aí , agora ele gira para frente !!!!

 

 

IMG_20150822_110607_zpst4elq65e.jpg

 

AGORA VAMOS A LIMPEZA E MONTAGEM :

 

IMG_20150822_113008_zpsqjd5lxpz.jpg

 

Depois do banho de cavitação e polimento do conjunto olha o resultado acima , recuperado como novo.

 

IMG_20150822_113018_zps9bitsgby.jpg

 

Agora considerações importantes:

O corpo da curado / citica / scorpion ( o mesmo) é em alumínio ( ponto positivo) .

Agora vejam na figura acima o cuidado que a shimano teve , ela colocou um aparador plástico junto ao corpo para reduzir atrito e desgaste de contato das peças , isso só era visto nas top de linha (metanium e parentes).

Muito bom , muito bom mesmo !!!!!

 

 

IMG_20150822_114711_zpszcyhrocz.jpg

 

 

Eis a bucha que pode ser substituída por rolamento.

 

IMG_20150824_192757_zpspqyae5t7.jpg

 

 

A nossa amiga pronta.

Bom considerações finais:

A curado HG realmente é superior a série E , mais macia , mais precisa , com bom sistema de freio centrífugo , superior ao antigo , mais bem acabada mais bonita mais ergonômica.

Perde em drag , mas não precisamos de um drag absurdo né.

Realmente está acima da maioria das concorrentes perdendo para algumas daiwa em alguns quesitos e ganhando em outros.

Do mais pelo preço realmente é uma excelente escolha.

Achei a CURADO HG , muito , mas muito melhor mesmo que a chronarch CI4 , mesmo sendo mais barata, hoje na minha concepção uma excelente escolha.

Estrelando realmente entre as melhores.

E o mais importante com condições de customização , melhorando ainda mais a performance dela.

Pessoal espero que tenham gostado do review , precisando de algo é só me chamar .

 

EDUARDO CHEDID LDS TUNING

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kkkkkkk, professor, assim a turma da pipoca vai à loucura.

rsrssr ... mas é sério Mark ....

 

eu acho que ele tem idoneidade suficiente pra tecer algum comentário comparativo ... sem "puxa-saquismo" ... tende ?

meu cometário é: .... compra quem quer , usa quem puder .... ( independente de qual ) ...  rsrsrsr

 

abrass

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom... mas eu esperava mais da faamooosa curado... que pra mim perde e muito para a escorpion.

 

Julio partindo do pressuposto que a scorpion hg , é a mesma carretilha com 2 rolamentos a mais marinizados e cor diferente , não vejo aindo possa ser melhor , abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

muito bom Chedid ! ... 

 

seu "crivo" como técnico .... Venator x Curado ... ?? ... 

 

Armando indiscutivelmente a curado é superior , e fico feliz por falar , pois já estava pensando em consultar um analista , não via algo bom da shimano nesse nível a tempos , a série G foi uma catástrofe , seguida da chrono ci4

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kkkkkkk, professor, assim a turma da pipoca vai à loucura.

 

Mark o benefício de não ser patrocinado por ninguém , é que posso dar a minha opinião doa a quem doer , e sinceramente mesmo que fosse e o produto não fosse lá essas coisas , iria acabar acontecendo mesmo , abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

rsrssr ... mas é sério Mark ....

 

eu acho que ele tem idoneidade suficiente pra tecer algum comentário comparativo ... sem "puxa-saquismo" ... tende ?

meu cometário é: .... compra quem quer , usa quem puder .... ( independente de qual ) ...  rsrsrsr

 

abrass

 

São carretilhas diferentes outro patamar , esses dias ví a turma comparando a venator com a tatula , falta muito pra chegar ,agora sim a tatula com a curado , as 2 possuem pontos onde ambas se sobressaem sobre a outra , inclusive Armando ,gostei e vou fazer um review combate ,comparando os pontos positivos e negativos das 2 , que na minha concepção estão próximas .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

belo review da Curado , Eduardo 

então , pelo seu olhar técnico , se acha a Curado e a Tatula superior à Venator ?

aí a conclusão que eu chego , se fã da MS fala que a Curado não vale o que custa , então a Venator é porcaria pelo que vende ?

isso falando em termos técnicos e não por ser fã 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha próxima aquisição, obrigado pelo review em detalhado e pelas considerações finais, isso ajuda muito na escolha de um produto.

 

Boa carreta sim , não possuo shimano , mas já pesquei bastante com elas , hj em dia me encheu os olhos novamente, com poucas modificações , nada que algumas peças em aluminio não resolva pode trazer ela para menos de 200 gramas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Chedid... relembrando... quando quiser montar um resumo de todas as que já fez review e me mandar, formato e criamos um tópico levando em consideração toda essa análise que você faz internamente nelas.

 

Abs

 

Opa Thiago está realmente na hora de organizar esses tópicos para ficar melhor para a turma visualizar , vamos amadurecer essa idéia me chama inbox.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ja falei o cara é fera mesmo. Manda muito bem, e essa carreta me surpreendeu não esperava que fosse tão boa assim, sabia que era boa mas nesse nível.

 

Eduardo ainda vou lhe adicionar no skype vamos conversar pode deixar 

 

Marco boa carreta , gostei dos internos sim , quando arrumar uma baleada vou comprar e fazer uma custom de acordo trocando algumas peças nela

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

belo review da Curado , Eduardo 

então , pelo seu olhar técnico , se acha a Curado e a Tatula superior à Venator ?

aí a conclusão que eu chego , se fã da MS fala que a Curado não vale o que custa , então a Venator é porcaria pelo que vende ?

isso falando em termos técnicos e não por ser fã 

 

Luciano beleza , na minha opinião sim elas são superiores ,   acho que das intermediárias a curado junto da tatula estão com o pé nas top de linha , falta aquele cuidado a mais , pouca coisa mas falta , no caso da venator (digo da antiga) ela precisa de uma alteração de projeto para ficar próxima delas , não falo em porcaria pois a venator hj em dia é um divisor de águas da MS , um projeto oem como todos sabemos mas bem atual , sei tb que o cuidado dos internos da venator sim , são melhor que os da apresentada acima , e digo algo com convicção se a venator aparecer qq hora com pinhão suportado por rolamentos , aí sim ela vai estrelar entre as mais mais , vamos ficar de olho , vai que a MS está lendo os tópicos talvez eles precisem disso , abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande mestre Eduardo!!!Mandou bem! 

 

Só tenho uma dúvida pois desmontei a minha Curado 200HG e não vi nenhum rolamento nos knobs dela, havia somente buchas!!! Vc tem certeza que existe 2 rolamentos neles???

 

Abração!

 

Pois é Bruno vc tem razão , os 6 rolamentos estão internos na carretilha aonde 2 estão na manivela ( comum + antireverso) e 4 estão no eixo do carretel ( 2 para o carretel e mais 2 para o pinhão).

No caso específico dessa o dono já havia trocado 2 buchas por rolamentos na manivela então ela conta com 8 rolamentos seria uma scorpion no caso obrigado vou arrumar o review , abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...