Ir para conteúdo

Vara de Molinete para Curimba


ThiagoRossi

Posts Recomendados

Bom dia !

 

Estou a procura de uma vara para Molinete com o o intuito de pescar Curimba. Nunca pesquei esse peixe.

 

Pesco todos os anos no Paranazão e da última vez vi um Sr. pescando Curimba e pretendo fazer um teste esse ano.

 

A água naquele local corre bastante. Alguém pode indicar alguma vara para esse objetivo ?

 

Agradeço antecipadamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já pesquei curimba mas sem secesso pois o peixe é muito arisco, a vara tem que ser de ponta bem flexível pra sentir o peixe sugando a isca e a pescaria é mais produtiva com a vara na espera, as vezes que eu tentei sempre foi em águas paradas!

Enviado de meu SM-G355M usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Thiago, quando vou pescar curimba aqui no Rio Paranapanema, eu costumo utilizar varas de ação média de no máximo 1,80m para arremessos próximos, e para arremessos longos utilizo vara telescópica de 4,50m. Costumo pescar usando chuveirinho e massa de farelo de arroz, banana e açúcar. Deve-se apertar bem a massa no chuveirinho, para que no momento do arremesso, a massa não saia.  O arremesso deve ser bem suave. Os resultados são muito bons. Antes de começar a pescar e durante a pescaria faço várias bolas de farelo de arroz misturado com água e jogo no rio para cevar. A ceva é fundamental para o sucesso na pescaria do curimba. As vezes pesco com massa de farinha de trigo também, que vai amido de milho e água, fica um grude parecendo chiclete que você só enrola no anzol. Nesse caso deve ser haste longa no tamanho 2 ou 1 para os exemplares maiores. Já capturei muitos curimbas, o maior pesou 4 kg e na arrancada dele você deve estar com a fricção regulada, senão adeus, e ele vai dar várias arrancadas, a briga é muito gostosa, porém cansa rápido. Use água do rio para fazer a massa, pois não contém cloro, e fique atento nas mamadas sutis que o curimba dá na isca. Sei que a pergunta era sobre a vara mas resolvi partilhar o que conheço pois gosto muito de pescar esse peixe. Sucesso amigo. Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que isso Daniel ! Qualquer dica e ensinamento é sempre bem vinda. Vou fazer essa massa que falou. O que você usa pra iscar nos anzóis do chuveirinho ?

 

Queria uma vara de ação lenta mesmo pra usar no molinete de no mínimo 1,80 metros. To na procura ainda.

 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então Thiago, uso a massa de farelo de arroz para iscar no chuveirinho. Faço assim: Amasso umas 7 bananas, até ficarem quase liquidas, quanto mais passada ela tiver melhor. Dai coloco uma xícara de farinha de trigo, meia xícara de açucar e misturo tudo com um garfo. Depois vou colocando o farelo de arroz aos poucos e amassando com as mãos até achar o ponto. Ela deve ficar uniforme e dando liga, não pode ficar mole senão ela não para no chuveirinho, tem que ficar firme. Na hora de iscar tiro uma parte do tamanho de uma coxinha e coloco o chuveirinho no meio, e vou escondendo os anzóis no meio da massa. Como você vai pescar em local de correnteza, é importante que o ponto da massa esteja correto para que a força da água não arranque ela do chuveirinho. Use um chumbo nesses locais para fazer a isca parar no fundo. Em remansos não costumo usar chumbo. Uma vara de 6 pés (1,82m), ação média lenta é ideal, até porque a boca do curimba é bem mole, fácil de penetrar os anzóis. Recomendo a vara "Albatroz Curimba" Modelo 1802, 17-25lb, 1,80m, Casting 30-40g, peso 285g, cabo em EVA, material do blank em fibra de vidro. Tem boa flexibilidade e resistência. Pelo custo benefício vale muito a pena, ela vai dar conta. Qualquer coisa estamos aí. 

 

 

 
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal Daniel, agradeço.

 

Encontrei uma da Albatroz procurando a Albatroz Curimba que se chama Albatroz Rio Grande, ela é maior. Será que funciona ?

 

Se puder indicar o chuveirinho que usa, fica mais fácil, como disse: nunca pesquei esse peixe, mas fiquei curioso pra fazer um teste na próxima pescaria.

 

Abs.

 

Obs: Pensei que colocasse a massa no chuveirinho e iscasse alguma coisa nos anzóis, andei assistindo alguns vídeos e o pessoal geralmente faz isso (com fígado ou tripa de frango desidratada).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Thiago, eu já utilizei essa técnica de iscar tripa de frango ou fígado de porco nos anzóis do chuveirinho, porém começou a entrar muito piau três pintas, piava vermelha e mandis, e acaba não dando muita chance pro curimba chegar, pelo menos aqui no rio Paranapanema. Sobre o chuveirinho, eu mesmo costumo confeccioná-los. Compro separadamente os componentes que são girador, uma mola e 5 anzóis, e monto as pernadas usando linha 0,35 mono. Esse vídeo explica bem como fazer: 

 

A respeito da "Albatroz Rio grande", é até de maior qualidade que a citada anteriormente, ela tem 4 modelos diferentes, nos tamanhos 1,80m, 1,98m, 2,10m e 2,40. Confira essa página: http://www.netpesca.com.br/produto/varas/3004-vara-de-molinete-albatroz-rio-grande-2-partes

 

Qual região do paranazão você pesca?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pesco todos os anos entre Paulicéia e Castilho, acampamos lá em umas "trocentas" ilhas que tem ali naquela região.

 

A pressão de pesca em cima da Piapara ali tem ficado muito grande, por isso to tentando outras opções.

 

Ano passado vi um Sr. pescando Curimba, devia estar com massa e chuveirinho pois via de longe que ele lançava uma pelota grande uns 8 metros pra baixo da canoa num local onde a água corria até que bem.

 

Fiquei observando ele uma hora mais ou menos e saíram uns 5 curimbas. Então, dessa vez, quero fazer um teste.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal!!! Sempre vou atrás das "voadeiras" aqui...Já ouvi falar muito das piaparas de Castilho, porém nunca pesquei no Paranazão. Tenho vontade de um dia conhecer Jupiá e Ilha Solteira. Com certeza você vai capturar muitos curimbas com a massa que te falei. Só cevar e fazer silêncio que eles encostam. Depois poste aqui como foi. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...