Ir para conteúdo

22km/h, seria apenas a rabeta longa?


Posts Recomendados

Bom, eu pretendo fazer um review do flashbass da calaça no final de semana que vem, aproveitando pra tirar umas fotos com o barco limpinho, etc.

 

antes vou falar do desempenho do motor.

 

Johnson 15 hp RABETA LONGA, helice 9 1/2 x 10.

 

Motor muuito novo, relíquia mesmo.

 

foi revisado, tudo certinho, velas novas, tanque limpo, filtros limpos etc.

 

Td absolutamente perfeito, pega fácil mesmo frio, som normal, vibração normal, planeia em menos de 7 segundos (média de 5 segundos o barco já está planando. bem legal mesmo...)

 

mas a velocidade final....

 

no trim mais alto dava final de 17km/h, abaixei o trim e a máxima bateu em 26 mas normalmente ela ficava entre 22 e 24km/h... 

 

seria essa falta de velocidade (quase 60% dos outros motores que estão dando até 43km/h nesse casco e em outro cascos 36-37km/h) apenas um problema da rabeta longa?

 

Condições:

 

represa de delfinópolis, sem marolas (algumas vezes um espelho), brisa leve, 2 ocupantes de 110 kg cada, tralha leve (caixa de ferramentas com iscas, anzois e chumbadas, uns 9 kilos ou menos), termolar, cinco varas, tanque, um saco de ceva (uns 3 kilos no máximo), 2 cadeiras giratórias (uns 5 kilos cada uma), tanque de 19 litros e capota armada. Brisa constante mas leve (não acho que influenciaria a brisa, bem leve mesmo).

 

ou seja, tirando os ocupantes, o resto era pouca coisa. não mais que 45-50 kilos. (nada de baterias, motor eletrico, poita, cerveja, etc....)

 

Segundo o Joao Calaça, o flash foi projetado para receber mais agua na helice , mas como minha helice fica mais baixo, faltou essa agua diferenciada nele. Isso aliado ao arrasto e a helice mais funda, deve ter dado essa diferenca de velocidade.

 

o guto tb acredita na rabeta longa.... seria apenas isso mesmo ou pode ter algo a mais acontecendo ai?

 

PS: sem vazamentos, 500ml de oleo tcw3 ipiranga para 20 litros de gasolina,tudo apertadinho, etc.... 

 

nunca havia medido antes, mas usando o gps percebi a demora de td.... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A rabeta 20" (longa) em popa 15" gera muito arrasto!! Por isso a baixa velocidade, e as vezes até consumo alto.

Pra você ter ideia, ganhei 5 km/h subindo 4 cm com um 40 Yamaha na popa de um Sabre da levefort.

Deste motor seu, tem muitos parados em oficinas, por ter fundido ou outro motivo que não compensou arrumar, e como seu motor esta novo , assim se vc quiser basta tentar comprar uma rabeta curta e montar nele.

Abraço!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não precisa nem trocar a rabeta, é só retirar aquele alongador e comprar um eixo que vai da hélice ao virabrequim mais curto.  Esse negócio de 43km/h km num Mercury Super 18hp  deve ser sozinho, com um iloto de uns 70kg e nem uma caixa de fosforo a mais , como vc disse nas suas condições que vc fez o teste deve dar 37 a 38 no máximo,  se seu motor tivesse rabeta curta e bem regulado chega nos 30 fácil, mas não muito mais que isso.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

guto pensei em algo parecido, na verdade uma madeira pra subir mas ainda usando o local correto.

 

esse ai pode ser uma opcao tb, mas ficaria mais longe do barco, pode nao ser muita coisa, mas tb nao eh mutia coisa pra baixo e faz uma diferenca grande. alem de que nao precisa furar o barco.

 

uma vez um mecanico disse que faria a transformacao por 200 reais, hj deve custar amis, mas eh basicamente retirar a peça prolongadora, encurtar o eixo e fechar o cano de refrigeracao. mao de obra basicamente. nao teria peças extras.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não precisa nem trocar a rabeta, é só retirar aquele alongador e comprar um eixo que vai da hélice ao virabrequim mais curto.  Esse negócio de 43km/h km num Mercury Super 18hp  deve ser sozinho, com um iloto de uns 70kg e nem uma caixa de fosforo a mais , como vc disse nas suas condições que vc fez o teste deve dar 37 a 38 no máximo,  se seu motor tivesse rabeta curta e bem regulado chega nos 30 fácil, mas não muito mais que isso.  

 

Concordo Guto. Eu consegui chegar a 42 km/h com o Super 15 no trim mais alto e sozinho no barco. Isso para mim não é referência, pois uso o barco para pesca, logo terei que adicionar mais peso nele (tanque reserva, tralha de pesca e equipamentos).

 

Astra, seu motor é seu xodó, a ideia do Guto de suspendê-lo com um suporte me parece ser a mais viável e barata, pois não mexe na mecânica do motor. Particularmente, eu faria esse suporte.

 

Por fim, corrijam-se se eu estiver errado: motores 15 ou 18 hp prezam pela economia e praticidade de transporte, se quer velocidade que parta logo para o 40ão  danca::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

diego concordo com voce, motor abaixo de 40 é economia e facilidade, se quer diferente disso, parte pro 40tao.

 

mas andar a 22km/h é de doer cara, não chega nunca ehhehehe de 22 pra 35 tem uma diferença gritante. 

 

realmente o branquinho é um xodó, dá gosto a partida, não dá dor de cabeça de jeito nenhum. manutencao eu faco por zelo pq nunca quebrou nada.

 

eu vou estudar se faco o suporte ou diminuo a rabeta (pelo que pesquisei é algo tranquilo a fazer nesse motor).

 

e vou fazer um regime.... pq se entrar eu, o guto e meu pai o barco vira submarino... entao qdo for levar o guto pra testar tem que diminuir o peso móvel hehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 astra eu tenho um fluvimar br 6000 com um tohatsu 18 hp q fica uns 2,5 cm a placa de ventilacao abaixo do casco ja to achando q esta muito baixo do casco este seu a placa de ventilacao deve ficar bem abaixo do casco ne ? to pensando em colocar um calço pra fica rente ao ao casco pra ver se melhora sei q nao vai da uma grande diferença maisss se der pra tira o maximo de potencia do motor sem q afete a vida ultil sempre sera bem vindo !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

estou tentando achar mais info sobre a conversão, enquanto isso, achei algumas coisas.

 

olhem que legal esses videos, esse 9.9 transformado inteiramente pro 15 (são o mesmo bloco e chassis) bate 27mph ou 43.2 km/h com um inflável. Impressionante! Definitivamente, impressionante! Obviamente nossa gasolina não permitiria isso, mas seria muito legal conseguir algo perto dos 35km/h !

 

 

esse aqui é igualzinho o meu, acho a minha partida leve, mas não é como a desse ... mas me chama a atenção mesmo é a maciez do motor, o meu aqui (provavelmente pela gasolina de merda que temos) treme bem em ponto morto, mesmo reguladinha a lenta, o treme treme é desde novo. Talvez seja pq usei 20 litros de gasolina com 500 ml de oleo, o correto seria metade desse oleo... 

 

 

esse aqui é um 15 tb, mas do modelo cinza, mais novo, ja usei ele (um conhecido tem um), duas coisas que me chamaram a atencao foi a sujeira do tanque é quase lama ! e a fieirada leve dele... no que eu usei a fieirada era bem mais pesada (mais que o meu).

 

 

aqui é um evinrude (muda só a cor e o adesivo) tambem batendo 24mph ou 38.4 km/h .... 

 

 

aqui é o mesmo motor que o meu.. puxando um SKI !!! COMO?

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Astra não tire por base os videos americanos, eles usam barcos muito leves e pequenos ,  tem vídeo de 8hp passando de 40km\h   mas são barcos que não servem pra nosso uso, eles literalmente iriam desmanchar nas nossas marolas e tocos.

O Jonhson 15hp igual o seu é o motor mais fraco de 15 que existe, os mais novos são um pouco mais potentes, mas ele tem a grande vantagem de ser muito robusto e ser o mais leve tb(32kg), dificilmente atingirá 35 no seu motor, acho que 30 tá de bom tamanho principalmente pelo tamanho do Flashbass

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia amigos

Estive averiguando o que estaria causando isso, um dos fatos posso concluir que é a rabeta, por qual motivo?

A FlashBass e rápida pois trabalha com o motor mais alto (o espelho de popa dela é um pouco mais alto que em outros cascos), tendo menor arrasto na rabeta (na água, poucos milímetros podem fazer a diferenca na velocidade), ja pensado nisso a FlashBass possui um sistema que "canaliza/centraliza" o fluxo de água no centro (maior pressão de água apenas na direção da hélice), com alguns desses fatores ela acaba tendo melhor performance.

Agora quando é colocado um motor de rabeta longa, é causado um efeito colateral, pois as diferenças do casco não irão fazer muita diferença. O FlashBass em vez de ser mais rápido, deverá ficar pesado na água nesse caso.

Não sei também como é a força desse motor pois nunca usei, sendo que as marcações de velocidades foram feitas todas com motores novos.

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aproveitando o tópico do Astra, estou com um dilema:

 

Tenho um barco semichato, 5,5 metros, chapa de 2mm, plataformado, com capacidade para 60hp. Está instalado um 40hp Mercury.

 

Pretendo trocar o motor por um Mercury 60hp quatro tempos com partida elétrica e trim (tô ficando velho, rsrsr). Porém, o  60 possui rabeta de 20 pol.

 

Para funcionar na altura padrão terei que  "subir" o motor +- 12,5 cm.

 

Existe a possibilidade de trocar todo o espelho de popa a um custo aceitável (600,00 contos) ou fazer um suporte estilo jack plate. 

 

O que acham?

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

que barco é esse? 

 

semi chato 5.5, num 40 já é bem arriscado, um 60 entao... olha que é pra refletir, muito peso, muita força...

 

mas se ele foi projetado pro 60, ja esta correto, o resto é regulagem na hora de instalar.

 

motores acima de 40 hp normalmente sao rabeta longa, dificil achar um que nao seja. portanto o casco ja foi projetado pra ele.

 

mas fazer  um suporte gambiarra igual esse ai de cima, é pra no maximo motor de 15 hp mesmo, isso ai nao aguenta um 40, quiça um 60hp. 

 

nem precisa de levar um toco no motor pra arrebentar, uma marola maior, uma desacelerada ou algum oturo imprevisto ja quebra aquilo facilmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pra dar uma agua na boca:

 

como ele fica guardadinho, capa pro tanque, capa pra ele, para pro capo a parte (nao mostra na foto)

11998824_1185550248138271_13115130856353

 

 

aqui o brancão depois de mais de um ano guardado.

11986501_1185550321471597_5840550881685511659352_1185550334804929_86966843180092

 

 

Nenhuma marca de chave, riscado, etc, por dentro está absolutamente zero. Tirando as velas, o resto é tudo original.

 

12002741_1185550358138260_39486381794207

11219096_1185550441471585_14592244923054

 

 

 

Aqui a primeira foto do flashbass "Dos Netos", já com a capota e a capa  : 

12002882_1185550648138231_22568160443016

 

 

Carregando para estreia em Delfinópolis: 

 

12001010_1185550694804893_49294959144729

 

 

Capricho até na maleta de molinetes.

 

12003228_1185557514804211_29276681123878

 

 

 

Aqui uma prévia do presentinho que o João Calaça me mandou:

11896153_1185550764804886_47841018398845

 

Aqui está sujo, foi logo que chegamos da represa, note a parte alongada da rabeta, que pretendo tirar (ou não). Aquele anodo de sacrifício ainda é o original.

 

 

12003964_1185550808138215_26188393032003

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Astra seu motor tá realmente tá zero, eu levaria num mecanico pra diminuir a rabeta, apesar de muito novo não vão pagar muito nele se for vender é por R$2000mil , ou seja terá que voltar 4 conto pra um 15 zero, não compensa.  No futuro se precisar pegue um 25hp, mas esse eu não venderia. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

lamana, sim é verdade, já tinha ouvido falar. no caso depois que chega de cada pescaria, fica alguns dias no ar solto, depois é lavado, volta a secar por uns dias e ai sim vai para a capa dentro do quartinho no fundo da foto. 

 

ja passou por diversas casas (e até aptos!) mas sempre muito bem guardadinho, cantinho próprio. 

 

deixar arejando é importante tb pra eliminar qualquer cheiro, vapor, etc. Imagina o fedor que pode dar num quartinho fechado resquício de rio, lama, peixe, etc.... 

 

mas vc esta certíssima, tem que guardar muito sequinho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

num dos videos da revista nautica, indicam depois de seco e limpo, passar wd40 no motor. Confesso que nao gosto disso, o wd pode atacar alguns metais, alem de outros materiais. Mas segundo eles, isso protege da umidade e corrosão além de deixar td mais lubrificado.... Nunca tinha feito, fiz da ultima vez, mas vou retirar pelos motivos que citei e tb por achar que gruda sujeira.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

essa capa nao eh fechada completamente, por tras dela é aberta, vc "fecha" por dois lacinhos, tem umas que é realmente fechada ou com ziper, aí complica, no fim das contas, fica igual jogar uma colcha... mas onde deixo guardado eh um quartinho que serve de deposito, tem muitos moveis (que já filtram a umidade do ar) e muitos livros e papeis (muitos mesmo), que tb da aquela secada boa no ambiente... Ali nao tem umidade de forma alguma, mas é importante saber ! Obrigado pela dica

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...