Ir para conteúdo

Mariner 40hp japonês


Posts Recomendados

E ai pessoal

Tenho um motor mariner 40hp japonês que eu comprei a pouco tempo, instalado em um barco marujo antigo chapa de 2mm da leveforte (pesadão)

Fiz a instalação do tacômetro e o giro ta chegando a 4600 e a velocidade final 52kmh com 3 pessoas mais tralha e uma plataforma de proa de maderite que pesa uns 20 kg, comprei ele já veio com essa hélice 11 1/8 x 13

Se eu trocar a hélice vou ganhar alguma velocidade mais? lembrando que já subi o motor um pouco

Queria a ajuda de vc

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Teoricamente vc poderia tentar um passo 12, mas acho que vai ser difícil encontrar. Esse motor  é o mesmo que o Yamaha 40hp modelo anterior, o Yamaha usa o 14, mas acho que vai cair o giro perdendo planeio e arrancada, pode ser com o 14 se estiver mais leve possa atingir maior velocidade , mas acredito que pelo peso que vc anda e velocidade o motor tá andando muito bem, eu não  mexeria.   Se encontrasse um desses inteiraço seria minha escolha pra um 40hp, pesando apenas 59kg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Teoricamente vc poderia tentar um passo 12, mas acho que vai ser difícil encontrar. Esse motor é o mesmo que o Yamaha 40hp modelo anterior, o Yamaha usa o 14, mas acho que vai cair o giro perdendo planeio e arrancada, pode ser com o 14 se estiver mais leve possa atingir maior velocidade , mas acredito que pelo peso que vc anda e velocidade o motor tá andando muito bem, eu não mexeria. Se encontrasse um desses inteiraço seria minha escolha pra um 40hp, pesando apenas 59kg

Realmente Guto é a mecânica do Yamaha com 2 carburadores muito econômico o motor

Mas se eu colocar um passo 12 (se eu achasse) sera que melhoraria pois ganharia mais giro né

Enviado de meu M5 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim provavelmente , ficaria mais rápido de planeio, mas tenho minhas duvidas se aumentaria a velocidade final, faça um teste sozinho e vazio e veja quanto atinge de giro, se chegar nos 5.200, 5.300 tá bom  .  Acho que ele é 2 Cilindros  e 1 Carburador.   O motor é semelhante a esse não?

51e2f08dd493bbbc5cd1289f1.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

esses motores anda igual um 40 atual?

 

nao entendo pq os novos estao pesando mais que os antigos, com tanta fartura de material, usinagem que avancou horrores, custo com logistica (peso aumenta o custo), maquinário etc... nao faz sentido os motores atuais serem mais pesados. alguma explicacao?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

esses motores anda igual um 40 atual?

 

nao entendo pq os novos estao pesando mais que os antigos, com tanta fartura de material, usinagem que avancou horrores, custo com logistica (peso aumenta o custo), maquinário etc... nao faz sentido os motores atuais serem mais pesados. alguma explicacao?

Astra andam a mesma coisa,  os motores 2T carburados portateis até 40hp não evoluiram nada, basicamente são  os mesmos projetos da fim da decada de 80, mesmo pq não tem o que mais evoluir, se tirar peso vai perder resistencia, basicamente são motoserras mais aperfeiçoadas, hehehehehehe,  o máximo que se pode engajar neles é a injeção eletronica, como os ETEC e  Optimax 

A diferença desse 40hp é só ao vivo que se vê, ele tem uma rabeta e um cavalete bem menos reforçado que o atual o que justifica o peso menor,  já o Mercury 40 é muito mais pesado pois são 3 cilindros 3 caburadores.

 

A grande reviravolta dos 2T carburados foi a adoção de CDI em vez de platinado, e hélice Estriada em vez de pino, jogando o escape através dela, com isso ficaram mais silenciosos , de resto não evoluiram praticamente mais nada, vc pega um Tohatsu 18hp ano 90 é o mesmo motor que o Mercury Super atual e idem com várias outras marcas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Verdade Guto, e por isso são confiáveis, tecnologia antiga e testada por muitos anos. kkkkkkkkkkkkkkk

Isso mesmo Tedesco,  são os AP dos motores de popa, qualquer um conserta, difícil quebrar, peças em qualquer canto, e o desempenho e economia propostos pelo injetados não pegaram nessas potências, devido ao custo e o peso adicionado, a manutenção mais difícil, agora em motores maiores já é uma realidade , praticamente não se vê mais motores carburados acima de 100hp, e entre 40 e 90 já tão sumindo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Paulo que motorzão top, tá andando muito bem.  Paulo ele tem misturador automático de oleo 2T, ou aquele nível é só de enfeite?    Pensei que  o barco era com comando a distância,  sendo assim experimenta o passo 14, mesmo que não tenha ganho pelo menos terá uma de reserva.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guto... ajuda !

 

Tenho um amigo com um motor pra vender... ano 1989, diz ele que é Mercury, inclusive com câmbio automático.

 

Quanto valeu um bicho desse ? Tá saindo da revisão agora e o motor tá intacto, acho que nem arranhão tem.

 

Valeu.

 25?   Se  tiver intacto acho que  uns R$3mil  tá de bom tamanho.  Se for esse ano ele tem que ter a pintura assim:

motor+de+popa+25+hp+mercury+pouco+uso+pa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Paulo que motorzão top, tá andando muito bem.  Paulo ele tem misturador automático de oleo 2T, ou aquele nível é só de enfeite?    Pensei que  o barco era com comando a distância,  sendo assim experimenta o passo 14, mesmo que não tenha ganho pelo menos terá uma de reserva.  

 

Guto não tem misturador não é só enfeite, procurei na web pra ver se tinha algum com o misturador automatico nesse modelo mas não achei não, não sei qual o sentido do enfeite, so se tiver alguns modelo mas deve ser bem raro

 

acho que a 11x14 fica melhor né mas não ia diminuir mais ainda o giro?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guto não tem misturador não é só enfeite, procurei na web pra ver se tinha algum com o misturador automatico nesse modelo mas não achei não, não sei qual o sentido do enfeite, so se tiver alguns modelo mas deve ser bem raro

 

acho que a 11x14 fica melhor né mas não ia diminuir mais ainda o giro?

Sim mas tente , é bom ter um hélice reserva,  eu fiz isso com meu Mariner 15, que tem passo 9, coloquei o 10.5 com barco leve aumentou a velocidade mas em uso normal caiu, deixei a 10.5 de reserva.   Provavelmente nos modelos com comando a distancia e partida elétrica ele deve vir com misturador automático ,  mas é um item se falhar vc perde o motor e existem casos que isso aconteceu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom esse motor Guto ? O que acha dele ?

Eu tenho um desse só que 18hp,  motor muito bom , conheço gente que é apaixonado no Mercury Americano,  ele é prático pois o câmbio é no manche( o contra é que não dá acelerar em neutro)  , o botão de parada é no próprio punho, a partida é levíssima, porem ele perde em desempenho frente ao Seapro, mas não é beberrão igual o Yamaha. Tem uma rabeta super dimensionada e resistente. 

Veja se o engate de combustível já é dos novos, o modelo anterior igual o meu que é 86 ou 88 a fixação e vedação da capa é ruim e ele é mais barulhento devido a esse motivo, além de não ter água rasa.Mas eu não trocaria um Seapro quase zeromigual o seu pra pegar um desse , ao não ser se quer juntar uma $$ pra investir em outro lugar  Ó o bixo aí:

380311_259979160776556_1620963285_n.jpg?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim mas tente , é bom ter um hélice reserva,  eu fiz isso com meu Mariner 15, que tem passo 9, coloquei o 10.5 com barco leve aumentou a velocidade mas em uso normal caiu, deixei a 10.5 de reserva.   Provavelmente nos modelos com comando a distancia e partida elétrica ele deve vir com misturador automático ,  mas é um item se falhar vc perde o motor e existem casos que isso aconteceu

ja ouvi falar mesmo sobre perder (fundir) o motor com esse misturador de automatico

 

vou fazer um teste com essa hélice, pois vou compar outro barco ano que vem que seja mais leve, acho que irar me servir depois a hélice

 

se não servir fica de reserva mesmo kkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...