Ir para conteúdo

Duvida: Motor Johnson 15 HP 2007.


Cortez

Posts Recomendados

Pessoal, em breve pretendo adquirir um motor de popa de 15 hp.

Já estive olhando os tópicos aqui no fórum, a respeito das diferenças, principalmente de mercury e yamaha. 

E fuçando na internet, achei o que me parece ser uma relíquia: um JOHNSON 15 HP ano 2007, branquinho, lindo, foi para a água somente duas vezes.

Alguém pode me dizer algo sobre este motor?  

O proprietário está pedindo 4.500 reais. Achei puxado, visto que dá pra comprar por aproximadamente 5.500, um 18 hp zero, tendo um CNPJ.

Mas comparando com o Yamaha 15, que seria a minha opção, que está na faixa de 6.800, já acho uma boa diferença, por ser bem novo. Por esta diferença, será que compensaria fazer uma proposta neste Johnson?

O que estou considerando como possível vantagem seria a diferença no preço (para o yamaha, que está bem carinho), e o fato de o motor ser muito conservado, e bonito (gostei da cor branca...hehe). Mas conheço muito pouco o Johnson, apesar de sempre vê-los nos rios por aqui.

Enfim, gostaria de informações tipo peso, funcionamento no geral, consumo, facilidade de manutenção, peças de reposição, se alguém puder ajudar é claro.

Bem, desde já, agradeço aos amigos do FTB, o qual tem sido um grande parceiro na aquisição de conhecimentos.

 

AT,

 

Cortez

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 60
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

cortez, poe o link do anuncio e a gente bate o martelo ...

 

eqto isso, seguem algumas colocações, de quem tem um!

 

1- os johnson sao os mesmos motores evinrude, a evinrude e a j. se uniram e virou uma empresa só, chamada OMC, sao motores basicamente identicos, mudando cor e decalques apenas, hoje apenas a marca evinrude existe.

 

2- esses motores sao extremamente robustos, dificilmente, vai ouvir sobre quebras, aceitam qualquer tipo de gasolina, são leves e confiáveis. Há muita peça paralela e original no mercado, são verdadeiros fuscões nauticos.

 

3- mas eles não tem tanta velocidade final como outras marcas. Embora tenha muito mais torque (na minha opinião), são realmente fortes, só a final que não é tão alta assim.

 

4- sao mais leves que os de outras marcas, isso pode ser um ponto positivo.

 

5- tem partida fácil , mesmo depois de anos parado, é bater e pegar.

 

6- os johnson foram os motores dos anos 80 inicio dos 90, onde motor de 15 era luxo e 25 era muito raro, os johnson eram mais confiáveis e melhores que os motores disponíveis naquela epoca (mais comum eram abaixo de 15 hp). Depois o mercado abriu e o johnson perdeu espaço, especialmente, pq os 25 ficaram mais fáceis de encontrar e tinham marcas nacionais a disposição.

 

7- normalmente, quem tem um nao vende, nao troca, nao doa e nao empresta.... mas vive sonhando em ter mais velocidade final ehehhehe 

 

8- Quanto ao consumo, em comparação aos atuais, eles bebem um pouco mais, mas nada absurdo. Se o uso é esporádico, nem compensa falar nesse ítem (para voce ter idéia, o meu é 88 naveguei esse fds por mais de 2 horas tranquilamente (foi um dia inteiro de pesca pra la pra cá) e gastei pouco mais de 9 litros calculo eu (ainda nao tirei a medida correta, mas no olhometro foi isso). Se gastasse 10 ou 11 ou 7 ou 8 nao iria fazer a menor diferenca, pq vc vai ter que encher o tanque de qualquer jeito..

 

9- Sobre esse ai, sem ve-lo, achei levemente caro. Vamos ser sinceros, com 5.500 vc compra um 18 nissan (que é o mesmo mercury, tohatsu, nissan, etc.... só muda o adesivo). Mas sem duvida é uma relíquia. Se foi tão pouco usado assim e a cor te chamou a atenção, pode ser uma opção a estudar, principalmente se vc presa pelo peso, robustes e beleza. Se ele chegar nos 4000 ou se vc for bom de negocio e abaixar ainda mais, aí ele fica uma opção muito legal.

 

10- houveram os johnson cinza, nao sei se tem diferenca em relacao ao branco, mas existiram, acredito que nao.

 

11- sao motores de funcionamento liso, igual a todos os outros, como qualquer 2t vibra um pouco mas isso é nromal, barulho igual aos outros. 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beleza Astra, muito obrigado pelas considerações. 

Realmente a questão do consumo não vai ser problema, até porque muitas vezes acabo doando a gasolina que sobra, para um tio.

Em respeito a ser leve me agrada muito, pois irei manusear sozinho (até gostei do detalhe do novo yamaha, a alça de carregamento)

Então, quanto ao negócio, não liguei ainda, mas acho de o fato de não estar demasiadamente interessado pode ajudar, ou não...hehe.

Quanto a velocidade, será que diminuindo o hélice pode melhorar? Ainda não tenho o barco, mas sei que será um semi-quilhado de 5mt, que será fabricada de acordo com o motor que eu adquirir.

 

Segue o link do motor:

http://sp.olx.com.br/regiao-de-sao-jose-do-rio-preto/veiculos/barcos-lanchas-e-avioes/vende-se-motor-popa-15-hp-johnson-ano-2007-105509884?xtmc=motor+15+hp&xtnp=1&xtcr=20

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiramente leve num mecanico antes de comprar, veja realmente se é 2007, pois pelo que sei eles sairam de linha em 2006 ou 2008. Evite se foi usado em água salgada.   Quanto ao motor em si ,como o Astra disse é muito robusto, partida muito leve,  mas lembre-se que ele saiu de linha portanto pode ser que tenha dificuldade a longo prazo com peças, apesar que na net e no Ebay se encontra de tudo . Eu recebi recentemente um Evinrude 15hp que é o mesmo motor do meu tio  também  em estado de zero, que ficou parado por mais de 10 anos, tive que trocar o rotor da bomba dagua e foi um perrengue achar a original, paralela tinha a vontade.  

Em termos de desempenho comparando com o Yamaha ele vai andar praticamente junto e beber um pouco mais além de ser um pouco mais barulhento, o peso é o mesmo(36kg), comparar com o Mercury Super, Tohatsu e Nissan é covardia pois esses são motores 18hp mais potentes, rústicos e pesados

Minha opinião: se tiver zero como disse é motor pra no máximo R$4000, mesmo pq como vc disse por R$5500 a 6mil vc pega um zero com garantida de 2 ou 3 anos.  eu particularmente nesse ano e preço prefiro o Yamaha pelo silencio e assistência

A ultima versão  do Jonhson 15hp é com esse logotipo:  

64f8bc03db939a-motor-de-popa-johnson-15h

 

 

Cuidado pra não confundir com esse que saiu entre 94 a 98;

195322-375x500.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guto, é exatamente igual ao da primeira foto. Penso um pouco nessa questão do barulho, quanto menos melhor né. Se eu for de yamaha, vou me esforçar um pouco pra pegar um novo (talvez a aquisição demore um pouco mais, mas faz parte), mas gostei muito da aparência deste Johnson, e por ser leve igual ao yamaha, se torna uma opção. Agradeço pelas palavras.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 cortez com 4 mil vc compra um yamaha 2010 pra cima eu iria de yamaha ou um mercury 15 semi novo ! esses motores sao otimos pra usar mais o pos venda dele nao e tao forte com o yamaha . tiver 3 15 hp yamaha um 94 ,2010 e 2013 olha e dinheiro em caixa se quiser vender sem falar na confianca nao desmerecendo o johnson e evinrud pois ja tive um johnson 90 so alegria mais pra vender deu um poco de trabalho ! e vc encontra muita peça original nova do yamaha apesar q dificio ele ti dar manuntencao !

 meu amigo tem um yamaha 15 hp 2004 ele e um relaxado kkk usa toda semana usa gasolina velha vai remuntando nunca esvasio o tanque nunca relo uma chave nem pra olha as velas kkkk ta la pau pra toda obra !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Motor 15hp é pão quente vende fácil, aqui na minha região nem se fala,  portanto o preço de usados é caro mesmo, desvalorizam muito pouco, meu tio vendeu fácil esses dias um Jonhson 93 modelo antigo bem judiado por R$2.200, enquanto que me ofereceram R$5mil no meu Seapro 2008 com 50h de uso e impecável.    

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

popa tem pouca relacao com o ano, vale mais um motor pouco rodado, bem mantido que um novo debulhado ou feito manutencao nas coxas.

 

meu johnson é 88 e mais novo que a maioria dos motores comprados em 2014....

 

ficou anos e anos e anos parado, e qdo iamos pescar usavamos outro. de uso mesmo tem muito pouco, arrisco dizer que nem 35-40 horas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui na minha região os motores de 15 hp eram mais de 70 % do total das embarcações hoje com a pesca menos produtiva os pescadores tem que navegar mais de 1 hora para achar um bom local de pescaria ai os 15 hp perderam terreno para os motores maiores (25 e 40) por isso aqui se acha muitos 15 hp em bom estado por um baixo preço pois tem muitos 15 hp a venda e pouca gente querendo comprar, pois a febre do momento é o sea pro e o 40 mercury ou yamaha

Enviado de meu GT-I8190L usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aqui na minha regiao pesco no rio ivai o pessoal so se falava em 15 hp pq era mais leve e o 25 tinha fama de beberao kkk hj de 10 barcos q vc ve e meio a meio 15 e 25 hp ! a uns 2 meses atrais tava querendo comprar um sea pro ai achei um 2012 por 6,200 e um 2014 zerissimo sem um detale se quer por 7 mil o cara tinha pago 8 ,200 ai ofereci 6 mil ai depois q eu tinha comprado o 18 ele veio atrais de min ofertando por 6 mil pq nao conseguil oq ele queria hehehe.

 eu vendi um yamaha 2013 zerinho 15hp q peguei no rolo por 4,300 e vendi um yamaha 94 15 por 2.600 axo q nao vale a pena comprar motor mais velho pq a diferença de preço e poca de mais ! a nao ser q nao queira investir eehehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beleza Astra, muito obrigado pelas considerações. 

Realmente a questão do consumo não vai ser problema, até porque muitas vezes acabo doando a gasolina que sobra, para um tio.

Em respeito a ser leve me agrada muito, pois irei manusear sozinho (até gostei do detalhe do novo yamaha, a alça de carregamento)

Então, quanto ao negócio, não liguei ainda, mas acho de o fato de não estar demasiadamente interessado pode ajudar, ou não...hehe.

Quanto a velocidade, será que diminuindo o hélice pode melhorar? Ainda não tenho o barco, mas sei que será um semi-quilhado de 5mt, que será fabricada de acordo com o motor que eu adquirir.

 

Segue o link do motor:

http://sp.olx.com.br/regiao-de-sao-jose-do-rio-preto/veiculos/barcos-lanchas-e-avioes/vende-se-motor-popa-15-hp-johnson-ano-2007-105509884?xtmc=motor+15+hp&xtnp=1&xtcr=20

 

cortez, só agora vi esse teu post... desculpe..

 

o motor eh de votuporanga, eu sou natural de la, conheco muita gente la, talvez ate conhece o caboclo vendedor, se quiser posso dar uma conferida, meu mecanico tb eh de la (moro hj em ribeirao preto, 300 km de la), se vc quiser uma opiniao sincera, posso pedir pra ele verificar pra vc... se bem que tb deve ser o mecanico desse ai ehehhe.

 

qdo vc falou do motor, achei que era outro que vi anunciado esses dias no ML por 4.200 (nao achei mais o link)... mas achei outro igualzinho e diz que é novo tb por 3600, mora em SP e Ilhabela (e motor de litoral pode ser uma bomba ou nao)... http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-701296495-motor-de-popa-johnson-15hp-em-estado-de-novo-_JM

 

votuporanga eh uma regiao de muitos lagos, rio grande , represas, etc. se bobear vai ficar sem viu !! fora que tem muita lojinha na regiao, eles pegam facil esse motor.

 

sobre diminuir o helice, deixo pro gutao responder, mas acredito q por ser 15, vai gastar a toa.

 

sobre o barco, estranho isso construir para o motor, todo barco é universal ehhehe a diferenca eh pra qm qr usar um motor mais forte 40 hp pra cima, ai tem que reforcar... 15 ou 25 da no mesmo pro barco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

PS: o johnson ja tinha esse gancho de transporte desde os anos 80 ... o meu é um pouco diferente desse da foto, onde vc ve claramente um puxador.... mas eles estavam la desde sempre.

 

tb tem o sistema de agua rasa, o meu sempre teve .... nada de inovacao nisso da yamaha, pra ser sincero acho a alca de transporte dele bem ruim, ou no minimo, facil de dar merda.... mas ajuda claro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal valeu pela atenção... Mais tarde, com mais tempo quero comentar todos os posts.

 

Enquanto isso, estou em contato com o vendedor, chegou nos 4.000, usou pela última vez faz 5 anos, será necessário revisar. Será que compensa? É realmente muito novo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cortez, eu acho que vale.... ta no limite do preco dele, mas acho q vale.

 

se quiser um mecanico de confianca em votuporanga cidade do dono do motor, avisa q o meu mecanico é de la....

 

se vc desistir avisa q posso tentar um rolo com o motor dele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal valeu pela atenção... Mais tarde, com mais tempo quero comentar todos os posts.

 

Enquanto isso, estou em contato com o vendedor, chegou nos 4.000, usou pela última vez faz 5 anos, será necessário revisar. Será que compensa? É realmente muito novo.

É necessário, mas se vc comprar, e tiver fácil acesso ao um rio pra andar e ansiedade for grande leve ele e ande,  lembre de esvaziar bem a mangueira e bulbo e limar o tanque antes de usar, só verifique com rigor se tá refrigerando bem, e senta o porrete, :gorfei: . Já tive motor que ficou mais de 5 anos sem funcionar e foi de boa. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom vou completar o que o guto disse... 

 

35 km de votuproanga vc tem represa pra todo lado ehehhe mas se nao tiver tempo pra fazer isso, pode levar no meu mecanico e pedir pra ele funcionar, tem um baita tancão la e ele faz isso na faixa pra vc, sem problema algum. Uma revisao nele nao custa nem 150 reais, ele faz pra vc em meio periodo se avisar ele antes. 

 

meu johnson ficou uns 10 anos sem funcionar, ou talvez mais... pegou de primeira... mas foi bem guardadinho.

 

mas é preferivel fazer a revisao, nunca se sabe como foi de fato guardado, se algum rato entrou e comeu alguma borracha etc... fora que pode ter alguma mangueira ressecada, normal... 

 

eu acredito q sera bater e pegar de primeira, aposto nisso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:gorfei: ... Pior que esses camundonguinhos são abusados mesmo...  Bom eu vou pensar mais um pouco até amanhã, falei pra ele que precisava ver uns detalhes, pois estava um pouco inseguro quanto a revisão, e valores da mesma, mas concordo que talvez nem seja preciso, fazendo esse teste da refrigeração, sentando o porrete  :gorfei: , como disse o Guto mas, com certeza Astra, se eu resolver ir lá ver o bicho, vou pedir pra você uma ajuda com seu mecânico. Eu tenho contato lá com o pessoal da TKN, mas como eles são Yamaha, penso que talvez neste caso não serão 100% imparciais. O ideal seria um mecânico que não defenda uma marca, não é?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cortez aqui no Evinrude do meu tio que ficou 10 anos parado que é exatamente o mesmo motor, limpeza do carburador, troca de velas, troca do rotor( por um original omc),  troca de oleo  da rabeta, e lubrificação ficou em cerca de R$300

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cortez, na TKN conheco o gerente, o Andre, rapaz muito legal e honesto, o Andre foi meu mecanico quando ele era mecanico, mas ele (e o irmao) era mecanicos de motos. 

 

Quem faz manutencao la nao conheco, nem sei quem eh. O que posso te dizer é a TKN perdeu a ccss da yamaha MOTOS , provavelmente, motores de popa ainda estejam. Mas definitivamente, hoje eles estão em situação pouco interessante pra nao dizer outra coisa.

 

A cidade inteira prefere o Edivino (chamado de Divino mesmo), o cara é conhecidíssimo na região, tem sua oficina/loja há decadas, sempre foi professor de artes marcias com sua academia, é um cara que a cidade gosta muito. Ele é assistencia de várias marcas, mas é um cara imparcial.

 

É o tipo de cara q se vc chegar la e explicar a situação ele te resolve, já na TKN suspeito que vai ter que marcar horário, rezar, chorar, pedir clemencia e ainda vão te esfolar ehhehe

 

Mas é uma opção.

 

Visite ambos, de cara vc verá pelo movimento qual será tua opção ehhehehe mas isso claro se precisar.

 

 

Te falei dos ratinhos pq pelas fotos esse motor deve ter sido guardado em sitio, depois retornado pra cidade... Digo isso pq o suporte do motor é de uns 30 - 40 anos atras ehehhehe ta bem detonado, embora o motor esteja perfeito, as vezes o local onde ficou guardado pode nao ser exatamente o lugar mais perfeito do mundo ehehhe (o que  nao desmerece o motor!) .

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...



×
×
  • Criar Novo...