Ir para conteúdo

Ajuda.. Iniciando nas artificiais


Vinicius Alves

Posts Recomendados

Boa tarde,

esse ano comprei minha primeira carretilha e agora que to pegando as manhas de não dar tanta cabeleira e conseguir fazer arremessos mais longos! (demoro um pouco pra chegar nisso! rs)

costumo pescar em uma represa que tem pacus matrinxa tucunare traira tilapia apaiari e preciso de dicas de qual isca e qual trabalho usar para pescar esses peixes..

comprei um lote de iscas usadas:

N351o7s.jpg

 

se alguem puder ajudar no trabalho de cada isca....

imagem 1
vO68T6u.jpg

 

imagem 2

bMpF4NP.jpg

 

imagem 3

oGFw3xr.jpg

 

imagem 4
JSaraDD.jpg

 

e esses tambem, qual o melhor jeito de montar e como trabalhar? preciso de usar empate de aço com eles né?
tenho varias cores só tirei foto dessas!
D8Gvfi6.jpg

 

e essas duas nao sei qual tamanho de argola e garateia colocar...

SPuxJVu.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vinicius 

 

Você tem neste lote : zara , stick , twich bait , frog , vibration , jig e soft.   

 

Não vi popper e helice.

 

Conselho : vá a um lugar de agua cristalina. Pode ser uma piscina.

 

As iscas de superfície(zara e stick) são fáceis de visualizar o trabalho. Porém as outras você precisa perceber como elas se comportam dentro da agua, de acordo com o movimento que você executa na vara.

 

Mas , de modo geral , funciona assim:

 

Iscas de superficie: 

As zaras(trabalham em forma de "Z"). Ponta de vara para baixo e pequenos toques com recolhimento simultâneo da linha. Voce pode diversificar a velocidade dos toques e/ou do recolhimento.

Os sticks ficam "em pé" na agua.Tem a caracteristica de afundar e emergir rapidamente.Eu costumo trabalhar os sticks com a linha formando uma pequena "barriga".Ponta de vara para baixo.Toque seco.A isca afunda e sobe "em pé". É o que chamamos de "chamadinha" ou "catimbinha".Você pode ficar apenas trabalhando assim ou com recolhimentos.

Os frogs(sapos) são trabalhados apenas com recolhimento contínuo ou alternado.Voce escolhe a velocidade.

 

Iscas de meia agua (twich bait e barbelas)

São iscas que trabalham na sub-superfície da agua.Cada modelo tem uma característica.Umas são "floating"(flutuam quando não são "trabalhadas".Algumas são "suspending"(são projetadas para ficar a determinada profundidade,sempre).Algumas são "sinking"(se não são recolhidas,vão afundando)

As twich bait são trabalhadas com pequenos toques com ou sem recolhimento.

As barbelas podem ser trabalhadas com pequenos toques ou apenas com recolhimento contínuo.

 

Os softs necessitam ser montados nesses jig hed. São iscas de fundo , assim como o jig de peninha e as vibrations. São iscas que eu costumo trabalhar com a ponta da vara para cima , dando toques e recolhendo.

 

Você logo pega a "manha" da coisa. Veja filmes no Youtube.E treine em agua limpa.

 

boa sorte.

 

abraço

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vinicius 

 

Você tem neste lote : zara , stick , twich bait , frog , vibration , jig e soft.   

 

Não vi popper e helice.

 

Conselho : vá a um lugar de agua cristalina. Pode ser uma piscina.

 

As iscas de superfície(zara e stick) são fáceis de visualizar o trabalho. Porém as outras você precisa perceber como elas se comportam dentro da agua, de acordo com o movimento que você executa na vara.

 

Mas , de modo geral , funciona assim:

 

Iscas de superficie: 

As zaras(trabalham em forma de "Z"). Ponta de vara para baixo e pequenos toques com recolhimento simultâneo da linha. Voce pode diversificar a velocidade dos toques e/ou do recolhimento.

Os sticks ficam "em pé" na agua.Tem a caracteristica de afundar e emergir rapidamente.Eu costumo trabalhar os sticks com a linha formando uma pequena "barriga".Ponta de vara para baixo.Toque seco.A isca afunda e sobe "em pé". É o que chamamos de "chamadinha" ou "catimbinha".Você pode ficar apenas trabalhando assim ou com recolhimentos.

Os frogs(sapos) são trabalhados apenas com recolhimento contínuo ou alternado.Voce escolhe a velocidade.

 

Iscas de meia agua (twich bait e barbelas)

São iscas que trabalham na sub-superfície da agua.Cada modelo tem uma característica.Umas são "floating"(flutuam quando não são "trabalhadas".Algumas são "suspending"(são projetadas para ficar a determinada profundidade,sempre).Algumas são "sinking"(se não são recolhidas,vão afundando)

As twich bait são trabalhadas com pequenos toques com ou sem recolhimento.

As barbelas podem ser trabalhadas com pequenos toques ou apenas com recolhimento contínuo.

 

Os softs necessitam ser montados nesses jig hed. São iscas de fundo , assim como o jig de peninha e as vibrations. São iscas que eu costumo trabalhar com a ponta da vara para cima , dando toques e recolhendo.

 

Você logo pega a "manha" da coisa. Veja filmes no Youtube.E treine em agua limpa.

 

boa sorte.

 

abraço

 

Obrigado pelas dicas dair, ate agora só pesquei com as de meia agua porque nao precisam de tanta tecnica kkkk

andei vendo uns videos vamos ver se fds que vem acerto os trabalhos na superficie haha os softs vou tentar esse fds pq ainda nao pesquei com eles! Devo usar empate de aço? quantos centimetros?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vinicius veja no you tube sobre a Oficina da Pesca, eles te ensinam como arremessar e como trabalhar a isca.

Boas pescarias meu amigo.um abraco

 

obrigado vi uns videos legais, jaja pego as manhas... haha

 

preciso de umas dicas de iscas boas que posso comprar pra ter mais opções 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

verdade andre, tenho uns spiners acho que da marine sports uns 3...

o problema é que a garateia que vem e muito fraca abre muito facil 

 

http://www.iscaecompanhia.com.br/p/SPINNER-LASER-MARINE-SPORTS-9g/275/8/

é esse modelo, nao sei como trocar a garateia dele kkk tem como sera?

ele pega bem mesmo! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vinicius,

 

os amigos acima já deram ótimas dicas.

 

uma ótima forma de aprender é procurar no you tube como trabalhar as iscas, existem vários videos ótimos.

 

mas realmente a melhor maneira é na prática, trabalhando e vendo como cada isca se comporta.

 

Veja qual o objetivo de cada isca, algumas imitam um peixe ferido, outras um peixe caçando e assim por diante.

 

Boa sorte e grande abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

obrigado ricardo 

é realmente aos poucos vo pegando o jeito... 

ja fui la varias vezes e voltei sem nada, mas nao desanimo pq ainda nao ta na epoca boa.. mais uns dois meses e la vai ficar bom! 

ja fui la e peguei 7 em um dia, isso anima hahah quero pegar na superficie mas ta dificil de pegar o jeito dessas iscas! kkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vinicius , não use empate de aço.Não há necessidade.E atrapalha um pouco o trabalho da isca.

 

Muito importante, pra você que está começando, é saber a maneira correta de manusear a carretilha.

Quando eu iniciei , não teve ninguém pra me orientar.Não existia Youtube... :gorfei:  :gorfei:  :gorfei:

Portanto, fui na cara e coragem e acabei adquirindo vícios errados, que foi difícil corrigir depois.

Com 20 arremessos meu ante-braço estava lascado de dor.Depois que me ensinaram a forma correta de arremessar e trabalhar com a carretilha, maravilha. 500 a 700 arremessos por dia, sem problema.

Se voce puder aprender com alguém pessoalmente, melhor.Mas tem material na NET pra te ajudar.

Eu acredito ser muito mais útil agora aprender a usar a carretilha do que as iscas.

 

abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui no fórum mesmo tem vários tópicos de como trabalhar iscas de superfície... a mais difícil pra maioria é o trabalho de zara...

A maneira mais rápida é empunhar a mão na carretilha de forma correta e o lado da manivela... faz toda a diferença... se você é destro, manivela esquerda, se é canhoto manivela direita... isso não é uma regra... muitos bons pescadores não usam assim.. a vantagem da manivela contrária, é que sua coordenação motora é melhor do seu lado dominante... se você é destro, vai ser mais fácil manipular a vara com a mão direita, deixando a manivela para a esquerda... e vice-versa...

 

procura no youtube, principalmente vídeos do Nelson Nakamura.. muitos vídeos dele ensinam a empunhar a carretilha, a arremessar e a trabalhar iscas.. fora isso, TREINO, MUITO TREINO!

 

Só garanto uma coisa... a partir da primeira porrada, suas iscas de meia-água e fundo serão raridade na caixa de pesca... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vinicius , não use empate de aço.Não há necessidade.E atrapalha um pouco o trabalho da isca.

 

Muito importante, pra você que está começando, é saber a maneira correta de manusear a carretilha.

Quando eu iniciei , não teve ninguém pra me orientar.Não existia Youtube... :gorfei:  :gorfei:  :gorfei:

Portanto, fui na cara e coragem e acabei adquirindo vícios errados, que foi difícil corrigir depois.

Com 20 arremessos meu ante-braço estava lascado de dor.Depois que me ensinaram a forma correta de arremessar e trabalhar com a carretilha, maravilha. 500 a 700 arremessos por dia, sem problema.

Se voce puder aprender com alguém pessoalmente, melhor.Mas tem material na NET pra te ajudar.

Eu acredito ser muito mais útil agora aprender a usar a carretilha do que as iscas.

 

abç

 

vlw dair,

Mas naquelas iscas de silicone a traira nao engole inteira nao? 

 

vou procurar na net porque não conheço ninguém que pesque com carretilha!

mas normalmente não fico com dor no dia da pescaria, mas no outro dia o braço fica bem cansado! e as pernas também porque vou mudando de ponto ai sobe barranco desce vai pro outro lado e assim vai  kkkkkkkkkkkk

 

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui no fórum mesmo tem vários tópicos de como trabalhar iscas de superfície... a mais difícil pra maioria é o trabalho de zara...

A maneira mais rápida é empunhar a mão na carretilha de forma correta e o lado da manivela... faz toda a diferença... se você é destro, manivela esquerda, se é canhoto manivela direita... isso não é uma regra... muitos bons pescadores não usam assim.. a vantagem da manivela contrária, é que sua coordenação motora é melhor do seu lado dominante... se você é destro, vai ser mais fácil manipular a vara com a mão direita, deixando a manivela para a esquerda... e vice-versa...

 

procura no youtube, principalmente vídeos do Nelson Nakamura.. muitos vídeos dele ensinam a empunhar a carretilha, a arremessar e a trabalhar iscas.. fora isso, TREINO, MUITO TREINO!

 

Só garanto uma coisa... a partir da primeira porrada, suas iscas de meia-água e fundo serão raridade na caixa de pesca... 

 

obrigado Erique..

 

realmente desde molinetes e agora a carretilha que peguei sempre manivela esquerda! (sou destro)

 

então, na ultima pescaria tomei uma batida na hora que tava treinando com as iscas de superfície mas foi só isso ate hoje! 

na próxima já vou arriscar mais nas de superfícies, todos falam que é melhor porque ve o peixe pegando a isca! 

e estou pesquisando bastante video para ver melhor os trabalhos! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

verdade andre, tenho uns spiners acho que da marine sports uns 3...

o problema é que a garateia que vem e muito fraca abre muito facil 

 

http://www.iscaecompanhia.com.br/p/SPINNER-LASER-MARINE-SPORTS-9g/275/8/

é esse modelo, nao sei como trocar a garateia dele kkk tem como sera?

ele pega bem mesmo! 

 

Quebra a garateia com alicate no olho (onde junta com o spinner); poem uma argola e na argola poem a garateia;

Spinner da mariner que mais me deu resultado é esse:

http://www.juninhopesca.com.br/produto/pesca/1950-isca-artificial-marine-sports-spinner-laser-8-12-e-15-gr

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O mais importante é praticar o pesca e solte  lingua::

 

Quanto às iscas, "todas" pegam peixes desde que você as faça nadar de forma adequada. Nada como a pratica para resolver isso, más tome muito cuidado para não utilizar apenas uma das várias modalidades dentro do universo das IA. Digo isso pois você corre o risco de focar muito em algumas iscas e não abrir o leque.

 

Dentro deste universo você poderá optar pela quantidade de peixe, qualidade, emoção,...

 

Teste muito  joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O mais importante é praticar o pesca e solte  lingua::

 

Quanto às iscas, "todas" pegam peixes desde que você as faça nadar de forma adequada. Nada como a pratica para resolver isso, más tome muito cuidado para não utilizar apenas uma das várias modalidades dentro do universo das IA. Digo isso pois você corre o risco de focar muito em algumas iscas e não abrir o leque.

 

Dentro deste universo você poderá optar pela quantidade de peixe, qualidade, emoção,...

 

Teste muito  joia:::

Comentário sóbrio, e difícil de se ver na internet; Parabéns Marcelo!

Reforçando:

Qualidade de peixe?  quantidade? emoção?

O que vc qr?

Não caia no 100% superfície... e já vi até mesmo 100% stick; hehehehe; A menos que seja a sua!  Teste tudo!

 

Eu, por exemplo, tenho modalidades que não curto: soft no sink... corrico, entre outras;

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo.. No youtube, canal do Pura Pesca e vários outros, possuem programas exclusivos de trabalhos de iscas, montagens, etc etc... Boa sorte e abraço.

 

vlw douglas.. andei vendo varios videos, agora entendo pq quando eu pescava com elas parecia um pedaço de pau todo estranho vindo na linha!  ::nada::  kkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O mais importante é praticar o pesca e solte  lingua::

 

Quanto às iscas, "todas" pegam peixes desde que você as faça nadar de forma adequada. Nada como a pratica para resolver isso, más tome muito cuidado para não utilizar apenas uma das várias modalidades dentro do universo das IA. Digo isso pois você corre o risco de focar muito em algumas iscas e não abrir o leque.

 

Dentro deste universo você poderá optar pela quantidade de peixe, qualidade, emoção,...

 

Teste muito  joia:::

 

verdade Marcelo, apesar de que sou fã de peixe e não compro peixes em mercados e peixarias, os peixe que como sou eu quem pesco... mas sempre com um bom senso! não preciso levar peixe pro resto do ano! kkkkkkk

 

e na teoria estou entendendo o trabalho de algumas só quero ver se na pratica vai dar certo! kkk

agora vou começar a trocar mais as iscas, as vezes vou trocando até acertar uma que ta pegando ai as vezes fico nela e acabo nem trocando mais de isca! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

os spiners que tenho são esses: 

 

t8IuG3X.jpg

 

o vermelho e o verde são os da marine sports que preciso trocar as garateias! são ótimos mas vem com as garateia muito fraquinha! 

 

essa isquinha é legal pra brincar quando tem tucuninha.. na vara telescopica a brincadeira fica legal! kkkkk

 

e a montagem das minhocas tem que ficar assim?

 

JxvaDHf.jpg

 

reparem no olhar da minha traíra pra isca, acho que elas vão gostar! kkkkk

 

YMWwwVu.jpg

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sim, já tenho uma noção de como trabalhar cada isca!

agora só esperar domingo pra ver como vai sair os trabalhos, se vou conseguir acertar! kkk

 

andei vendo pelas dicas que o melhor é deixar o dedo indicador apontando no sentido da vara!

 

vc segura como a vara? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...