Ir para conteúdo

Usar a multi ou o líder no snap


Gabriel Andrade

Posts Recomendados

Gabriel , o lider de fluor não interfere no trabalho da isca, pois tem pouca elasticidade.O snap, dependendo do tamanho dele em relação à isca, interfere mais.

E se monta não maior que o comprimento entre a ponta da vara e o distribuidor da carretilha.

Inconvenientes: um nó a mais para estourar ou soltar e atrito constante na ponteira da vara. Nó mal feito(muito volumoso) judia um pouco.

Tem até os que preferem não utilizar snaps , atando a multi direto na isca.Para peixes como o robalo, não é aconselhável usar a multi direto.

A lixa da boca do peixe corta a linha multi rapidinho.

Monte e teste.É a melhor maneira se saber se te agrada ou não.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gabriel , o lider de fluor não interfere no trabalho da isca, pois tem pouca elasticidade.O snap, dependendo do tamanho dele em relação à isca, interfere mais.

E se monta não maior que o comprimento entre a ponta da vara e o distribuidor da carretilha.

Inconvenientes: um nó a mais para estourar ou soltar e atrito constante na ponteira da vara. Nó mal feito(muito volumoso) judia um pouco.

Tem até os que preferem não utilizar snaps , atando a multi direto na isca.Para peixes como o robalo, não é aconselhável usar a multi direto.

A lixa da boca do peixe corta a linha multi rapidinho.

Monte e teste.É a melhor maneira se saber se te agrada ou não.

Disse tudo  joia:::

 

Utilizo apenas a mult no snap e de tempo em tempo verifico se a linha está com alguma avaria. Caso esteja corto fora o pedaço ruim e ato o nó novamente.

bomba2 (pedaço desgastado) é uma verdadeira bomba pra perder um troféu  :: medo::

 

:amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vai de gosto, mas é bom fazer um outro cálculo ($$$) também.

 

Se o material está equilibrado, o leader não atrapalha o trabalho da isca. 

 

Iscas, por mais baratas que sejam, não foram feitas para serem perdidas a torto e direito.

 

Peixes que "encharutam" a isca, normalmente deixam o leader puído. Se estiver direto na multi, pode estourar a linha, perder a isca e ainda, pode matar o peixe.

 

Comprando um leader de boa qualidade, você não vai pagar mais do que 2-3 reais por metro.

 

Levando em consideração que um leader pode durar mais do que uma pescaria, acho um investimento baixo, tendo em vista que uma isca perdida vai te custar mais e te dar uma sensação de frustração muito ruim. Já pensou o peixe levar a única isca pegadeira do dia?!

 

Grande abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que essas decisões / definições são válidas de acordo com o que se está pescando !  anjo::

Usava muito os lideres de mono quando pescava na Amazônia, mas nas últimas pescarias deixei de fazê-lo e não senti qualquer diferença !  vergonha::

Comecei pescando no Araguaia sem líder, mas a partir do momento que o utilizei (menos de 50 cm), tudo melhorou...  rindo2::

arrow:: Cada lugar tem sua especificidade... bem como prós e contras !  medo::

Se a questão dos nós é um ponto de enfraquecimento (não adianta negar), é importante saber fazer um nó que minimize esse risco...  blink::

De outro lado, o uso de líder facilita (e muito) o recolhimento das iscas sem que as garateias enrosquem na própria linha... (acontece também...)  palmas::

arrow:: A única coisa que não resta dúvida é a necessidade de utilização de material de qualidade que lhe dê confiança ! O resto é linha na água !  seila::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado amigos pelas respostas a minha dúvida é mais sobre o enfraquecimento da linha um no pode ser bem dado ou aparentemente bem dado até ele escapar com o seu troféu pois vc só vai conseguir a msm tração nele quando o peixe está na linha em relação a dinheiro não é o problema...Por o líder ser mais firme tem essa questão de não enroscar na garateia...Vou fazer uns testes e ver qual vai ser....eu pesco muito o tucunare robalo nunca pesquei acontece de charutaria a isca mais não quero perder minha principais iscas pois algumas não existem mais a venda....e mais uma dúvida é em relação a galhada o líder ajuda msm e algumas pessoas falam q a multi corta mais fácil ou não é bem assim

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O uso do líder se dá, dentre outros motivos, pela estrutura do local,  áreas de enrosco ou atrito como pauleiras e pedras em que o líder tem maior resistência à abrasão. 

"DIZEM" (não sou eu) que, pela transparência, torna a isca mais natural para o peixe;

 

E eu uso praticamente por um motivo de comodidade: é mais fácil de desenroscar a linha da garatéia do que a multi. Essa última tende a enroscar nas garatéias com mais facilidade quando se dá tranco no arremesso e a isca se prende em um enrosco. Com  isso, a multi vai desfiando aos poucos.

 

Utilizo com o nó SF e com Super Bonder Flex (resistente à água e impacto) como reforço no nó de união e no snap.

 

Abraço parceiro!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vai pescar é robalo é?? poe líder... nas galadas deles tem muita coisa encrustada na pauleira que arrebenta facinho uma multifilamento... se tiver pedras onde for.. é mais indicado ainda o uso de líder...

 

 

Sobre o tucunaré.. se a pauleira for antiga, normalmente a multifilamento nem sente...

No ultimo feriado, peguei um tucunaré pequeno até.. e ele foi pra um gravetinho.. nem era aquele troncão todo.. consegui tirar.. mas a linha estava toda desfiada.. quase pra arrebentar.. resultado.. corta linha, refaz o nó e linha na água de novo... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depende muito do lugar como alguns ja falaram.

Como vou muito para serra da mesa, utilizo o leader juntamente com a multi com um no SF para a união dos dois.

 

Por ser mais fácil de se retirar do enrosco e tudo mais.

 

Quando passo em alguma estrutura ou fica preso em algum lugar, verifico tanto o leader quanto a linha se tiver alguma avaria corto aquele pedaço e novamente faço a mesma coisa.

 

Em vez do super bonder igual o amigo ali utiliza, eu queimo as pontas com um esqueiro estilo maçarico. 

 

E em relação ao tamanho do leader eu utilizo um pouco maior que metade da vara, nunca tive problemas com trabalho de iscas.

 

Mas depende muito do gosto do pescador claro.

 

No começo eu utilizava mas com o nó albright e não gostava muito por causa daquele nó gigante batendo nos passadores, depois que comecei a utilizar o SF tudo ficou melhor

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o unico contra pra mim eh que NÓ eh sempre o ponto mais fragil da linha...

acho que negocio eh pegar informacao sobre o lugar e os peixes mesmo...

 

eu ate hoje tenho usado leader pra toda pesca bait que faco... so pesca de espera que nao...

 

tem gente que amarra a linha direto no pitao e nem snap usa... exemplo dos tucunares acu...

 

eu to indo mes q vem pro para no rio sao benedito atras dos tucunares fogo, dao ate 5-6kg, e to querendo amarrar direto no pitao kkkkkkkk

medo de perder o trofeu...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre usar leader para traíras, recomendo sim. É mais resistente à abrasão que a multi, na pesca de traíras e dourados eu uso leader, porque mesmo quando fisgo no canto da boca, quando o peixe nada lateralmente, a linha passa pelos dentes e se for multi, desfia e estoura na hora.

Costumo usar leader de .45 a .60mm, mas não é barato.... Um carretel de leader de fluorcarbono é normal custar uns 60 reais 40 mt, aonde moro (interior de SP)

Enviado de meu XT1058 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aproveitando o tópico do amigo,

 

na pescaria de traíras (pesco com mono)

seria recomendado o uso do leader? no caso da traíra engolir tudo (grubs, spiners e outras iscas de meia água e superfície)

o leader aguentaria ? 

 

alguém tem alguma opinião quanto ao uso de mono + leader de fluor na pescaria de trairas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na pesca com multifilamento sempre uso Leader de fluorcarbon, me acostumei, tentei pescar sem Leader algumas vezes mas as iscas de superfície enroscavam mais na multi.

 

Vinicius, quando uso mono nunca usei Leader, nunca vi ninguém que usasse linha mono + leader, mas também não conheço tantas pessoas assim, pode ser que aqui tenha alguém que use.

 

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

alguém tem alguma opinião quanto ao uso de mono + leader de fluor na pescaria de trairas?

 

Tbm nunca ví usar mono + leader.

 

Acho mais vantagem usar mono + cabo de aço sem girador de uns 15cm.

 

A última vez que pesquei traíra foi em viagem à passeio para Costa do Sauípe. Lá tem uns pontos bons e bem bonito.

 

Levei uma tralhinha compacta, linha multi e fluorcarbono e esqueci os cabos de aço.

Resultado perdi uns 2 frogs pq as traíras arrebentaram o leader e a solução foi trançá-lo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O uso ou não de leader, não interfere no trabalho da isca. É recomendável o uso de leader quando tem estruturas no local que se vai pescar (pedras, troncos submersos, etc.).

Sempre uso leader, independende da situação do local, por enroscar menos na linha a garatéias da isca quando se arremessa e pq as vezes as garatéias desfiam a multi quando enroscam e por costume mesmo.

Já usei mono como leader, pq não tinha leader no dia e única diferença que percebi é que fica pouca coisa mais elastica a linha quando se trabalha a isca, mas as ações não diminuiram.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...