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Revisão Motor Mercury 15hp


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Ricardo, o chamado calibrador, nada mais é que uma broca de aço rápido, beemmm fininha. No Super, salvo engano, vem com giclê 80 e o calibrador recomendado pela Mercury por exemplo é 90. 

 

Esses calibradores vendem para acertar o giclê ao invés de troca-lo. Desde a época que andava no motocross e trilhas, nunca usei calibrador, comprava uns giclês para testar qual ficaria melhor com nossa gasolina. No geral o giclê que vinha nas motos importadas era para gasolina pura, e boa, e quando vinha para o brasil, tinha que tropicalizar, geralmente com giclê maior, ou mantia o giclê original e usava gasolina de avião que e beem mais cara.

 

No caso do meu Nissan, o giclê 60 imagino que fique top com gasolina boa (gasolina de fora), já com a nossa gasolina ruim, da uma embolada na aceleração e demora um pouquinho para abrir o giro. Tanto é que a Mercury já trouxe o motor com giclê 80 para corrigir isso. Ainda não procurei, mas quando achar uns giclês para o Mercury super, vou comprar um 70 e um 80 para tentar melhorar isso, mas vou preservar o 60, caso os outros não derem resultado satisfatório volto ele.

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Pessoal,

 

 O que o Leonardo apresentou foi exatamente o procedimento, antes de comprar o motor entrei em contato com o pessoal da Mercury através de e-mail, me ligou um engenheiro não lembro o nome e me informou exatamente o esquema que o Leonardo descreveu depois me perguntou onde eu iria comprar o motor, após dizer me informou que o distribuidor era credenciado e conhecia o mecânico chefe.

 

Acompanhei e fotografei e o mecânico me mostrou o esquema igual o apresentado pelo Leonardo.

 

Agora vejam como a canoa  interfere na velocidade, foram medidas com um GPS

 

Canoa de 5 metros Metal Glass borda media 3 pessoas 220 kg + tanque + caixa térmica,sem tralha no Rio Mogi Guaçu
Descendo o Rio - 43 km/ hora
Subindo o Rio - 33 km/ hora

 

Canoa antiga Canadian borda alta 6 metros 2 pessoas 190kg, balde de trato 20kg, caixa térmica mais tralha tanque de gasolina Rio Mogi, medido com GPS

Descendo o rio - 37 km

Subindo o Rio - 32 km

 

Em uma pescaria no Rio São Francisco onde as canoas da pousada eram iguais (Pantanaltica) e mesmo peso de pessoas e tralha,  este motor andou muito mais que Yamaha 15 e chegava bem próximo a velocidade do 25 Yamaha.

 

segue fotos

 

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Diego regulagem de carburador  pode influenciar, acredito que esse seja seu problema.

 Hoje fiz um teste bem prático como alguma coisa mínima na regulagem pode influenciar.  Fui pro Pardo,  coloquei o meu Seapro x Seapro do meu tio, ambos 2008,  hélice original, partida elétrica, motores irmãos .

Tirei um racha com meu irmão, meu barco  Tornado 600 x Amazonas 600  Mogi     1.35m de boca x 1.40 m, 6m x 6m,  85 x 100kg, a carga total  a mesma. Resultado em 1km o barco do meu tio mesmo sendo um pouco mais pesado chegou 10m na frente, ou seja provavelmente alguma regulagem ou carburador do meu Seapro não tá dando total, mesmo andando muito bem.

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esse carburador do mercury lembra muito o carburador do corcel 1 SS, se bem reguladinho e limpo, andava macio, liso, economico e o carro apavorava, uma semana depois o motor ficava aspero, bebia um pouco mais e perdia aquele impeto, se ficasse 1 semana sem usar, podia preparar pra andar pouco e pipocando ehhehe 

 

meu antigo minibuggy era parecido, se estivesse limpinho e regulado era um canhao, dois dias depois, era outro motor..

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Como já dissemos o carburador dos Tohatsus, Nissans, Mercurys Japoneses  são o Diabo, se estiverem redondos são um kpeta pra andar e não bebem nada, mas qq coisa já ficam ruim .  Levei 20l na Segunda,  bebendo demais, 20 L no Mariner 15 rodo  7 dias aqui com o Sea Pro rodei 3 dias . Bixim tá bebendo com gosto

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Detalhe, Carburador do meu fiz revisão há 1 ano , o do meu tio há 2 anos, o motor do Véio tava há 6 meses sem ligar e usou a gasolina velha  que tava no  tanque , e eu com gasolina 0KM .  

Entrada de Ar- combustivel do meu com 1 volta e meia , se diminuísse falhava dando falta principalmente em média velocidade, o do Véio tá com uma volta só e redondinho e aparentemente bebendo menos, o meu fumaceando nada o dele fumaceando  bem,  vai entender.   To esperando o Leonardo fazer um review do Nissan dele pra abrir o meu eu mesmo. :gorfei:

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Na ultima pescaria por curiosidade liguei meu gps etrex20 e medi a velocidade da minha canoa,foi subindo o rio,tinha bastante vento e ficou em 43km,motor sea pro com barco Mandi 5mts(estilo karib) somente com eu no barco(95kg) mais bateria,motor elétrico,viveiro cheio de água,mais outro trans isca que tenho com água e mais tralhas de pesca.Esqueci de medir descendo o rio mas na próxima pescaria farei novamente o teste,mas a minha impressão é que meu motor também caiu um pouco o rendimento,quando era zero parecia mais violento.

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Detalhe, Carburador do meu fiz revisão há 1 ano , o do meu tio há 2 anos, o motor do Véio tava há 6 meses sem ligar e usou a gasolina velha  que tava no  tanque , e eu com gasolina 0KM .  

Entrada de Ar- combustivel do meu com 1 volta e meia , se diminuísse falhava dando falta principalmente em média velocidade, o do Véio tá com uma volta só e redondinho e aparentemente bebendo menos, o meu fumaceando nada o dele fumaceando  bem,  vai entender.   To esperando o Leonardo fazer um review do Nissan dele pra abrir o meu eu mesmo. :gorfei:

 

Pois é Guto, acredito que o motor estava regulado quando levei na concessionária. Ele estava andando bem e com economia. Fico com receio de não encontrar mais esse ponto de equilíbrio velocidade x autonomia.

 

Não adianta nada regular o conjunto e navegar a 45km/h, mas beber absurdamente.

 

O Nissan Marine está muito atrativo na Martinelli, mas aqui em Cuiabá será difícil encontrar alguém que mexa nesse motor. O mecânico da Yamaha, por exemplo, não conhecia.

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galera meu tohatsu 18 hp ta com 3,5 voltas no parafuso do ar kkk ta andadno bem pega facio partida ta top mais bebendo igual um dragao kkk ate aonde eu sei o parafuso da mistura de ar so influencia na marcha lenta e na partida nao influencia nada em desempenho e consumo ! lembrando q nao so mecanico mais ate aonde eu sei e isso mesmo !

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Ricardo a  mistura Ar combustível é na lateral e da lenta é em cima, 3.5 voltas?  

Tá muito aberto, veio original assim?  3.5 voltas vc corre o risco de fundir esse motor devido a mistura muito pobre, muito ar, pouco combustível consequentemente pouca lubrificação.   Veja a cor das velas depois de andar um tempo se tiver brancas pode estar faltando combustível

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guto comprei o motor usado ele e 2001 olha as velas ta top maronzinha café e o do ar mesmo de cima q esta com 3,5 voltas achei  de mais mais o motor ta com funcionamento redondissimo por isso nao quis mecher !

 vo tenta fechar ele pra ver como motor reaje depois posto aqui ok

 o sea pro q eu tinha tava com 2 voltas ai vc dava partida quando ia engatar ele moria ai se deve partida novamente podia engatar q nao moria ai resolvi abir meia volta no ar fico top nunca mais deu este defeito melhoro ate na partida fria estava com 2 voltas e meia axo q cada motor funciona com regulagem diferenti um do outro pelo fato de q algumas gasolina vem com mais alcool kk

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Diego tenho um 15 Super 2014 e antes de estreia-lo instalei um horimetro com medidor de RPM, a medida que acelera no manete o giro sobe gradativamente até os 100%(5450 - 5500 Rpm), barco 5 metros dois pescadores mais tralhas, caixa térmica gelo etc, acredito eu que ele já veio transformado para 18 HP.

Abraço.

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Diego tenho um 15 Super 2014 e antes de estreia-lo instalei um horimetro com medidor de RPM, a medida que acelera no manete o giro sobe gradativamente até os 100%(5450 - 5500 Rpm), barco 5 metros dois pescadores mais tralhas, caixa térmica gelo etc, acredito eu que ele já veio transformado para 18 HP.

Abraço.

 

Pois é, Carlos. A RPM do meu motor atinge o pico máximo até 75% da aceleração, mais que isso eu não noto nenhum sinal a mais de rotação. Obrigado!

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