Ir para conteúdo

Revisão Motor Mercury 15hp


Posts Recomendados

  • Respostas 428
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Sei lá né mas por tudo que ja li aqui cheguei a conclusão que motor novo frequentando mecanico assim desse jeito é o fim da picada negativo::

Meu Yamaha nas duas ultimas pescarias senti algumas vezes na tomada de aceleração nos 50% tipo um buraco , uma falha tipo vai acelerando afoga  e volta acelerar normal dai subindo para alta sem falha nenhuma mantendo o giro constante e forte . A lenta continua uma beleza como sempre e a primeira partida à frio com o afogador puxado é de primeira .

Não sei se isso é defeito mas ja deu para preocupar um pouco :: medo:: .

Se começar encomodar vou partir para o 25hp também ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mercury Japones é mais bruto estruturalmente , mas o carburador é uma m.....    ,   pra trabalho pode ser o melhor, mas pra uso esporádico igual a maioria de nós usamos , tá dando trabalho, uma hora anda demais outra hora igual mulher de TPM resolve não responder, vide relatos.   .  Não    tenho confiança por isso botei partida elétrica no meu,  já  andei com meu Mariner -Yamaha com bobina queimada funcionando 1 pistão e ia embora   e o Mercury 25hp e 5hp já me deixaram assim:

10389619_703655463075588_305306427882483

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na época que fui comprar meu motor dois anos atras , li bastante relatos sobre motores e tudo mundo só indicava Mercury por causa de andar mais , mais economico , tranforma para 18 e bla bla bla , cheguei na loja e la estava o Mercury e o Yamaha , cara lembrei do yamaha que meu pai tinha e que vendeu sem nunca ter encomodado , não viu revisão para variar , uma vez ficou um ano e dois meses parado sem funcionar e na segunda fierada pegou danca:: .

Peguei o Yamaha ::tudo::  , a turma sentando o pau que Mercury é mais motor que isso que aquilo Naonao:: e eu aqui feliz e contente com meu yamaha , chego no rio , uma fierada saio de boa , volto e to contente alegre::

Melhor andar um pouco mais lento do que andar com um monte de chave de fenda no bolso doeu::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema não está nos motores e sim na nossa gasolina 27% de álcool! O negocio e fazer manutenção duas vezes por ano! Fazer o que!!

É verdade , mas veja bem , sei que não é um motor de popa mas minha moto , uma yamaha ybr ano 2010 comprada 0km por mim neste ano está com 20.000 km , nunca viu uma chave de fenda no seu carburador depois que tirei da loja onde comprei , não levei para revisão nenhuma tambem , claro está na hora pois sinto que os rolamentos de roda e coluna de direção estão precisando seila:: , o motorzinho esta redondinho e até hoje não senti sequer uma falha com motor quente , vela original ainda , e ainda cansei de colocar casolina com óleo dois tempos que sobra da pescaria  no tanque da motoca para não jogar fora alegre:: .

Então eu pergunto , com o motor de popa não teria que ser a mesma coisa ? Andar sem encomodar ? A gasolina é terrivel claro , mas por mais que seja ruim a moto vai que vai , tá certo , é quatro tempos , mas é carburada também e de vez em quando bebe óleo dois tempos hehe .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei qual é melhor ou não,só sei que não tenho nada a reclamar de meu sea pro,nunca tive problema com ele,nunca deu trabalho pra ligar,sempre funcionou redondinho e detalhe que nunca fiz revisão,somente troca de óleo feito por eu mesmo,esses motores no meu ponto só tem um detalhe em especial,por conta da válvula que tem no engate da entrada do combustível tem que ficar pressionando ela para esgotar a gasolina,acredito que nem todo muito faça isso,e para proteção fiz uma proteção para essa peça tbm para não pegar poeira principalmente no transporte,de resto até agora esta uma maravilha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema não está nos motores e sim na nossa gasolina 27% de álcool! O negocio e fazer manutenção duas vezes por ano! Fazer o que!!

 

Não, esse problema tb acontece em foruns gringos, não é uma questao apenas da nossa mijolina, ainda que essa possa piorar a situacao.

 

Não sei qual é melhor ou não,só sei que não tenho nada a reclamar de meu sea pro,nunca tive problema com ele,nunca deu trabalho pra ligar,sempre funcionou redondinho e detalhe que nunca fiz revisão,somente troca de óleo feito por eu mesmo,esses motores no meu ponto só tem um detalhe em especial,por conta da válvula que tem no engate da entrada do combustível tem que ficar pressionando ela para esgotar a gasolina,acredito que nem todo muito faça isso,e para proteção fiz uma proteção para essa peça tbm para não pegar poeira principalmente no transporte,de resto até agora esta uma maravilha.

 

Simples, as montadoras usam pecas de diversos fabricantes, uma mesma peça de varios fornecedores, alguns dao problemas outros não. Absolutamente normal. Isso nao quer dizer que seja legal .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu tive um yamaha 15 hp 94 bem surado mesmo fiquei com ele 8 meses pelo geito passo na mao de uns par de dono !

 ja havia sido aberto o motor tava sem valvula termostatida e bem feio o motor . 

 pequei ele coloquei um jogo de vela zero limpeza do carburador e troquei o oleo da rabeta e rotor novo  , resumindo nesses 8 meses so alegria motorzinho pau pra toda obra andador o danado ai me diga um motor desse tinha tudo pra dar uma dor de cabeça danada mais nao mais isso pq tava revisadinho !

  motor tem q revisar nao tem essa q tiro zero fico 5 ano sem mecher q pode fica na mao kk meu ponto de vista pessoal !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na época que fui comprar meu motor dois anos atras , li bastante relatos sobre motores e tudo mundo só indicava Mercury por causa de andar mais , mais economico , tranforma para 18 e bla bla bla , cheguei na loja e la estava o Mercury e o Yamaha , cara lembrei do yamaha que meu pai tinha e que vendeu sem nunca ter encomodado , não viu revisão para variar , uma vez ficou um ano e dois meses parado sem funcionar e na segunda fierada pegou danca:: .

Peguei o Yamaha ::tudo::  , a turma sentando o pau que Mercury é mais motor que isso que aquilo Naonao:: e eu aqui feliz e contente com meu yamaha , chego no rio , uma fierada saio de boa , volto e to contente alegre::

Melhor andar um pouco mais lento do que andar com um monte de chave de fenda no bolso doeu::

 

Sim, Anderson, comprei o Mercury sob essas características: mais econômico, andar mais e transformação para 18hp (principalmente). Mas hoje eu percebi que o custo dessas características me saíram caro.

 

Anda mais e é mais econômico só acontecerá se a regulagem do carburador estiver perfeita. E para chegar numa regulagem perfeita, deve-se fazer a manutenção e colocar na água e testar. Se não estiver ok, volta para o oficina e água depois até chegar ao ponto certo.

 

Esse vai e vem oficina-água está saindo caro para mim.

 

Não tenho dúvida da qualidade Mercury, entretanto a regulagem me fez partir pro Yamaha!! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cheguei a algumas horas de uma pescaria de uma semana no Rio Paraná, teste de fogo para meu Sea Pró que acabara de sair da UTI. Mudei de mecânico, por indicação de um participante aqui do Fórum, levei meu motor para esse novo mecânico.

A primeira coisa que ele me disse foi sobre a hélice quando descarreguei o motor na oficina dele, estava com a 9.6 X 13. Disse que iria substituir pela 9 7/8 X 12.

Quando fui pegar o motor dois dias antes da pescaria, ele havia confirmado a troca da hélice e disse também que havia preparado meu carburador para nossa "mijolina". Pensei: vamos ver como ficou né, o teste seria durante a pescaria mesmo. Aproveitei e levei as 3 hélices que tenho hoje em casa, as 2 que citei acima e a 9.9 X 13 que vem de fábrica com ele, antes da troca. A ideia era testar todas.

Chegamos lá e de cara não deu pra testar muito bem pois acampamos e os barcos saem do porto quase bebendo água de tanta coisa que levamos. Uma vez descarregado, parti para matar minha curiosidade. Surpresa boa logo de cara, com a hélice passo 12 o tacômetro marcava 5.590 RPM e velocidade de 46 km/h num Pety 600S sozinho sem muito peso. Fiquei feliz com o que estava vendo. Desempenho bem diferente do que estava antes, 4.600 RPM com a passo 13 no mesmo barco e 40 km/h. O consumo voltou ao normal, cerca de 8 litros/hora. Ainda assim, a velocidade é inferior à do Sea Pró do meu amigo. Num teste com o dele na pescaria, andei pouca coisa na frente dele, só que eu estava sozinho e ele em 2.

Mesmo o passo 12 apresentando um RPM muito bom, quando andei em 2 no barco, o RPM baixou bastante e em 3 então ficou muito baixo com a velocidade muito baixa, o peso não fica legal com o passo 12.

Outro teste, coloquei a 9.6 X 13 que tava nele antes da de passo 12. O RPM ficou em 5.220 (não medi a velocidade), mas o motor fica muito mais "forte", em 2 pessoas o rendimento fica legal. A de passo 9.9 X 13 deixa o RPM muito baixo, 4.650 RPM.

Algo que percebi ao longo dos dias usando o passo 12, no primeiro dia, como disse, sozinho, bateu 5.590 RPM. Já no quarto dia, o RPM não passava de 5.350 RPM com exatamente o mesmo peso e nas mesmas condições. Ao longo desses dias houve uma perda de RPM.

Agora um detalhe interessante e só para esquentar ainda mais o embate Mercury X Yamaha.

Um dos amigos tinha um Yamaha 25 já meio antigo e por incrível que pareça, ele bateu no meu Sea Pró em velocidade, andou junto comigo, mesmo barco, só que ele estava em 2 no barco e eu sozinho. Fiquei admirado, andou junto com o Sea Pró do meu amigo, gastou um pouco mais, mas andou junto.

Resumindo: tinha algo errado com o carburador do meu motor, apesar de que a hélice passo 12 apresentou um ótimo rendimento, ou seja, mais carburador que motor. Passo 12 pra pouco peso, 13 pra bastante peso. Surpresa da pescaria: Yamaha andando junto com os Sea Pros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tiago tive a mesma esperiencia hontem !eu e meu amigo com sea pro dele e um outro barco de outro amigo com yamaha 25 hp dos quadrados acredito ser 96 pela faixa dele , o barco nosso e uns 30 kilos mais pesado mais ele ando muita poca coisa de diferença da genti viu ! apesar q em trechos curtos pois estavamos rodando e subia o rio 5 minutos e decida ele sempre andando junto poca coisa de difrença ! olha fiquei pilotando o barco o dia todo hj to com os braços mole kkk num quero um sea pro sem partida nunca mais kkk partida pesada do kct agora o consumo foi q me decho abismado o ponto q fomos o tanto q rodamos se fosse com meu 18 garanto q tinha usado bem mais gasolina ! o yamaha desse meu amigo ele falo q chupo bem. mais eles tinhao rodado bastante quando eu cheguei ele tem um 15 yamaha falo q se tivece com o 15 tinha gastado bem menos !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, Anderson, comprei o Mercury sob essas características: mais econômico, andar mais e transformação para 18hp (principalmente). Mas hoje eu percebi que o custo dessas características me saíram caro.

 

Anda mais e é mais econômico só acontecerá se a regulagem do carburador estiver perfeita. E para chegar numa regulagem perfeita, deve-se fazer a manutenção e colocar na água e testar. Se não estiver ok, volta para o oficina e água depois até chegar ao ponto certo.

 

Esse vai e vem oficina-água está saindo caro para mim.

 

Não tenho dúvida da qualidade Mercury, entretanto a regulagem me fez partir pro Yamaha!! 

Poisé Diego , motor bom é motor que não encomoda , visita em mecanico só em revisão periódica e olha lá viu . Eu me arrependo de não ter pego o 25hp , mas como tudo é caro e difícil , vamos com o que podemos não é mesmo :noel:

Eu moro 5 minutos da rampa onde desso o barco , fico imaginando voc 135km para pescar , Deus me livre em , o motor tem que estar filé né ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Resumindo: tinha algo errado com o carburador do meu motor, apesar de que a hélice passo 12 apresentou um ótimo rendimento, ou seja, mais carburador que motor. Passo 12 pra pouco peso, 13 pra bastante peso. Surpresa da pescaria: Yamaha andando junto com os Sea Pros.

Cara agora me deu um nó nas idéias , sempre achei que menos passo do hélice para mais peso no barco e mais passo do hélice para menos peso no barco , mas pelo seu teste isso é ao contrario ? E agora ? Não estou entendendo nada doeu::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara agora me deu um nó nas idéias , sempre achei que menos passo do hélice para mais peso no barco e mais passo do hélice para menos peso no barco , mas pelo seu teste isso é ao contrario ? E agora ? Não estou entendendo nada doeu::

Anderson   vc tá correto, mas depende das circustancias que o Thiago usou pode ter tido alguma diferença ao contrário, por exemplo descendo o Rio.   Lembro uma vez no Rio Grande,  eu com o Mariner -Yamaha15hp 93 e meu Tio com um Yamaha 15hp 94, motores iguais eram novinhos na época, só que o Mariner com helice 9.25 x 9 e o Yamaha 9.25 x10.5 com barco de 6m mais 3 pessoas e tralha descendo o Yamaha andava junto coisa minima na frente, mas subindo  o Mariner sumia na frente. Meu Mercury 18hp americano usa passo 10 3\8 x 13, é um canhão com barco leve acompanha um 25hp, mas se colocar peso ele afrouxa andando pouca coisa a mais que um 15 .   Eu to comprando uma helice 12 pra meu Seapro depois posto as diferenças,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Anderson   vc tá correto, mas depende das circustancias que o Thiago usou pode ter tido alguma diferença ao contrário, por exemplo descendo o Rio.   Lembro uma vez no Rio Grande,  eu com o Mariner -Yamaha15hp 93 e meu Tio com um Yamaha 15hp 94, motores iguais eram novinhos na época, só que o Mariner com helice 9.25 x 9 e o Yamaha 9.25 x10.5 com barco de 6m mais 3 pessoas e tralha descendo o Yamaha andava junto coisa minima na frente, mas subindo  o Mariner sumia na frente. Meu Mercury 18hp americano usa passo 10 3\8 x 13, é um canhão com barco leve acompanha um 25hp, mas se colocar peso ele afrouxa andando pouca coisa a mais que um 15 .   Eu to comprando uma helice 12 pra meu Seapro depois posto as diferenças,

Valeu Guto obrigado ::tudo:: .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sempre quando vou acertar um conjunto, seja na altura do motor, bem como no passo de hélice, saio um dia apenas para testes. Com gps na mão e melhor ainda se tiver um tacômetro.

 

Observar bem se for testes em rios, pois trechos diferentes do rio podem ter variáveis em virtude de correnteza. Para se ter idéia, já fiz testes no mesmo lugar de um rio onde deu diferença na velocidade com rio cheio e rio baixo. 

 

Para ter mais precisão nos testes, tire um dia para fazer exclusivamente os testes, pois durante a pescaria, ora pode ter mais combustível, ora o viveiro esta com água, ora tem um balde cheio de ceva e outra hora o mesmo está vazio, ou seja, pode ter peso a mais em determinado período da pescaria que te leva a erro.

 

Normalmente faço os meus testes com o material de uso normal da maioria de minhas pescarias, mais tanque cheio e mais um ocupante.  

 

Para cada hélice vejo a melhor regulagem de trim, e ainda se é preciso mudar a altura do motor. Anoto o melhor desempenho com cada hélice x trim x altura do motor. Assim anotado, faço o mesmo com o outro passo de hélice.

Portanto é uma bateria de testes que não dá pra fazer certinho durante a pescaria, pois perde muito tempo, tem que tirar um tempo exclusivamente para isso.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sempre quando vou acertar um conjunto, seja na altura do motor, bem como no passo de hélice, saio um dia apenas para testes. Com gps na mão e melhor ainda se tiver um tacômetro.

 

Observar bem se for testes em rios, pois trechos diferentes do rio podem ter variáveis em virtude de correnteza. Para se ter idéia, já fiz testes no mesmo lugar de um rio onde deu diferença na velocidade com rio cheio e rio baixo. 

 

Para ter mais precisão nos testes, tire um dia para fazer exclusivamente os testes, pois durante a pescaria, ora pode ter mais combustível, ora o viveiro esta com água, ora tem um balde cheio de ceva e outra hora o mesmo está vazio, ou seja, pode ter peso a mais em determinado período da pescaria que te leva a erro.

 

Normalmente faço os meus testes com o material de uso normal da maioria de minhas pescarias, mais tanque cheio e mais um ocupante.  

 

Para cada hélice vejo a melhor regulagem de trim, e ainda se é preciso mudar a altura do motor. Anoto o melhor desempenho com cada hélice x trim x altura do motor. Assim anotado, faço o mesmo com o outro passo de hélice.

Portanto é uma bateria de testes que não dá pra fazer certinho durante a pescaria, pois perde muito tempo, tem que tirar um tempo exclusivamente para isso.

Levantei meu motor 15 yamaha 1 polegada e 1/2 na popa do barco , a placa anti cavitação ficou rente com o fundo do barco um beira rio 6m chapa 1.2 e coloquei hélice passo 10/2 , original vem passo 11 , fui pescar semana passada sozinho , tralha de sempre , tanque de gasolina com uns 6l , a regulagem do trim no terceiro de baixo para cima , planeio muito bom e velocidade ótima subindo o rio , não tenho aparelho para conferir mas a diferença deu para notar que melhorou nesta configuração . Bom retornando rio abaixo tive que mexer no trim e colocar no dois de  baixo para cima ou seja , voltei um ponto , pois o barco começou cavalgar de mais , pulava igual um cabrito hehe , peguei bastante vento de frente para voltar e mais o fator correnteza a favor deve de ter influênciado . Trim regulado voltei firme igual como vim subindo o rio  ::tudo::  . O imprecionate é que a regulagem do trim no caso do terceiro para o segundo no meu motor se for de ver é minima e resolveu uma situação encomoda para pilotar com muita facilidade aplauso::  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você levantando o motor, (desde que o hélice não ventile nem cavite, e continue boa a refrigeração), você diminui o arrasto, somado à diminuição  do passo do hélice que aumenta o giro, com certeza pode melhorar o desempenho e ainda diminuir o consumo, mesmo que seja valores pequenos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, meus amigos.

 

Não tinha noção da repercussão deste tópico. Pensei que estivesse sozinho nessa batalha carburador x regulação. 

 

Nesse final de semana eu viajarei pro Lago de Manso (270km - ida e volta) para buscar o bendito motor. Vou levá-lo a outro mecânico (olha custo!). Se o carburador não ficar regulado, não terá jeito, Super será posto a venda  negativo:: . Caso eu consigo ter o mesmo rendimento que tinha antes, eu vou permanecer com ele por um tempo e esperar testes com o novo Yamaha 25hp para ver se vale a pena um 0 km ou um usado conservado. 

 

Agradeço o comentários produtivos de todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Diego, voltar como era não é difícil!! Acho que apenas é voltar na regulagem anterior e ver o que fizeram com o giclê de baixa. Na pior das hipóteses compra outro na medida original. Observe também gasolina, já fui pra água e o motor estava muito ruim, foi trocar o combustível e acabou o problema!!

Seu motor é novo, tem garantia, não desanima não, basta apenas ter paciência, e já você acerta ele.

 

Se for mesmo partir para um semi novo, vá com calma, e ache um de procedência, e se possível de loja para pegar por escrito a garantia de usado, pois você pode montar num problema ainda maior, falo isso por experiência própria, sai de um tirado zero e peguei uma Bomba, e ficou caro a brincadeira pra arrumar!!!  

 

Tenho um 18 hp Nissan comprado este ano, veio com giclê de baixa 60, (o mercury super vem 80). No inicio com gasolina com muito óleo, estava embolando de baixa pra media, demorava para arrancar o motor. Pensei até em já comprar giclê de baixa 70 e um 80 para testes, mas preferi aguardar o período de amaciamento. Nesta última pescaria usei 50/1 na mistura e o motor ficou muito bom, andando bem e gastando muito pouco. Então, não vou precisar mexer em nada. Estou muito satisfeito com o motor!!

 

Quando tive um Tohatsu tirado zero, ele também embolava, e para resolver logo isso, abri o giclê para 90, e acabou a embolação, mas o motor ficou gastão. O motor também mudou o barulho, ficou mais grosso, mais grave, parecendo até um 25 hp funcionando. Quando comprei, meu tio comprou um comigo, e o dele com o uso foi parando de embolar, e era mais econômico que o meu, e andava a mesma coisa!! Meu tio está com o dele até hoje (motor ano 2008) e nem revisão ele faz!!

 No super que eu tive, fiz tudo que era possível, aumentei avanço, mexi e giclê, preenchi com solta a peça de alumínio, (came de aceleração) para acelerar tudo. O motor melhorou mas também ficou gastão.

 

Achei que seu motor nos testes iniciais desenvolveu boa velocidade!! Com o tempo você mesmo aprende a fazer coisas básicas com ele, como limpar carburador, trocar óleo da rabeta, inspecionar as velas, coisas muito simples de fazer. Assim, você mesmo pode fazer as revisões onde fica seu motor, e assim economiza com mecânico!

 

Abraço!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...



×
×
  • Criar Novo...