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Revisão Motor Mercury 15hp


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Não dá pra ficar com os 2 ?

 

Besteira, uso meu barco 2x no mês. Mais um motor seria apenas para estocá-lo.

 

Diego eu iria fácil se o motor tiver inteiro, leve num mecanico antes.  Vc já tem 15 Yamaha não precisa do Super, ou vende o Yamaha.   Yamaha a pino só antes de 86 se não me engano.  A unica coisa que ele não tem é água rasa

 

O Yamaha 15hp pertence ao condomínio, não posso vender. Vou conversar com um mecânico da Yamaha.

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Vou oferecer uma grana pra ele, vamos ver se ele pega.

Se o motor tiver bom por esse preço é negócio bom,  o unico defeito desse modelo é a Rabeta(quilha) que é bem fraca, se bater forte em pedra quebra a toa, ele não tem protetor de partida engatado.  A partida é mais pesada que os novos mas em compensação se o motor tiver bom é meia fierada

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Faz o seguinte Diego...se vc partir do princípio vou trocar e pronto negocie com ele pra vc primeiro levar no mecanico medir compressão no relógio e vazão de água e aspctos gerais e depois se estiver tudo ok levar ele até seu barco e colocar pra andar e gps na mão e tanque cheio mais reserva pra andar até acabar o tanque pra vc se decidir,pois se vc se arrepender pode te custar caro. .....pense com calma e analize

Enviado de meu GT-I9063T usando Tapatalk

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Pessoal,

 

Um cara me fez uma proposta: esse motor http://mt.olx.com.br/regiao-de-cuiaba/veiculos/barcos-lanchas-e-avioes/motor-de-popa-yamaha-25-hp-1-996-118093544?xtmc=motor+de+popa+yamaha&xtnp=1&xtcr=5 e ainda me volta R$ 1.000,00.

 

Se estiver redondo e funcionando perfeitamente (levaria num mecânico antes), vale a pena?

 

Sabem me dizer se esse motor é estriado ou pino?

 

Diegão, leva no mecânico pra medir compressão, refrigeração, eixo do hélice, etc... se tiver tudo bala, revisadinho, acho um excelente negócio!

 

No flash bass vai andar muito! E se andar com aceleração 80% " cruzeirim" vai gastar igual seu atual motor, talvez pouca coisa a mais, e ainda terá velocidade sobrando se precisar!

 

Eu iria fácil, e os 1000lão de volta dá pra bancar 11 tanques de gasolina, ou seja, algumas pescarias já kkkkkkk

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olha diego gosto e gosto hehehe o motor parece ta muito bao cara mais eu nao sairia de um motor zero sem uso q é este seu pra pega um motor mais velho com 19 anos de uso !  parece ser conservado sim o motor e tem q ta muuito bom pra valer estes 4,500 como amigo ai de cima disse pegue ele e faça um teste na agua navegando nao tem teste melhor assim vc veja o desempenho se ti agrada e se o motor esta ok ! mecanico pode medir comprensao e outras coisas mais pra ser se ta file mesmo so navegando com ele ! minha opiniao ok

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Oi Diego, a minha opinião é que motor usado é uma loteria.Eu já tive 2 usados que tive muito problemas e um que fiquei por 4 anos sem um problema, este ultimo nunca limpei o carburador ( um Envirude 15hp).Eu pensaria muito antes de trocar um motor que só vc utilizou por um que não vc não sabe se pegou uma pedra, ou utilizou misturas erradas, etc .Eu particularmente não tenho que reclamar do Mercury, Inclusive esta "neura " do 18hp é que sabemos que é possível ganhar um hps  e sempre queremos andar mais.Acho que vc teve um problema com o mecânico que não fez a lição de casa com o seu motor quando converteu.

Agora se quer velocidade tem que ser no minimo 25hp, sendo o ideal 40hp. Eu acabei comprando um zero justamente pelo fato que eu nunca tive a total confiança  no Envirude devido  ser usado e   ser " velhinho", apesar que nunca  me deu problema.A unica vez que eu sofri com ele foi devido ao combustível  ruim, que chegou até a ressecar a tampa do tanque e quebrar.

 

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 Tem que olhar muuuito bem, pois o motor é mais antigo.

 Como os amigos já falaram, conferir taxa de compressão, olhar se não tem sinal de batida forte ou solda , ou retoque na rabeta. Olhar no bloco do motor se ta com a cor bem preservada, (se tiver amarelado pode ser superaquecimento), e principalmente se não tem muito sinal de chave, nos parafusos e porcas. Se puder andar no motor melhor ainda, mas ao funcionar sem capô observe se não tem rolamento roncando ou batida de biela. 

 Eu ainda recomendo esgotar o óleo da rabeta para ver se não tem água, (é uma forma de ver se a rabeta está preservada).  

 Perguntar se o tanque é original que veio no motor, e se estiver bem conservado também é um bom sinal.

 

Isso tudo ajuda a constatar se o motor está bom, mas mesmo assim pode ser uma loteria, dar sorte ou não. 

 

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concordo com o leo, menos com o tanque, meu tanque é de metal, original, esta perfeitinho, tem uma capa de vinil por cima, ou seja, nao tem um risquinho, nao tem ferrrugem, nao tem amassado etc.... eh facil tapear pelo tanque... se eu pescasse um pouquinho mais certamente teria um tanque de plastico de 25 litros ha anos...

 

o meu é de lata, tem marcador de combustivel mas nao da pra confiar 100% naquilo... cabem pouca coisa a menos que 20 litros, entao tem que ficar esperto, primeiro oleo, depois a gasola... senao ...

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 Astra, assim como você disse, seu tanque é novinho, sem risco, usa capa.... e olha seu motor, está perfeito, usado, mas muuuito bem cuidado!! Quem não tem cuidado com o motor tem menos ainda com o tanque, joga o tanque em qualquer lugar, transporta de qualquer jeito, e sendo de plástico, ao bater ou raspar em quinas ele risca marcando o plástico, se fica exposto ao sol muito tempo ele tende a ficar russo, esbranquiçado. Por isso falo, se o tanque for o original que veio no motor e foi usado junto com o mesmo, muitos vendedores se preocupam em maquiar o motor e esquecem do tanque. 

 

 Outra dica para conferir se o motor é 1996 mesmo, é olhar no cabo de vela, nos Yamahas normalmente vem escrito a marca do cabo e ano. Depois vale procurar  também a tabela yamaha de letras que fica na plaqueta do motor, assim da para conferir o ano certinho. Pois salvo engano 94, 95 e 96 usam o mesmo adesivo no capô.

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É isso tudo mesmo que o pessoal disse. E uma coisa é certa,  motor com boa pintura, tanto interna como externa é sinal de motor bem cuidado, a maioria dos motores ruins que vi estavam tudo judiado por fora tb. Nota-se nesse motor que o Diego postou até aquele selo preto na base do motor que costuma descolar com tempo está integro, esse motor é 90% de chance de estar zerado. Mas td cuidado é pouco tem cada aberração vendendo a NET que dá medo, olha us exemplos:

-http://veiculo.mercadolivre.com.br/MLB-706904225-motor-de-popa-yamaha-25-hp-r-_JM  

Essa Pintura saiu até 93.

-http://veiculo.mercadolivre.com.br/MLB-713737384-motor-de-popa-yamaha-25-hp-bom-estado-revisado-otimo-custo--_JM

Além da pintura tosca de fundo de quintal o preço absurdo, fora que erraram o ano colocaram 94, mas acho que é 84, kkkkkkkk

-http://veiculo.mercadolivre.com.br/MLB-712096415-motor-de-popa-mercury-15-hp-americano-1998-_JM

Pintura até 93 o máximo

-http://veiculo.mercadolivre.com.br/MLB-713480293-motor-de-popa-evinrude-25-hp-c-garantia-surfski-ano-1999-_JM

Que feio, loja de nome coloca um motor uns 8 anos mais velho

-http://veiculo.mercadolivre.com.br/MLB-659888796-motor-de-popa-40-hp-usado-johnson-2-tempos-rabeta-longa-1992-_JM

Outro errado por uns 10 anos no mínimo

-http://sp.olx.com.br/regiao-de-sao-jose-do-rio-preto/veiculos/barcos-lanchas-e-avioes/motor-popa-yamaha-25-111200529?xtmc=motor+de+popa+yamaha+25hp&xtnp=1&xtcr=

Esse aqui coloca helice estriada num motor a pino, hehehehe

 

 

 

Pra verem a diferença de dois anuncios de motores usados mas filés:

http://sp.olx.com.br/regiao-de-sorocaba/veiculos/barcos-lanchas-e-avioes/motor-de-popa-mariner-ano-1996-original-124935806?xtmc=motor+de+popa+mariner+&xtnp=1&xtcr=7

http://sp.olx.com.br/vale-do-paraiba-e-litoral-norte/veiculos/barcos-lanchas-e-avioes/motor-popa-mariner-15-hp-99448349?xtmc=motor+de+popa+mariner+&xtnp=1&xtcr=21

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Quando fui comprar meu motor encontrei aqui um yamaha 15hp desses quadradinhos se não me engano era ano 94 , estava muito bonito aparentando ser bem conservado , o cara me pediu 4000 na época isso dois anos atras , achei caro pois um 0 bala estava em torno de 6000 conto , fiquei louco pelo motor apesar de ter achado caro mas me faltava grana uns 1000 e o cara não quis parcelar esses 1000 com 3000 de entrada no dinheiro , corri atras da grana mas demorou um pouco e quando consegui fui buscar , o caboclo ja tinha vendido o motor buaa::

Dai o mesmo vendedor tinha um mercury americano 15hp , 3800 me pediu , olhei olhei , não gostei do motor , fui e comprei o yamaha 0 milhas nautica hehe ...

Sei lá né , esse 25hp ai está caro para se dar um motor comprado 0 mesmo pegando 1000 de volta mas está barato se for comprar no dinheiro . Quando não tem motor se vai e compra e pronto , se for bem ta no lucro , tendo um motor comprado 0 para trocar em outro bem mais velho  é complicado mesmo . Eu esperaria pelo novo Yamaha , a não ser que esteja muito descontente com o motor atual como neste caso do Diego , derrepente para pegar um 25 0 vai demorar bastante , esse usado estando  muito filé comprovadamente atestado por  mecanico de confiança nota fiscal tudo bonitinho  assim eu pegaria sem medo , pois como falam quem teve , se o motor está  em bom estado como aparenta é o melhor de todos na categoria mesmo sendo usado ::tudo::  .

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Obrigado pela opinião e ajuda de todos!

 

Vou ficar com o meu Super 15 com menos de 20 horas de uso e na garantia. Tem muitas variáveis na compra de um motor antigo e usado: pintura, verificar plaqueta de identificação, parte da mecânica entre outros. Sou leigo e vou acabar perdendo dinheiro e motor novo.

 

Quando acabar a garantia eu parto para quem sabe o 25 yamaha ou 30 Tohatsu, ambos zero km.

 

Acredito que o meu motor esteja regulado agora. Quanto ao came a ser adaptado, vi numa loja que 50g de durepoxi custa R$ 5,90.  :gorfei:  :gorfei:

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tive um johnson usado 1990 cabecinha baixa kkk motor so me deu dor de cabeça comprei de um conhecido q me deu balao motor era uma reliquia por fora lindo lindo ! por dentro impecavel levei no mecanico funcionei ele falo pra min motor velhor e caxinha de supresa ele me falo vai la e anda se anda bem e nao fica ruim de pegar quando tiver quente ta bom pode comprar kk eu juvenil comprei ! depois de 3 meses levei a uma revisao em um outro mecanico o cara me falo esse motor ja foi aberto inteiro ele foi pintando dinovo a cabeça de força! ai fui averiguar oq tinha acontecido descobri q o cara q vendeu tinha batido numa banca de arreia e tinha entupido aonde puxa agua o motor tinha fervido q ate os fios da parte eletrica tinha começado a derreter !

  ai fizerao uma gambiara troco os aneis troco so um pistao e as juntas ! motor de manha pegava q era uma beleza no meio do dia o motor era uma caca se vc acabace de desliga e fosse liga dinovo era 5 partida no minimo ! ai deu problema no cdi so me deu dor de cabeça q eu perdi a confianca mais nao pq o jhonson era ruim mais sim pq este meu motor era surado  motor usando e bom compra de quem vc conhece q vc sempre ta vendo o cara usar vendo q o motor e realmente bom tenho amigo aqui q tem um 15 yamaha 86 tanque de ferro  olha da show em muito motor mais novo ! mais ele tiro zero sempre cuido ne hehe

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Ricardo o ideal é isso mesmo, comprar motor quem vc conhece.  Mas motor pintado, é fácil identificar, tem que ter um pouco de conhecimento. Pintado por fora é mais fácil  ainda pois é difícil encontrar os adesivos originais aqui no Brasil.   E motor que mecanico empurra a maioria das vezes é certo de problema.

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cara hj se eu for compra um motor usadao q tenha marca de chave q ja foi mechido na cabeça de força eu nao compro mais !

tive 3 usadinhos mais velhos o 15 johson q ja tinha sido mechido , um 15 yamaha 94 q tinha sico aberto interinho pois os yamaha qudrados a tinta da cabeça de força vem com um verniz bem grosso q de longe da pra saber q foi aberto e este tohatsu atual q nao tem uma marquinha se quer na cabeça bem file e o q funciona melhor pega facio de manha no meio do dia pode liga e desliga eles 50 vezes q ele pega kkk esse yamaha depois q esquentava fica meio chatinho de partida isso pode ser comprencao fraca ! um motor bem cuidado nunca vai ter q ser aberto a nao ser a retirada da valvula termostatica para verifcar em revisao mais mecher em cabeçote no bloco e pq o cara nao cuido ! tem q correr de motor q ja foi trocado junta de cabeçote pq normalmente quando isso ocore e sinal q falto refrigeraçao motor velho de ano nao quer dizer q seja ruim pelo contrario mais a genti vai aprendeno kkkkkk

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guto vc tem ideia qual seria a velocidade q alcança um barco de 6  metros borda alta leve de no maximo 100 kilos so com uma pessoa com um yamaha 15 hp 2005 barco leve com uma caixa termica e as varas nem apoito tinha nem mais nada piloto de 90 kilos sei q varia de lugar pra lugar mais sabe dizer q media de velocidade ficarias nessas condicoes ?

 

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guto vc tem ideia qual seria a velocidade q alcança um barco de 6  metros borda alta leve de no maximo 100 kilos so com uma pessoa com um yamaha 15 hp 2005 barco leve com uma caixa termica e as varas nem apoito tinha nem mais nada piloto de 90 kilos sei q varia de lugar pra lugar mais sabe dizer q media de velocidade ficarias nessas condicoes ?

Uns 35,  no máximo 37.  

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cara to querendo tira uma base de quanto meu motor ta andando por isso perguntei pq nos fomos pesca fds eu com meu conjunto e meu amigo com dele e eu estava em 2 pessoas eu de 80 kilos e meu parceiro do meu barco de 90 e eu levei caixa termica pesada balde de ceva cevador com peso de 7 kilos apoito pesado e meu barco pesa uns 110 kilos pra estora e eu dechava ele sair na frenti com o yamaha ele sozinho nas condicoes q ti sitei acima eu alcaçava ele logo e ia tomando distancia de vagar ai nos chegamos uma consclusao q o motor dele nao ta andando legal pra da tanta diferença assim ! levantei  mais o trin dele começo a sai  a helice pra fora da agua pois ja tava alto hehehe vamos pescar fds e vou fazer um video pra vcs veren a diferença q os 3 hp faz !

 creio eu q se eu tivece sozinho no meu barco ele tinha comigo pueira legal axo q vale a pena sim fazer o esquema pra abrir toda borboleta pois se fizer vai fica identico ao meu motor pois o meu nao tem carburador de 22 ml e ta andando bem pra caramba ! e uma pena q nao tenho como medi mais vo fazer um video sexra feira e mando pra vcs verem a diferença !

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Pegue um motorzinho 3hp ou 4hp e coloque em um barco para ver como ele empurra , vai de vagar mais vai . Essa é a diferença do Mercury 15hp que é 18hp para o Yamaha que é 15hp e só 15hp , não tem choro , yamaha sempre vai andar atras queira ou não queira pois estes 3hp favorecem o mesmo apesar de parecer pouco mas é bastante .

Agora a velocidade do Yamaha não acho ser um defeito comparando com o Mercury pois isso é a caracteristica do motor , um tem 15hp e o outro tem 18hp . Concluindo é ponto para a mercury pois está vendendo um motor de 18hp como 15hp e que realmente tem que andar mais ::tudo::

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Isso mesmo Anderson, o Yamaha tem que ser comparado com o Mercury Americano, Jonhson, Evinrude e Suzuki( esse é o que mais anda)  . Comparar com o Super ou 18hp Tohatsu é covardia, essa comparação existe pois o Yamaha tem o mesmo preço ou até mais caro, mas são motores bem diferentes, em CC, peso, etc...

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