Ir para conteúdo

Revisão Motor Mercury 15hp


Posts Recomendados

Olá amigos.

 

Hoje eu peguei o meu motor Mercury Super 15 na concessionária autorizada.

 

Meus pontos de reclamação:

 

- Aceleração limitada e dificuldade para dar partida em algumas ocasiões.

 

Como eu já desconfiava, o motor estava estrangulado em 15 hp. O que me surpreendeu foi o glicê estar entupido por falta de esgotamento de gasolina, o que nas minhas mãos isso nunca aconteceu, por isso eu atribuo a falta de esgotamento à loja onde eu adquiri o motor quando realizou o teste antes de me enviar.

 

Enfim, agora com o motor devidamente corrigido para 18hp e glicê limpo, eu espero um rendimento de pelo menos 4km/h. Vou botá-lo na água esse final de semana. Em breve notícias...

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 428
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Diego não crie muita expectativa , mais que  4km acho que não  vai dar  e se der vc  foi um cara de sorte , vc viu os testes do Reginaldo aqui no fórum? O  ganho foi de 2km/h e é isso que acho que vc conseguirá . Giglê e carburador ruim nem sempre prejudica o desempenho, teve vez no Mariner 15hp que o carburador tava um nojo, o mecanico até perguntou se ele tava andando mal, e nada disso tava acontecendo, só tava morrendo muito, o desempenho era o mesmo . Acontece que o 15 super mesmo estrangulado ele anda mais que qualquer 15hp .  

Não tem segredo,  esse motor  em uso normal com 3 pescadores  mais tralha dificilmente vai ultrapassar seus 35 km\H , ao não ser se os 3 cabocos forem bem leves e esteja num  barco leve e bom pra andar tipo   Squalus ou Marujo 500, ai sim  pode se chegar aos 38 ou 40 descendo o rio com vento a favor, etc..    Mas poste o resultado , vamos ver o que o Flasbass é capaz de fazer.  Se quer voar aí tem que apelar pra um barco desses e usar combustível americano com 5% de etanol  :gorfei:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo, Guto. Não podemos esperar velocidade cavalar do Super 15 transformado, até porque do motor podemos apenas esperar praticidade e economia, por isso eu considero a velocidade de 35km/h excelente. Quem quer velocidade deve partir logo para o 40ão.  danca::

 

Erique, eu não acompanhei a transformação, o atendente da loja me disse que fora aberto o diâmetro do glicê. Parece ser algo relativamente simples, pois não houve custo adicional.

 

Agora a pergunta que ficou é: transformado agora para 18hp, eu precisaria amaciar novamente o motor na proporção de 25:1?  doeu::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem amaciamento, amigo.. o meu vou levar agora no fim do mês pra transformar e já conversei com o mecânico...

 

O amaciamento, é um período pra dar uma boa lubrificação no motor, e também as engrenagens acabam soltando partículas quando novas para se ajustarem.. por isso a troca do óleo da rabeta após 10 horas, pra remover estes resíduos de partículas

 

Amaciar de novo só se você mexer dentro do motor.. igual carro... no carro, refez motor, peças novas, vai precisar de amaciamento, justamente, porque vai soltar partículas neste primeiro momento! To falado de carros antigos.. os novos, o povo fala que nem precisa de amaciamento!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

diego pode ser q nao aumente muito na velocidade final ! mais melhora em retomada motor planeia mais rapido teste ai e nos fale como fico o motor para 18 hp . eu tenho um tohatsu 18 2001 ele abre 100%¨a borboleta do acelerador este seu mesmo com todos ajustes nao abre total verifica ai e depois me fale ok

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A alavanca continua a se mover depois q passa dos 60 70 % da aceleração?

 

 

Sim, sempre passou. Segundo o pessoal da Mercury aqui de Cuiabá, o problema estava no glicê: entupido e diâmetro de 15hp.

 

Mas é na água que será o verdadeiro teste ::bassboat::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vou tentar melhorar a pergunta de vcs pra nao ter duvidas...

 

nao estao perguntando se a manete gira ate os 100%  mas sim se após 70% o motor continua ganhando giro e subindo a velocidade constantemente ate os 100%?

 

vou dar um exemplo, no meu, uns 2mm a menos no manete qdo ta a 100% ele muda o som (ou seja o rpm/giro), se vc quiser ficar em 100% tem que ficar com a mao la, se tirar ele para em 99% ou 98% por exemplo, provavel que a velocidade mude quase nada, mas definitivamente, o 100% existe.

 

A duvida do pessoal é que nos tohatsu 18 ha algumas mudancas sutis, essa é a principal delas, o motor tem mudanca de aceleracao em 100% manete, e nao uns 60-70% como seria nos mercury.

 

Eu acredito que os mercurys nao chegam nos 18 de fato, deve chegar nos 17.5, o que carregado ou em plena aceleracao a diferenca é muito pouca. Ele deve dar diferenca no planeio e em media e baixa aceleracao, isso se deve principalmente por causa do venturi que nos tohatsu sao um pouco maior e nessa placa ai do acelerado que pelas fotos que vi os tohatsu sao um pouquinho diferente, dando mais aceleracao.

 

A diferenca deve ser bem pouca, coisa de marcar apenas no gps, mas ela esta la, coisa de neurótico e mkt da tohatsu apenas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

astra no meu motor nao consigo notar diferenca de rpm de 90% acelerado para 100 % pq no tohatsu existe um resalto nessa peça q faz acionar a borboleta do carburador ! isso faz com q ele acelere tipo de 80% sobe de uma vez para 100% ai tipo abre a borboleta de uma vez ai acelera aumenta o giro e velocidade kkk minha duvida e q vi em alguns topicos q o mercury nao abre a borboleta totalmento fica faltando uns 20% sem acelerar ! se nao abre 100% o motor nao da o rendimento total creio eu hehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Antes de eu levar o motor para revisão, eu sentia que o rpm aumentava até 75% de aceleração na manete. Realmente, passando dos 75% eu não sentia qualquer alteração, seja rpm seja barulho.

 

Segundo o pessoal da concessionária (Nauss), isso ocorreu por causa de sujeira no glicê. Sou leigo, só me restou acreditar. Eles me falaram também que mesmo o motor ainda em 15hp era para haver alteração no giro após passar dos 75%.

 

Vou tirar a prova nesse final de semana, minha referência será a aceleração e rpm após 75% na manete. Vou marcar a velocidade navegando sozinho e com 4 pessoas a bordo.

 

Obs: não tive oportunidade de acompanhar a revisão do motor.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, vc está certo Ricardo, não basta aumentar o curso de aceleração no esquema do parafusinho do avanço, este procedimento aumenta e melhora sim a aceleração, mas mesmo assim a borboleta não abre 100%, para isso nos Mercury tem que ou trocar aquela pecinha de aluminio por uma do Nissan ou Tohatsu ou aumentar aquela peça com preenchimento com solda de alumínio, ai sim a borboleta abre tudo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nao vi nenhum reforco nesse barco, embora com bastante cavernas... carpete roxo, gostei hehehe deve ser bem leve o barco ! estranho sao esses dois esguichos de agua para os lados , ou esse motor ta bem alto ou alguma coisa ali ta jogando agua pros lados...

 

mas andou muito bem!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Peguei a foto do Diego e fiz umas marcações...

 

No circulo vermelho está o came de aceleração, no tohatsu é bem maior...

No circulo amarelo está o braço que faz a aceleração de fato.. 

 

O que notei no mercury é que quando chega perto da linha AZUL no came. o braço do circulo amarelo para de se mexer... mesmo acelerando até o 100% o braço não vai.. e se vc empurrar esse braço com a mão, você percebe que ele ainda tem aceleração pra dar... abrindo a borboleta.. 

é isso que quero verificar ao fazer a transformação... esse came já procurei eu tudo que é canto e não acho o do tohatsu pra já levar e o mecânico trocar...

 

mas vou esperar.. fim do mês o meu vai pra transformação e pretendo acompanhar passo a passo e encher o saco do mecânico pra entender direitinho!!!

 

 

mercury.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Peguei a foto do Diego e fiz umas marcações...

 

No circulo vermelho está o came de aceleração, no tohatsu é bem maior...

No circulo amarelo está o braço que faz a aceleração de fato.. 

 

O que notei no mercury é que quando chega perto da linha AZUL no came. o braço do circulo amarelo para de se mexer... mesmo acelerando até o 100% o braço não vai.. e se vc empurrar esse braço com a mão, você percebe que ele ainda tem aceleração pra dar... abrindo a borboleta.. 

é isso que quero verificar ao fazer a transformação... esse came já procurei eu tudo que é canto e não acho o do tohatsu pra já levar e o mecânico trocar...

 

mas vou esperar.. fim do mês o meu vai pra transformação e pretendo acompanhar passo a passo e encher o saco do mecânico pra entender direitinho!!!

 

 

mercury.png

 

Sensacional a explicação, Erique. Agora entendi a questão toda.

 

Mas convenhamos, não podemos esperar grandes velocidades do Super 15. Ele é um motor que preza a autonomia e a praticidade de transporte. Particularmente eu não vou mais mexer na mecânica dele.

 

Utilizo o meu conjunto para pesca e lazer. Antes da transformação (espero que desta vez esteja), ele já me atendia muito bem. Assim, se eu tiver ganho de velocidade será bônus.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, vc está certo Ricardo, não basta aumentar o curso de aceleração no esquema do parafusinho do avanço, este procedimento aumenta e melhora sim a aceleração, mas mesmo assim a borboleta não abre 100%, para isso nos Mercury tem que ou trocar aquela pecinha de aluminio por uma do Nissan ou Tohatsu ou aumentar aquela peça com preenchimento com solda de alumínio, ai sim a borboleta abre tudo.

 

Ixi... agora me perdi nesse negócio de parafusinho...pecinha de alumínio... came... braço.... kkkkkkk   doeu::

 

Peguei a foto do Diego e fiz umas marcações...

 

No circulo vermelho está o came de aceleração, no tohatsu é bem maior...

No circulo amarelo está o braço que faz a aceleração de fato.. 

 

O que notei no mercury é que quando chega perto da linha AZUL no came. o braço do circulo amarelo para de se mexer... mesmo acelerando até o 100% o braço não vai.. e se vc empurrar esse braço com a mão, você percebe que ele ainda tem aceleração pra dar... abrindo a borboleta.. 

é isso que quero verificar ao fazer a transformação... esse came já procurei eu tudo que é canto e não acho o do tohatsu pra já levar e o mecânico trocar...

 

mas vou esperar.. fim do mês o meu vai pra transformação e pretendo acompanhar passo a passo e encher o saco do mecânico pra entender direitinho!!!

 

 

mercury.png

 

Pecinha de alumínio e came são a mesma coisa ? Aquela pecinha ali onde foi feito o risco azul e por onde aquela "coisinha" redonda do acelerador escorrega ?

 

Onde você fala de aumentar com solda Leornado pra quem não encontra a peça do Nissan ou Tohatsu ?

 

E claro, a pergunta que não poderia deixar de fazer.... o que estamos falando do 15 (18) serve para o 25(30) ?????

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ixi... agora me perdi nesse negócio de parafusinho...pecinha de alumínio... came... braço.... kkkkkkk   doeu::

 

 

Pecinha de alumínio e came são a mesma coisa ? Aquela pecinha ali onde foi feito o risco azul e por onde aquela "coisinha" redonda do acelerador escorrega ?

 

Onde você fala de aumentar com solda Leornado pra quem não encontra a peça do Nissan ou Tohatsu ?

 

E claro, a pergunta que não poderia deixar de fazer.... o que estamos falando do 15 (18) serve para o 25(30) ?????

vou começar da ultima.. no 25(30) a coisa é diferente.. tem que trocar uma junta no motor, essa junta já vem no saquinho do manual.. se te venderem sem a junta tá errado!!! Lembro a todos que o procedimento de transformação é autorizado pela própria Mercury, sem perca de garantia... 

 

 

came é essa pecinha de alumínio mesmo... foto do came do tohatsu dá pra ver bem a diferença

9ceb08eb-8de5-4d4b-9043-83e9e5f34966_zps

 

 

 

eles só vem estrangulado pra reduzir o preço.. o imposto é em cima da potência.. quanto mais potente, mais imposto.. por isso o 15(18), 25(30) e 40(50) vem estrangulados para pagarmos menos imposto, deixando o preço mais acessível...

 

 

 

Diego. eu também estou muito feliz sem transformar.. só pra pescar mesmo.. normalmente o que mais usa é o elétrico.. quero transformar só pra chegar mais rápido nos pontos bons.. aqui pra mim.. tem muito ponto perto do rancho... mas os melhores ficam a 20 a 30km de distância.. qualquer 2km/h a mais de velocidade já é ganho no caso de grandes distâncias.. pra andar pertinho, acho que nem vale a pena ficar pensando na transformação!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...



×
×
  • Criar Novo...