Ir para conteúdo

Partida Elétrica em Motor de Popa Recarrega Bateria Estacionária?


Posts Recomendados

Boa noite galera.

Estou mudando as instalações elétricas em meu barco, e dentre as mudanças excluindo o uso de 2 baterias automotivos na popa do barco e colocando 1 Estacionária de 115AMP no bico. A intenção é utilizar para um motor elétrico phanton 54l (pesca de rodada), partida elétrica do motor de Popa (40hp), som (toca CD com 2 cxs 69) e luzes de navegação.

Duas dúvidas: Essa bateria suportaria o consumo? Por ser estacionária, o motor de Popa a recarrega como faz com uma bateria automotiva? Obrigado por quem puder me ajudar. Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dá sim pois vai usar o eletrico só pra arrumar o barco, mas depende quanto tempo vai ficar o som ligado ,  eu prefiro 2 , é muito fio ligado no mesmo local, e com balanço do barco ou  um tropicão, a chance de dar algum curto é grande,  se for fazer isso, faça muito bem feito e deixe no meio ou na proa, não na popa do lado do tanque :gorfei: . Eu quase botei fogo no barco uma vez por causa que a bateria ficava numa caixa fechada na plataforma , com o barco balançando nas marolas uma garra do elétrico soltou e encostou do outro lado fechando circuito pegando fogo no fio inteiro, como ficava fechada só vi quando saiu a fumaceira doeu:: .  

  Motores de popa dessa potencia não tem alternador, e sim retificador de corrente, ele carrega bateria  muito pouco, em torno de 5 a 7amp por Hora em aceleração máxima

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sempre deixei uma bateria maior só para o elétrico e uma bateria de 70 A para partida elétrica, som, luz de navegação, bomba de porão.

Mas dependendo do motor, normalmente acima de 50 hp que nao tem partida manual, tem que cuidar com o som, para não deixar muito tempo ligado e ficar sem partida.

 

Já usei também uma chave geral que pode carregar só a bateria 1, ou só a bateria 2, ou ainda as duas ao mesmo tempo. Mas se não me engano, para usar para carregar as duas ao mesmo tempo, as baterias tem que ser de mesma amperagem.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sempre deixei uma bateria maior só para o elétrico e uma bateria de 70 A para partida elétrica, som, luz de navegação, bomba de porão.

Mas dependendo do motor, normalmente acima de 50 hp que nao tem partida manual, tem que cuidar com o som, para não deixar muito tempo ligado e ficar sem partida.

 

Já usei também uma chave geral que pode carregar só a bateria 1, ou só a bateria 2, ou ainda as duas ao mesmo tempo. Mas se não me engano, para usar para carregar as duas ao mesmo tempo, as baterias tem que ser de mesma amperagem.

pode usar baterias de amperagem diferentes, desde que use um isolador de baterias. 

custa em torno de R$300 no mercado livre, e o proprio nome já diz a sua função.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pessoal aproveitando o topico falando se de bateria heehe meu motor tem aquele retificador para carregar a  bateria , minha duvida é aquilo ajuda mesmo a manter a bateria ? quero saber se sem ele estar ligado na bateria ele afeta em desempenho no motor pq ja ouvi fala q se colocar a bateria pra ele manter o motor perde rendimento queria saber se isso e verdade !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ricardo como disse o retificador em um 15hp manda 5amp por Hora em RPM  máximo, é bem pouco, sim ajuda mas não pode depender apenas  dele, o correto é usar uma boa bateria de no mínimo 90amp pra não correr o risco de ficar sem caso use o motor eletrico o dia todo. Quanto a desempenho não acredito que mude, meu Seapro depois que colocou a partida eletrica coloca-se o retificador junto, não notei diferença alguma

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pessoal aproveitando o topico falando se de bateria heehe meu motor tem aquele retificador para carregar a  bateria , minha duvida é aquilo ajuda mesmo a manter a bateria ? quero saber se sem ele estar ligado na bateria ele afeta em desempenho no motor pq ja ouvi fala q se colocar a bateria pra ele manter o motor perde rendimento queria saber se isso e verdade !

   Nada haver.. o meu é um mercury 15 super e coloquei o retificador... a única coisa que o mecânico disse q é pra dar a partida pra depois conectar o plug(não sei por que)

 

Eu uso quando ando pra longe e a bateria não está 100%.. ele carrega muito pouco.. mas salva pescaria

 

Nunca vi diferença de desempenho com retificador ligado ou desligado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ta aí um mistério a ser desvendado...

Se o retificador funciona semelhante a um dinamo,não faria a menor diferença conectar somente após ligado,pois ele não fornece energia de descarga rápida q possa comprometer o cdi no momento da partida.

Investigue com o mecânico o por que desse procedimento e conte para nós,a título de experiência e aprendizado....

Enviado de meu GT-I9063T usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...