Ir para conteúdo

O som das "trombetas".


Posts Recomendados

A SINFONIA DAS TROMBETAS

No mês de agosto deste ano fui comtemplado com um belo presente , uma pescaria no rio dos sonhos de muitos pescadores , "O RIO TROMBETAS ", premio este ganho da empresa "GUEPARDO" , o que foi uma parceria entre  a guepardo e a empresa "OPERAÇÃO 3H "  de propriedade dos irmãos Hoffman .

Depois de muita expectativa parti de foz do iguaçu com destino ao estado do Pará  ,onde encontrei com o restante da equipe formada por mais nove integrantes .

No aeroporto fomos recepicionados por Jacques Hoffmann da 3H fishing , o mesmo nos questionou  sobre preferencia e expectativas , e ao mesmo tempo tirando dúvidas e dando dicas sobre cada modalidade de pesca praticada no local.

Neste local conheci meu parceiro de pesca e hoje amigo  o Rodrigo que ficou conhecido como   " Paulista "e os outros oito integrantes da pescaria que eram de um grupo de pesca chamado    "  MINHOCA SUJA ", passamos a noite em uma pousada próxima ao aeroporto e no dia seguinte todos do grupo partimos de barco num percurso de duas horas e meia  aproxidamente para a comunidade "Quilombola Cachoeira Porteira " , onde fomos recepcionados pelos moradores locais , que foram nossos guias de pesca durante esta aventura .

Uma comunidade composta por decendentes de escravos que até hoje vivem no mesmo local e sobrevivem do extrativismo ,colhendo castanhas e  são ótimos guias de pesca pois conhecem a região como ninguém.

À partir da comunidade quilombola logo após o almoço partimos todos para uma  viagem de caminhão que demorou uma hora  e meia até ás margens dos igarapés , destes viajamos mais uma hora e meia de barco até a pousada , as bagagens foram distribuídas entre os barcos para melhor navegação , pois nos pequenos riachos "igarapés " os barcos enroscavam nos troncos de árvores caídas , ou ficavam muito razos , além das pedras e outros obstáculos naturais , para nós aqui da região inimagináveis porém pra eles faz parte do dia a dia.

Depois de toda esta aventura enfim chegamos a pousada , onde ficamos encontramos um ambiente tranquilo ,simples , aconchegante e muito pitoresco devido a sua localização e arquitetura rústica .

Após um pequeno lanche já ajeitamos os equipamentos e fomos para o famoso Trombetas , o rio dos sonhos de muitos pescadores , o combinado seria pescar dois dias com iscas artificiais e dois dias pegaríamos peixes de couro , logo de saída fomos atraz dos embaixadores da pesca esportiva brasileira o nosso grande tucunaré , foi ai que escutamos o verdadeiro som das trombetas os estouros nas iscas de superfície e as tomadas de linha eram coisas de cinema , uma verdadeira orquestra que durou dois dias e meio praticamente sem interrupção , pois durante o dia pescávamos e a noite ficávamos lembrando dos sons dos estouros não só dos que conseguíamos capturar mas tambem dos que apenas assustavam a gente com seus rebojos e estouros memoráveis . 

Na primeira etapa do combinado concluímeos com louvor , foram muitos tucunares , trairões , bicudas , cachorras e corvinas todos pegos com iscas artificiais , a grande maioria na superfície apenas as corvinas foram na  pegas com iscas de fundo tipo siking .

Partimos então para a segunda etapa da pescaria  , o meu amigo paulista já angustiado pois queria pegar o peixes dos seus sonhos , afinal a fama do trombetas é de ter grande bagres em especial a piraíba , um peixe que mora nos sonhos de muitos pescadores pois a fama de grande brigador alem de ser o maior bagre de água doce do Brasil podendo ultrapassar os 250kg e tres metros de comprimento  .

A principio fomos pegar as iscas , que eram trairas de dois a tres kilos e corvinas no mesmo porte , estes eram cortados em postas e colocados em anzóis 10 /0 e 12/0 , com chumbadas de 45 a 60 gramas , linha 0,80 e 0,90 , arremessávamos nos poços indicados pelos nossos guias , e era só esperar um pouco e logo a linha começava a ser levada lentamente o que já era o sinal para a certeira fisgada nos peixes de couro , ai é que a briga começava eram tomadas frenéticas  e só fazendo muita força para tirar os brutos da água , isto quando não entocavam o que neste momento valia o conhecimento e habilidade do guia , para a retirada do peixe .

Pescamos dois dias e fisgamos várias espécies entre elas jundias , jaús , cacharas ,pirararas e filhotes "lembrando que filhote é o nome dado a piraíba com menos de 60 kilos", mas o trofél tão sonhado ainda estava por vir , ou seja a sinfonia das trombetas ainda nos reservava um ultimo e grande acorde .

Logo após o almoço do último dia de pesca fomos novamente para um poço especial  indicado pelo nosso guia , nesta feita levamos apenas pedaços de corvinas sendo duas cabeças e diversas postas , mais um vez a experiencia do guia fez a diferença , pedindo para fisgarmos as cabeças das corvinas e arremessarmos num ponto em especial , já na primeira puxada eu peguei uma linda pirarara , que foi fotografada e solta , em seguida o paulista sentiu uma grande puxada em sua isca e uma tomada de linha como nunca havia visto antes , era algo descomunal chegava a assustar a força que o bicho fazia , não mostrava a cara , apesar do equipamento pesado o paulista não era páreo para tamanha força o som das tomadas de linha contrastava com o canto dos pássaros e o barulho das corredeiras , fazia um acorde perfeito  .

O peixe mostrava quem mandava ali , o cabo de guerra foi vencido pelo peixe , o paulista tava dando a briga como perdida quando o guia interferiu mostrando toda a sua habilidade , levou o barco até o ponto onde o mesmo havia entocado , e foi com muita maestria tirando a bruta e bela piraíba , derrepente uma rabada deu o acorde final a sinfonia , era a piraíba em seu dominio sendo domada pelo paulista com a ajuda do nosso guia , mesmo assim ela não se entregou nesta primeira aparição , deu mais umas quatro investida  para a direção de sua toca ,porem foi vencida e mostrou toda a sua beleza , realizando assim o sonho do paulista que  emocionado gritando  muito e tremulo fotografou e soltou aquele peixe que com certeza vai habitar o sonho de todos os pescadores que virem as fotos .

Assim se concluiu a sinfonia das trobetas de forma perfeita e majestosa , sempre mostrando a força da natureza intocada como acorde final.

AGRADECIMENTO A EQUIPE MINHOCA SUJA , 3H FISHING , A GUEPARDO , A COMUNIDADE QUILOMBOLA CACHOEIRA PORTEIRA  E EM ESPECIAL A JACQUES HOFFMAN QUE  RECEBE OS PESCADORES DE BRAÇOS ABERTOS EM QUALQUER OCASIÃO .

INTEGRANTES DA EQUIPE "MINHOCA SUJA ":

NENE , EVANDRO , BRUNO , ANDERSON , JONAS ,VOLNEI , EMERSON E VOLMIR

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O GALERAA  , OBRIGADO PELAS FOTOS , NÃO TINHA CONSEGUIDO PÓSTAR AINDA ,........ VALEW MESMO ...., MAIS UMA COISA  EU NÃO FUI A ESTA PESCARIA O QUE FIZ FOI RELATAR DA MINHA MANEIRA OS FATOS NARRADOS PELO AMIGO JOVANI QUE FICOU IMPRESSIONADO COM A QUANTIDADE DE PEIXES DO LUGAR ......... , MAS EM NOVEMBRO POSTO A MINHA  QUE VAI SER TÃO BOA QUANTO ESTA TENHO CERTEZA ........................ABÇ A TODOS

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fabão fui pra lá dia 11 de setembro e voltei dia 01 de outubro .

Vou te passar algumas dicas que podem te ajudar .

- Leve alguns jig para pegar corvinas . A cabeça de corvina é a melhor isca para peixe de couro e sua carme a melhor que tem por lá para comer .

- Para tucunaré, não deixe de levar iscas de meia agua verde limão bem clara .

- O nível do rio está muito baixo, agua clara como agua mineral e muuuuuuito quente . Assim terá de fazer arremessos longos e para isto o ideal é iscas artificiais de pelo menos 20gr. O rio abaixa seu nível 7cm/dia o que significa 2 metros/mes . De setembro para outubro muda tudo e fica muito difícil navegar e acesso aos pontos mais distantes ou menos pescados. O calor lá é tipo 37 gr. ás 7:00 da manhã e não tem mosquito devido a agua ser ácida . Veja foto dos peixes que peguei por lá no facebook "TROMBETAS RIVER", em especial um vídeo onde vc poderá ver o que é a agua do rio trombetas nesta época ( agua mineral ) .

. Para peixe de couro, não cometa o mesmo erro que eu, de usar material de 90 lbs . Lá, na boca da noite, com isca de pacu ou piau vivo tem de ser material de no mínimo 150lbs. Leve uma trena para medir os peixes pois lá não se fala em kilos. É traira de 1, 1,3, 1,2 metros ..

Boa sorte e tudo de bom . Duvidas pode procurar no face tambem - carlos sá .

Inté  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...