Ir para conteúdo

Posição da vara na hora do pulo


Posts Recomendados

Sua preocupação é perder o peixe? Ou precaver-se contra um acidente?

No primeiro caso; o melhor é sentir uma afrouxadinha da linha, quando o peixe está subindo (ainda dentro d'água) para pular; e puxar (por reflexo; senão, não dá tempo) duramente. Isto atrapalha o peixe a pular, e mantém a linha esticada durante o pulo; inclusive servindo para desestimular novos saltos...

Se não for possível fazer isso; acho que o melhor é abaixar a ponta da vara e parar de recolher, para evitar que a linha se estique intermitentemente (tudo que não pode acontecer durante o pulo!).

Também ajuda se você tentar obter uma ferroada segura..., mas esse assunto é longo demais (estou escrevendo sobre isto, quando eu acabar; divulgarei).

Se for o segundo caso; use óculos, vire de costas se a isca se soltar, e (se você for religioso) reze!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha adhemar esse negocio de abaixar a vara é coisa de broxa.

:shock: :shock: Vara sempre em pé 8)

Mas no caso acima eu coloca a vara para o lado para tentar evitar q o peixe pule, caso ele pular e for embora paciencia. No final ele seria solto mesmo. :mrgreen: :mrgreen:

Acho q basta colocar a vara para o lado e não tencionar muito a linha, ou seja parar de recolher.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sua preocupação é perder o peixe? Ou precaver-se contra um acidente?

No primeiro caso; o melhor é sentir uma afrouxadinha da linha, quando o peixe está subindo (ainda dentro d'água) para pular; e puxar (por reflexo; senão, não dá tempo) duramente. Isto atrapalha o peixe a pular, e mantém a linha esticada durante o pulo; inclusive servindo para desestimular novos saltos...

Se não for possível fazer isso; acho que o melhor é abaixar a ponta da vara e parar de recolher, para evitar que a linha se estique intermitentemente (tudo que não pode acontecer durante o pulo!).

Também ajuda se você tentar obter uma ferroada segura..., mas esse assunto é longo demais (estou escrevendo sobre isto, quando eu acabar; divulgarei).

Se for o segundo caso; use óculos, vire de costas se a isca se soltar, e (se você for religioso) reze!

No segundo caso e so reflexo e levar a isca na mão, não da pra abaixar tem que tentar pegar se vier na cara. kkkkkkkkkkk
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha adhemar esse negocio de abaixar a vara é coisa de broxa.

:shock: :shock: Vara sempre em pé 8)

Mas no caso acima eu coloca a vara para o lado para tentar evitar q o peixe pule, caso ele pular e for embora paciencia. No final ele seria solto mesmo. :mrgreen: :mrgreen:

Acho q basta colocar a vara para o lado e não tencionar muito a linha, ou seja parar de recolher.

Ser broxa não é abaixar a vara, é não levantá-la na devida hora! Agora, tencionar pouco a linha é a última coisa que deve acontecer durante um pulo!

Eu viro de vara para tudo que é lado! Baixa, alta, pros lados, pois cada situação exige vara para um lado diferente! Quer ver só (sem considerar outras situações críticas que não um pulo)?

Se a linha estiver frouxa: o peixe balançará a isca, tendo apenas o peso da isca para "ajudá-lo" a fazer esta isca balançar. (Esta isca balançando é que pode se soltar!!!!! Por exemplo; a razão pela qual a ferroada de 2 garatéias é tão segura é que uma estabiliza a outra e isto evita que a isca balance!)

Se a linha estiver bem esticada: o peixe irá virar para o lado do pescador, sem conseguir que a isca balance.

Se puxarmos antes que o peixe tenha pulado (conforme eu descrevi acima): o peixe nem consegue pular; e ainda temos outras vantagens como fazê-lo correr na nossa direção (recolhendo linha), abortar o pulo (não temos de passar pela agonia do bicho escapar deste jeito), a linha pode até afrouxar mas com o peixe nadando rápido em nossa direção,...

Se a linha estiver "meio-frouxa, meio-apertada": Quando o peixe sacode a cabeça, terá momento que a linha estará esticada; esticando a isca, as garatéias, e até o local onde está garatéias esta presa estará esticado! Com a cabeçada para o outro lado, tudo isto afrouxa e a isca sofrerá uma "estilingada" para o outro lado! Esta estilingada para o outro lado é o que faz a isca se soltar do peixe...; e que faz o pulo ser um momento tão crítico da briga.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é Galera, esta questão é meio dificil de Generalizar. Acho que cabe a cada um ter o 'feeling' de quando deve laventar, abaixar, puxar, afrouxar e etc.

O bom pescador é aquele que mesmo com o peixe pulando. Consegue vencer a briga!

Bigão, também acho que vai da briga, só vejo uma regra básica: NÃO APAVORAR E DAR UM TRANCO NA LINHA; costumo trabalhar a vara sempre de lado na briga, pra não receber nenhum "peresente" do peixe, mas vai de cada briga, da distância da briga, do jeito do pulo, terminamos por ter uma reação, só acho que não deva ser uma reação brusca, sem trancos, pra não arrancar a isca do peixe.

Quanto a não pular, quando alguém me falar que fez uma bicuda ou cachorra não pular com a posição da vara eu posso dar uma risadinha?? rsrsrsrrssssssssssssssssss

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O bom pescador é aquele que mesmo com o peixe pulando. Consegue vencer a briga!

Tô contigo! É uma briga! E é melhor ser faixa preta para encará-la! :twisted:

Quanto a não pular, quando alguém me falar que fez uma bicuda ou cachorra não pular com a posição da vara eu posso dar uma risadinha?? rsrsrsrrssssssssssssssssss

Pode rir... Mas que o peixe parece pular menos, isso parece! Quem vai querer continuar pulando se for apenas para tomar um "tapa"?...
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Diante de tantas "alternativas e possibilidades" descritas, fiquei até em dúvida... :oops:

Meu sistema é muito simples ! Depois de ferrado, é trabalhar com a linha tensionada, ponta de vara para o lado oposto de para onde estiver puxando o peixe, e não ter qualquer vergonha de colocar a ponta da vara dentro d'água para evitar o pulo, se isso se configurar ! Em se tratando de predadores, a ferocidade da batida permite "contra atacar" com pequenas puxadas para diminuir a "pressão"... Em se tratando de peixe de fundo, é não dar "sopa" para o azar, recolhendo a linha que for puxada de forma contínua, até com vistas a evitar ( ou tentar evitar ) um eventual enrosco... Peixe de couro ferrado no empate, precisa apenas de uma confirmação ( bem dada ) após a ferroada, e braço para suspender o bitelo... :twisted:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Complementando a explicação ( à pedido do Moacyr, a quem respondi uma MP ), e de forma simplificada...

Normalmente o tucuna ( principalmente os pacas e borboletas ) gostam muito de dar cabeçadas após espetarem a boca... Dar pequenas puxadas no conjunto ( tipo batidas secas ) ajudam a "serenar" a tentativa de soltar as garatéias, pelo menos em tempo suficiente de serem embarcados, ou mesmo virem a pranchar ! Tucunas mais criados, tendem a colocar a isca "nas costas" e puxar linha... Linha 100% tesa nessa operação, e a qualquer sinal de que vá pular, abaixar a ponta de vara ( na direção oposta de para onde o peixe esteja levando a linha ), e se for o caso, afundar a ponta dentro d'água, evitando ( ou tentando evitar ) que o danado pule para sacolejar a bocarra...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Assunto delicado...hehee...

Depois q o peixe saltou...é rezar e pronto...kkkkk....Todas as dicas são muito bem vindas...e serão informações a serem analisadas...ótimo, mas estão se esquecendo de q a forma como o anzol está engatado na boca ou corpo do peixe....Como o Xandego frisou, alguns peixes são saltadores natos, como os dourados, bicudas, cachorras, etc....o peixe assim q é fisgado sobe imediatamente...mas são peixes geralmente "supervelozes", exceto a cachorra, e q geralmente mantêm a linha tesa, mesmo após o salto.

Os tucunarés depois de fisgados ficam próximo a superfície....e só depois de estarem quase parados, é q saltam, o q dificulta saber o q fazer...Eles tb saltam no momento da entrega...onde a linha está a poucos centímetros da ponta da vara..dificultando mais ainda...hehee....

Eu acho q o robalo e o bass tb fazem a mesma coisa....mas nunca fisguei um para saber....

A dica q dou é a seguinte....Tente evitar do peixe saltar....Se saltou...reze...:wink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Galera

Também prefiro manter a vara de lado e a linha esticada, dificilmente enfio a vara na água, só uso esse recurso quando o peixe fisgado é aquele que entra no último arremesso, as 17:48 da tarde rsrsrs e ainda por cima é o primeiro do dia, esse eu trabalho na ponta dos dedos e uso qualquer recurso para que ele não escape, afinal de contas, voltar com o dedo atolado ninguem merece hehehe.

Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Ivan; tô te estranhando... :shock:

:? Que negócio é essa de dedo atolado? :roll: Onde foi que você foi atolar esse dedo?... :oops:

:idea: Dá para se explicar melhor? :wink:

:lol: Esse negócio de atolar o dedo tá parecendo coisa de gaúcho! :twisted:

hehehe

Esse negócio de Dedo atolado eu aprendi com essa galera aqui hahha, no meu tempo ainda se chamava o cara que não pegava nada de sapateiro, esse negócio de atolado é invenção dessa molecada hahaha.

Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...