Ir para conteúdo

Impressão minha ? Desempenho Barcos Levefort e Alumar !


Posts Recomendados

Pessoal, já assisti tudo quanto é vídeo de embarcação que se pode encontrar no You Tube e nos sites da fábricas de barcos (que aliás poderia ter mais, a grande maioria ainda não disponibiliza, eles não tem ideia de como isso facilita as coisas) e sempre me impressiono com desempenho das marca mais conhecidas, principalmente os da Levefort e sua co-irmã de barcos mais caros, a Alumar.

 

É impressão minha ou esses barcos possuem algo mais em termos de hidrodinâmica, sei lá como fala isso, que criam condições de se obter um desempenho melhor !!!!!

 

Claro, existem fábricas hoje em dia como a Calaça que comprovadamente constrói barcos de extrema qualidade e que navegam muito bem.

 

Essas características são de um barco da Alumar chamado DELPHINUS 500  cujo peso e medidas requerem, na teoria, um motor mais parrudo.

 

Comprimento: 5,00 metros

Boca: 1,63 metros

Pontal: 0,60 metros

Calado: 0,11 metros

Capacidade de Carga: 400 Kg

Lotação: 4 pessoas

Peso aproximado: 150 Kg

Potência mínima: 25 HP

Potência Máxima: 40 HP

Espessura casco (fundo): 2mm

Espessura casco (lateral): 1,5 mm

Abaixo, o vídeo dele navegando com um Sea Pro e duas pessoas que, pelo menos a impressão que tenho, está navegando demais com esse motor. Não sei se é jogo de imagens, sei lá, mas se você olhar o deslocamento da água e da margem em relação a ele e também a forma como ele fica com cerca de 80% do barco fora da água me fazem crer que existe algo mais nos barcos dessas marcas.

 

 

No final do vídeo, ainda mostra ele navegando com o Delphinus 600 e mais 3 pessoas, esse barco tem, segundo as caracteristicas, 180 Kg e ainda assim o desempenho me parece ótimo, também com um ótimo planeio e velocidade muuuuito boa.

 

O próprio amigo Fabin aqui do fórum citou isso no video dele ao falar do desempenho desses barcos em relação às demais marcas quando ele anda com seu Apollus 550 com 120 kgs de peso a mais de 50 km/h com seu Sea Pro.

 

Então amigos, é isso, é impressão minha ou tem algo mais nesses barcos.

 

Assistam o vídeo e tirem suas conclusões.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A hidrodinamica dos Levefort sem duvida é top, mas Thiago não tire por base essas propagandas, barco sem peso é uma coisa.  Esse Deplhinus é cópia do Marfim, pergunte pro pessoal que tem um desses se colocar um 25hp mais tralha pra ver o que acontece. Tem video de Marfim 5.5 com 40hp em média atinge 48 52 km-h, pode jogar pra 40km usando um 25hp.  O meu Squalus 500 é um capeta em 2 pessoas, com um 25hp então é um tesão pra pilotar,  mas se colocar 3 gordinhos já era , o bicho enterra na água

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É sim Guto... uma cópia do Marfin, mas olhando o video da a impressão de que anda demais com o Sea Pro. Isso que causa dúvida assistindo o video.

 

Por isso levantei a dúvida, jogo de imagens ? Sei lá... o planeio dele é muito bom.

 

Entendo a questão de que o Squalus enterra na água, tem toda razão, mas esse tem boca de 1,63 metros, talvez isso não aconteça com esse. Pode estar ai a diferença e o que explica o bom desempenho (pelo menos no vídeo) ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Thiago, nesse vídeo aí estão somente com 2 pessoas (magros) e sem nenhuma tralha de pesca, bateria do elétrico, galão de gasolina reserva, cooler com bebidas, etc...isso não reflete as condições reais de pesca, aí o barco rende mesmo, pois está bem leve...tenho um barco com um casco semelhante a este, um Marfim 5.5 TR com Mercury 40hp...pescamos sempre em 3 pescadores (e todos bem pançudos rsrs) ...com o 40 HP fica uma beleza, mas se colocar um 25hp nesse meu conjunto carregado, vai ficar lento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Thiago, repare no descolamento do barco olhando para a margem.

 

Repare também que o barco que está filmando desacelera, deixando o Delphinus "arrancar".

 

Puro jogo de imagem. A conta não fecha. Um barco de 1,63 de boca, pesando 150kg vai exigir muito do 25hp. Coloca mais as tralhas então...

 

Obs: não duvido da qualidade da embarcação, mas ser um foguete com um 25hp em condições normais de pesca, isso eu não acredito!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é Diego... penso nessa possibilidade de jogo de imagem também... por isso levantei a questão.

 

Mais do que na margem, prestei muita atenção na velocidade com que a água se desloca nas imagens... fixava o olho em um ponto da água no lado do barco e analisava. Me pareceu um bom desempenho... mas como todos disseram, quando colocar peso, talvez não fique legal.

 

Se bem que podemos pensar: cada tipo de pescaria demanda um peso. Vejamos: para pesca de Tucunaré, quanto mais de peso seria adicionado ali ? Uma bateria, motor elétrico e caixa de iscas. estamos falando de mais uns 50 Kgs ? E mais 50 Kgs de 2 ocupantes mais gordinhos, não é tanto peso assim.

 

Partindo daquela conta do arrasto ideal e ficando na média entre 22 e 28 HP. Temos 25 Kg X 25 HP: 625 Kgs de arrasto.

 

Esse barco com 150 Kg + 25 Kg Gasolina + 50 Kg Bateria e Elétrico + 200 Kg de 2 gordinhos + 20 Kg de Traia de pesca = 445 Kgs, tem uma folga ainda para os 625 Kgs de arrasto.

 

Não sei quanto a boca influencia nessa questão do arrasto... e se influencia. Tudo coisa pra gente conversar aqui e analisar.  ::bassboat::

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 A título de exemplo, tive um BigFish 50 14 sem console, (1,60 de boca, 1,17 de fundo). Com duas pessoas mais tralha de tucunaré, no sea pro dava entre 43 a 44 km/h, com a placa antiventilação rente ao fundo do barco. com três pessoas caia muuuito o rendimento. Já com um 40 hp Yamaha em duas pessoas dava 54 km/h. Ou seja, com duas pessoas tinha um ótimo desempenho.

 

Até não duvido do marfim sem tralha de pesca e com pouco peso ir bem com o sea pro.... Agora..se por peso...aposto que vai cair muito o desempenho...

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...