Ir para conteúdo

Pressão de pesca em Corumba IV


Bruca

Posts Recomendados

Poxa, é lamentavel vê corumbá IV,

uma represa tão nova, nessa situação.

O problema das pessoas é que elas só

conseguem enchergar o presente, elas

não conseguem vê os danos ambientais

que essas ações causará no futuro.

As autoridades também deveriam investir mais nesse ponto, deveria ter mais fiscalizações sobre todo o espelho d'agua de corumbá IV.

Quem dispresa o lago paranoá pelo baixo índice de piscosidade, deve saber que o local, como qualquer outro, já foi bom de peixe, mas com a pesca predatoria, e com o grande número de peixe tirado da água o lago se encontra no que é hoje.

Então deve-se ter uma consciência, para não acontecer o mesmo com a Barragem de corumbá IV

Consciência pessoal, esse é o segredo de mantermos nosso esporte vivo!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Corumba IV e a repressa la do Paranã, a verdade que os dias estão contados.

Concordo com vc flavio, posso falar principalmente do paranão que tem sua estrutura muito fragil... o lago não é grande...

Temos que fazer nossa parte... e não ficar chorando o leite derrado.

Devemos é tentar conscientizar cada vez mais pescadores, pensar no hj que será o reflexo do amanhã.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Devemos é tentar conscientizar cada vez mais pescadores, pensar no hj que será o reflexo do amanhã.

Joelsin,

é bom tentarmos conscientizar, ou melhor catequizar, pois quem mata, quem usa rede geralmente possui uma cultura abaixo dos padróes. E a grande maioria destes não possuem um acesso a internet como agente, ou seja, nào tem informações e na maioria das vezes nem leram um livro.

E se chegramos de boca a boca para falar sobre o que é preservar é arriscado tomar um tiro.

O que deve ser feito, é partir dos empresáriados que vivem do lago e eles deve cobrar das autoridades e não sermos loucos de ir atras de pescadores para evitar matanças, estilo a la Greenpece.

Ta na mão de Deus e sob os olhos do Ibama e com os interesses dos donos de pousadas, hoteis e pesqueiros que ficam nas margens.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Joelsin,

é bom tentarmos conscientizar, ou melhor catequizar, pois quem mata, quem usa rede geralmente possui uma cultura abaixo dos padróes. E a grande maioria destes não possuem um acesso a internet como agente, ou seja, nào tem informações e na maioria das vezes nem leram um livro.

Concordo em parte com essa afirmativa. Já pesquei com várias pessoas de todos os níveis socio-culturais e em todos eles observei a pesca predatória e esportiva. Fiz um curso de caça sub-aquática e confesso que não gostei, assim que terminei o curso vendi todos os apetrechos que tinha comprado para realização do mesmo. Sempre entrava em discussão do porque matar uma "grande" quantidade de peixes, e a resposta era sempre a mesma.."a gente só mata os grandes", os pequenos a gente deixa crescer. Mas e a quantidade? Geralmente pegavam entre 25 a 40 tucunarés cada mergulhador por pescaria, isso eu estou falando por baixo. Isso quer dizer que cada vez que pescavam um cardume era totalmente disimado. Não quero causar qualquer tipo de polêmica entre "pescadores de vara" e a caça-subaquática, mas será que depois de arpoados eles podem soltar os peixes deles, os nossos a gente pode....consciência moçada....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Acho que muito se fala sobre conscientizar e pouco se faz, á pouco tempo em uma iniciativa dos tucunas do serrado e turma do biguá, discutíamos sobre como levar um pouco mais de conscientização aos pescadores da região do Corumbá IV, e aos empresários da região, mais ficou só no inicio do bate papo e nada foi concretizado.

Vamos fazer uma campanha nos somos muitos e podemos fazer a nossa parte.

Temos o Michel do IBAMA que já se propôs a fazer um curso para os piloteiros da região.

Temos conhecimento com quase todos os empresários ali locados.

Temos barcos e motores para panfletar por ali durante um final de semana.

Podemos correr atrás de patrocínio das lojas de pesca e fabricantes.

Temos muita força na região

Depende de nos que gostamos de ter nossos pontos de pesca preservados.

TEMOS A ASSOCIAÇÃO DE PESCADORES DE GOIAS E DE BRASILIA

VAMOS AGITAR UMA REUNIÃO PARA TRAÇARMOS UMA ESTRATEGIA

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É triste amigos... de noite e de dia, durante a semana e fim de semana.... mau::

Será que conseguirão fazer daquele local um deserto sem peixes? mau::

Bruca,

este aqui ainda tá levando só 3, menos que muito pescador de vara, e não to falando dos matadores confessos não, to falando de neguinho que usa tralha cara, isquinha artificial cara e num volta com pouco peixe pra casa não.

Infelizmente nós sabemos que tem muito disso amigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É triste amigos... de noite e de dia, durante a semana e fim de semana.... mau::

Será que conseguirão fazer daquele local um deserto sem peixes? mau::

Bruca,

este aqui ainda tá levando só 3, menos que muito pescador de vara, e não to falando dos matadores confessos não, to falando de neguinho que usa tralha cara, isquinha artificial cara e num volta com pouco peixe pra casa não.

Infelizmente nós sabemos que tem muito disso amigo.

Xande,

Você colocou o que eu ia dizer.... tem muito nessa situação, que inclusive se faz de bom moço no forum, dizendo ser o protetor dos peixes, e na hora que ver um peixe...já pensa em comer.... é triste.... morto:: morto:: morto::

Por isso, eu uma certa vez conversando com o dhema, iriamos começar uma campanha, primeiro aqui no forum, de COTA ZERO pro Corumbá IV, e não só pra trazer, e sim, ao invés de querer comer peixe na beira, leva uma picanha e come lá...deixa os peixes crescerem....

A represa é nova, e tem grandes peixes já... é complicado colocar na cabeça da turma "caipira", isso de soltar os peixes... vc vê muita gente na beira que vão na idéia de pegar peixe pra levar... isso é utopia tentar fazer algo, só fiscalização mesmo... agora aqui no forum e na vizinhança, roda de amigos...podemos "catequizar", conforme dito pelo Adão, para matança zero.

Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Veja oque ja temos e de graça feito pelos nossos amigos do IBAMA

O guia de pesca/piloteiro que exerce sua função com profissionalismo é um atrativo a mais para novos e antigos pescadores esportivos.

Objetivo

melhorar a qualidade dos serviços prestados pelos guias/piloteiros;

incentivá-los a conservar os recursos ambientais;

divulgar o uso de anzol sem farpa, iscas artificiais e a prática do pesque e solte;

incentivar órgãos públicos e empresários a trabalharem em prol do turismo de pesca; envolver a população local na atividade;

apresentar uma alternativa de emprego e renda para as comunidades locais.

Público-alvo

Piloteiros, guias de pesca e pescadores que já trabalham ou que queiram trabalhar como guias de pesca.

Temas abordados

ecologia e meio ambiente - considerando que a pesca amadora é praticada em ambientes naturais, cuidados com o meio ambiente são requisitos básicos para a manutenção da atividade. Dessa forma, são apresentadas noções sobre os impactos da atividade, cuidados com o lixo, fogo, acampamento, mata ciliar, espécies nativas, etc.

marinharia - em uma atividade que envolve pessoas, os aspectos de segurança são de extrema importância para evitar acidentes de qualquer natureza. Além de conhecer a legislação, é necessário que o guia perceba e pratique todas as normas de segurança.

geografia - conhecimentos gerais sobre o mundo, o Brasil e, principalmente, a região onde vive, são questões importantes que visam o crescimento cultural do guia de pesca.

biologia - noções sobre a biologia dos peixes, seus hábitos reprodutivos, alimentação, comportamento e outras características. Quanto maior o conhecimento do guia sobre os recursos naturais que envolvem sua atividade, mais facilmente ele entenderá a necessidade de conservar esses recursos.

pesque e solte - um dos fundamentos básicos para o desenvolvimento sustentável da pesca esportiva e, em alguns casos, de garantia da manutenção dos estoques pesqueiros. Entender a dimensão desse conceito e saber manusear o peixe para soltá-lo ainda com capacidade de sobrevivência, é o objetivo principal desse tema.

iscas artificiais - com o desenvolvimento setorial e globalização de novas técnicas de pesca, os turistas solicitarão cada vez mais essas informações. Além disso, o estímulo ao uso de iscas artificiais é uma forma de reduzir a utilização de iscas naturais e contribuir para a manutenção dos estoques pesqueiros.

manutenção e preparação de equipamentos - saber escolher e montar corretamente um equipamento de pesca, dá maior segurança ao turista e garante um melhor resultado na pescaria (nós, anzóis sem farpa e amolados, empates, líderes, etc.).

inglês - o Brasil tem atraído cada vez mais turistas estrangeiros que se encantam com os peixes e as belezas naturais do país. Não se tem a pretensão de que o guia fale inglês, mas sim que conheça algumas palavras básicas (bom dia, obrigado, por favor, deseja isso ou aquilo, sim, não, vara, linha, anzol, etc.), para, no mínimo, poder dar segurança ao turista e conseguir exercer sua função com eficiência. São palavras fáceis que permitem o entrosamento entre as partes.

relacionamento com turista - não basta ter informação e pescar bem, porque a atividade não é solitária. O turista também valoriza o bem-estar, simpatia, aparência, boa vontade, prazer pelo trabalho, higiene pessoal, etc. Esses aspectos também fortalecem o mercado.

primeiros socorros - como proceder corretamente nos acidentes comuns à atividade: ferroada e mordida de peixe, picadas de insetos, anzol no corpo do pescador, entre outros, bem como noções gerais em situações de maior gravidade.

mecânica - noções básicas de mecânica é um aspecto de segurança que pode evitar situações desagradáveis para o guia e o pescador.

legislação - o guia de pesca/piloteiro deve ter conhecimento das regras que regem a pesca esportiva em nível federal e estadual para evitar problemas com a fiscalização e contribuir para a conservação dos recursos pesqueiros. São apresentados os principais pontos dos instrumentos legais que tratam da pesca amadora.

aula prática - (opcional) Abrange os temas de pesca ministrados na oficina.

As aulas são ministradas por um biólogo e um pescador esportivo.

Cada oficina tem dois dias de duração (20h).

É possível atender 30 participantes por oficina.

Cada participante recebe um kit composto por uma bolsa, apostila, boné,

caneta, camiseta e certificado.

Para maiores informações, consulte-nos.

Contatos: (61) 3316-1724 ou 3316-1234

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Adhemar, para realizar a oficina lá, precisa apenas de alguém para mobilizar e agendar uma data com os guias locais que vão participar. Já tentei algumas vezes, mas não consegui.

Outra sugestão que eu vejo seria pressionar a Agência Ambiental de Goiás para adotar medidas ainda mais restritivas (lembrando que em Goiás já temos as normas mais restritivas do Brasil). Como talvez cota zero por 4 meses, durante o defeso da piracema, em todo o estado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bruca,

este aqui ainda tá levando só 3, menos que muito pescador de vara, e não to falando dos matadores confessos não, to falando de neguinho que usa tralha cara, isquinha artificial cara e num volta com pouco peixe pra casa não.

Infelizmente nós sabemos que tem muito disso amigo.

Xande,

Você colocou o que eu ia dizer.... tem muito nessa situação, que inclusive se faz de bom moço no forum, dizendo ser o protetor dos peixes, e na hora que ver um peixe...já pensa em comer.... é triste.... morto:: morto:: morto::

Por isso, eu uma certa vez conversando com o dhema, iriamos começar uma campanha, primeiro aqui no forum, de COTA ZERO pro Corumbá IV, e não só pra trazer, e sim, ao invés de querer comer peixe na beira, leva uma picanha e come lá...deixa os peixes crescerem....

A represa é nova, e tem grandes peixes já... é complicado colocar na cabeça da turma "caipira", isso de soltar os peixes... vc vê muita gente na beira que vão na idéia de pegar peixe pra levar... isso é utopia tentar fazer algo, só fiscalização mesmo... agora aqui no forum e na vizinhança, roda de amigos...podemos "catequizar", conforme dito pelo Adão, para matança zero.

Abração

Bom nem sabia dessas idéias/iniciativas que não deram certo. Eu adoro comer um peixe, mas gosto muito mais muito mais de pescá-los.

Diante do exposto, eu daqui pra frente vou fazer a minha parte, soltarei todos meus peixes pescados no corumbá, pricipalmente se sair um dourado.

Quantas vezes eu fui lá e matamos um peixinho pra hora do almoço vergonha:: , muitas dessas sobraram carne fome:: , acho que não foi certo o que fiz vergonha:: , daqui pra frente levarei a carne e deixarei todos os peixes capturados vivos. anjo:: anjo::

Eu estou disposto a ajudar no que for necessário. A represa de Corumbá está tão perto de nós que precisamos fazer isso por ela e por nós. uhrm::

"BRUCA COTA ZERO EM CORUMBÁ", podem saber disso. doutor::

Bração!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bruca, meu fio...hehehehehehehe

Ninguém vai para o inferno por conta disso..hehehehehehehe

Eu começei a fazer esse esquema de cota zero a um tempo... até minha esposa entrou na onda... corumbá IV, não levo nenhum peixinho nem pra ela comer... apanhei muito por conta disso, mas ela, se sensibilizou... pois expliquei que a represa é nova e tem muita matança, e se eu ficar fazendo isso...logo, não teremos mais nada lá...

COTA ZERO CORUMBÁ, COMA PICANHA !!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bruca, meu fio...hehehehehehehe

Ninguém vai para o inferno por conta disso..hehehehehehehe

Eu começei a fazer esse esquema de cota zero a um tempo... até minha esposa entrou na onda... corumbá IV, não levo nenhum peixinho nem pra ela comer... apanhei muito por conta disso, mas ela, se sensibilizou... pois expliquei que a represa é nova e tem muita matança, e se eu ficar fazendo isso...logo, não teremos mais nada lá...

COTA ZERO CORUMBÁ, COMA PICANHA !!!!

HHEHEHEHEHEHEEH Chega escorreu uma lágrima aqui rsrsrsrsrsrs gorfei::

Eu acabei de aderir agora. Já me concientizei. Como a minha patroa não é fissurada em comer um peixinho, foi facim facim pra mim tomar essa decisão. viola::

Corumbá IV agora só peixe com 2 dedos de gordura, em bifes... fome:: fome::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Porque vocês não realizam um encontro com premiação em Corumba IV. Quem pegar e soltar a maior quantidade de peixes ganha 5 kg de picanha + um exemplar de Filé Mignon?? lingua:: lingua:: lingua:: lingua:: lingua:: lingua::

huauahuahuahuahuhauhauhauhauhauhuahua

Ótima idéia! E o patrocínio, você se habilita? rsrsrsrsrs ::evil:: viola:: seila:: wink lingua::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Porque vocês não realizam um encontro com premiação em Corumba IV. Quem pegar e soltar a maior quantidade de peixes ganha 5 kg de picanha + um exemplar de Filé Mignon?? lingua:: lingua:: lingua:: lingua:: lingua:: lingua::

huauahuahuahuahuhauhauhauhauhauhuahua

ou um costela no barbiquil

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...