Ir para conteúdo

Dourados do Pantanal, ELES ESTÃO DE VOLTA!


Posts Recomendados

Por Augusto Mergulhão

Pescaria realizada entre os dias 22 e 29/08/2015

Nossa jornada começou em Porto Jofre, um pequeno “assentamento” distante aproximadamente 150km do município de Poconé-MT, através da belíssima Transpantaneira. Éramos um grupo de 27 pescadores, e meu parceiro de pesca seria meu padrasto, o cara que me ensinou a pescar desde criança. Nosso maior objetivo ali era acompanhar esses pescadores, porém como ninguém é de ferro, não poderíamos deixar de lado a oportunidade de colocar a linha na água.

IMG_20150821_113955275_zpsg0lwzzoc.jpg

Logo de início fiquei encantado com as belezas singulares do local. Centenas de jacarés habitantes nos aguapés que cercam a transpantaneira, além de muitos pássaros comprovam a preservação daquela região. Esta seria minha primeira vez pescando no Pantanal, um sonho que tinha desde pequeno. A ansiedade era grande!

DSC00009_zpsen0lft7d.jpg

DSC00022_zpsnvbsgkdq.jpg

DSC00036_zpsytgre6oj.jpg

DSC00033_zpss1fjbwbl.jpg

A bordo do Barco Hotel Jaguar do Pantanal o comandante nos passou as diretrizes de como seria a roteiro da pescaria. Navegamos então com destino ao Rio Piquiri para pescar no dia seguinte.

IMG_20150825_130800096_zpsxdacctqg.jpg

Este rio tem uma certa peculiaridade, pois é o único na região onde se encontra o Tucunaré Azul. Além disso, os guias falaram que a Isca Natural (tuvira) seria um sucesso. Até o momento, eu nunca tinha visto a pescaria de tucunaré com tuvira, talvez por não ser comum nos principais lagos do Brasil. Mas, seguindo o direcionamento dos guias, partimos então em busca do embaixador da pesca esportiva brasileira com isca natural. E não deu outra, lindos Azulões que atingiam seus 2kg entraram na linha e renderam boas brigas. Aproveitamos o primeiro dia para nos divertir bastante com os Tucunarés e com as Traíras, visto que como o nível da água estava baixo, o barco não poderia continuar subindo o rio. Então, no dia seguinte, voltamos ao Rio São Lourenço/Rio Cuiabá.

IMG_20150823_113501047_HDR_zpsgi6atzht.j

Enquanto a turma direcionou sua pescaria durante a semana para os peixes de couro, eu fui em busca do meu grande sonho, fisgar o rei do rio. Certamente a peça fundamental foi o nosso Guia Gonzaga, que, mais do que ninguém, sabia o ponto exato onde moravam os grandes Dourados. A isca escolhida foi a irresistível tuvira. Com um arremesso preciso acima de uma galhada e deixando a isca descer a pequena correnteza que ali se formava, foi onde eu engatei o primeiro da minha vida, um lindo exemplar de aproximadamente 5kg.

IMG_20150824_130909465_zpspuaurmvv.jpg

A emoção tomou conta de mim e um único Dourado foi suficiente para eu me encantar com a espécie. Um peixe que toma linha e dá saltos espetaculares traz adrenalina para qualquer pescador!

Após a realização do sonho saíram mais alguns exemplares e para o primeiro dia eu já estava mais do que satisfeito. Só não esperava que com mais algumas tentativas durante a semana fosse fisgar dois magníficos Dourados de 8kg. Certamente as brigas com esse peixe vão ficar eternizadas na minha memória.

IMG_20150826_160349095_HDR_zpsoizm7dtr.j

IMG_20150825_154648529_HDR_zpsof3j9s3i.j

Uma dica importante para qualquer pescaria é ter um equipamento equilibrado. E para isso é importante estudar qual a média do tamanho dos peixes na região que você vai pescar e as estruturas do rio, se tem pedras, corredeiras, galhadas, etc. Como hoje no Rio Cuiabá são encontrados Dourados que dificilmente passam dos 10kg e é um rio sem muitas estruturas, eu me arrisquei trabalhando com um equipamento leve, o que me rendeu um pouco mais de emoção nas brigas (Vara 5.6 pés 16lb e linha multifilamento 20lb). Porém, para não correr riscos de danificar o equipamento, eu recomendo para esta pescaria Varas de 17 a 25lb de ação rápida, carretilha perfil baixo de recolhimento rápido e linha multifilamento 40lb.

IMG_20150824_130903065_zpsiiivp3th.jpg

IMG_20150824_163352769_zpsth6zktxr.jpg

Também não deixei de lado a pescaria de alguns peixes de couro que habitam a região, tais como Jaús, Pintados, Cacharas, Barbados e Palmitos. Estes peixes geralmente são pescados “Na Rodada” ou com o barco parado. E foi ao lado de um barranco e próximo a um remanso que se formava na curva do rio que fisguei esse lindo Cachara.

IMG_20150825_174059122_zpsf01cbuhw.jpg

DSC_0365_zps8wlszdun.jpg

Meu padrasto, Moisés, com um belo Barbado:

IMG_20150827_084930818_HDR_zpsfpiv1ran.j

Nosso piloteiro Gonzaga e seu Jauzinho amarelo:

IMG_20150827_081307863_HDR_zpsert0nbqv.j

A grande quantidade de Dourados que são encontrados hoje no Rio Cuiabá deve-se sem dúvida à proibição da pesca predatória desta espécie em 2013. Parabéns ao Estado do Mato Grosso pela consciência e preservação. Continuamos na torcida para que o mesmo valha também para espécies como o Pintado e o Cachara. PESQUE E SOLTE SEMPRE!

IMG_20150826_163750283_HDR_zpsybhkz8ub.j

SAM_1044_zpseollzao3.jpg

DSC_0249_zpswfonmlvc.jpg

Contatos:

www.capitalfishing.com.br

contato@capitalfishing.com.br

Telefones: (61) 8408-9410 (whatsapp)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Show de bola, vou pro pantanal na regiao do Barao de Melgaço a 5 anos ja, no feriado do dia 12 estava la entraram varios dourados, barbados, jurupensen, a variedade de peixes ali e mto grande.
Só não tive a mesma sorte do amigo em presenciar a onça pintada mais quem sabe na proxima
Parabens pela pescaria.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apenas uma coisa que eu vou dizer, que pescaria. Que imagens uma ONÇA meu Deus sou louco para fazer uma pescaria destas assim no pantanal, sou louco para conhecer o lugar.

Um dia quem sabe vou com vocês da Capital Fishing =]

Com certeza, Marco Tulio! Estamos à disposição! Grande abraço

Enviado de meu XT1225 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, lindos DOURADOS e essa aí de pescar tucunaré com tuvira é inédito doeu:: apesar de que peguei foi raiva de tuvira mau:: portanto eu nunca vou pegar tucunaré com tuvira blink:: linda imagens, belo relato parabéns ::tudo:: mestre::

Kkkkkkk, pois é amigo!

Enviado de meu XT1225 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Augusto, não tive ainda a oportunidade de conhecer o pantanal e as noticias de peixes não eram tão boas, muito bom saber que os Dourados, Barbados, Cacharas e Pintados ainda estão presentes por lá e agora tem também o Tucuna... show de bola

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito legal!  ::tudo::

 

Pode parecer cômico, mas comumente vê-se onças-pintadas no Pantanal, sobretudo a noite. Em regiões de bovinocultura, mais soía ainda. 

Índices mostram que esse animal está em extinção, todavia quem frequenta o Pantanal, não acredita.  doeu::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...