Ir para conteúdo

Tunando a Rip Roller 5,25"- "Rip by Dini" feita em casa passo a passo


Carlos Dini

Posts Recomendados

Amigos, sou um viciado em qualquer tucunare e de carterinha do açu, só de viagens aos açus tenho 30 viagens, vou colocar aqui uma mudança que eu particularmente adorei, e espero ajudar aos demais. Este topico é uma copia de um feito há um ano atras mas agora com os acertos finais, o que considero que possibilitou talvez a quase perfeição das isca. E desta vez detalho passo a passo da confecção da isca.

Fica claro que é minha opinião, não que seja a verdade absoluta, mas alguns amigos já colocaram a prova e verificaram a veracidade dos fatos

Em todas as viagens, desde a primeira vez, me apaixonei pela pescaria de helices. Inicialmente eu pescava só com a 5,25" e verificava que mesmo com tanta agressividade ele errava metade das vezes. Fui aconselhado então a migrar para a 6", nitidamente o aproveitamento quase dobrou. Comecei também notar, que quase todos os peixes vem presos pelas garateias do meio, nunca na garateia traseira. Vendo alguns videos de ataques em slow motion, voce vê o tucuna virar na frente da isca e dar na cabeça dela, não importando se ele vem de tras da isca. 

Assistindo alguns videos de programa de pesca, no caso Johnny Hoffman, Eduardo do PescaPara, eles usavam iscas de 2 garateias, é impressionante o numero de vezes que o peixe errou até ele acertar, como já verificava nas minhas pescarias usando iscas 5,25". E se verificar nas fotos(não as montadas) que a isca esta sempre presa nas garateias do meio, a de trás só prende por fora.

Um dos programas https://www.youtube.com/watch?v=s33BlWijljs

Somado a isto, em conversa há alguns anos, fui informado que o mestre Eloy pescava sem a garateia traseira em suas iscas de helice.(Este talvez seja o pai da ideia)

Somando isto tomei algumas decisões, optei por tentar inicialmente tirar a garateia traseira das rip 6" e da caribe 7", e em duas viagens, junto ao mestre Akira, colocamos em prova, e o aproveitamento foi superior a 90% nas investidas dos tucunas(então a de tras não faz falta na produtividade),e o trabalho ficou muito mais facil(um verdadeiro mel). 

Verifiquei tambem, em arremessos com iscas mudadas e não mudadas, que ficar mais inclinada ou horizontal, não muda nada no trabalho(mas se ficar a 45º ela gira menos), e olha que tinha seu AkiraSam junto que é um conhecedor de helices como ninguem, dificil alguem que já foi mais vezes atras dos açus do que este homem.(Ele é um dos caras que aparece em um video lendario dentro do Unini ,que o grande Marcos Reia gravou há bem mais de duas decadas, pessoal pescava na epoca com pistol grip...) 

Muitos amigos foram dando opiniões e testamos varias formas, vamos então a conclusão final.
Nunca se deve mudar o pitão dianteiro, pois se não a isca afunda na puxada, ate se isto estiver acontecendo, diminua o tamanho da garateia dianteira.
A grande mudança final , foi ver que a isca era um espetaculo, mas começou a dar um problema, quando pegava um peixe muito grande o pitão comia a madeira(rasgava). Problema foi solucionado colando o pitão com cola solda e colocando um anteparo metalico entre a cabeça do pitão e a madeira o que distribuiu a força, e não ocorreu mas este problema.
 
A-Material necessário
12193553_1647356172219945_11116217279091
-alicates
-martelo
-prego
-isca rip roller 5,25"
-cola Poxipol-pode ser comprado no Mercado Livre(tipo Araldite)
-pitão
-arruela metlica
-clips
-regua e caneta
 
B-Primeiro retirar a garateia do pitão traseiro
12183919_1647356242219938_37870797227768
 
C-Medir e fura com pequeno prego o ventre da isca entre 3,5 a 4 cm da cauda da isca
1890390_1647356262219936_657844556047626
 
D-Tirar o prego guia da madeira, e preparar para colocar o pitão no local do furo
12184324_1647356388886590_67576956598564
 
E-Colocar o Pitão até o final
905559_1647356272219935_5282896849299933
 
F-Retirar o pitão
12184324_1647356388886590_67576956598564
 
G-Encher o furo com a Poxipol com ajuda do clip metalico|(desentordado), e recolocar o pitão, mas desta vez colocar entre o pitão e a madeira uma arruela metalica ou o Disc Washer(este é o gde macete).
12185279_1647356425553253_48387288120825
 
H-Recolocar a garateia, então isca pronta
11055390_1647356445553251_62849325983058
 
I- Pode se colocar um pequeno chumbo com girador tipo downshot(para pesca de Bass)  no pitão da helice, para ela ficar 45, e pode ir cortando o chumbo até atingir este ponto, nesta posição, torce menos a linha
 
O pitão de 3/4 de polegada, pode ser comprado na Deconto ou no site da www.lureparts.com
12186230_1647356155553280_46525603686558
 
o Disc washer 1/4 polegada metal) pode ser comprado tambem na www.lureparts.com
12185168_1647356112219951_77694217279281
 
A Arruela metalica tambem pode ser comprada em qualquer casa de ferragens
11052397_1647356158886613_39553910484894
 
 
Lembrar que esta isca neste modelo já esta sendo Produzida pela High Roller e pode ser encontrada na Loja Sucuri de Manaus e na Loja Buriman.
12115684_1646867458935483_39171659897146
 
 
Espero ter ajudado, boa pescaria a todos
 
Abs
 
Dini
 
 
 
 
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Show demais, Dini.... palmas::

 

E, de acordo com as fotos, faltou a lata de Skol dentre os itens abaixo....kkkk... :gorfei:

 

Parabéns por querer compartilhar suas observações (e dos demais envolvidos)...e agora é fazer uma filmagem comparando a eficácia dos ataques.

 

Show demais... palmas::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Demais DINI  ::tudo::  ::tudo::  ::tudo::

 

Eu fiz essa adaptação e um azulão conseguiu rasgar a madeira.

Então esse lance da arruela no pitão vai acabar com o problema. ::tudo::  ::tudo::

Mãos a obra.

 

 

Sugiro a fixação deste tópico de forma definitiva. mestre::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prezado Dini,

No site da High Roller e também da Bass Pro a garatéia da Rip 5,5 é indicada como sendo VMC 1/0.

Mas comprei algumas na Bass Pro que vieram com 2 garatéias bem maiores, acredito que 3/0 ao comparar com outras aqui.

Você usa essas garatéias originais grandes ou outras menores nesse esquema com as duas na "barriga" da isca?

Se usar as grandes, elas não enroscam entre elas?

Parabéns por compartilhar a ideia!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dini, primeiramente parabéns pelo tópico, estou com duas 5.5 aqui pra fazer a alteraçao e me surgiu a seguinte dúvida, tenho o pitão 3/4 porem ele é 0.062" , é mais fino que esse que vc esta usando 3/4 porem 0.092" , pelo que notei o original é dos finos tbm, seria melhor trocar por esse mais grosso (0.092")

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dini,

 

Mais uma vez, parabéns pelo tutorial. Melhorando ainda mais o que já estava muito bom. Usei as Rips e Caribes modificadas em SIRN: mudança da água para o vinho!! Uma revolução de verdade.

 

Uma dúvida: os cup washers, com "covinha" para acomodar o cup, não cumpre a mesma função do disc washer para distribuir o esforço do pitão sobre a madeira?

 

Thks

Edu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dini,

 

Mais uma vez, parabéns pelo tutorial. Melhorando ainda mais o que já estava muito bom. Usei as Rips e Caribes modificadas em SIRN: mudança da água para o vinho!! Uma revolução de verdade.

 

Uma dúvida: os cup washers, com "covinha" para acomodar o cup, não cumpre a mesma função do disc washer para distribuir o esforço do pitão sobre a madeira?

 

Thks

Edu

Edu, eu acredito que sim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa mestre, parabéns e muito obrigado pelos ensinamentos!

Valeu

 

Show demais, Dini.... palmas::

 

E, de acordo com as fotos, faltou a lata de Skol dentre os itens abaixo....kkkk... :gorfei:

 

Parabéns por querer compartilhar suas observações (e dos demais envolvidos)...e agora é fazer uma filmagem comparando a eficácia dos ataques.

 

Show demais... palmas::

Skol é o mais importante

 

Demais DINI  ::tudo::  ::tudo::  ::tudo::

 

Eu fiz essa adaptação e um azulão conseguiu rasgar a madeira.

Então esse lance da arruela no pitão vai acabar com o problema. ::tudo::  ::tudo::

Mãos a obra.

 

 

Sugiro a fixação deste tópico de forma definitiva. mestre::

Tem que ter o apoio se não rasga

 

Conhecimento só tem sentido se compartilhado ...

 

Show, Dini ...

 

Abração ...

Valeu, mestre

 

Muito bom Dini. Repassando conhecimento.

Só uma dúvida: Tem que ser Skol???

 

Abrx

Top

 

Parabéns Dini pela iniciativa e por compartilhar o que sabes!!!

Parabéns ao pessoal da High Roller por melhorarem seu produto à partir da experiência do cliente.

Valeu

 

Excelente !!!! 

 

Não vou nem perguntar o que aquela lata amarela estava fazendo lá... :gorfei:  :gorfei:  :gorfei:

Energetico

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns Carlos! Obrigado por compartilhar e de forma tão bem detalhada e didática!

Enviado de meu XT1069 usando Tapatalk

 

valeu

Prezado Dini,

No site da High Roller e também da Bass Pro a garatéia da Rip 5,5 é indicada como sendo VMC 1/0.

Mas comprei algumas na Bass Pro que vieram com 2 garatéias bem maiores, acredito que 3/0 ao comparar com outras aqui.

Você usa essas garatéias originais grandes ou outras menores nesse esquema com as duas na "barriga" da isca?

Se usar as grandes, elas não enroscam entre elas?

Parabéns por compartilhar a ideia!!!

 

na original, vem 3/0 mesmo, eu costumo usara elas mesmas, não enroscam não.

O que acontece é verificar se a isca fica com2cm da cabeça fora da agua, se não, diminuo a diateira para uma 1/0 gladiator

Dini, primeiramente parabéns pelo tópico, estou com duas 5.5 aqui pra fazer a alteraçao e me surgiu a seguinte dúvida, tenho o pitão 3/4 porem ele é 0.062" , é mais fino que esse que vc esta usando 3/4 porem 0.092" , pelo que notei o original é dos finos tbm, seria melhor trocar por esse mais grosso (0.092")

Abs

Eu uso este por ser o que compro na lureparts, mas acho que bem fixado e colado pode ser usado um mais fico

 

Belo tutorial Dini!! Obrigado por compartilhar

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dini,

 

Mais uma vez, parabéns pelo tutorial. Melhorando ainda mais o que já estava muito bom. Usei as Rips e Caribes modificadas em SIRN: mudança da água para o vinho!! Uma revolução de verdade.

 

Uma dúvida: os cup washers, com "covinha" para acomodar o cup, não cumpre a mesma função do disc washer para distribuir o esforço do pitão sobre a madeira?

 

Thks

Edu

Fico feliz que deu certo, o cup substitui sim o disc.

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...