Ir para conteúdo

Pescaria de grandes Piaparas - Rio Paranapanema SP


Posts Recomendados

Salve amigos do FTB.

Dia 31 de outubro, num sábado chuvoso, realizei uma excelente pescaria de grandes piaparas no Rio Paranapanema, aqui em Piraju-SP. Justamente no último dia antes do fechamento da pesca.


Eu e meu primo Ivanildo temos cevado um local de correnteza, com bastante milho azedo, quirera e farelo de arroz.
De início a chuva estava atrapalhando, tivemos apenas ações de piavas vermelhas, mas por volta das 17 horas a chuva deu uma trégua e conseguimos pescar mais tranquilos.

Nessa hora, Isquei de maneira caprichada um besouro e lancei em direção ao meio do rio, travei a carretilha e senti o chumbo descendo batendo no fundo, não deu nem 15 segundos, quando a linha ficou quase paralela à margem, senti um beliscão forte seguido de uma puxada muito violenta, fisguei firme e a fricção da carretilha começou a cantar e tome linha. Foram uns 10 minutos até pranchar em frente a ceva o primeiro piaparão do dia, com mais de 2 kg.

A partir daí as ações não pararam. Foram capturados 4 exemplares, dois de cada, que variaram entre 1,700kg e 2,200kg. Perdemos outros 3 peixes de ótimo tamanho, um escapou após brigar muito, outro arrebentou a linha e o terceiro, acreditem, na puxada ele quebrou a alça do molinete que encaixa na vara, e arrebentou a linha, o molinete foi parar dentro d"água. Acreditamos que pode ter sido uma piapara pra mais de 4 kg, algum pacu enorme ou uma piracanjuba das grandes.
 
Os equipamentos usados foram varas de 6 a 6,6 pés de ação rápida, carretilhas e molinetes com linha Onix 0,33mm mono, chumbada de 50 gramas devido à correnteza forte do local, anzóis Way Fishing tamanho 10 ou 8. As iscas usadas foram o caramujo, massa, milho, mandioca e besouro, e dentre todas somente o besouro deu resultados dessa vez.
 

O segredo está no método de iscar o besouro, tem que tirar suas pernas e suas asas, enfiar o anzol embaixo da boca dele e fazer a ponta sair na parte de trás dele, deixando ela pra fora, é fatal pois quando a piapara vai morder o besouro, o beiço dela pega na ponta do anzol. Peixe manhoso que exige silêncio e paciência, muito valente e brigador. Foram brigas memoráveis com essa espécie extremamente esportiva. Segue algumas fotos, espero que curtam!

 

ycujDK2.jpg

 

sClxQF2.jpg

 

FGjRHJV.jpg

 

cpR6hLF.jpg

 

Nnp3f6t.jpg

 

Abraços!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lindas beiçudas Daniel!  palmas:: Pena que na minha região, no rio Paraná (no famoso "Jupiazinho") não esteja mais pegando nada se comparado a anos anteriores. Nos anos passados tinha gente que ia pescar e trazia mais de 100 piaparas acima da medida mínima pra vender ::nada::   mau:: e "pagar" a pescaria. Era peixe pra todo mundo e eles achavam que não iria acabar. Esse ano, foi um fiasco e se eles não começarem a cuidar das beiçudas de lá, vai continuar ruim por muito tempo ainda. Quero deixar claro que não sou contra pegar algumas pra comer, até pq adoro peixe também, mas pegar para vender não.  Naonao::

Parabéns pelas capturas...Lindas!  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lindas beiçudas Daniel!  palmas:: Pena que na minha região, no rio Paraná (no famoso "Jupiazinho") não esteja mais pegando nada se comparado a anos anteriores. Nos anos passados tinha gente que ia pescar e trazia mais de 100 piaparas acima da medida mínima pra vender ::nada::   mau:: e "pagar" a pescaria. Era peixe pra todo mundo e eles achavam que não iria acabar. Esse ano, foi um fiasco e se eles não começarem a cuidar das beiçudas de lá, vai continuar ruim por muito tempo ainda. Quero deixar claro que não sou contra pegar algumas pra comer, até pq adoro peixe também, mas pegar para vender não.  Naonao::

Parabéns pelas capturas...Lindas!  

 

Obrigado Sum!!! Nunca pesquei no Jupiazinho, mas parentes meus já foram. Realmente é uma pena acontecimentos como esse de pessoas sem consciência nenhuma. Falta fiscalização séria!!! Também gosto muito de comer peixe, de pegar meu peixe e comer, mas pescar e soltar a maioria é o que permitirá o futuro da espécie. Vender para pagar a pescaria é absurdo. Quero um dia conhecer o Jupiazinho e quem sabe topar com as beiçudas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Peixe que mais gosto de pescar.... disparado. Pesco todo ano no Jupiazinho... não só esse ano, faz alguns já que não se pega mais Piapara como antes... agora a bola da vez é o Piauçú, vão acabar com ele também... é uma pena.

 

Fala Thiago!!! A piapara está entre minhas preferidas também viu, disparado!!! Realmente lastimável ver um peixe ir desaparecendo pela ação predadora do homem. Fiquei sabendo mesmo dos piauçus, e são bem grandes né?

E os curimbas? Tentou pegá-los naquele esquema da massa de farelo de arroz? Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Belos peixes Daniel, soube que esta pescaria requer técnica, e a piapara é um peixe que falta na minha lista de capturas. parabéns campeão. ::tudo::  ::tudo::  ::tudo::

 

Obrigado Antônio!!! ::tudo:: Realmente é um peixe manhoso, tem dia que só come um tipo de isca, desconfiado, qualquer barulho atrapalha. Recomendo que o mais breve possível vá em busca delas, pelo que já ouvi falar aí no seu estado o Rio Uruguai possui exemplares monstruosos!! ::bassboat::  Abração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente uma pesca muito gostosa, as piaparas brigam muito, uma pena ter tão poucos pescadores esportivos nessa modalidade, a maioria mata tudo que pega.

Uma pena mesmo Alfredo, muitos não tem consciência. Aqui vejo redeiros esticando seus panos em cevas, fico louco, meto a faca. Dessas piaparas, levamos uma para assar, pois é um peixe muito saboroso, levamos um macho, as outras eram três fêmeas e soltamos. Tento colocar na cabeça dos meus parentes e amigos o pesque e solte. Eventualmente levo peixe para comer, mas solto quase todos. Preservamos nosso local de pesca, pena que nem todos são assim. Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tb sou fã das piaparas...peixe muito veiaco e brigador demais

 

O piauçu é meio bobão,a piapara briga muito mas muito mais

 

É fodaa,aki na minha regiao o povo passa rede e pesca de loca na epoca da seca,limpando os rios,pegam cada bichona...da dó viu...o povo acha que eu sou doido porque solto,ficam indignados, nao entra na cabeça deles de jeito nenhum

 

Agora vou juntar os besouros e guardar no freezer...porque retirar as pernas?fica ate mais chamativo uai...

 

Valeu!!!

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pescar piau, piauçu ou piapara é sempre muito bom, ano passado fui pro pantanal e peguei muitos piauçus era briga de quando ferrava o bicho até debaixo do barco...

Realmente Jorel, o piauçu também é muito brigador, já capturei muitos no Rio Miranda na vara de mão!!! Emoção pura!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...